Você já sabia

O Antagonista, em 27 de dezembro do ano passado, revelou que a campanha de Dilma Rousseff, em 2014, havia embolsado dinheiro de propina da Andrade Gutierrez.

Alguns dias atrás, retomamos o assunto, numa série intitulada “O que sabemos sobre a Andrade Gutierrez”.

Vale a pena recuperar aquele material porque completa a reportagem da Folha de S. Paulo.

I.

O que sabemos sobre a Andrade Gutierrez?

Sabemos que seus executivos delataram à Procuradoria-Geral da União o esquema de propinas que bancou a campanha presidencial de 2014.

Seus depoimentos estão guardados num cofre.

Mas O Antagonista ouviu uma pessoa ligada aos fatos e pode antecipar que, quando esses depoimentos forem publicados, na semana que vem, a queda de Dilma Rousseff será ainda mais violenta.

II.

O presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, apresentou aos procuradores da Lava Jato uma planilha com todas as obras públicas realizadas pela empreiteira e a propina correspondente a cada uma delas.

A propina cobre o período que vai de 2008 a 2014.

III.

Edinho Silva e Giles Azevedo, arrecadadores da campanha de Dilma Rousseff em 2014, reuniram-se com o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo.

Eles foram pedir dinheiro.

Durante o encontro, discutiram em detalhes a planilha com as obras públicas realizadas pela empreiteira e a propina associada a cada uma delas.

Esse é o fato mais explosivo do depoimento de Otávio Azevedo, segundo a fonte de O Antagonista: os arrecadadores de Dilma Rousseff sabiam perfeitamente que o dinheiro dado para a campanha era proveniente de propina desviada de contratos com as estatais.

Pior: Edinho Silva e Giles Azevedo disseram ao presidente da Andrade Gutierrez que, caso ele se recusasse a dar mais dinheiro para a campanha, a empreiteira perderia seus contratos.

IV.

Em 2010, a Andrade Gutierrez repassou propina para a campanha de Dilma Rousseff pagando por fora, como no caso da Pepper.

Em 2014, a propina foi paga por dentro.

Para lavar os recursos, de acordo com Otávio Azevedo, a ORCRIM ordenou que a propina fosse paga de duas maneiras:

– Através de doações para o caixa da campanha, administrado por Edinho Silva.

– Através de doações para o caixa do PT, administrado por João Vaccari Neto.

Dilma Rousseff sempre disse que o dinheiro sujo do PT não emporcalhou sua campanha.

Os depoimentos da Andrade Gutierrez desmascaram mais essa mentira: a propina era uma só, dividida entre os dois caixas.

V.

Os procuradores da Lava Jato sabem que, depois dos depoimentos da Andrade Gutierrez, Edinho Silva e Giles Azevedo serão denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro.

E Dilma Rousseff será investigada pelos mesmos crimes.

Edinho Silva foi seu tesoureiro. Giles Azevedo é muito mais do que isso: é seu assessor mais próximo.

Dilma Rousseff só não será cassada pelo TSE porque o Congresso Nacional vai afastá-la antes disso, aprovando o impeachment.

VI.

Sabemos que Michel Temer não foi citado pelos delatores.

VII.

Delfim Netto continua defendendo Lula e Dilma Rousseff.

O Antagonista foi informado de que, na delação da Andrade Gutierrez, ele aparece como beneficiário de uma propina de 15 milhões de reais por Belo Monte.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 101 comentários
  1. Estes que votarão contra são canalhas, e se arrependerão em um futuro breve por revelarem ter colocado sua ganância acima do desejo da maioria esmagadora do povo brasileiro.

  2. As pessoas estão concentrando esforços nos deputados, onde, com quase absoluta certeza, o impeachment está assegurado. Enquanto isto, Lula e Dilma, que não são nada bestas, estão articulando no Senado, onde Dilma tem os votos necessários pra se segurar e, cada dia, tem conseguido mais. É no Senado que o impeachment, por enquanto, será barrado. Sai do Congresso, na maior euforia, e morre na praia, nas mãos dos vovôs e titios compadres de Lula.

  3. Acredito que o impeachment será votado massivamente pelo SIM dia 17 ou 18/04. Imaginem as multidões que estarão nas ruas pressionando os deputados de norte a sul do Brasil. Se bobear é capaz de juntarmos mais de 1 milhão de pessoas na esplanada em Brasília fazendo pressão em frente a Câmara, isso vai parar o país, ai quero ver qual deputado terá coragem de se mostrar traidor em rede nacional. Vamos vencer antagonistas, CONFIANÇA!!!

  4. Quem puder deve se programar p/ir a Brasília pressionar os parlamentares nos dias em q se dará a votação. Principalmente os jovens q aguentam passar alguns dias acampados nos gramados de Brasília, formem grupos, levem uma barraca, e nos representem bravamente.

  5. Mariazinha e Siará Grande A constituição responde todas essas perguntas, sem necessidade de um advogado para interpretar. Qualquer um que sabe ler e escrever entende. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9127.htm E sobre a denúncia, dá uma olhada no artigo 116: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  6. É uma vergonha a gente se sujeitar a essa migalha, uma aleição fruto de proppina pixulecos acarajes propinoduto…nao deveria nem haver impeachment que serve pra eleições legitimas..essa escoria nos oferece isso como se ainda estivesse fazendo o certo e indo pelo lado da lei..que lei??? isso eh uma afronta a nacao..o povo deveria tirar essa corja de la pelos cabelos!!! porcos e ratos malditooos.

  7. como não sou advogado, tem muita coisa que não entendo. Por exemplo, toda a imprensa golpista está acusando o Lula de tentar comprar deputados e senadores pra votar contra o impeachment da Dilma. Primeira pergunta: comprar deputados e senadores é crime? Segunda pergunta: deputados e senadores que se vendem cometem crime? Terceira pergunta: deputados e senadores que recebem tais propostas e não denunciarem cometem crime? Quarta pergunta: tem alguma autoridade investigando os crimes denunciados pela imprensa golpista?

  8. 39 votos, em minha opinião, é pouco. Tudo pode acontecer no legislativo. Desde “superávit negativo” até livrar a cara de bandido para salvar a própria pele ou encher o bolso como nosso rico dinheirinho.

  9. Fogoamigo, exatamente, temos que pressionar os deputados “indecisos”, através de e-mails, facebook …mas temos que agir rapidamente, a hora é esta!!! Vamos pessoal, resgatar nossa pátria Brasil!!!

  10. TEMER dando uma de MIGUÉ ! Parece piada, mas não é. Nome completo: Michel Miguel Elias Temer LULIA. (fonte : José Simão ) ver : https://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Temer

  11. Pessoal, vamos pressionar os Deputados, enviando-lhes e-mails, entrem no http://www.mapa.vemprarua.net/ , vejam um exemplo: Sr. Deputado, COMPAREÇA e VOTE A FAVOR do impeachment, pelo bem do nosso Brasil, que está sendo destruído a cada dia que passa! O deputado que se ausentar será visto pela população como alguém que vota na Dilma. A população está atenta a todos os passos. Acompanharei seu voto e me comprometo a divulgar sua decisão, através das redes sociais. Nas próximas eleições saberemos em quem vamos votar! Conto com a sua lealdade à nação brasileira. Obrigada e VIVA O BRASIL!!!

  12. Aposto que tem deputado sádico ( o que não exclui tem o fato de tá tentando uma boquinha) , que foi ou vai lá no tulip, negociar voto e cargo, só pra ver de perto o desespero do lula, antes o “Cara” , agora o “Caga.do” de medo de Sergio Moro . 😂😂

  13. Petistas sobrevivem de propaganda. Resolveram pagar pesado para alguém no mercado financeiro espalhar o boato de que o impeacment cairia. Acontece que a verdade é bem outra. Lembrando que a repatriação de dinheiro lá fora começou a valer ontem.

