“Varrer do mapa o guardião-mor da Constituição acarretaria o perecimento dela própria”

Ainda sobre a declaração do deputado Wadih Damous, na semana passada, de que “tem que fechar o Supremo Tribunal Federal” (reveja no vídeo abaixo), o ex-presidente da corte Carlos Ayres Britto enviou a seguinte a mensagem a O Antagonista:

“Pergunta: Pode haver emenda constitucional para extinguir o Supremo Tribunal Federal?.

Resposta: Não! A cláusula pétrea da Separação dos Poderes (inciso III do parágrafo quarto do art. 60 da Constituição) alcança um Poder Judiciário encimado pelo STF, justamente. Acresce que varrer do mapa o guardião-mor da Constituição (art. 102, cabeça) acarretaria o perecimento lógico dela própria, Constituição. Duas tão simultâneas quanto inconcebíveis batidas em retirada, à luz da Teoria Geral do Direito e da própria Teoria da Constituição.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. O STF já varreu do mapa a constituição.. a começar pelo barrosinho…pelo levandomer.da.., pelo Gigi…Alguém supõe coisa diferente ?? Daqui a dois ou tres anos teremos uma nova constituição escrita sob tutela militar…A CF de 88 já não existe mais…A sociedade já elegeu um congresso conservador em 2014.. e o MPF e o STF , que não tem nenhuma representação da sociedade cancelou todas as leis que o congresso fez…Ou seja temos um congresso que vota e o STF e MPF cancela.. e o STF e o MPF não tem mandato, pois não repreasentam ninguém…É um nó GÓRDIO, pois MPF e STF são vermelhos e a sociedade não quer mais vermelhios…mas a sociedade não podem tira-los de lá pois tem vitaliciedade do cargo…E nós GÓRDIOS são desatados pela espada, como fez Alexandre , o grande há 2300 anos…

Ler mais 41 comentários
  1. O STF já varreu do mapa a constituição.. a começar pelo barrosinho…pelo levandomer.da.., pelo Gigi…Alguém supõe coisa diferente ?? Daqui a dois ou tres anos teremos uma nova constituição escrita sob tutela militar…A CF de 88 já não existe mais…A sociedade já elegeu um congresso conservador em 2014.. e o MPF e o STF , que não tem nenhuma representação da sociedade cancelou todas as leis que o congresso fez…Ou seja temos um congresso que vota e o STF e MPF cancela.. e o STF e o MPF não tem mandato, pois não repreasentam ninguém…É um nó GÓRDIO, pois MPF e STF são vermelhos e a sociedade não quer mais vermelhios…mas a sociedade não podem tira-los de lá pois tem vitaliciedade do cargo…E nós GÓRDIOS são desatados pela espada, como fez Alexandre , o grande há 2300 anos…

  2. A constituição não é nefasta, Nefastos são os juizecos que aplicam as leis, NÃO para proteger os valores primados pela sociedade, mas sim para livrar da justiça seus compadres fora da lei.

  3. !!! PARTINDO DO PRINCÍPIO LEGAL_( FATO & DIREITO ) , O GUARDIÃO – MOR DA NAÇÃO BRASILEIRA É O EXÉRCITO_*SEGURANÇA_DEFESA_TERRA_BRASIL* , POR SUA , INCONTESTE , FUNÇÃO FORMATIVA E DESBRAVADORA , ALÉM DAS SUAS INÚMERAS ATITUDES DE CORAGEM E HEROÍSMO !!! O EXÉRCITO BRASILEIRO É A ÚNICA INSTITUIÇÃO BRASILEIRA QUE DETÉM O PODER DE DISSOLVER OS 3 PODERES_( EXECUTIVO , LEGISLATIVO , JUDICIÁRIO ) BRASIL E PROMULGAR UMA NOVA CONSTITUIÇÃO !!! A NAÇÃO BRASILEIRA FOI ABENÇOADA COM O PODER DOS PODERES , O EXÉRCITO BRASIL ; DESDE O SEU NASCIMENTO !!!

  4. Na realidade não é só o Wsldih Damous que deseja o fechamento do STF, há muitos outros brasileiros, embora por outros motivos que não os dele, basta fazer uma pesquisa. Seria interessante O Antagonista realizar a mesma.

    Na realidade, para uma parcela significativa de brasileiros o STF se tornou a Suprema Tragédia Federal, devido o empenho escancarado de alguns de seus membros em afrontar a sociedade na defesa de corruptos. Aliado a tudo isso há aleniência e morosidade para julgar os poderosos acobertados pelo nefasto foro privilegiado.

    Portanto, para que o STF passe a ter respeito da sociedade, necessita respeitar essa sociedade, não ficar de forma pretoriana, afrontando e defendendo a impunidade.

    Essa constituição é nefasta ao país

    1. Se for preciso uma outra Constituinte, para que uma nova Constituição autorize o fim desse maldito antro de urubus alugados, malandros e onerosos, que se faça.
      Onde é que já se viu 11 tipos pouco úteis terem mais de 3 mil servidores à disposição. Só “recepcionistas” são 194!!
      A economia com o fim desse antro e do deboche dessa laia a nós todos ajudaria a minimizar o rapa na Previdência dos pobres. Porque a dos ricos estará intocada.

    2. Não sei o quê você quis dizer com “Essa constituição é nefasta ao país.” Mas vou aproveitar a deixa e dizer que essa Constituição é nefasta ao país.

  5. As autoridades no Brasil são todas coniventes com os descalabros da esquerdas, senão vejamos: imaginem se alguém do MDB ou mesmo do PSDB tivesse dito isso, agora, a PGR já teria aberto um inquérito para investigar e a imprensa tão diligente já estaria fazendo um escarcéu danado, mas…?????

