‘Voo de Bolsonaro será curto’, diz historiador

Em longa entrevista ao Valor, o historiador Boris Fausto diz, entre outras coisas, que “o voo de Jair Bolsonaro”, se eleito presidente do Brasil, “será curto”.

Ele comenta:

“Tenho a impressão de que existem condições para se formar uma direita consistente em apoio a uma figura que ainda não apareceu. Alguém menos caricato e problemático, que fale e pense menos absurdos. Em resumo, uma figura menos tosca do que o Bolsonaro e que como liderança teria melhores condições de agregar outros seguidores, como as mulheres que o rejeitam.”

Bolsonaro X Haddad: você quer saber o que a grande imprensa não conta sobre a disputa presidencial? Descubra AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Criptopetralha tá cheio por aí… Será que esse senhor não se deu conta que Bolsonaro está sendo eleito por uma frente popular que quer dar um basta nessa máquina pública atrofiada?

Ler mais 627 comentários
  1. Criptopetralha tá cheio por aí… Será que esse senhor não se deu conta que Bolsonaro está sendo eleito por uma frente popular que quer dar um basta nessa máquina pública atrofiada?

  2. Só lembrando que a história desses “historiadores” é repleta de inverdades. Basta ver o que foi de verdade, e como falam do período militar… o que se viveu, não condiz com o que se contou

  3. A opinião é válida, se não cometer os erros do PT tem chances de sucesso e o Congresso de se redimir perante o eleitorado. O erro do PT foi mirar o caixa e usou-se do Congresso.

  4. Ahh tá o nove dedos tinha condições…..KKK se aquele cachaceiro voou por Tantos anos….O Bolsonaro 🇧🇷 só quer 4 anos….ele não quer tomar o poder…ouviuuuu.🇧🇷🍾

  5. Mais comunista de enciclopédia. Podemos chamar de comunista não praticante. Nunca teve um ato de partilha, doação, pelo contrário, vivei às custas do cidadão contribuinte por obrigação.

  6. Sr Boris, ninguém aqui é imbecil. Sabemos das dificuldades que ele terá ao encontrar o nosso País c/ obstáculos imensas, vai demorar, sabemos, daí a dizer que ñ vai conseguir, são outros quinh

  7. Alguém aí sabe dizer qual a importância do que esse cidadão fala? Seria um contador de histórias? Vou baixar os vídeos dele, se houver, para quando estiver com dificuldades para dormir. zzzzzzzz

  8. O que era pesadelo está virando tragédia. Não sei porque nós jogamos no lixo todas oportunidades de desenvolvimento. Será mesmo que teremos de escolher entre um autoritário boçal e um bandido p

  9. Até pode ser verdade, sr. Boris. Agora, dizer que a Dilma não foi corrupta, depois da compra de Passadina é hilário; que o governo Dilma foi ideológico. Ideologia petista = plano de poder = corru

  10. O Boris é mais um marxista da USP que parou no tempo. Tive infelizmente a oportunidade de contato com o cujo em minha graduação na USP. Visão marxista da História. Uma bosta. BOLSONARO 17 neles.

  11. Boris Fausto é mais um da USP (FFLCH) parado no tempo. Mantem vivo o Marxismo (teoria política/econômica) sobre à HISTÓRIA. Tive o dessabor de ler livros dele. Parou no século XIX. B17

  12. Chora Petista, pelo menos o choro é livre, essa liberdade o PT não nos roubou…. Agora, Bolsonaro de fato nunca foi, ou será o salvador do Brasil! Mas o erro aqui é do PT Historiador…

  13. Ah, cara. Para, porra. Reca de filho da p.u.t.a. defensores de criminosos. Exceto Bolsonaro, os demais, sem exceção tem o rabo sujo. E quem é esse merda? Historiador oportunista. Váçifúer.

  14. Nós, Povo, estamos dando sustentação a um bravo SOLDADO ferido nessa frente de batalha decisiva para ganharmos uma guerra! O pós guerra é para depois… Deus no comando…

    1. Concordo plenamente. Uma coisa de cada vez: a) Molusco na cadeia; b) depois derrota do Poste, Ciro e outros. Daqui quatro anos é outra estória, se não deu certo, troca… Embora eu esteja confiante

  15. Boris Fausto, historiador…??? kkkkkkkkkkkkkk esta mais para contador de estórias de folhetins de partidos comunistas que o sustentam e pagam sua eterna vida de estudante de porra nenhuma!!!

  16. Duração de +/- 1 hora. Do Aeroporto de Congonhas/RJ, direto p/o Palácio do Planalto/Brasília. Céu de brigadeiro, voo tranquilo c/previsão de 4 anos seguidos de aterrissagem em território presid

  17. Querido, não se preocupe, se o voo do Bolsonaro for curto, teremos conseguido nosso principal e + importante objetivo, impedir a volta da quadrilha ao poder! Quem tirou 2, tira mais um!!!

  18. |Esse historiador Boris Fausto tem certeza do que está falando??? Outro candidato com melhores condições de agregar outros seguidores, como as mulheres que o rejeitam? Quais mulheres o rejeitam?

  19. Sério isso? Foram desenterrar este notório esquerdista, já com quase 90 anos, para vomitar merda? Todos esses jornalistas defecados no desconstrucionismo vão fazer seus veículos falirem.

  20. Infausto comentário de Fausto. As mulheres NÃO rejeitam Bolsonaro; as pesquisas demonstram. Tal como FHC a idade não lhe está fazendo bem. Pelo menos sabedoria deveria ter apreendido. Triste.

  21. Historiador que somente repete os sites de esquerda. Ontem no Globonews o Gabeira esclareceu bem o que o povo quer: 1 – Combate a corrupção; 2 – Diminuição da violência;

  22. Falar verdades, ser sincero e decente para alguns é ser tosco. Ser um pulha mas dizer mentiras agradáveis aos ouvidos delicados de intelectuais de bosta é que ser um líder legítimo. Vá entender.

  23. O q ele disse é q a população brasileira é tosca, só pensa absurdos e é problemática. O cara sonha em viver na Paris dos anos 60 mas só tem as favelas e periferias do Brasilzão à sua frente.

  24. po bixo, se tu sabe prever o futuro vota logo na mega sena e abre uma ONG pra combater o tal do “””fascismo””” kkkkk sinceramente viu, esses “analistas” nao sabem de PORRA nenhuma

  25. Fica evidente q p a elite, intelectuais, artistas e jornalistas, o problema do Brasil é o povo. Eles sonham c 1 população d cubanos ou norte-coreanos q aceitam viver como frangos em granja.

    1. E querem nos convencer que Democracia é a minoria decidir o que a maioria não deseja e impor de qualquer maneira o socialismo apenas para o povo, pois para eles é jatinho, Paris, Miami etc.

  26. Poxa vida, como estudam tanto e pensam com tanto preconceito ao Jair Bolsonaro! A maioria do povo brasileiro irá votar no Bolsonaro porque percebe que ele é o melhor dentre todos Os candidatos!

  27. Falou o esquerdista de carteirinha, da elite escrota da USP, amigo de FHC, confundindo desejo com realidade, os mesmos tipos falaram o mesmo sobre Trump, as mães Dina da esquerda. B17

    1. Os intelectuais e especialistas desse país são em grande maioria, apenas papagaios da socialista internacional.

  28. Estamos de saco cheio com estes teóricos metidos a profetas. O povo quer Bolsonaro porque ele é contra o que não queremos : o PT e seus puxadinhos ! Nós O POVO daremos vida longo ao mandato do MI

  29. Primeiro ele jamais chegaria ao 1o turno, depois, ele perderia no 2o turno para todos os outros candidatos. Agora, que vai ter governo curto. Tô cheia destes analistas que estão sempre errando.

  30. Impressão minha, ou esses vagabundos da esquerda brasileira já querem impeachar o Bolsonaro, que nem eleito ainda foi? Ou querem produzir um direitista do gosto da esquerda? Canalhas!

  31. Historiador, aquela figura caricata, esquerdista nata, apaixonado por Karl Marx, Lenin, Stalin, Trótski, fã de Fidel Castro e Chê Guevara, que coloca craca na cabeça dos alunos e nunca gerou PIB!

  32. As atrizinhas e cantorinhas da globolixo nao me representam. Sou professora em universidade publica e ha meses decidi, com muito orgulho, votar no Bolsonaro. Assim como minha familia inteira.

  33. Historiadores, sociólogos, filósofos e um grande número de jornalistas, em sua grande maioria são esquerdistas, socialistas que foram cooptados por fhc e depois por lula, ainda não aprenderam na

  34. Com o BOOM econômico que se aproxima, a Direita ficará no poder por uns 50 anos no mínimo! Serão 30 anos para a esquerda tentar se desvencilhar dos seus crimes e outros 20 para tentar criar fala!

    1. Umas das primeiras coisas que Bolsonaro deve fazer, caso eleito, é destruir todas as urnas eletrônicas do país. E trazer novamente as de lona com cédulas de papel.

  35. A petralhada não sabe mais o quê dizer ou se posicionar. Opiniões como a desse petista não farão a mínima diferença. A esquerda está caminhando para o esquecimento. Restou o deserto para prega

  36. O Boris Fausto tem 88 anos. É de outra época e não tem a menor condição de avaliar a política e o mundo que vivemos. Vai curtir a aposentadoria. Com todo respeito pelos seus 88 anos vá descansa

  37. hehehehe eh muito legal ver esses revoltadinhos com a proximidade do bolsonaro ser presidente kkkk faltou um “enxuga as lagrimas antes de comentar…” heheheh soh substituir pelo “ele comenta” KKK

    1. Com certeza de esquerda!Não se conformam e torcem sempre contra o país,a favor da ‘causa’ deles!Será um dos ‘intelectuais’ amiguinhos do FHC ou PT?Dá no mesmo!

  38. Boris é o “direitista” limpinho que tem nojinho fresco de personalidades sólidas como Bolsonaro. A esquerda adora tipos assim, ri da cara deles e os usa como escada o tempo todo.

    1. A verdade – também a verdade histórica sr. Boris – é a adequação da mente, da inteligência, ao objeto. E não a fabricação do objeto pelos devaneios da fantasia subjetiva. Onde você estudou

    2. E como historiador que alega ser deveria saber de cor a lição elementar da pesquisa: é o objeto – A REALIDADE – que determina o método da observação, e não o gosto ideológico do observador.

  39. O seu Boris de FAUSTO. De fato tens alguma razão, mas com referência as Mulheres que o rejeitam, não é a maioria descente, e sim aquelas que se misturam entre as de dizeres “Putinhas e aborteiras

  40. As “mulheres” que o rejeitam, não são mulheres. São PUTAS, Drogadas, Maconheiras, Prostitutas, Vadias, Criminosas, Presidiárias,Vagabundas, e artistas da globoFAKEnews, só o que há de pior no

  41. Esse historiador maconheiro de esquerda tá desesperado……esses trastes são tudo de esquerda e por conseguinte, cegos….não estudaram a história correta e não viram o que a esquerda fez no mun

    1. Se Bolsonaro que é graduado pela AMAN, a escola superior militar mais concorrida do país é tosco, então o cachaceiro analfabeto Lula é um Australoptecus africanus, o precursor da espécie humana.

    2. Vc não acordará desse seu pesadelo, idiota! É cada vez mais bolsonaro povoando seus sonhos diurnos e noturnos!

  42. Deixa eu adivinhar… esse senhor, que perdeu o bonde da história, também acha Trump um tosco que vai ter um voo curto, né? Pois bem, o que eu vejo é Trump revolucionando os USA, para o bem.

  43. Falou a o cara que acha: …quantos partidos caberiam no Brasil hoje? Com certeza, o PT, o PSDB e um partido grandão, tipo ônibus, como o PMDB, que não se encaixa em ideologia…

  44. Com o Brasil a beira do abismo Bolivariano (youtube.com/watch?v=BLhZlkpAsM8), vem esses caras com soberba atacar Bolsonaro? Como a irresponsabilidade do PSDB e do NOVO, serão lembrados nas próximas!

  45. O engraçado dos comentários são coisas do tipo, “fale e pense menos absurdos”, o indivíduo ai sabe o que o candidato pensa por acaso, é adepto da telepatia, já imagino o conteúdo dos livros..

  46. B O L S O N A R O 1️⃣7️⃣🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷Deixa os velhos aposentados e mal informados falar, deixa a esquerdalha caviar chorar, enquanto isso o Brasil qu

  47. Não sei quem é o tal Boris Fausto, mas historiador elle não é: falar em “mulheres que rejeitariam B17” indica que é mal informado (segundo Datafolha, claro) e, logo, não conhece História…

  48. Este historiador marxista, e já ultrapassado, é um arauto da desgraça. Se ele é vidente,por que não previu a roubalheira do dinheiro publico feita pela quadrilha do PT ? Vá jogar dama na praça.

  49. Pessoal, notem que antes os tais intelectuais não levavam a sério a candidatura, dps começaram a perceber que o Jair iria para 2 turno, agora já estão aceitando que ele provavelmente ganhe, logo

  50. Escute aqui, pitonisa. Bolsonaro é o que temos pra hoje. Vai sonhando com a direita engomadinha enquanto trabalhamos para mudar o Brasil. Aproveite o tempo para umas previsões para Haddad, Alckmin..

  51. Bolsonaro pode entrar para história por derrotar as teorias daqueles quinze “iluminados” que se reuniram numa casa da Rua Bahia no ano de 1969, para mudar o Brasil e o mundo. E deu no que deu.

  52. Engraçado, que quando o Ratinho apareceu na TV os “intelectuais” torceram o nariz com a grossura e espontaniedade do apresentador e diziam que a fama dele não ia durar. Erraram miseravelmente.

  53. Alguns comentaristas da imprensa tradicional, escrevem e falam como se pudessem prever o futuro. Tudo para minar os votos do Bolsonaro. Passamos pelo governo Dilma. Pior que isso só com o haddad.

  54. Esse era um dos ”intelectuais” convidados pela Globo que achava que Bolsonaro estava no teto, leva pesquisa do Datafake a sério e banca o Nostradamus agora. Bolsonaro vai dar um show de governo.

  55. Estes intelectuais me cansam . Quer alguém mais tosco que Lula. Para se contrapor a ele precisa de alguém que fale a lingua do povo. Ele acha que vai nascer um Churchil no Brasil. Ainda não entende

  56. Fase 1: “Ele não vai ganhar, racista, homofóbico, etc…” Fase 2: No segundo turno ele não ganha de ninguém.. Fase 3: “O Governo dele não durará nada”… E assim cada dia quebram mais a ca

  57. Falou pouco mas falou feio e bobagens! As mulheres que não apoiam Bolsonaro são aquelas que defecam e jogam seus excrementos em praça pública. As que mostram a degradação do ser humano.

  58. Uma coisa é questionar a forma como Bolsonaro explicita alguns conceitos .A população anseia por honestidade,limites e princípios. Bolsonaro vocaliza esses conceitos. Não há nada de absurdo niss

  59. O Valor Econômico foi comprao pela Globo. Passou a ser comunista. Já cancelei minha assinatura e não leio mais nada que está escrito ali naquele lixo. Aliás o Valor se presta bem a forrar o lixo

  60. Bolso já afirmou que há pessoas no BR melhores que ele. Mas ele é o cabeça de ponte, que abre passagem finalmente para a direita no BR. No futuro, teremos realmente melhores pessoas, mas hoje é e

  61. Boris Fausto disse, na Flip, que a oposição não teve coragem de ser oposição. Ele é o melhor amigo de FHC, jogam pôquer uma vez por semana. Mas Boris Fausto, ao contrário de FHC, só blefa no

  62. “As mulheres que o rejeitam”? Manda esse gagá passar a ler jornal!!! Tá morando onde, zé mané? Não as últimas pesquisas?! Onde você viu que as mulheres rejeitam Bolsonaro?! Tucano de m.!

  63. Esse tal historiador Boris Fausto nunca ouvi falar dele, ele tem bola de cristal?, astrólogo? Mais um imbecil a serviço da esquerda comunista, Boris, vai pra Cuba, Venezuela, Bolívia, Coréia do No

  64. Esse senhor me lembra alguém q vivia só em seu Ap,90anos, cheio d livros velhos e mofados e todas as vezes q tinha algum problema sério me ligava. Era comunista de carteirinha. Fora isso era gente

  65. Karl Marx, herói do senhor Boris Fasto, foi um psicopata que não conseguiu cuidar de cinco furúnculos que tinha na bunda, mas teve a petulância de elaborar uma teoria para mudar o mudo.

  66. Ele fez um artigo falando que o voto no BOLSONARO é um voto com ódio, e isso é perigos. Eu discordo e acho que votou com ódio É o que foi pregado contra os militares e elegemos tudo isso que est

  67. Aí – historiador de meia tigela, –o Sr. já viu a cara das “mulheres que rejeitam o Bolsonaro” ???!? Já viu as belezinhas ? As megeras, bruacas e trubufus mais repugnante do mundo “que rejeitam

  68. Bolsonaro já declarou que não quer reeleição, mas a vontade popular é quem manda no país. Nem ganhou e já estão “azarando”? Vai ser uma luta dura contra as esquerdas. Que venham!!! BRASIL!

  69. Falaram que Bolsonaro era folclórico, que o teto era 20%, que iria desidratar, que não tinha chance nem de 2º turno. Agora estão com medo de ele ganhar no 1º turno. Como passam vergonha…

  70. “Vôos curtos” para nós, democratas, é virtude pois vôos longos geralmente significam ditadura. Agora, mais tosco que o Lula, que (des)governou esse país por 14 anos, não há.

  71. Todo ou pelo menos a maioria dos historiadores do Brasil são esquerdinhas eles reescreveram a historia do Brasil em relação a 1964 e agora apavorados que a verdade será exposta.

  72. Pois é já disseram isso do Trump. E os USA está bombando: cresce o PIB, desemprego baixo e o Dow Jones nas alturas!!! E se ganhar as eleições legislativas provavelmente será releito. Nenhum desa

  73. Outro papagaio de estrebaria, o mesmo mantra de mulheres… Esse papinho não cola mais, as MULHERES de verdade já não caeem mais nesse patrulhamento das suvacos cabeludos, grelos duros. Liberdade!

  74. Bolsonaro pelo menos teve a hombridade de falar em público que sabe que existir pessoas melhores que ele, mas que não querem se expor. Se ninguém se dispõe a fazer, façamos nós mesmo.

  75. Esse idiota sempre apoiou os bandidos que pilharam o país! De sociólogos e historiadores medíocres o Brasil já encheu! Mais C&T main stream e menos idiotas, por favor! O povo pressionará p/ refor

  76. Até o Villa que é meio conservador detesta o BOÇALTÁRIO. Mitonaro é messiânico, revisionista, burro, meio fascistóide e despreza intelectuais. Ele é um Hugo Chavez verde e amarelo.

    1. Vc não acordará tão cedo desse pesadelo, petralha ocioso! B irá te perseguir de dia e de noite! Vá preparando sua cama, pq tipinhos como vc, só sabe dormir e mijar na cama!

  77. Todos historiador é esquerdista, e qualquer coisa que não seja da esquerda nunca funciona para eles. Só esquecem da União Soviética, Cuba, Alemanha Socialista, Bolivarismo que nunca funcionou.

  78. só o grupo folha (dono do valor) cre que alguem ainda cai de gratis nas opiniao alheia sem antes saber que a emitiu ! o cara é da esquerda classica ,PCB, so escreve a esquerda e queriam o que dele ?

  79. Boris Fausto, esse já pertence a um passado que vai se encerrar com a vitória de Bolsonaro, em Out 2018. Daqui para frente precisamos de novos analista, isentos de vícios do passado. Inté Boris.

  80. Boris Fausto é um daqueles 15 “personagens” que no inicio do ano de 1969 reuniram-se numa casa da Rua Bahia em Higienópolis – SP e criaram aquele centro de doutrinação. Deu nisso que está ai.

  81. Eu sempre soube que historiador fizesse estudos e análises do passado. De qualquer forma, se ele só “tem a impressão”, já o coloca no rol dos vários “especialistas” que aparecem por aí, todo

  82. Mulheres? Aquelas BARANGAS petistas LGBTs? Esse Boris Fausto é só mais um extrema-esquerda usando esse discurso populista/comunista ineficiente para atacar o futuro presidente BOLSONARO.

  83. TODOS temos que reconstruir o país que foi destruído, inclusive moral e eticamente. Vamos acompanhar a “vontade” dos parlamentares em contribuir para isso (muitos deles ajudaram a afundar o país)

  84. De repente me passou pela cabeça que estamos tão concentrados em combater a fraude p/ presidente q esquecemos de prestar a atenção nos demais candidatos.Será q Dilma e Suplicy lideram mesmo?

  85. Isto é uma ameaça, Boris Fausto? Pois sim, Bolsonaro é apenas o Moisés conduzindo o povo nessa incrivel travessia, do velho egito para a terra prometida.Falta o mar vermelho! PRESTEM ATENÇÃO.

  86. Entrevistaram a mãe Dináh ? Historiador é um “cabra” que costuma revisar apenas o Passado, o Presente e o Futuro é coisa de Deus e dos homens….Enquadrou-se na classificação de ultracrepidár

  87. Continuando. O MDB não preciso falar nada. E o PSDB que rouba igual ao PT, só que mais discreto, senão fariam oposição. Este senhor não prevê, não vê, não ouve, não fala 😶😵🤫

  88. Ele não fala absurdo. Ele fala o que pensa. Se assistir um video inteiro dele falando, qualquer um vai concordar com a maior parte. Mas sempre terá um trecho ou outro, que alguém irá discordar.

  89. Boris Fausto é velho cavalo de Tróia marxista: finge que é isento e que sua análise é objetiva, mas o intuito é causar medo, dúvida e caos no meio do inimigo de seu partido.

    1. Ele fez um artigo falando que o voto no bolsonaro é um voto com ódio, e isso é perigos. Eu discordo e acho que votou com ódio foi o que foi pregado contra os militares e elegemos tudo isso que est

  90. Até um certo Historiador de uma rádio ja quase considera Bolsonaro em primeiro turno.. Vai arrasar domingo, será mais de 80%. Acabou a petralhada finalmente. A folha já arregou.

    1. Ele fez um artigo falando que o voto no bolsonaro é um voto com ódio, e isso é perigos. Eu discordo e acho que votou com ódio foi o que foi pregado contra os militares e elegemos tudo isso que est

  91. Se não é um bom caráter como historiador, já mais será como pretenso profeta. É mais um vagabundo viciado e dependente de petismo e estado. É mais um Estoriador que não qer fazer parte da hist

  92. Fico impressionado como os ” especialistas” insistem em colocar Bolsonaro como inimigo publico numero 1 das mulheres, quando ele é quem tem a maior intenção de votos entre elas.

  93. Historiadores que contar a história que querem. Pode? Ao invés de ajudarem Bolsonaro tentam destruir o único que deu a cara a tapa e quase perdeu a vida nessa tentativa de assassinato

    1. Ele fez um artigo falando que o voto no bolsonaro é um voto com ódio, e isso é perigos. Eu discordo e acho que votou com ódio foi o que foi pregado contra os militares e elegemos tudo isso que est

  94. Menos caricato que Lula, caricatura perfeita do sindicalista Tosco e Pelego, com certeza ele é. Mas aquele caricato é visto como um “herói”, apesar de ser apenas um idiota! Cérebros carcomidos..

    1. Em terra de cego quem tem um olho é rei. Bolsonaro foi o ÚNICO que bateu de frente com o esquerdismo lulopetista, enquanto os “intelectuais” do PSDB faziam oposição de faz de conta.

  95. Velho , comunista , abestado , gagá e ainda da Foia de São Paulo . Eu sou formado em História e vejo BOLSONARO fazendo ótimo Governo e se reelegendo em 2.022 . Depois Flávio Bolsonato em 2.026

    1. Ele fez um artigo falando que o voto no bolsonaro é um voto com ódio, e isso é perigos. Eu discordo e acho que votou com ódio foi o que foi pregado contra os militares e elegemos tudo isso que est

  96. Ele tem quantos anos? 88? Ah tá! E quando a Dilmanta entrou em cena ele fez algum comentário? E o ninefingers, ele previu que ia ser a maior roubalheira da história do mundo. Nunca antes neste paí

    1. Ele fez um artigo falando que o voto no bolsonaro é um voto com ódio, e isso é perigos. Eu discordo e acho que votou com ódio foi o que foi pregado contra os militares e elegemos tudo isso que est

  97. “(…) como as mulheres que o rejeitam.” Pode jogar o artigo no lixo. As próprias “pesquisas” demonstram que Bolsonaro é o candidato que mais concentra votos femininos em números absolutos.

  98. Como o próprio nome diz: “Historiador” ele vê a história por um espelho retrovisor, entende de passado. Olhar pra frente é que é difícil , principalmente quando se muda o status quo..

  99. Boris Fausto, deixa de ser preconceituoso. Ainda que o voo dele venha a ser curta, o que ele fez para nos livrar da esquerda será se igualará a que Churchill para para livrar o mundo do nazismo.

  100. O bom senso ensina que todo poder longevo corrompe e destrói qualquer sociedade. O antídoto? Alternância de poder. Urge, pois, mudar e desaparelhar o Estado (pt. saudações)!!!

  101. Todo tipo d idiota militante aparece agora p/dar uma paulada no único sujeito q quase morreu p/salvar o brasil mas na hora em que o PT roubava e destruía, eles todos mamavam o pau do líder, calados

  102. Boris Fausto em seu livro “História do Brasil” dá uma bela glorificada no corrupto e em seu desgoverno. O historiador repete os mesmos chavões da esquerda que se autointitula “progressista”.

  103. Pelo visto, esse Boris Fausto é um militante mongoloide e não entende nada de história conteporânea. As mulheres não o rejeitam, quem rejeita a direita é a esquerda que cria esteriótipos

  104. Tosco, sem alcance, raso, é quem não consegue compreender o que está acontecendo. O modelo francês do todo mundo igual é um erro igual ao marxismo. Graças a Deus Nelson ganhou em Trafalgar!

  105. PELO MENOS O BRASIL VAI VOAR NEM QUE SEJA POUCO, COM O PT AFUNDOU!……………………………………………………………………………………………………………………..

  106. Boris erra quando afirma que as mulheres rejeitam Bolsonaro. As mulheres que de fato o rejeitam são as militantes de esquerda, aquelas que Lula chamou de “grelo duro” e querem ele fora da cadeia.

  107. Foram surpreendidos por um fenômeno que não sabem explicar, então preferem difamar o seu representante, Bolsonaro não é o Jair, Bolsonaro virou um grito de revolta preso por 13 anos na garganta.

  108. Boris Fausto, como FHC, já está gagá e não coordena mais o seu intelecto de esquerda! Agora virou vidente e perdeu o sentido da realidade brasileira. Lamentável! JB17! #EleSimENo1Turno!

  109. O despeito destes mamadores do PSDB é ESCANCARADO ! são tão inteligentes e superiores q ajudaram o PT a afundar o país e passarão o maior “VEXAME ELEITORAL ” dos ultimos tempos.

  110. Muito boa e coerente a análise, porque de fato nunca se abriu o espaço público para a direita genuína e liberal no Brasil, razão por que, mesmo uma figura antinômica, capitaneia isso atualmente.

  111. Esse Boris deve ser alcoólatra feito o outro Boris. O B dele é de Burro, bucéfalo, Besta, Babaca e Bundão. O Merdahaddad é que agrega? Agrega Xadrex, Cana, Cárcere, Fraude, Corrupção, Lavagem.

  112. O velhote aí, só pode estar a sugerir, um golpe e consequente tomada do poder, só que desta vez por alguém de direita? Extrema direita? Quem poderia ser? Alguém aí consegue visualizar?

    1. Ele na verdade não está pensando que isto vai acontecer , mas o que ele quer que aconteça . Errou feio seu bobão , BOLSONARO vai ser um excelente PRESIDENTE .

  113. Boris Fausto cita voo, já que é um tucano de alta plumagem e isso polariza a sua mete. Não quero ser cruel, mas o voo de uma pessoa de 88 anos de idade pode também ser bem curto.

    1. Na verdade , eu acho que o voo de uma pessoa de 88 anos, é muito mais tranquilo, então pra ele era melhor como estava, nós que estamos se fodendo pra sustentar nossas familias, precisamos voar sim,

  114. O prognóstico d gênio tem cheirinho d complô,conspiração ou desejo?Abram o olho c/Morão e mantenham o olhinho entre as nadegas bem fechadinho e escondido pq corre o risco d ser arrombado

  115. Quando um “historiador” adjetiva pessoas ficam difícil levar a sério suas observações. É a mesma coisa de se dizer que o historiador é sério mas é um bosta militante. Próxima. Dia 7 é 17.

  116. Historiador especialista em ERRAR – como diz magnificamente Olavo de Carvalho. Rá Rá Rá KKKKKK a Ptezada e os tucanos chuchus de m¨¨¨¨e.r d@ querendo se suicidar………..

    1. Apenas o conhecimento, sem a inteligência, não leva a nada. Pode ser cheio de títulos acadêmicos mas exibe baixa capacidade cognitiva.

  117. Comentário de um perfeito idiota que parece não entender que a questão não é Bolsonaro e sim resgatar o Brasil dos esquerdopatas. Vai estudar história política, ‘historiador’.

  118. srs. historiadores, filósofos, pseudointelectuais e afins: 1º encontro bolivariano na Venezuela. breakfast: carne de cachorro e kit pão com mortadela. tema: Voo curto que virou voo de águia.

  119. Historiador é muito bom para analisar os fatos passados, quando isentos de ideologia. Quanto à predição sobre o futuro isto é coisa de adivinho. Melhor ficar calado para não falar besteria.

  120. Falta de respeito com o cidadão que, por direito, escolhe Bolsonaro. Aliás, não vi isso quando os candidatos eram figuras, além de toscas, corruptas:: o presidiário e Dilma. Ora, vai te catar, m

  121. Tosco eu diria que é seu comentário, seu idiota ! Mais tosco que o LULADRAO e a Dilamanta não existe. Mais um palhaço que não tem a menor importância. Votaremos 1️⃣7️⃣🇧🇷

  122. E quem é esse baitola vermelho boris fausto, ele esquece que os imbecis comunistas só tem adeptos as tais mulheres do grelo duro, nós temos as mais lindas, cheirosas, educadas e inteligentes tamos

  123. Meu senhor, até hoje, quem chegou ao poder sendo o mais tosco, vergonhoso, vulgar, ladrão e de pensamentos absurdos foi o imundo Lula. Com o apoio da elite pensante do país! Nada é pior que lula!

  124. DE-FI-NI-TI-VA-MEN_TE, o Brasil nao precisa do comunismo e dos comunistas, precisamos de mais liberdade, um estado pequeno, e menos TETAS neste pais…..Paulo Vanuchi que o diga….

  125. Isso não é análise, é torcida. A esquerda, evidentemente, tentará se reinventar, fazendo uma oposição ferrenha, passando-se por “centro” e tentando sabotar a todo custo o governo Bolsonaro.

    1. Por isso é ta importante que formemos uma boa base aliada e não acreditemos nesses políticos que estão embarcando de última hora na candidatura Bolsonaro. Podem ser cavalos de Troia.

  126. Este “historiador” é um “intelectual de merda” !!! Aposto que vai votar no PSOL ou no PT !!! Ele é da “esquerdalha” “envergonhada” ou “revoltada” !!! CAGAMOS PARA VOCÊ, SEU BOSTA !!!

  127. Antagonistas, eu admiro muitíssimo o trabalho de vocês, mas tem de ter critérios para entrevistar. Esse é um mal arrumado na vida, revoltado sou ou não sou ai meu Deus, que dúvida atroz.

  128. O BRASIL QUE PRESTA está de “saco cheio” das opiniões de filósofos, sociólogos, cientistas políticos, pensadores e videntes. Temos que colocar “ordem na casa” e não viver no mundo da utopia.

  129. Boris Fausto diz que cúpula do PT é ‘formada por corruptos que trabalham num esquema mafioso’
    Historiador paulistano foi bastante aplaudido ao fazer críticas ao governo e à oposição
    03/07/20

    1. Vale enfatizar que o PSDB (de Azeredo, Serra, Aécio e Richa, FHC, só para citar alguns..) foi o mentor do Mensalão do PT que, depois, evoluiu para o Petrolão.

  130. Fico com a definição do uspiniano Boris Fausto dada por Olavo de Carvalho “O historiador Boris Fausto deu hoje, na Flip, um exemplo didático da lentidão metapaquidérmica do cérebro esquerdista

  131. Quem é essa MÃE DINAH…??? – Deve ter bostejado isso há 2 ou 3 dias. Não sabe do apoio – em uma só tacada – de 261 congressistas…??? – Não sabe que ele tem o apoio das FORÇAS ARMADAS…???

  132. Cientistas políticos são todos de extrema esquerda. E se for da USP, tem Phd em doutrinar jumentos. Cale a sua boca imunda, Boris. A inveja MATA. Vai dar BOLSONARO no 1º turno.

  133. Boris Fausto é mais um da velharia esquerdista que vomita bobagens para a imprensa de merda. Mais um petralha que acha que sabe tudo do alto de sua arrogância. Ninguém aguenta mais esses caras.

  134. TOSCO está sendo este contador de história como disse OLAVO DE CARVALHO ” O historiador Boris Fausto deu hoje, um exemplo didático da lentidão metapaquidérmica do cérebro esquerdista”. Vai

  135. Comentários de um Falso z profeta. O que ele quis dizer mesmo, e que desejam alguém que faca aliança com todo mundo, e continue o mesmo circo de antes. Quemb precisa da opinião desses caras.

  136. Ele se esqueceu que, se Bolsonaro tiver um vôo curto, o Mourão irá substituí-lo? Só pode ser, por esse raciocínio ou este historiador aí pirou de vez. É gorpi? Vá para um asilo, velho!

  137. Bolsonaro tem as forças armadas e polícias ao seu lado! Ele não é corrupto! Não conseguiram desmoraliza-lo, a despeito do #elenão! Não será um Collor II, que foi golpeado, por sua agenda liber

  138. A opinião do deste historiador vale menos que o coco do pombo que caiu no teto do meu carro.É Bolsonaro será o melhor presidênte da história do Brasil. Agora sim não precisaremos mais sair daqui

  139. Historiador de universidade pública (só pra rico) é pelego improdutivo. Essas “instituições” sucateiam o ensino fundamental, pra dar diploma de graça pra filho de burgues e sustentar esquerdi

  140. Antagonistas, pesquisem sobre o Filipe G Martins (filgmartin no twitter), melhor analista político no Brasil hoje. Ele previu Trump e também Bolsonaro X PT no 2o. turno, muito antes de acontecer.

  141. Isso é historiador??? ou uma divindade… mente com tanta propriedade… ainda acha que vai ser levado a sério… somente a esquerda pra dar ouvidos… o desespero aumenta a cada minuto

  142. Historiador, professor, cientista político(da USP )e advogado, alguma duvida da filiacao dele?? sei la estao desenterrando cada um , o cara ja tem 88 anos , com todo respeito aos idosos , da um tempo

  143. — A mesma coisa diz outros intelectuais do bolivarianismo: Dani Mercurio, Paulo Vital, Tiririca Santa Cruz. É bom Jair se acostumando, em caso de crise, enfia uma T na bun.da como seus ZUMBIS

  144. A TAREFA PRINCIPAL O BOLSONARO VAI FAZER….e isso é que importa…. VAI TIRAR, ELIMINAR, a influencia vermelha nos caminhos do país… O Perú, o Chile, o Paraguai, já os jogaram no lixo…

  145. Mais um idiota inútil!!! Fala para ele dar uma olhadinha nas redes sociais para sentir que hj o Capitão representa os anseios da Zelite que foi vilipendiada por muito anos!!! #MulheresComBolsonaro

  146. Só para avisar ao Boris Fausto que bolsonaro tem vários filhos com grandes chances de se eleger presidente nos próximos anos, só depende de bolsonaro em fazer um ótimo governo.

  147. Só se for em um país do primeiro mundo onde o povo tem mais cultura. Bolsonaro é um representante de nosso povo. Por isto existe tanta empatia por ele, representa a revolta contra o establishment.

  148. O guru do PSDB querendo palpitar sobre o futuro do Brasil. Esse “historiador” é um dos responsáveis pelo jogo de cena entre PT e PSDB que manipulou o cenário politico desde 88. Nos vemos na próx

  149. Resumindo: Jair Bolsonaro seria o desbravador da representação política do pensamento liberal conservador, no Brasil. Que a semente que ele está plantando dê muitos e abundantes frutos!

  150. O voo de Bolsonaro sera mais longo que o voo de galinha de Temer. Inclusive, sera bem mais turbulento, devido a roubalheira de governos anteriores. Já basta de ‘band aid’ na política.

  151. Baseado em quê seu Boris? Quais os fatos? Crença e torcida não tornam nada científico…é cada pilantra que aparece…o cara nem começou a governar ainda pra saber o desempenho…

  152. Esse historiador está gagá. No Brasil não estamos elegendo uma pessoa (Bolsonaro). Estamos lutando para tentar mudar um cenário que ficou negro com a ascensão do petismo ao poder.

  153. O idiotas americanos falavam o mesmo do Trump, e vejam o governo que o cara está fazendo, recuperando completamente os EUA do estrago causado pelo maléfico Obama (O Lula deles).

  154. Caricata e curta é a sua retórica, demente! Boris, vá deitar sua falação incongruente e estúpida no quintal do Ciro ou na prisão do Lula! Lá terá uma audiência adequada. BOLSONARO JÁ!!!!!!!

  155. Boris Fausto você está redondamente enganado, o Governo dele será o mais longo e mais frutífero que já houve neste país. Ele será re-eleito e depois o General Mourão será eleito e re-eleito,

    1. O argumento do Bolsonaro que todo mundo quer ignorar é simplesmente a verdade. Ele é o menino berrando que o rei está nu, só isso. E se em 4 anos ele melhorar a segurança e o comércio, tá bom d

    2. André ele falou a verdade! Ele é tosco, grosseiro e fraco de argumentos; portanto tem baixa capacidade de agregar! Ele vence já no 1 turno; , mas o mandato ser a de 4 anos apenas!

  156. Não dá chances ao BOLSONARO. O Boris se perde em sua confusa ideologia e decreta o fim do governo de Jair Messias Bolsonaro. E o homem é “historiador”. Deveria aguardar a História ocorrer…

  157. Fico com a definição do uspiniano Boris Fausto dada por Olavo de Carvalho “O historiador Boris Fausto deu hoje, na Flip, um exemplo didático da lentidão metapaquidérmica do cérebro esquerdista

  158. Baita otario.Falar a verdade para esse “historiador” he ser tosco.Ele gosta mesmo he daqueles vaselinas q mentem direto e roubam o povo.E dao dinheiro pra ele publicar pitacos infames.VTNC.

  159. Bolsonaro é o candidato q conta com o maior apoio feminino, apesar da mídia! Ele tem o apoio gratuito da população de bem, da familia, do trabalhador, de quem é honesto! E continuará recebendo

  160. O Sr. Boris parece ignorar certos fatos e principalmente o que ele representa, para o povo que o sustenta. O mundo da política já entendeu seu recado. E ele já tem bancada para iniciar bem o govern

  161. Essa história de “tosco” já encheu o saco. E o Lula é o que, ó ilustre historiador? Espero que REALMENTE haja uma limpa no mercado cultural. Através das LEIS DE MERCADO. Vão sobrar poucos.

  162. Lula é analfabeto e mal sabe falar, ficou 8 anos no poder e elegeu e reelegeu Dilma, de maneira simples, ficou na dele e colocou gente para jogar o jogo.. e só ficou tirando fotos. e roubando,

  163. Traduzindo: Eu não sei porra nenhuma, pq nunca houve um governo de direita no Brasil e eu não tenho como fazer comparação nenhuma, ainda mais querendo 1 ser que não existe e só exit, na minh cac

  164. Outro beócio que não leu os projetos de lei de Bolsonaro,são 620 muitos dos quais extramente relevantes para as mulheres ,julgam Bolsonaro pelo que erra e não o leem e aí que ele acerta.

  165. Deve ser um historiador de esquerda! assim falavam estes mesmos quando lula corrupto se elegeu pela primeira vez, falavam,fica só 50 dias, historiador se soubesse algo seria presidente, vai plantar..

  166. Apareceu mais um,e tá mundão e só merda pra lá e merda pra cá, Quando o anarfa a surgiu,era o deusinho deles,boca rica,empréstimos doacoes,prémios,Acabou Bixo,Agora tem que trabalhar,

  167. Então tá, a cada minuto, se tanto, aparece um novo profeta dizendo o mesmo quanto a não eleger Bolsonaro e agora prevendo a desgraça e mandato curto e fracassado. Ninguém previu nossa desgraça a

  168. De que este cara entende ? A História será escrita de agora em diante, desde 1994 estamos nesta de governos de esquerda e os valores e moral indo para a ruína, só te lembrando que o vice é Milita