Vargas Llosa questiona ‘imagem exterior’ de Bolsonaro

O seminário de que Sergio Moro participou hoje em Madri foi mediado por Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura em 2010.

No evento, o escritor peruano disse não acreditar que os 55 milhões de brasileiros que votaram em Jair Bolsonaro tenham se tornado “fascistas”, como pintou a imprensa europeia.

Leia em Crusoé:

Moro defende Bolsonaro; Vargas Llosa, os eleitores

Prepare-se para combater esse “velho Brasil”. Saiba mais AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Eu faço parte dos 67% que votaram em Bolsonaro. Facista é vc que não nos conhece e não tem o que fazer, e fica julgando-nos outrora. Olha para o seu umbigo, vá procurar serviço mala dtoz

Ler mais 134 comentários
  1. Eu faço parte dos 67% que votaram em Bolsonaro. Facista é vc que não nos conhece e não tem o que fazer, e fica julgando-nos outrora. Olha para o seu umbigo, vá procurar serviço mala dtoz

  2. Mário Vargas Llosa foi a oportunidade perdida que o Peru teve de ter um presidente conservador , o povo preferiu um tal de fujimori, auto declarado de centro mas apoiado pelos corruptos de esquerda .

  3. JB e seus eleitores são simplesmente de direita, simples assim. O esquerdismo é uma doença gravíssima, se não temos o pensamento único deles, somos demonizados! #EsquedofiliaNão! Fodam-se!

  4. A Europa está numa “sinuca de bico” com a imigração globalizada! Há risco de se tornar muçulmana com o passar de algumas décadas! O “brexit” abriu as portas para a volta dos Estados Naci

  5. Episódio lembra um outro. Foi quando após o movimento de 1964 Carlos Lacerda responde em Paris com brilhantismo defendendo a queda de Goulart. lembrou todos na França de DeGaulle, um militar.

    1. Estou achando, apenas baseando em outros comentários do xará daí de cima, que ele não entendeu patavina nenhuma do que disse o Vargas Llosa. Deve ser um daqueles analfabetos funcionais, coitado.

    2. Primeiramente Vargas Llosa não é Chicano ( apelido de mexicano ) é peruano e prémio Nobel de literatura e é conservador , burro de merda vc deve ser Petista

  6. Vargas Lhosa ex-comunista rompeu com URSS e Cuba em 1966 e se tornou numa voz respeitavel do centro-direita. A frase dita com certa ironia, confirma que Bolsonaro não é fascista, nem seus eleitores

    1. Vargas llosa foi candidato a presidência do Peru em 1990 como candidato liberal de Direita e perdeu para o que seria um ditador corrupto chamado fujimori . Eu sou peruano e sei do que estou falando.

  7. Muitos aqui não sabem interpretar um texto simples como este. O nobel Vargas Lhosa (por mérito) DEFENDEU O BOLSONARO E SEUS ELEITORES! No meu tempo, dizíamos que aprenderam a ler no MOBRAL!

  8. Se quem votou no Capitão Bolsonaro nos dois turnos é fascista, sinto muito, eu e mais cincoenta e cinco milhões de brasileiros tanbém o são. VTNCu bando de babacas, o Lula tá preso!

  9. A imprensa europeia (a maioria petralha) tentaram interferir nas eleições fazendo um estereótipo de Bolsonaro o inimigo em escala mundial das nações. Canalhas! Vão saber em pouco tempo o que é

    1. … o que é o Brasil sob a administração Bolsonaro e sua equipe. E ninguém falará do Brasil, sem levar uma resposta à altura e do tamanho do Brasil!

  10. Fascista, termo q se tornou radioativo depois da 2º guerra. Mas fascismo é uma interpretação heterodoxa do marxismo, logo de esquerda. Vargas Lhosa sabe e coloca Bolso e eleitores como não fascis

  11. Então eu sou um dos fascista dos 55 milhões dos brasileiro quem votou no Bolsonaro no primeiro e no segundo turno, prefiro ser fascista, e nao comunista, eu soh quero o bem do meu pais BRASIL

  12. Vargas Llosa é, simplesmente, fantástico. Como exemplo de coerência (basta ver sua citação). E como escritor: bastam “A Guerra do Fim do Mundo” e “Pantaleão e as Visitadoras”.

