Votação do Fundeb já é uma prévia da sucessão na Câmara

Votação do Fundeb já é uma prévia da sucessão na Câmara
O Congresso Nacional realiza sessão plenária para votar oito vetos presidenciais. Um dos vetos (VET 52/2019) trata de dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO 2020) que prevê a execução obrigatória das emendas de comissões permanentes do Senado e da Câmara dos Deputados e de comissões mistas do Congresso.

A votação da PEC do Fundeb, prevista para esta terça-feira (21), já é um exemplo da medição de forças para a sucessão de Rodrigo Maia no comando da Câmara.

A eleição será em fevereiro do ano que vem. Maia, em tese, está fora do páreo, mas, como O Antagonista mostrou na semana passada, ele não desistiu completamente de ficar mais dois anos à frente da Casa.

Na questão do Fundeb, há o entendimento de que Abraham Weintraub deixou a bomba no colo do governo, que tenta participar do debate e promover mudanças no texto de última hora.

Rodrigo Maia tem feito críticas ao governo nesse sentido — ontem, chamou as sugestões de “ideias soltas” –, destacando que a proposta estava em discussão há um ano e meio.

O atual presidente da Câmara tem defendido o relatório da deputada Dorinha Seabra (DEM) e sua aprovação nesta terça, sem grandes mudanças.

Do outro lado, o deputado Arthur Lira, líder do PP e expoente do Centrão, trabalha alinhado com o governo, convencendo parlamentares a acatar as propostas que chegam do Executivo. Não é de hoje que o alagoano tem atuado como uma espécie de “líder informal” do governo.

Maia quer derrotar Lira. E Lira quer derrotar Maia.

Leia mais: Gleisi e Bolsonaro do mesmo lado
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
  • Carlos -

    Por mais que se deteste o Maia, entre ele e o Lira não dá nem pra pensar duas vezes. O Lira é um gangster.

  • Orlando -

    Veja quem é o candidato do Bolsonaro à sucessão do R. Maia. Se você for ler o currículo do cara, dirá: como o presidente e seus filhos gostam de quem não vale nada.

  • Claudete -

    No caso a Cascavel brigando com a Surucucu

Ler 20 comentários
TOPO