Vídeos mostram 'ministério paralelo' orientando Bolsonaro contra vacinas

Osmar Terra aparece como uma espécie de coordenador do grupo, e o virologista Paolo Zanotto critica os imunizantes
Vídeos mostram ministério paralelo orientando Bolsonaro contra vacinas
Reprodução/ Redes sociais

Vídeos obtidos pelo site Metrópoles mostram uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com o “Ministério da Saúde Paralelo”, realizada no dia 8 de setembro no Palácio do Planalto. Nas imagens, médicos aconselham Bolsonaro a defender o uso de cloroquina e fazem ressalvas à aplicação de imunizantes.

O deputado federal Osmar Terra, sentado ao lado do presidente, aparece como uma espécie de coordenador do grupo, que conta com a participação de Nise Yamaguchi e do virologista Paolo Zanotto. Todos eles aparecem sem máscara, evidentemente.

Nise afirma a Osmar Terra: Uma honra trabalhar com o senhor neste período.”

No vídeo, o presidente faz questão de que Paolo Zanotto saia da plateia e se sente ao seu lado. Para cumprimentá-lo, Bolsonaro bateu até continência.

O médico então aconselha o presidente a tomar extremo cuidado com as vacinas contra a Covid.

“Com todo respeito, eu acho que a gente tem que ter vacina, ou talvez não. A gente não tem condição, nesse momento, de dizer que a gente tem qualquer vacina que poderia estar realisticamente no que eles chamam de fase 3.”

As imagens também confirmam a atuação de Arthur Weintraub na coordenação do grupo. Zanotto diz que encaminhou a Weintraub a sugestão do que ele chama de shadow board, um grupo de supostos especialistas em vacinas para aconselhar o governo sobre o tema.

Assista:

Mais notícias
TOPO