A carta do machismo contra Ruy Castro

Ruy Castro foi acusado de machismo pela repórter Marcella Franco.

Ele escreveu o seguinte:

“Há dias, a colega Marcella Franco confessou-se frustrada por até hoje não ter conseguido biografar Chico Buarque. Especialmente à beira de efemérides, ela disse, escritores batem à porta de seu empresário perguntando: ‘Será que o Chico topa uma biografia?. Falo com propriedade, porque sou uma das muitas que já arriscaram o pedido. A resposta —para mim e para todo mundo— foi sempre a mesma: não. […] Sigamos tentando.

Marcella querida, se você quer tanto biografar Chico Buarque, o que a impede? (…) Entendo a sua vontade de passar semanas com Chico Buarque, ouvindo-o narrar sua fabulosa vida. Mas, supondo que ele topasse recebê-la, isso não a dispensaria de tentar ouvir cerca de outras 200 pessoas a respeito dele. Esse é um número que, em minha opinião, se exige de uma biografia de verdade —um mínimo de 200 fontes. Das quais, para mim, o biografado é apenas uma.”

Hoje, Marcella respondeu:

“Cheguei a Chico Buarque em 2000, quando era repórter da Ilustrada, porque quis escrever um livro sobre sua obra teatral. Entrevistei, como manda a cartilha-Ruy-Castro de literatura, centenas de pessoas envolvidas em suas peças, além do próprio Chico, que ‘topou’ me receber, como você, Ruy, corretamente supôs.

Passamos, portanto, Chico e eu, aquelas tais semanas juntos que você menciona. Mas, sabe, Ruy, acho fundamental pontuar: meu interesse em Chico Buarque nunca foi fútil ou ingênuo como você irresponsavelmente enquadra. Não que eu lhe deva qualquer sorte de satisfação, claro.

Replico, isto, sim, em nome das mulheres que, como eu, são diariamente ridicularizadas por homens como você, que, ao invés de usar de maneira útil o rico espaço público que têm, optam pelo julgamento machista. Ou, se fosse um homem o autor da resenha que tanto lhe incomodou, você também escreveria um bilhete nominal?

Para resumir, Ruy: se eu quero ou quis transar com Chico Buarque, biografá-lo, divulgá-lo ou guardá-lo em uma gaveta, estas são coisas que não lhe dizem respeito. Seu papel é respeitar a mim, ao meu trabalho, e às várias outras escritoras mulheres que já se aventuraram neste gênero literário.”

É a carta do machismo, agora lançada contra Ruy Castro.

Coitado do Ruy.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CClaudete Carvalho disse:

    Coitados somos nós..pensa mais uma biografia desse chato de galocha.

Ler comentários
  1. Maria disse:

    Essa Marcela deve ser mais uma dessas "feministas" esquerdopatas!! Que ridícula!!! Daqui a pouco ninguém vai poder falar nem olhar pra nenhuma mulher pra não ser taxado de machista ou coisa pare

  2. nilson disse:

    Vamos chegar num tempo em que seremos OBRIGADOS a gostar de todo mundo.

  3. Pedro disse:

    Qualquer crítica a uma mulher vira machismo. O Brasil está insuportável.

  4. Marcio disse:

    Biografia do Chico? Como musico teve a sua fase brilhante. Como pessoa é um completo babaca babador de ovo do cachaceiro.

    1. Estou com você Márcio e não abro. Bom COMPRADOR de letras e música E um chato de galocha.

    2. Estou com você Márcio e não abro. Bom compositor mas um chato de galocha.

  5. Adalberto disse:

    Aí é fácil. Indo por essa linha, quando uma mulher for criticada por qualquer motivo é só falar que o motivo da crítica é o machismo e pronto, o culpado é o outro. Postura ridícula dessa jorn

  6. Morrow disse:

    Lí a coluna do Rui Castro e não achei nada de "machismo". Essa moça Marcella precisa procurar ajuda psiquiátrica.

    1. Concordo. Qualquer coisa ofende feministas e LBGVT. Também não encontrei nada no texto que menosprezasse mulheres. Achei sim, agressivo, o texto dela.

  7. Carlos disse:

    Qualquer coisinha ofende essas criaturas...

  8. Paulo disse:

    E quando o Ladrão chamou todas de GRELO DURO o que foi então? Eita que tá tudo invertido.

  9. Marcos disse:

    QUAL O PROBLEMA EM SER MACHO? pq esta tão incomodada em minha maneira de pensar, minha existencia teincomoda? eu sou um ser livre e meu pensamento é livre, vc apenas quer aprisionar minha liberdade

  10. Carlos disse:

    Hoje quando não há razão, ou te acusam de machismo, ou racismo, ou nazismo.

    1. Ou fascista, ou homofóbico, ou elite branca... O que falta para esse povo é argumento.

  11. WINDOR disse:

    Bem, está explicado o interesse em biografar Chico Buarque. A afinidade de valores morais parece saltar aos olhos. Levar esse comentário para o lado do preconceito contra mulher?! Valha-me Deus!

  12. Rafael disse:

    Ruy, se quiser, podia chamar o Jordan Peterson. A Cathy Newman foi tão ou mais agressiva que a Marcella Franco e teve que reconhecer que ele ‘Gotcha em’!

  13. Sandra disse:

    Anta, vcs postaram isso pra gente cair de pau nela? Conseguiram. Kkkkkll

  14. Cassiano disse:

    Mandamento canhoto: ataque-me individualmente e eu me esconderei num coletivo de supostos oprimidos.

  15. Laranjeira disse:

    No tempo de mídia impressa, essa matéria teria o destino do lixo ao lado direito do diretor de redação, com a bronca, "traga algo publicável"

  16. Marcelo disse:

    Não gosto de biografias. São chatas, exceto as autobiografias. Quanto ao assunto em questão, Franco está certa. Ruy Castro foi machista. A resposta dela pô-lo no chão.

    1. Dona dilma? A senhora por aqui? Polo Sul ou Polo Norte?

  17. Thiago disse:

    "Se quero transar com ele, não lhe diz respeito". Sério?? Esquerdista só lembra de "foro intimo" quando lhe convém, não?? E o coletivo, como fica?? O Huffpost adora os coletivos.

    1. O ato dessa fulana recalcada foi mais do que falho! Por isso que, a cada dia, sou cada vez mais contra essa palhaçada de "diversidade"

    2. Estranho. O Ruy não falou nada sobre isso. Acho que a moça cometeu um ato falho...

    3. Perfeito. Respeite minha privacidade, mas deixe que os pobrezinhos oprimidos possam trepar no meio da rua durante a "parada".

  18. Raymundo disse:

    O erro foi ele ter utilizado um "querida"... Aliás, o Lula usou com a Juíza Gabriela e tomou bronca!

  19. César disse:

    Li e reli, essa senhora quer holofotes isso sim, pura ignorância feminazi.

  20. marcelo disse:

    "não é da sua conta" então pq pediu opinião energumena. Não vou desenhar vou explicar. a ironia foi para vida maravilhosa do chico e tb critica vc por ser fã (se não escutar 200 é fãgrafia)

  21. Ricardo disse:

    Mas seja pelo amor de Deus! Minha Nossa Senhora dos Remédios! O homem só deu um conselho profissional e já foi chamado de machista.

  22. interruptor disse:

    "Replico, isto, sim, em nome das mulheres..." Jogou pro coletivo.

  23. Rose disse:

    Pronto! Mais uma usando, dessa vez a causa feminina como escudo para despejar a fúria. Colhi a ocasião para deixar registrado que não dei licença a ela para falar em meu nome.

  24. Candida disse:

    A pobreza da resposta da jornalista mostra a pobreza que seria a biografia. Mente estreita

    1. A biografia seria pobre de qualquer jeito. O cara é um mala e ela uma mula.

  25. ROBERTO disse:

    Qualquer crítica a uma mulher é machismo. Se não aguenta nem isso, fique sabendo que ser homem é muito pior. É pancada de tudo que é lado e ninguém pra chorar contigo.

  26. Adalberto disse:

    Qual parte da crítica feita pelo Ruy não poderia ser aplicada a um homem em situação análoga? Não existe absolutamente nada de machista ou sexista no texto dele. Esse mimimi já encheu o saco.

    1. a ironia do texto foi dela ser fã fazendo a biografia. A intenção do texto todo é criticar isso.ressalta escute 200 pessoas. Não será vida maravilhosa verá comprador de musica da nata cario

  27. Petrus disse:

    Bem, li o post do Antagonista, assim, inadvertidamente, e o lado bom, ou não, disso é que soube da existência da tal Marcella, o que não me ajuda em nada, diga-se! Enfim, a vida segue!!

  28. Pedro disse:

    Por que Marcella briga com Ruy. Pelos sobrenomes briga boa seria a do Francisco Franco x Fidel Castro, ia ser um inferno lá no inferno. kkkkkk

  29. Jose disse:

    Kkkkk mais uma doida!!! Ruy vc e’ otimo!!!

  30. Wilton disse:

    Machismo? Agora vou me declarar mulher trans, e todos me criticarem por minha falta de talento, acusarei de machistas, simples vitimismo!

  31. Renato disse:

    Onde ele falou em transar. As feministas estão ficando doentes. Cruz credo. Se vir uma, atravesso a rua.

  32. Renato disse:

    Ruy Castro e centro esquerda e levou pela proa um golpe que a direita leva o tempo todo. Aprendam. O feminismo hoje e o machismo ao contrário. Elas não querem igualdade. Querem tudo.

  33. dieter disse:

    coitatdo do Ruy,vai mexer com as garotas de varadero, acredito que o chico saiba que não venderia uma literatura sobre seu vazio.O compositor,musico ficou,sobrou esse espantalho ridículo.

  34. Marcelo disse:

    A lavandaria da esquerda também está crescendo, e a céu aberto. Vamos ver qual delas turva mais ainda a já turbilíssima água moral nacional.

  35. nery disse:

    E quem esta interesado em ler a biografia do chico buarque ou e ptralha ou debil pra querer saber algo da vida desse comunista defensor de corrupto

  36. Billy disse:

    Prezado Ruy Castro, qual reação você esperava de alguém que nutre este desejo (mórbido) de fazer uma biografia do Chitãozinho Buarque?!?

  37. Nelson disse:

    Ô Ruy, que mulher cri-cri! Manda ela tomar no furinho.

  38. EDMUNDO disse:

    Pela troca de farpas entre eles, podemos afirmar, os 2 chupariam a pika do Chico se ele mandasse.

  39. Duarte disse:

    Lendo um e outro, posso constatar: Ruy Castro escreve melhor. A outra coloca virgulas onde não deveria. O resto é um joguinho de provocações. Não sou advogado de nenhum, então estou me lixando !

  40. Renato disse:

    Ele deveria processá-la para que prove onde está o alegado machismo.

  41. Paiva disse:

    Nada a ver com machismo, qualquer coisa para esquerdlhas, é facistas, machistas , homofobicos, por não terem argumentos, eita bando de Zumbis do Luladrão, que pode chama as mulheres de Glero duro,

  42. NothingBreaksLikePQP disse:

    BAR TESTOSTERONA na TESTA: " Aqui #RO#LA# a #RO#LA# na () " ..................................................................................................

  43. Alexandre disse:

    Vou responder pelo Ruy: "Marcella, acabo de concluir que você é a pessoa certa para esta (triste) missão. Das 200 fontes, 190 são tão insuportáveis quanto o próprio biografado. Você estará e

  44. Chico disse:

    E eu que cheguei a pensar que a Marcella (profundamente agradecida) tomaria o bilhete como sendo mais valioso do que um premiado da mega sena!

  45. joao disse:

    ruy não fez a menor menção a respeito de marcela dar em cima de chico. resposta ridícula a uma síntese perfeita, como sempre, do ruy castro. mas, como há mais coisas entre o céu e a terra... di

  46. Fernandz disse:

    Onde ele diz ou insinua que ela queira transar com Chicomunista?

    1. "entendo que você queira passar horas ouvindo Chico Buarque falando sobre sua própria vida". Acredito que seja verdade, por isso ela ficou tão transtornada por uma frase completamente normal.

  47. BERNARDINO disse:

    Para mim, essa moça era uma desconhecida. Por isso, fui conhecê-la um pouquito antes de comentar. Confesso que a impressão que tive, que ela é muito mal amada. Quem sabe o Chico resolvesse...

  48. Jose disse:

    Se ela fosse sensata e justa, não se vitimizaria acusando o Ruy de machista. A biografia do Chico Buarque, eu sugeriria começar assim: Um esquerdista hipócrita como muitos outros ....

  49. Luis disse:

    Não sou machista mas, devido o que realmente foi dito e publicado, a Marcela está ou já esteve doida para se doar a Chico.

  50. CARMEN disse:

    Que absurda resposta a dessa moça. Desvirtuou o Ruy para justificar talvez, sua incompetência. Se fôsse tão boa escritora como Ruy Castro não apelava desse jeito. Vá catar coquinhos, Marcella.

  51. Quera disse:

    O Antagonista gosta de uma fofoca hein? Deve dar audiência. Haja saco!!

    1. Mas você não, né Quera? Não perde tempo com essas futilidades. Haja saco!!!

  52. smoker disse:

    o esporte dela seria puxa-saco e alongamento então hehehe??

  53. Marcelo disse:

    Minha querida, nao se preocupe. Pode escrever como quiser ou onde quiser, porque biografia desse hipocrita da esquerda caviar eu não lerei nem debaixo de pancada.

  54. Ricardo disse:

    Fala pra essa imbecil ir dar meia hora de b.unda que passa. Mas antes, raspe o sovaco e tome banho. Quebra essa pra gente, p.entelhuda.

  55. Odorico disse:

    Pqp, Chico Buarque fabulosa vida? kkkkk kkk, coitados de nós que temos que aguentar a idolatria esquerdista.

  56. Gilson disse:

    Essa "jornalista" e o perfeito idiota brasileiro se merecem!

  57. Nelson disse:

    Mais uma louca raivosa, essa figura nunca quiz escrever biografia de Chico Buarque! O que ela quer mesmo é dar vazão a sua paixão pelo possível biografado. Aí sai jogando as tamancas em quem a fl

  58. Cláudio disse:

    Coitado, mesmo! Ter de aguentar esse tipo de gente mal humorada, politicamente correta, é o fim!!! E dizem que no RJ tem 1 ou 2 psicanalistas razoáveis!!

  59. Daniel disse:

    Mas isso que é síndrome de perseguição... que mulher maluca!

  60. Adérito disse:

    Uma repórter pentelho cri-crizinha querendo fazer biografia do defensor do corrupto mor... Se acha a representante das mulheres contra os machistas. Baluarte da virtude!

  61. Alexandre disse:

    um bozominion não deveria falar nada sobre machismo já que seu "messias" é um ser além de machista é misógino

    1. Alexandre, teu ídolo está preso, babac@! Misógino que já se casou oficialmente por 03 vezes, e ainda deixa a mulher discursar em sua posse presidencial? Vá para Curitiba, bab@ca!

    2. Tão machista e misógino que a esposa falou antes dele no discurso de posse presidencial.

  62. Maria disse:

    Oh, meu Deus! Machismo pq ele disse que ela poderia gostar de passar semanas com o tal do Chico ouvindo-o falar sobre sua fabulosa vida? Esse feminismo capenga e apelador está cada vez mais patético

  63. Lindomar disse:

    Esquerdista não admitem que outras pessoas se simpatizem com ela, preferem uma estúpida resposta, então, problema dela.

  64. Mello disse:

    Hahahha que coisa mais desproporcional essa resposta. Totalmente sem noção.

  65. Rogerio disse:

    O jornalismo ensina que um repórter (a) não deve se envolver nos lençóis de suas fontes.

    1. Vai ver que ela não é jornalista coisa nenhuma, por isso se julga no direito de se envolver em todos os lençóis possíveis!

  66. Carlos disse:

    Ela é ridícula, sua técnica de lacrar o adversário todo mundo já está careca de saber. Não engana mais ninguém. O Ruy tem razão, não precisa do biografado para fazer uma biografia.

    1. Precisa, se for chapa-branca, como parece ser o caso.

  67. wanderlei disse:

    Não sei quem é essa mulher mas parece que confundiu alhos com bugalhos.

  68. Jaime disse:

    O livro já nasce morto, quem quer ler está bosta?

