Itaú Cultural devolve obras roubadas à Biblioteca Nacional

O Itaú Cultural devolveu hoje mais quatro peças roubadas da Biblioteca Nacional em 2004 e que estavam em sua coleção Brasiliana, informa o Estadão.

As peças, todas do século 19, são uma litografia do Rio de Janeiro e três desenhos que retratam  a Amazônia.

No começo deste ano, o ladrão confesso Laéssio Oliveira enviou uma carta em que contava que gravuras pertencentes à coleção do Itaú Cultural tinham sido roubadas por ele e vendidas ao colecionador Ruy Souza e Silva.

Souza e Silva –ex-marido de Neca Setubal, herdeira do Itaú– revendeu as obras ao banco. Ele disse ter feito as compras legalmente, por meio de leilões.

Em março, uma perícia confirmou que as gravuras eram da Biblioteca Nacional.

O inimigo número 1 de Sergio Moro. Leia AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 45 comentários
  1. este senhor Ruy Souza e Silva, que nada tem a ver com o Itau, deve esclarecimentos às autoridades, ate para garantir a respeitabilidade da instituicao e da sua fundacao.

  2. Um Banco que parasitou o quanto pôde o partido comunista PT, que fomentou e fomenta bandeiras comun como ideologia de gênero e outras mais, não nos surpreende ter sido flagrado expondo rés furtiva

  3. itaú-ladrão–essa família rouba descaradamente também o nióbio de ARAXÁ-MG–a troco de misérios pro município e depois leva pra uma subsidiaria deles próprios pra china-e vende pro mundo a bi

  4. Isso é NOJENTO. O povo brasileiro é roubado de tudo quanto é jeito.Pelo marginal na rua/pelos governos (impostos)+políticos (corrupção)/pelos banqueiros=juros escorchantes e arte do acervo nac.

    1. Onde que no Brasil e no mundo banqueiro presta? Eles comecam suas fortunas com bancadas tirando dinheiro de pobre e recuperando dez vezes mais com armas na mao e capatazes torturadores. Mas nao e’?

  5. Seria melhor ter virado cinzas, do que um receptador acima de qualquer suspeita estar com elas, e malandramente se calado. O crime não tem perdão, tem de ser punido. Mas parabéns ao ladrão confess

  6. Como assim devolveu obras roubadas? E ainda diz que comprou legalmente! Eu achei que havia visto de tudo!! Isso é zombar da inteligência alheia. O nome disso é vigarisse intelectual da pior que exi

    1. Muito obrigado Caio! Pensei que estivesse interpretando errado, sério! Espero que vire moda. Ladrões, receptadores, assassinos, mandantes, corruptos e corruptores…se entregando.