  14. Chris 28 minutos atrás Eu espero que o impeachment se concretize pq senão cairemos num abismo moral, econômico que será muito difícil de sair. Senhores deputados “indecisos” e contra o impeachment faço um apelo salve o país, penso nos seus filhos e netos, eles herdarão seu nome e seu legado. ACESSE O “MAPA DO IMPEACHMENT” E MANDE SEU RECADO PARA OS PARLAMENTARES INDECISOS. AQUI NÃO ADIANTA, NADA!

  15. Não sei se entendi bem, mas o “potencial” de votos nesse patamar de 352, apenas 10 a mais do que o necessário, não há favoritismo, INFELIZMENTE!!! Do jeito que a quadrilha joga sujo, fica temerosa a situação…se estivesse próximo a 380 ou mais, aí sim haveria de fato tal favoritismo…OXALÁ esteja certa a matéria…OREMOS!!!!

  16. A matéria de hoje do estadão mostra que tá ruim demais pro governo: precisa firmar com o PMDB carioca e para isso manter seus ministros; ao mesmo tempo , negocia esses cargos com o pp, mas para entregar somente após a votação 😂. Muito fácil ver, que um dos lados vai soltar a corda . O vestido encolheu , estica de um lado , encurta do outro . Ao prb , as sobras do pr. Que DAPUTADA vai ficar esperando no limbo as promessas de um Pt combalido ? A debandada vai ser em massa .

  17. Viva Olavo. veja o que ele disse ontem: Viva Olavo de Carvalho, veja o que ele disse ontem. O povo brasileiro ainda não entendeu que só haverá ordem jurídica no país quando os juízes do STF forem para a cadeia?

  18. @ Comprador de ausencias, fique tranquilo, amigo. O Cunha sabe que o Larapio está comprando ausencias e já mandou avisar que não abre a sessão do impeachment enquanto não tiver o quorum necessario pra gente vencer. O nosso malvado favorito é fod@!

  19. E o STF não está vendo nada, nem a PGR ? Marco Aurélio insiste que eles têm que ser “provocados” (acionados) para que tomem posição. Porém, Barroso já deu o voto dele; Marco Aurélio se permitiu votar ontem no Roda Viva etc. Tais ministros se esquecem que continuam sendo juízes em tais momentos e dizem que estão dando opinião de cidadão. Onde está o sacrifício, o reservar da opinião pessoal, quando nos aproximamos de tão importantes decisões que esses senhores têm que tomar????

  20. Agora o embate psicológico é de suma importância. O Lula é especialista em falar a linguagem que os deputados ultrananicos entendem. Mas pode ser enfrentado com as mesmas armas. Esses sujeitos, que nunca nem passariam perto de sonhar com um Ministério, agora acreditam estar a um passo do paraíso, como disse o José Carlos. Eles não sabem o que é um ministério. Basta mostrar a realidade a eles. Que a vida de um ministro quando tem de lutar contra tudo e contra todos é um inferno. E ainda serão enganados e traídos pelo PT. Serão lançados ao mar quando a tempestade serenar.

  21. Enquanto isso , no primeiro mundo … Ministra italiana renuncia devido ao envolvimento de seu esposo com favorecimentos à petrolífera Total … Na Islândia , o povo está nas ruas exigindo ( e não mendigando ) a renúncia do primeiro ministro pois apareceu o nome de seu pai na lista Panamá …Enquanto no mundo inteiro a indignação busca respostas , no Brasil os únicos indignados são os que estão na lista e farão de tudo para que não aconteça nada ( aliás , como sempre … ).

  22. Eu espero que o impeachment se concretize pq senão cairemos num abismo moral, econômico que será muito difícil de sair. Senhores deputados “indecisos” e contra o impeachment faço um apelo salve o país, penso nos seus filhos e netos, eles herdarão seu nome e seu legado.

  23. Nas minhas horas de vidente durante o dia vi que algo acontecerá de hoje até quinta que deixará pedra e mais pedras sobre a catacumba do PT. Eu não torço. Eu não sei. Eu pressinto!

