“Voltamos à Tropa de Elite”

O crime organizado fatura 10 milhões de reais por semana na Rocinha.

Torquato Jardim, em sua entrevista para O Globo, deu a entender que uma parte desse dinheiro vai para o comando da PM:

“Há toda uma linha de comando que precisa ser investigada, (que está) sendo analisada. Nós temos informação: R$ 10 milhões por semana na Rocinha com gato de energia elétrica, tv a cabo, controle da distribuição de gás e o narcotráfico. Em um espaço geográfico pequeno. Você tem um batalhão, uma UPP lá. Como aquilo tudo acontece sem conhecimento das autoridades? Como passa na informalidade? Em algum lugar, voltamos à Tropa de Elite 1 e 2. Em algum lugar alguma coisa está sendo autorizada informalmente.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 56 comentários
  1. Mas, quando, isso??? Imaginar que policias do Rio e alguns comandantes de batalhões recebem propinas?? Quem poderia inventar uma coisa dessas? Quem poderia imaginar que foi um deles que mandou executar uma juíza? Quem poderia acreditar que policias ordenavam que traficantes fossem assaltar nas ruas para poderem pagar a propina combinada? Nem posso acreditar nessa hipótese. Falando sério, quem não sabia disso? Só o governador e prefeito??

  2. Quem conhece o Rio de Janeiro, conhece o Morro Santa Marta, cuja entrada principal (ou única) dista não mais de 200 metros do portão de acesso ao quartel da PM, na esquina da rua S. Clemente com a rua Real Grandeza, me explica como é possível haver marginais atuando nesse morro ? Só mesmo se o quartel reúne um bando de frouxos e incompetentes ou se as guaritas estiverem servindo de bilheteria…

  3. Não vou dizer que são TODOS os batalhões recebem arrego de traficantes, bicheiros, cafetão, etc e etc, mas deve ser algo em torno de uns 99.9% deles. Fontes internas afirmam, mas é claro que, assim como os políticos não dão nota de recebimento de propina, os policiais também não dão. A propina é dividida por escalão, quanto maior o escalão, maior a mordida no butim.
    #prontofalei

  4. Pelo menos, na favela, eles recebem os serviços que foram pagos: gato de energia, gato net e etc. No resto do Brasil todo mundo paga por saúde, segurança, educação, infraestrutura e etc; porém, não recebe nada.

  5. Eu arriscaria dizer que, óbvio, tem algo errado. Também não se pode generalizar e jogar a polícia toda na lama. É de se investigar. Agora, como? Depor toda a cúpula da polícia militar do Rio? Pezão tem culhão pra isso? Será que não tem o rabo preso? Aí caímos na mesma situação do nosso congresso, fazendo uma analogia, que só legisla em causa própria e nos vemos de mãos atadas. Não acredito, ainda, no voto do povo brasileiro. gostaria muito. Vamos ver qual vai ser o tamanho da renovação do Congresso Nacional nas próximas elei~ç

  6. São indagações que todos, cariocas ou não, costumam fazer nos bares, entre uma cerveja e outra, e que se perdem no vazio quando um time faz o gol. Difícil é o cara prosseguir no seu intento de responder às indagações, pois efetivamente a única maneira de compreender esse problema é vivenciando-o.

  7. As coisas vão acabar muito mal, mais do que se imagina. Se as FFAA não tomarem providências, agora, em longo prazo os americanos vão intervir, alegando perigo a segurança do seu país, ou qualquer outra desculpa tipo: não vão admitir um imenso, um monumental Medelin, nas Americas . Uma interferência externa é a pior coisa que pode acontecer ao Brasil . Ainda seria tempo de evitar, mas não vai acontecer. As FFAA dormem. Infelizmente.