    1. E só para complementar, ele foi candidato de direita à presidência do Peru em 1990 mas o povo preferiu um tal de Alberto Fujimori que ganhou, roubou e ta preso

  13. A grande parte da imprensa brasileira é de esquerda, foram doutrinados e pagos para isso, muitos da imprensa internacionais tb. O pt tem jornalistas e analistas políticos espalhados pelo o mundo to

  14. Moro é um grande brasileiro. Cheio de simplicidade vai desempenhando sua missão. Poderia ter ido para fora do país, preferiu ficar, dar sua contribuição . Parabéns gigante brasileiro

    1. Não tem nada de ambígua, existem aspas, primeiro é só saber o significado do uso das aspas e depois o “roteiro” se torna mais simples de entender.

  15. GENTE!!!! Parem de passar vergonha! Leiam o texto com atenção! Procurem saber de quem se trata antes de sair xingando e zombando das pessoas! O Vargas Llosa é um cara lúcido e anti-esquerda!!!!!

    1. “Mirian”, você está certíssima. Vargas Llosa é pura coerência. Nem parece ser “escritor”. Merece aplausos e não críticas.

    2. Mirian: Não exija das pessoas mais do que elas podem dar. É muito difícil para analfabetos funcionais lerem mais do que 5 palavras…

  16. O fascismo é de esquerda e isto é muito bem documentado. Dois personagens da escola de frankfurt são os gênios do mal responsáveis pela fraude, Adorno e Marcuse. Procuram um fascista, ele é Marc

  17. Alô analfas, não passem vergonha, procurem saber quem é Vargas Llosa e no texto acima ele diz NÃO ACREDITO QUE 55 MILHÕES DE BRASILEIROS SE TORNARAM FASCISTAS, ele está apenas ponderando, burros

    1. “Homens” como esse Hammer, Sr. Ivo, quando são desafiados, agridem física ou verbalmente mulheres. Eles já parte para baixaria. E merecem a resposta à altura. São sociopatas!

    2. Ivo, interessante o seu machismo. Um cavalo me destrata e, no entanto, a desbocada e mau educada sou eu! O senhor deve achar que mulher também deve apanhar calada, no mínimo!

    3. Calma sargentão, não se exalte tanto, cuidado com a pressão alta e o colesterol fora de controle, respire fundo e procure relaxar, mas, tome um bom banho antes, vai ajudar no processo.

    4. “Niina”, como você é desbocada e nervosinha. Deve ser o alter ego “macho” do nosso grande “amigo” Cidadão, que defeca suas opiniões nestas bandas. Calma. Educação, antes de tudo.

    5. Hammer, eu não sou da esquerda, seu misógino, veadinho! Só sabe falar essa merda tosca não é bichona, vá procurar seu MACHO que você deve gostar do cheiro, BURRRRROOOO!

    6. Nina, vá lavar o sovaco e a sua xana primeiro, vocês mulheres da esquerda não tem muito apreço pela higiene pessoal.

    7. Hello, a culpa é da redação. No sentido estrito do texto disponível, o fato de alguém não acreditar que o eleitor seja fascista, não significa que Bolsonaro não o seja, gênio!

  18. Olha só a manchete da Crusoé: Moro defende Bolsonaro, Vargas Llosa, os eleitores. Atenção antes de destruir o cara xingando de comunista, esquerdista, socialista, qualquer droga dessas.