  6. O cidadão comum pressiona as instituições dentro da lei. Exageros retóricos de teclado vão existir sempre, sinal de novos tempos, de inclusão mais ampla para o debate de idéias – que é o quê falta.
    0
    As instituições pertencem ao País e servem ao povo. Não pertencem a um partido ou pensamento ou ideologia, por mais tosca como a de W.Damous. Este sujeito desonra a advocacia!!!!
    0
    O cidadão comum pode bravatear o quê quizer.
    Um parlamentar tem limites.
    O quê W.Damous fez não foi bravata – embora vá dizer depois que foi, por prudência mundana.
    O quê W.Damous disse é o quê realmente pensa e deseja. Completamente compatível com o pensamento marginal, criminoso, gramschiano onde aboa democracia é a que serve aos interesses do partido. Às favas as instituições?!? E o povo é um detalhe?!?!

    1. Deveriam servir ao povo, mas obviamente não o fazem !
      Especialmente o STF, aparelhado por uma sucessão de presidentes socialistas.
      Mas se os ministros tiverem que prestar concurso ao invés de serem indicados, que permaneça o STF aberto, após a demissão sumária de todos os bandidos presentes.

  7. Uma coisa é o cidadão comum e indignado aqui – ou em qualquer outra mídia – expor sua opinião, exagerando nos argumentos, muitas vezes mais por paixão que domínio de fato, situações as quais me incluo também.
    0
    Outra coisa é um parlamentar usar do cargo – QUE NÃO É SUA POSSE VITALÍCIA – para exigir o fechamento do STF porque não concorda com decisões majoritárias que vão contra seu interesse.
    Amanhã será o Senado???
    Amanhã será a própria Câmara???

  8. A CF de 1988 DEVE ser extinta ou no mínimo ignorada se queremos um dia deixar de ser uma republiqueta varguista para nos tornamos um país de primeiro mundo, mas por razões totalmente das sugeridas pela turminha lulo-comunista.

  9. 1 – Impedir GM e MAM (revelaram suas verdadeiras índoles)
    2 – Tirar o critério político para a nomeação de ministro do STF.
    3 – Reduzir o tempo de permanência no cargo.

  10. Esse “guardião-mor”, se prostituiu com dinheiro roubado da Nação.
    Só guarda os próprios interesses.
    A Constituição, é rasgada conforme o interesse pessoal desses facínoras.

  11. Precisamos então de uma nova Constituição Federal que não preveja a existência do STF, do Senado e do TCU, essas três instituições gastam muito e produzem muito pouco para o Povo Brasileiro.

  12. É leseira pra todos os lados. Haja demência na classe política do Brasil. Aquele que tiver mais de dois neurônios que se apresente. Se somarmos os neurônios de todos os parlamentares ainda perdem feio para uma única minhoca. Vamos eleger minhocas, pode ser que a nação tenha mais sucesso.

  13. O sem voto só abre a boca para dizer bobagem.
    Não parece advogado, necessita de um para lhe dar uma aula e colocá-lo em seu devido lugar, o despreparo e o fanatismo são péssimos conselheiros.

  14. EU SOU FAVORÁVEL À EXTINÇÃO DESSE PSEUDO “GUARDIÃO MOR” DA CONSTITUIÇÃO QUE INTERPRETA LEIS DE ACORDO COM A CARA DO FREGUÊS. JÁ ESSE WADIH NÃO! TUDO O QUE O PT FALA TEM QUE SER INTERPRETADO ÀS AVESSAS! O PT AINDA ESPERA QUE CEDO OU TARDE O STF LIVRE LULA – COISA QUE A JUSTIÇA COMUM JAMAIS FARÁ! POR ISSO, NÃO DEVEMOS DESCUIDAR DE VIGIÁ-LOS!

  15. GUARDIÃO MOR DA CONSTITUIÇÃO!!!???? Onde isso? Oque mais vemos são supremos vigaristas togados sempre dando um jeitinho de driblar a constituição realizando uma interpretação “criativa” dos seus artigos.

  16. O que o $TF precisa é de Democracia .
    Políticos não podem nomear a Corte Suprema que julgará seus procedimentos .
    Que se faça como na PGR , eleições internas os 11 mais votados assumem as vagas .
    Com mandato de 1o anos e sujeito a referendo popular de 5 em 5 anos .

    1. militar de republiqueta comuna
      “”trabáia pros comuna””
      kkkkkk
      ô pôvinho ignorante esses bananeiros

    2. Militar aqui É MOLENGA
      vendido para o PT
      Militar brasileiro bananeiro? kkkkk
      acorda ô burro cego

  17. Na próxima constituição o TRF, STJ, TSE e STF tem de ser extintos. No lugar do STF, para julgar o recurso máximo, tem de ser criada uma junta temporária de 11 membros sorteados. Por exemplo: no RJ é necessário o julgamento de um recurso supremo. Então 11 juízes são sorteados dentre os juízes do RJ, o caso é julgado e a junta dissolvida. Assim acaba o acúmulo de recursos no STF e a perpetuação dos morcões que hoje sustentamos.

    O cumprimento de pena deve vir depois da PRIMEIRA INSTÂNCIA, como nos países civilizados. É preciso acabar com embargos de declaração, habeas corpos e liminares em 99.99% dos casos.

    Toda vez que for preciso o tribunal temporário e que envolva questões de relevo nacional, tipo aborto, casamento gay, etc., o 11º juiz tem de ser o povo, que votaria através da web

  18. Tá… vamos lá… Com o STF precisando de uma indicação do EXECUTIVO e ter a aprovação do LEGISLATIVO para poder compor seu quadro, como pode-se afirmar que há separação de poderes????

    Só na cabeça de um… bom … deixa para lá…