  8. Conluio com os politicos que permitem que tudo isso aconteça por omissão do Estado . Quando implantaram as UPPs era para o Estado entrar junto com a infraestrutura necessaria para garantir que os serviços seriam prestados pelos prestadores de serviço. Entrou??? Não! Os politicos devem levar a comissão dele ! Inclusive os do Governo Federal para não reprimir, como deveria, a entrada de armas e drogas e ilícitos(anfetaminas, … ) no país. Politicos são criminosos perigosos sem qualquer escrúpulo ou valor moral! Fazem tudo e qualquer coisa para se manterem no poder!

  9. Ah, o Tropa II tem aquela cena muito linda, em que o Capitão Nascimento ARRANCA de um carro oficial um determinado personagem … e enche o cara de pancada.
    Hein, seo torquato.
    Vai um Nascimento aí, palhaço e estúpido ?
    Abortou, cancelou qualquer investigação que estivesse acontecendo.
    Para o quê ?
    Para QUEM.
    De graça é que não foi, certo ? Beneficiaste quem, seo …

  10. MINISTRO DA JUSTIÇA?
    TÊM CERTEZA?
    A Justiça tem um Princípio irrevogável: QUEM ACUSA, TEM O ÔNUS DA PROVA! E não o contrário.
    O Presidente Temer tem que exonerá-lo, IMEDIATAMENTE!
    Provavelmente teve acesso a informações secretas do C.I.E, repassadas via Gabinete Institucional. Não sabe preservar o sigilo das informações não serve para a Função!!
    MOLEQUE e IRRESPONSÁVEL!!!
    Temer, exonera!!!

  11. A questão é saber se esse ministro, que tem mesmo esse perfil já que foi ministro da transparencia e tinha boa fama entre os funcionários, vai entrar na guerra da Verdade sem se ferir. A briga e muito dura. A mídia se cala.

  12. Como o tráfico de drogas é tão rentável assim, face ao cada vez mais numeroso número de idiotas que o consome, tornando-se um comércio mais próspero do que a agricultura até, não há nenhuma campanha para se combater as pragas que a infestam com um poderoso agrotóxico? Ou, esses “doces frutos” do mal não são nada afeitos a um combate com dignidade?

  13. Se não tomarem medidas drásticas, o Rio de Janeiro vai virar a Medelin da era do Pablo Escobar.
    Na verdade o Brasil inteiro está sendo perdido para todos os tipos de criminosos, incluindo os políticos delinquentes.

  14. Eu sou do interior do Rio… Em Macaé posso afirmar que acontecia (agora, não sei, mudou o comandante…), Por relato de policiais, e depois, há um ano atrás, pela prisão do comandante desse batalhão que, no caso, estava como subsecretario. É aquele caso das armas na Av Brasil, filmado. As pessoas dizem que isso está espalhado como câncer no estado. Policiais honestos tem de se refugiar no administrativo, no rancho. Na capital seria muito mais forte que no interior, e quanto maior o tráfico de drogas, mais dinheiro nesses quartéis. E a imprensa se escandaliza???

  15. Qual a novidade senhores. Todos sabem disso no Rio de Janeiro a famosa caixinha ela acontece no asfalto não vai acontecer nas favelas….Só há confusão quando alguém decide que não vai pagar.

  16. Sr. Ministro, se juntar as outras favelas do Estado do Rio, o caldo engrossa, e a nível Brasil
    vira mingau. É fazer uma quebra de sigilos fiscais e bancários de todos e de seus parentes
    próximos para ver quem vive padrão incompatível com ganhos honestos..

  17. Está certíssimo!!!! Do comandante vai ao governador que pega sua parte em dinheiro e em drogas. Essa sempre foi a cadeia dos arregos e das propinas. Confusão só acontece quando um lado não cumpre o acordado. E também é sabido que o que a bandidagem do morro promete, cumpre. Já esses bandidos do asfalto, eleitos de dois em dois anos, são a própria enganação personificada.

  18. Ele, como chefe da Policia Federal, poderia (e pode) interferir diretamente na PM do Rio, bem como no Legislativo carioca. Por que não o fez? Por que esperar até o próximo governo?

  19. Fora do assunto, mas a proposito : Dra. CARMEN LUCIA, antes que o Dr. Gilmar Mendes desmoralize de vez o STF-SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, presidido por V.Excia., pegue o seu bone e retorne as nossas Minas Gerais. A PUC lhe espera!

    1. Ela não vai pegar o boné porque não tem vergonha na cara. Se tivesse, pegava logo sua vassoura voadora e se mandava do STF.

  20. O mais impressionante nestas acusações do Ministro Torquato, e que ate o momento, não apareceu um porta voz sequer dos Comandantes da Policia do Rio. Como dizem la na minha terra : Quem cala, consente !

  21. Se “precisa” ser investigada não será mais graças ao ministro de Temer que vazou geral as ações da polícia nesse momento.
    Como “Fora Temer” sem “Lula na Cadeia” é coisa de vigarista, fica então o meu FORA TEMER e LULA NA CADEIA!

  22. É a primeira vez que um Ministro reconhece algo que está ESCANCARANDO, vergonhosamente gritante. Mas ainda é muito pouco. O Rio de Janeiro é um imenso caldeirão de violência e drogas, prestes a explodir. Quando explodir, vai acertar todos os Estados. Infelizmente tem muito político em Brasília que é FINANCIADO pelo narcotráfico. Quando explodir por completo, eles estarão todos bem longe, em Brasília, protegidos. É uma situação caótica.
    Se o Bolsonaro não vencer em 2018, a violência vai engolir o Brasil inteiro.

  23. “…A crise do Rio é um terremoto de verdades. A verdade mais cruel chama-se Sérgio Cabral. Desceu do governo para a cadeia. Quem supõe que num Estado que chegou a esse ponto o crime não se infiltrou na máquina de segurança é ingênuo ou cínico. Se não consegue lidar com as verdades que saltam aos olhos, não conseguirá lidar com a crise. Só uma coisa é pior do que o crime organizado: o Estado esculhambado.”
    Excerto da postagem de 31/10/17 do Blog de Josias de Souza

  24. Deveria agir em silêncio.
    Estardalhaço beneficia RODRIGO MAIA.
    Hein, ministro TÍTERE de político candidato a “governar” o Rio … Não preciso provar, RMaia já declarou com todas as letras há pouco tempo.
    Ei, Rodrigo, isto não se faz. Você vai precisar da PM para governar, E NÃO VAI TER a simpatia não dos Coronéis, mas das Praças. Aguarde e verá. Dois cretinos.

  25. Ou seja, a Rocinha controlada em seus aspectos básicos de distribuiçāo de bens e serviços pela tal linha de comando do trafico/PM/politicos, os “3 poderes”, é igualzinha ao Brasil estatizado sendo controlado nos mesmos moldes e aspectos pela ORCRIM dos 3 poderes oficialmente instituidos.
    Ambos estao sob o comando de criminosos organizados.

    1. Na rocinha, diz o ministro que ele não prova.
      Já na Praça dos Três Poderes … as provas estão aí.
      E NADA ACONTECE, hein “ministro” da “justiça”. Que coisa, não ?

  26. Parabéns, ministro. Pelo menos esse foi o PRIMEIRO E ÚNICO a ter a CORAGEM de nomear as coisas. O pior é que há muitos que nem se dão conta da importância e da dimensão do que declarou Torquato. Tem todo o meu respeito. É disso que precisamos. E tem que partir pra cima de vendidos como esse gilmar, criticá-lo na cara, todootempo, para ver se as pessoas acordam. O Rio de Janeiro caminha há tempos para ser diretamente gerido pelo narcotráfico. O Cabral e a cafetina dele estão aí para provar.

    1. Claudio,compartilho com suas felicitações ! O Ministro Torquato teve muito peito em denunciar tais acontecimentos, de suma gravidade.

  27. Seria ingenuidade pensar que o RJ chegou ao absurdo, ao caos na segurança sem um acordo para que tudo funcionasse. Precisa de uma Lava Jato na segurança daqui. E não é só no RJ.