  69. Carlos disse:

    É tipica tática de esquerda sem argumento e sem projeto, lacrar o adversário chamando-o de machista, racista, reacionário, homofóbico, etc, posando de virtuosa! Ela acha que está fazendo bonito!

    1. Cansou! Gente putrefatas e vazias. O simples "bafejar" de suas argumentações toscas dão profundo nojo tamanho o mau odor que exalam.

  70. Sebastião disse:

    Esta resposta é de uma pessoa frustada...há um rancor desnecessário...não há machismo nas palavras do Rui...esse é o grande problema de hoje em dia...tudo vira MIMIMI...haja paciência...

  71. josemir disse:

    A tal Marcella tempera pizza com vírgulas....

  72. Luiz disse:

    Ninguém falou nada. Mas serviu a carapuça. Tolinha, se entregou. kkkkk ...

  73. Paulo disse:

    Não vi nada de machismo. Se fossos negra o cara seria taxado do racista. Para com isso, não suporto mais tanta cretinice.

  74. GUILHERME disse:

    A moça está completamente enganada. Querer Transar é uma coisa; escrever a biografia é outra. Sem mimimi

  75. Elaine disse:

    Credo basta abrir a boca que o pessoal já logo classifica com um "ista" qualquer. A Humanidade está doente. Severamente doente

  76. JOSE disse:

    Biografia chapa branca? Biografia boa é biografia não autorizada.

  77. GonzagaBR disse:

    Padrão feminzzi: fingir-se agredida por "ser mulher"... Funcionou com a Maria do Rosário, com quem mais não funcionaria...? O problema é, na verdade, que essa incompetente não sabe mesmo é por

  78. Renato disse:

    Feminazi empoderada querendo enquadrar o hétero machista racista intimista garagista

  79. Renato disse:

    Lewandovski liberou mais dois jornalistas e uma TV para entrevistarem o vagabund0-mor. Vão vendo aonde isso vai dar.

  80. Walter disse:

    A alta intelectualidade, que permitiu que chegássemos nesse estado de coisas, meio que merece isso. A pós modernidade colhe o que planta.

  81. André disse:

    Como diziam os sábios de antanho, na falta de argumentos inteligentes para contrapor a uma ideia recorre-se ao insulto. E tudo por causa do Chico Buarque, ora!

  82. Fatima disse:

    Ahhh! Tenham dó! Eu, sendo mulher, posso falar contra ela? Ou estarei sendo machista? Achei o texto dele inteligente e provocativo, mas se ela se sentiu ofendida... problema dela!

  83. Dina disse:

    Prá ser bem sincera e até mal educada digo: estou com o saco cheio dessas mulheres de hoje. São um porre. Talvez por isso os homens estão preferindo o relacionamento entre si.

  84. divino disse:

    "....se eu quero ou quis transar com o CB..." ......meu palpite é que quer desesperadamente, mas e daí ?! ....bom, ela, a jornalista quem deu a publicidade do desejo....

  85. Claudio disse:

    Pelo jeito ela quis mas o chico não! Então explica-se o azedume! Devia estar com a mágoa fermentando que explodiu na oportunidade do sarro do incauto. Na falta de macho xinga-se alguém de machista

  86. Marcus disse:

    Quero mais é ver o circo pegar fogo. Que se F....

  87. Bruno disse:

    Reação típica de feminista empoderada frustrada. O comentário do escritor não tem nada demais, poderia ter sido dirigido a um homem.

  88. Marcio disse:

    Chico foi extremamente machista com seu "Mulheres de Atenas", mas jornalistas preferem ficar encantadas com seus olhos azuis.

  89. Dirce disse:

    Respeito a escritora e seu trabalho, mas....... Chico Buarque? Arg !!!!!

  90. José disse:

    A jornalista apelou. O passar um tempo não significou ideia de transar. Vejo que a mente dela é poluída e só pensa naquilo!!!!

  91. Ricardo disse:

    Era pra trepar? Pensei que fosse biografia...

  92. Polistyca disse:

    E quem suporta ou aguenta ler a vidinha de um fumante monótono de 30 cigarros por dia; um Taquara-Bruaca Rachada?

  93. André disse:

    Ô Marcella vai chupar uma pic.a que seu problema é falta de porr.a.

  94. Warlei disse:

    "Seu papel é"... Imagina uma pessoa assim com algum poder para censurar e punir a quem ela entenda/alegue que a tenha ofendido de alguma maneira?

  95. Polistyca disse:

    Kuá!,Kuá!,Kuá!, O Chico Taquara Rachada Bruaca? Deus em livre. É pra moiçolas como essa tal de Marcela mesmo! Marcela vai ouvir Johannes Brahms OU Vivaldi!

  96. Serena disse:

    Biografia de Chico, nunca será verdadeira de verdade. Ele não é bobo, têm muito a perder.

  97. Mário disse:

    Será que ele vai confessar a compra de letras, músicas e obras teatrais? Será que vai confessar a fraude do Prêmio Jabuti? Apegado ao dinheiro, vai preferir a auto-biografia (comprada de algum out

  98. Sergio disse:

    Mas quem falou em trepar? É louca? 😂🤣😂

    1. E não adianta ela querer, pois o "veio" tá brocha!!!

  99. Augusto disse:

    O negócio dela é transar com o Chico. Biografia é só uma desculpa. Pronto falei!

  100. Gilberto disse:

    Vocabulário limitado, ruim, preconceituoso e prolixo. Deve ser da Folha...

  101. jader disse:

    marcella procura o pau do lula que vc encontra o chico Buarque......

  102. Luiz disse:

    Santo Deus! Que há de "machista" na observação do Ruy? Não há mesmo limite para a cretinice.

  103. Luiz disse:

    Esta famosa ... uma tal de Marcela, posa de alpinista cultural em cima do Ruy? Sai demo .... não se enxerga?

  104. CARLOS disse:

    Coitados de nós. Tem "grelo duro" em toda parte até nos escrivinhadores de vida alheia. Por falar nisso, Chico é aquele comuna de Paris?

  105. egidio disse:

    Por aqui, o ridículo e o amor à celeuma do nada se supera a cada dia. Será que é um mal do mundo ?

  106. Carlos disse:

    mais alguém notou alguma insinuação do Ruy, ou ela confessou a vontade de dar sem ser provocada?

  107. MeuFiscal_MeuFan disse:

    Acho engraçado um ser chamando o outro ser daquilo que ele exatamente é, como se isso fosse errado: "Você, homem, é machista". Os homens precisam assumir que são machistas e isso é NORMAL.

  108. RH disse:

    A carapuça é talvez uma das melhores peças de vestuário já inventadas pela humanidade. Como cai bem em certas pessoas!

  109. Apolinário disse:

    Por que não exista uma Antagonista? Este clube do bolinha é estranho demais.

  110. Nereu disse:

    Sinceramente, biografias não me interessam. Sejaa lá de quem for.

  111. Alexandre disse:

    Marcella tá vendo chifre em cabeça de cavalo. V tomar no seu c.....ú com machismo...é muito mimimimimimi...muita hipocrisia e politicamente correto. VSF

  112. Gabriela disse:

    Em nenhum momento senti comentários de qquer natureza machista. Esta moça precisa de um psicologo urgentemente para curar sua baixa auto estima ou complexo de perseguição.

    1. Perfeito.... É a turma do mimimi que quer lacrar a qualquer custo.

  113. Lúcio disse:

    Nossa, a doença do vitimismo já virou epidemia!!!! Que coisa mais chata...

  114. DireitaMan disse:

    Chico Buarque era um ladrão de bancos. É petista justamente por causa disso, todo comunista é ladrão

  115. AC2018 disse:

    Em uma entrevista antiga, o bandido Ze Dirceu confessou que só se envolveu com comunismo porquê viu que era o jeito mais fácil de levar mulheres pra cama. Cade as mimizentas? Silêncio total...

  116. Freedom disse:

    Que mulher ridícula. Já tenho um excelente motivo para nunca ler o que ela escreve.

  117. Laércio disse:

    chico buarque não quer biografia, porque deve estar com muita vergonha de ter se tornado petista.

  118. Alessandro disse:

    Que treta importante! Mais q biografia, quem se interessa por Chico Bois de Boulogne, merece uma radiografia. Da cabeça.

  119. DireitaMan disse:

    A mulher burrinha, louca pelo ladrão de carros comunista Chicocô Bruaca e o culpado da doença dela é o Ruy Castro? Manda a comunojornalista pastar

  120. rosa disse:

    Ela quer é aparecer as custas do brilhante Ruy Castro! Ele já fez muito mais pela causa das mulheres do que essa fulana está querendo mostrar que faz!

    1. Realmente, Rosa. Um absurdo o que essa senhora (quem é ela???) escreveu. Felizmente Ruy Castro tem todo um brilhante passado, milhares de leguas distante do mínimo ocupado por essa senhora.

  121. Zoksales disse:

    Qual será a utilidade dessa biografia? Talvez nos revele que o biografado é uma pessoa tão insuportável como a sua voz.

  122. umcvs disse:

    Kkkkkkkk, está pior que o Dias Toffoli, ele pelo menos estava tentando se defender do que não foi acusado, mas todo mundo sabe. Só com algum esforço alguém suporia o que ela revelou.

  123. Thiago disse:

    Apagou meu segundo comentário, Antagonista?? Eu posto de novo: O Antagonista só dá espaço para a Marcela Franco porque é um portal pró-feminismo e pró-g.a.y.z.i.s.m.o.

  124. JOEL disse:

    FEMINAZI sempre será uma piada! Ademais, a ilação da transa, que só ela deduziu e ninguém mais, é um ato falho da eminente FEMINAZI. Aliás, péssimo gosto biografar esse tonto esquerdizoide.

  125. Paulo disse:

    Mais uma doutrinada pela cartilha petista , ainda estamos pagando um preço muito elevado por esses 12 anos de poder do PT , rogo a Deus que não ocorra mais , PT nunca mais ....

    1. 12? Lula - 1.1.2003 a 1.1.2011 (8 anos) + Dilma - 1.1.2011 a 31.8.2016 (5 anos e 8 meses) = 13 anos e 8 meses de roubo, corrupção e safadeza.

  126. Maria disse:

    Haja paciência com essas mulheres que tudo interpretam como machismo. Não serão elas as machistas?Talvez o Ruy possa dizer: estranho! Foi isso que vc escutou do q eu disse?

  127. José disse:

    Dá pra entender porque o Chico só diz não.

  128. jose disse:

    O Ruy foi técnico. Biografia autorizada ou tendo como principal fonte o biografado não tem a menor credibilidade e valor. Quando falta argumento, apela-se para o ataque e o vitimismo.

  129. RAFAEL disse:

    Ao sair atacando para se defender, essa sujeita "famosa quem?" só mostrou quais eram, e são, suas reais intenções com Chico. Viu coisa onde não existia e agora virou motivo de chacota merecida.

  130. Noely disse:

    Ainda bem que não pode esta mulher biografar o Chico, muitas árores foram poupada, numa biografia que pouco leriam.

  131. Almeida disse:

    É uma bosta petista de um lado, um bosta petista do outro, querendo biografia de outro bosta também petista! Tudo acaba no esgoto!

  132. Freedom disse:

    Duvido que alguém esteja interessado em ler a história de um chato decadente que se esconde do povo.

  133. Fabricio disse:

    Não vi nada de mais no que o Ruy escreveu. A resposta foi pura histeria.

  134. LUIZ disse:

    a maluca deixa claro tudo o que o seu inconsciente deseja! ruy, a quem não tolero, em momento algum deixou subentendido que mais que a biografia o que ela quer é uma "transa" ! mal amada!!!

  135. Maikyavel disse:

    Não sei quem é Marcella, mas lendo o texto tive uma "leve" impressão que foi patrocinado pela Helmann's, a verdadeira maionese. Traduzindo: viajou na maionese.

  136. Antonio disse:

    Reação difícil de entender. Li e reli o comentário do Ruy Castro e não consegui encontrar o propalado machismo. O mundo está cada dia mais chato.

  137. Luiz disse:

    Há algo de louco neste mundo que ora vivemos. Creio que a senhora, que responde a artigo do Ruy Castro, leu muita coisa, mas dentre essas não estava o artigo do Ruy Castro.

  138. Claudio disse:

    Pelo que entendi, ela está mesmo querendo transar com o Chico. !!!!!!!!