  19. Pessoal, vamos ler c/ atenção? Ele disse não acreditar que nós somos FASCISTAS. Ah, ele não é comunista. É bom prestar atenção no que se lê e é bom conhecer o cara antes de xingar de comuni

  20. Inacreditável como os esquerdopatas esquecem que o fascismo é um subproduto do comunismo. O que interessa o que um esquerdalha premiado pela elite globalista pensa? Blá, blá, blá…

  21. Para quem não sabe,Vargas Llosa é um dos autores do clássico”O manual do perfeito idiota latino-americano,no livro a esquerda da região leva um soco,é totalmente desconstruída de seus dogmas e

    1. Pois é, mas o pessoal não leu direito o que diz a matéria. Ele destrói a esquerda sempre que tem oportunidade e, no texto, garante que os eleitores de Bolsonaro não são fascistas.

  22. Comunista é idiota e vigarista. Idiota porque acredita nos dirigentes do PC partido comunista, e vigarista porque querem tomar a propriedade privada para o partido comunista. São o anti Cristo.

    1. Obvio que não Carlos, ela e mais um monte de comentaristas entenderam o OPOSTO do que o Llosa disse… [facepalm] analfabetismo funcional é um problema sério por essas bandas…

  23. FASCISTA QUE QUER DIMINUIR O ESTADO…… como pode? rsrs…… Fascistas seríamos de votassemos no PT que agigante o Estado tendo o povo como subserviente as suas vontades, aos seus dejesos.

    1. E digo mais – vai se fuder seu filho da puta! Rssss É so mais um merdinha que se acha importante só porque ganhou um prêmio Nobel. Muitos mau caráteres já ganharam! É só mais um.

    1. Vc pode me dizer em que texto ou posturas dele você se baseou pra falar isto? O cara acaba com a esquerda sempre que tem uma chance.

  24. A bitola imposta pela esquerda gramscista (pos guerra) é forte. As pessoas não conseguem ver que existe alternativa para o mundo fora do marxismo-bolivariano e fora do fascismo de Mussolini.

    1. Nada disso, ele é um dos autores do clássico O MANUAL DO PERFEITO IDIOTA LATINO AMERICANO, no livro se zomba das máximas da esquerda.

    2. Fascistas gostam de ratos em vaginas, nas suas, nas deles não…😂😂😂😂 Foi essa a idéia que se elegeu…😊😊

    1. Disclaimer: Antes de postar comentários, por favor leia o texto novamente e tenha certeza de que entendeu o que está escrito. Dica: Vargas Llosa é de direita e está defendendo Bolsonaro.

    2. Evans, Alberto e Tereza, vocês não entenderam a merda do texto, ele falou que a Midia está chamando os eleitores do Bolsonaro injustamente de fascistas, leia a porcaria do texto de novo!

    3. Antagonistas, tem que postar a notícia mais mastigada, tem muito leitor de vocês que não sabe interpretar textos. Aliás, se puderem desenhar, desenhem.

    4. Moro será presidente, com um Congresso um tanto mais limpo, espero. Hoje o Bozo usa quem presta e quem não presta e ainda vai buscar americano e israelense pra fiador.

  25. 55 milhões de fsacistas? Certamente que não. 30% ou 16 milhões e meio votaram no ruminante que fala por afinidade ideológica. Os restantes 70% fizeram-no simplesmente para não votar no PT.

    1. A Europa adora uma esquerdalha e tem uma tremenda dor de cotovelo com a America…por isso estao como estao, la atras….especialmente Portugal e Franca….uma tristeza

    2. O Bolsonaro é visto na Europa quase como um discípulo de Mussolini ou Hitler devido a propaganda intensa de desconstrução dele via esquerda BRA,está certo o Moro com o seu prestígio apor os fato

  26. Aqui o”bola nas costas”se lê o principal trio de canalhas do stf,agora como super ministro da justiça depois de empossado no cargo gostaria de ver o mendes barata venal chamar o Moro de juizinho.

    1. Exatamente. Houve fraude nas urnas sim, para inflar a votação de Haddad, diminuir o vexame do PT e não demonstrar a impressionante votação de Bolsonaro, que deve ter ficado acima da votação de