Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Alexandre Soares Silva, na Crusoé: "A maior escritora do Brasil"

"Talvez a obra literária de Fernanda Montenegro possa ser descrita mais por aquilo que ela não é do que por aquilo que é"
Alexandre Soares Silva, na Crusoé: “A maior escritora do Brasil”
Foto: Divulgação

“Com a notícia da entrada de Fernanda Montenegro para a Academia Brasileira de Letras, começou a corrida das editoras brasileiras e portuguesas para publicar as obras completas da lendária escritora carioca”, diz Alexandre Soares Silva (foto) em sua coluna na Crusoé.

“São mais de vinte romances, cinco coletâneas de contos e dois livros de poemas […]. É um pouco difícil classificar a literatura de Fernanda Montenegro. São talvez romances realistas, que descrevem a violência urbana à la Rubem Fonseca? Nada disso. São então romances intimistas, que mostram as infinitas matizes da psicologia dos personagens? De modo algum. São objetos verbais, focados acima de tudo em estilo e em brincadeiras linguísticas? Também não.”

“O que é a literatura montenegrina, então? Talvez a obra literária de Fernanda Montenegro possa ser descrita mais por aquilo que ela não é do que por aquilo que é — até porque eu inventei que ela tem uma obra, e na verdade ela nunca escreveu duas linhas além de dois livros de memória escritos em parceria com outras pessoas.”

Leia a coluna completa aqui. 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO