ACESSE

Weintraub em depoimento à PF: 'Não é racismo, é geopolítica'

Telegram

O Antagonista obteve a íntegra do depoimento do ministro Abraham Weintraub, entregue mais cedo à Polícia Federal, no âmbito da investigação que apura possível prática de racismo.

Weintraub disse que, como cidadão, usa sua conta na rede social para manifestar ideias e se expressar livremente. “Algumas manifestações expressam sentimentos, outras buscam informar, e outras levantam questões para debate”.

Ao debater os efeitos da pandemia, o ministro da Educação postou a capa de uma revista da Turma da Mônica sobre China, com comentários na língua do Cebolinha. “Geopoliticamente, quem podelá sail foltalecido, em telmos lelativos, dessa clise mundial?”

Segundo o ministro, o uso dos personagens teria como objetivo alcançar maior interação.

“O método abordado incluiu elementos de humor para uma referência ao PCC: o sotaque do personagem cebolinha, que costuma ser associado à fala de povos orientais em geral; a capa de uma revista em quadrinhos para completar o referencial e não deixar dúvidas, e um texto bastante direto ao escopo do tema abordado.”

“Em meio aos nefastos efeitos da crise, o conteúdo da postagem foi pensado para que pudesse abordar um tema da maior seriedade, sem ser enfadonho. Ou seja, busquei levantar a seguinte questão para debates públicos: qual o papel na presente pandemia do Partido Comunista Chinês?”

Para Weintraub, “não é possível que se afirme que a postagem se dirigiu a um povo. Geopolítica é a política entre países, não relação entre povos”. “Eu, que tenho orgulho de descender de judeus, negros, cristãos, índios e uma profusão de etnias, fico ofendido por estar sendo investigado por uma acusação de racismo.”

Leia também: EXCLUSIVO: MORO ATACA

Comentários

  • Aldo -

    Geopoliticamente é burrice alinhar-se totalmente aos americanos, esquecendo-se de outros centros de bons negócios. Nem no período militar isto aconteceu e a Guerra Fria acabou.

  • RUI -

    ACEITO APOSTAS: WEINTLAUB NÃO DULA MAIS 02 MESES NO NÃO-GOVERNO ! DEVE PEGAR UMA BOQUINHA COMO DILETOR DE ALGUM FUNDO DE PENSÃO! A LEALDADE DE BOLSONALO É IGUAL A UM RISCO NA ÁGUA!

  • Nelson -

    O documento foi escrito por advogado. (Assim é, se me parece.) A gramática ensina que os nomes dos meses devem ser grafados com iniciais minúsculas!

Ler 51 comentários