Descoberta a última foto de Machado de Assis

O pesquisador Felipe Pereira Rissato encontrou aquela que pode ser considerada a última foto de Machado de Assis.

Ela foi publicada em 25 de janeiro de 1908, na revista argentina “Caras y Caretas”:

Machado morreria em setembro daquele ano, aos 69 anos.

Veja a reprodução estampada pelo G1:

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Uma obra menos falada e tão genial quantos as citadas é Memorial de Aires , que tive o prazer de ler umas 4 vezes e se achar um tempo farei mais uma releitura … cada parágrafo é uma obra prima … Pena que o Brasil de Machado e tantos gênios esquecidos tenha se tornado isso que vemos hoje ….

Ler mais 52 comentários
  1. Uma obra menos falada e tão genial quantos as citadas é Memorial de Aires , que tive o prazer de ler umas 4 vezes e se achar um tempo farei mais uma releitura … cada parágrafo é uma obra prima … Pena que o Brasil de Machado e tantos gênios esquecidos tenha se tornado isso que vemos hoje ….

  2. Lindo. Li toda obra. Ninguém nunca perguntou se era mulato ou seja lá de qual cor. . Um gênio. O mundo realmente enlouqueceu quando sobrepujou conceitos acima dos valores individuais.

  3. Joaquim Maria Machado de Assis: o gênio da literatura brasileira e da língua portuguesa.
    Cinco grandes obras machadianas:
    Dom Casmurro; O Alienista; Memórias Póstumas de Brás Cubas; Quincas Borba e Esaú e Jacó.
    Boa leitura!!

  4. No STF, está em curso o livro O alienista, de Machado de Assis, porém, ao invés de um psicanalista temos três juízes, que fazem experiências para ver quem é culpado e quem não é. Vivemos a parte em que a população está sendo presa e os “bandidos” soltos. Chegará o momento, os juízes serão presos.

  5. Se existisse um Nóbel postumo ele levava fácil….nosso maior escritor….Ele, Drommond e Guimarães Rosa….os tres grandes de nossas letras….e Rosa ainda salvou muitos judeus da camara de gás como embaixador em Berlim concedendo a eles passaporte brasileiro….

  6. Para aqueles que dizem ser o homem, inevitavelmente, produto do meio, temos Machado de Assis para provar que não. Em meio a tantas, mas tantas adversidades, floresceu o gênio – filósofo de uma literatura riquíssima. Tal qual flor de lotus que emerge e cresce, não importando o que existe a sua volta

  7. E completando, acho que é por essas e outras que não se lê mais Machado nas escolas. Quem aprende a pensar não se deixa enganar!Por isso que a geração de agora está sendo idiotizada.

  8. Hoje é mais provável vermos nos vestibulares e concursos algum texto do Fábio Porchat, Duvivier ou de algum outro esquerdinha escroto do que vermos algum grande escritor brasileiro.
    Faz parte da agenda globalista o emburrecimento coletivo e o esquecimento proposital de grandes figuras nacionais.

  9. Machado de Assis foi meu maior influenciador. O maior pensador que já li. Aprendi a ser perspicaz estudando suas obras. Foi com ele que aprendi a analisar o ser humano além das aparências. A ler nas entrelinhas. A decifrar as mazelas humanas.Um grande professor da alma humana!

  10. NÃO VEJO OUTRA EXPLICAÇÃO PARA A CENSURA. SÓ PORQUE SOU ELEITORA DE BOLSONARO E NÃO SOU DE ESQUERDA NÃO POSSO COMENTAR CULTURA? PURO PRECONCEITO! FORMADA EM LETRAS, LI A OBRA COMPLETA DE MACHADO DE ASSIS. ALIÁS, LI AS MAIORES OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA E PORTUGUESA PRO GOVERNO DE VOCÊS,ANTAS!

  11. No meu tempo, aprendia-se a apreciar a literatura em tenra idade: Alencar, Azevedo, Macedo e o melhor e mais divertido, o irônico Machado. Hj. com os autores horríveis, esquerdistas, incultos, que os professores indicam…é compreensível a impermeabilidade e resistência dos jovens à leitura.

  12. Enquanto isso nas escolas estão ensinando sobre Marighella, Brizola, Paulo Freire, e outras figurinhas desclassificadas. A esquerda brasileira odeia os verdadeiros grandes escritores, cientistas, artistas, etc. Só interessa prá eles quem lê a mesma cartilha comunista deles.

  13. Que estranho…
    Não é drogado, nem ve.ado, nem bandido e está vestido. Muito estranho receber algum destaque em veículo de comunicação da Globo. Deve ser o fim dos tempos.

  14. Que estranho…
    Não é drogado, nem veado, nem bandido e está vestido. Muito estranho receber algum destaque em veículo de comunicação da Globo. Deve ser o fim dos tempos.

  15. Meu ídolo é esse aí. Preto e pobre, nunca buscou o caminho da vitimização. O maior gênio da literatura brasileira que deve se revirar no túmulo vendo as porcarias que se escreve hoje em dia e os idiotas que tomaram conta da ABL.

  16. Aprendi português só com a leitura das suas obras. Simplesmente genial.
    Literatura deliciosa, um retrato belíssimo das coisas e pessoas do Brasil.
    Largue sua telinha e leia Machado de Assis. Garanto que vc não vai se arrepender.

  17. Parabéns, importante registro.
    .
    Este país deve aprender a celebrar seus grandes valores humanos, sabendo que a quase totalidade deles viveram em passado distante.
    .
    Do Brasil moderno, Getulio em diante, só saiu mesmo samba, carnaval e futebol. Ou seja, nada.
    .
    Quando teremos novos Machados?

  18. Grande escritor Machado de Assis! Com a morte de sua esposa Carolina, 4 anos antes, nunca mais ele foi o mesmo. Ela cuidava de tudo. Administrava os negócios, acompanhava no tratamento da saúde de MA, até mesmo o ajudava na revisão de seus escritos. Origem humílima, gênio imortal!

  19. O grande “Bruxo do Cosme Velho”. Deveria ser leitura obrigatória em todas as séries do ensino fundamental e médio, mas as escolas estão mais preocupadas com ideologia de gênero, filosofia dos oprimidos, marxismo, e outras pautas emburrecedoras da esquerda.

  20. Machado de Assis foi um escritor único. Um ponto absolutamente fora da curva. Sou fanático por ele e saúdo o pesquisador Rissato pelo achado dessa foto preciosa, e o Antagonista pela sua divulgação.

  21. Muito bom, faz parte de nossa historia este grande literato brasileiro e esta foto soma-se ao seu acervo.
    Entretanto gostaria de ter lido também a noticia da preservação da ultima foto de Luis Ignaro da Silva para que futuras gerações saibam o mal que um semi analfabeto pode causar a uma nação.