  24. Claudette esta certissima. Temos que pressionar de todos os lados, veementemente e em quantidade. So a sociedade organizada X crime organizado pode funcionar. O resto eh bater pezinho.

  25. Parabéns aos juristas que se manifestaram no Largo Francisco em 04/04/2016, principalmente à Doutora Janaína Paschoal https://www.youtube.com/watch?v=Fz_VVtL9SLw https://www.youtube.com/watch?v=JMWP53ZegTM

  26. Pessoal, entrei no Facebook do deputado JOVAIR ARANTES, do PTB de Goiás. Ele vai ser o relator do processo de impeachment, que pretende entregar até quinta-feira. Só dá petezada defendendo a Dilma. Vamos, também nós, escrever pra ele. Além disso, vamos pressionar os deputados de todos os estados, principalmente os indecisos, passando e-mails e publicando no Facebook deles, através do endereço: http://www.mapa.vemprarua.net/ Mas tem que ser rápido!!!

  27. Nunca é demais lembrar que os companheiros prometem o paraí$o mas entregam o inferno a seus “aliados”! Quando o PT ainda estava por cima, o plano era DESTRUIR o PMDB e obter a “hegemonia”, lembram-se? Quem vai, nesse contexto, acreditar mais uma vez em mallandros desonestos?

  28. De qualquer forma é um número perigoso. Para ficar tranquilo teria que garantir pelo menos um 380, para poder descartar os traidores que vão ter Dengue, Zika, Virose ou dor “nel culo”!

  29. Começando a ver uma luz no fim do túnel… o governo não entregará os cargos antes do impeachment. Quem confia neste governo, caros antagonistas?? quem??? A propósito, parabéns pelo comentário EducardoCap!

  30. EM FRENTE A CASA DE TEORI EM PORTO ALEGRE NO SUL, HOUVE PANELAÇOS, BUZINAÇOS, FAIXAS CONTRA ELE, A MIDIA ESCONDE…. STF BOLIVARIANO JA TIROU O LULADRAO DE CURITIBA , AGORA TEORI TAMBEM DISSE NAO AO PSDB E AO PSD QUE ENTRARAM COM AÇAO PARA LULA NAO SER MINISTRO, POIS É,=TEORI NEGOU a açao- ESTAO PROTEGENDO O 9 DEDU….. LIVRARAM DA JAULA DE CURITIBA , FICANDO NO STF VAI LEVAR SECULOS E VAI DAR EM PIZZA, e ENQUANTO ISTO ELE VIRA MINISTRO- ESTE SIM É O GOLPE PERFEITO VIBORAS

  31. A Jaracaca-fêmea? Uma pobre diaba, desconexa, desarticulada. O demõe-em-chefe é o Jararaco-macho. Enquanto essa disgrama zanzar de jatinho para cima de para baixo, os cestos de dinheiros, tem jeito não.

  32. A frente do impeachment deve avisar ao deputados ultrananicos que, se a Dilma barrar o processo, eles, caso venham mesmo a ser nomeados, terão que contratar advogados para enfrentar as centenas de ações por desvio de finalidade nas suas nomeações. Terão a vida devassada em cada ato que assinarem. Será vitória de Pirro. E os movimentos de rua devem adverti-los de que terão de enfrentar em seus rincões eleitorais não mais os adversários microscópicos os quais estão acostumados a derrotar, mas um movimento nacional que os desmoralizará definitivamente. A luta deve ser levada ao quintal deles.

  33. Galera… no presente momento, o Impeachment não ocorrerá! Simples: é Lula quem está no balcão de negócios, naquele hotel, perto do Palácio do Planalto. Ele está comprando ausências. E ausências são mais importantes do que presenças a FAVOR do governo. Mas ainda há esperança: que estourem uma bomba atômica, como foi a delação de Delcídio, ou a divulgação dos áudios, até a véspera da votação. Se isso não acontecer, babaus!!!

  34. Há muitos dramas em paralelo a agonia que o PT, Dilma e Lula sofrem, resultado de corrupção comprovada, só em 2015 mais de 4000 indústrias fecharam, segundo o Estadão, as micro e pequenas empresas, que mais empregam no país, estão sem capital de giro, sedo suicídio tomar empréstimos nos bancos, que estão com taxas de cdc a 7% ao mês, nosso desemprego esta maior que na Europa, quase 10%, precisaríamos ver o que diz o diesse, outrora nos idos de 1980, o instituto da esquerda, agora esquecido. Quem tem dinheiro não gasta, familias com desempregados tendem a economizar

  35. O velhote TEORI sempre me pareceu pessoa extremamente séria. Um homem de bem – esta é a impressão que sempre me passou no STJ, de muitos julgamentos de que participei. Pode até ter seus laivos petistas, mas tem tomado posições absolutamente corretas. Acho que não estão vendido não.

  36. MALUF SERA O VICE DA DEMONIA É…. MALUF DO PP,PROCURADO PELA INTERPOL- KKKK, PARABENS DILMENTIRA, CLEPTOCRACIA== GOVERNO DE LADROES, NUNCA MAOS PODERA FAALR EM PUBLICO, SO EM AMBIENTE FECHADO PARA MORTADELAS PAGAS

  37. Enquanto isso, no alabama, o governador de lá foi flagrado numa gravação e vai ser impeachmado a qualquer momento por ser um velho ta/ra/do. Dilma foi flagrada há quase um mês obstruindo a justiça pra proteger um criminoso, tá fazendo o feirão da corrupção pra se manter no cargo, e continua lá “firme e forte”. O pior é que ela pode ficar até 2018. :/

  38. tem que aplicar na turma dos indecisos(vaga-bundos) a vacina h1n1,zica,penalmonia,sarampo,catapora,rubeula, e tambem a vacina contra semvergonheza para nao ter desculpas de faltarem no dia D, senao

  39. Hoje as notícias em prol da OrCrim estão ótimas. Vamo-nos deixar abater não, por favor. A bolsa já despenca mais, daqui a pouco. O jararaco? Ó! Grade nessa disgrama!

  40. Será que quando se promete um cargo existe pelo menos o compromisso verbal do deputado votar a favor do governo ? Tipo: “Sim, eu recebo o cargo… então eu voto !” Creio que não.

  41. Dilma ( ou quem quer que seja ) rifou Mercadante , acreditando na capacidade de compor do seu criador . Ontem , as imagem mostram um Lula combalido , fazendo o que fez toda vida , discurso do barro na parede : suas costas estão totalmente curvas , tal um corcunda , já carregando todo peso de seus atos passados . Tá fufu .

  42. Sera” que eles nao percebem que a populacao esta” acompanhando tudo isso e o desgaste deles aumenta? sera” que os deputados venais nao percebem que esse escarnio ira” lhes custar a vida politica ? Acham mesmo que os cidados que pagam impostos ( milhoes) nao despertaram e vao aceitar facilmente esse escambo? Estarao a favor de si mesmo, da falta de carater e nao do Brasil , do povo sofrido ? Pensem bem antes de aceitar vender-se para Lula. Ele vai responder pelos erros e os deputados venais mal poderao sair para jantar com a familia pois boa parte da populacao brasileira esta” tao indignda que

  43. A notícia ainda não me deixa animado: a favor do impeachment é uma “estimativa de 352 potenciais”, enquanto o governo tem “assegurado 122”. Assegurados são garantidos, potenciais não são. A pressão da população tem de ser maior, devemos converter potenciais em assegurados.

  44. Antagonistas, lembrar que o momento é de tirar os vermelhos do poder. Depois a gente pensa em Cunha, Renan e Cia. Não podemos nos dividir, pois isso é tudo que os vermelhos desejam.

  45. O impeachment precisa de 342 votos para ser aprovado. Qualquer número abaixo disso não vai resolver. Assim, não faz sentido dizer que Dilma precisa de 172 para se safar, pois o necessário são os 342 votos. Caso Dilma não consiga os 172 votos e a oposição não consiga os 342 votos, não tem impeachment…

  46. Temos que pressionar os “indeciso$$” pra que se DECIDAM A FAVOR DO BRASIL…Eu estou mandando e-mails e ligando pros escritórios afinal se esses ai pensam em ter alguma carreira política é melhor votarem a favor do Brasil…Aqui no Paraná o ex-governador e atual SENADOR ROBERTO REQUIÃO parece que quer enterrar o futuro político do filho ao votar pela permanência da roubalheira no poder…vai se um tiro triplo o fim da sua carreira política, a destruição do futuro político de seu filho e a mácula pra sempre de sua biografia.

  47. O chefe da quadrilha negociando a céu aberto o escambo com patifes, pagando propinas com dinheiro público, e nada acontece? Porque esse criminoso continua ainda não foi preso se “está sobrando crimes” , desrespeitando as leis, debochando da justiça e dos brasileiros? Até quando vamos assistir essa barbárie?

  48. O chefe da quadrilha negociando a céu aberto o escambo com patifes, pagando propinas com dinheiro público, e nada acontece? Porque esse criminoso continua ainda não foi preso se “está sobrando crimes” , desrespeitando as leis, debochando da justiça e dos brasileiros? Até quando vamos assistir essa barbárie?

  49. O STF vai protelar… protelar… pois, se julgar, não se sustenta. Ele espera que o governo caia por impeachment (que tal: “destituição”, em bom português?), ou por posteriores acusações criminais (que não faltarão). Assim, ele lava as mãos (já que têm rabos presos).

  50. UMA COISA EU TENHO CERTEZA: OS DEPUTADOS E SENADORES QUE VOTAREM CONTRA O IMPEACHMENT SERÃO PERSEGUIDOS NAS URNAS EM TODAS AS VOTAÇÕES DAQUI PRA FRENTE ! A NAÇÃO DE BEM, A MAIORIA QUE REPRESENTA 82% DA POPULAÇÃO, JAMAIS VAI PERDOAR OS TRAIDORES DA PÁTRIA ! PREPAREM-SE TRAIDORES. NINGUEM VAI ESQUECER ! NINGUEM !

  51. E o coxinha de bacalhau por onde anda???? Escondido em furnas…. A sociedade tem que colocar esses FDP num paredão… da esquerda para a direita e fogo….. Não paguem impostos, não ajudem a ORCRIM

  52. Lula, agindo como ministro, em desobediência ao STF, continua prometendo mundos e fundos, numa desavergonhada e criminosa atitude de enfrentamento à lei e à moralidade.

  53. Qual lado vai trair, essa é a pergunta….. Não paguem impostos, não ajudem a ORCRIM….. Uma sociedade onde no Judiciário 95% do que é dito, MENTIRA, não pode prosperar…. JEC deu aula ontem de como mentir….

  54. Nesta ótica, sim. FOI GOLPE PATROCINADO PELOS PETRALHAS ASQUEROSOS> JPerácio 1 minuto atrás De acordo com o exposto pelo AGU, Eduardo Cardoso, penso que podemos concluir que o impeachment de Color de Melo foi GOLPE

  55. Pessoal, vamos usar o MAPA DO IMPEACHMENT (busque no Guggle) para localizar os parlamentares indecisos, de cada estado, e encher a caixa postal deles com mensagens. NÃO podemos desanimar. Mãos à obra!!!!! O blog já publicou ontem a relação dos parlamentares que estão em cima do muro.

  56. Termine logo com essa Comissão e agendem logo o dia da votação no Plenário. Quero comprar minha passagem para Brasília e ficar em frente a essa esculhambação chamada Congresso Nacional no dia da votação!

  57. Esse partidos como PP, PR, PSD, PTN são aqueles que o eleitorado “normal” está contra o Governo fazem parte de 80% da população e seus eleitores. O Psol, PC do B, PT, PDT, REDE não estão nem ai para votarem Contra o impeachment pois seu eleitorado Não está nos 80% que reprovam o Governo eles estão cumprindo o papel deles. Já PP, PR, PSD, PTN se fizerem essa traição ao seu eleitorado serão exterminados logo na sequencia nas eleições Municipais.