Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Agamenon: "Um desanda, o outro obedece"

Finalmente consegui entender tudo. O Brasil não é um país, o Brasil é um reality show. É o BBB, Big Brother Brazil. Sigam-me o meu raciocínio: ninguém pode sair daqui de dentro e todo dia milhares de participantes são “eliminados”por diversos motivos que vão de Covid, fome e até chacina no Rio.

Neste momento terrível, eu gostaria de falar sobre o pancadão sofrido pelo MC Kevin, eu queria dar a minha opinião a respeito da barba do William Bonner, mas não tem jeito: sou obrigado a escrever sobre o General Pançuello, ex-sinistro da Saúde. Fiel como um cão de guarda, o general mostrou na CPI da Covid que é um grande especialista em logística sincronizada: ao mesmo tempo que não comprou as vacinas da Pfizer, deixou de enviar oxigênio para Manaus.

Bem treinado, Panzoeiro livrou a cara do seu dono, o presidente Jair Bolsovac, que prometeu lhe dar uma ração extra de Purina se desse um depoimento a seu favor na TV Senado, a MTV dos velhos. Agora o militar está louco para dar a sua patinha (qualquer uma das quatro) e rolar no chão do Alvorada. Eu não sei por que o senador Renan Canalheiros não deu voz de prisão e mandou o general pro canil.

Mas chega de metáforas caninas, mesmo porque o general Pardiello parece mais um porquinho de desenho animado da Disney. Aliás, a única coisa robusta no “depoimente” do general amestrado foi a sua figura rotunda e adiposa. O peso acima de tudo e Deus acima de todos!

A CPI (Cumichão Parlamentar de Inquérito) agora descobriu a internet e muitos participantes, ao invés de encostar os envolvidos na parede, ficam postando selfies pro Instagrana e até dancinhas pro Tik Tok. Outros, mais espertos, aproveitam para monetizar suas participações e estão fazendo merchandising de automóveis, roupas e até maquiagens, muito utilizadas para esconder as rugas e emendas parlamentares.

Por falar nisso, outro que está enrolado é o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Malles. A PF agora quer saber porque o ministro tirou uma comprometedora foto com várias toras de madeira roçando nas suas costas (não tão quentes). Em sua defesa, o ministro cara de pau alegou estar cumprindo ordens do presidente. Como bom militar, Bolsonauro quer pintar de branco até a metade todas as árvores da Amazônia e transformar os pastos em campos de futebol que, quando não tiver pelada, podem servir de pasto para o seus ministros e parentes.

Agamenon Mendes Pedreira é ambientalista de Cristo.

Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO