Lei Rouanet estoura o teto

Em vez de abolir a Lei Rouanet, o governo promete agilizá-la.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse para o Estadão:

“Ela ficará mais simples, transparente, adequada à realidade do mercado e com controles mais eficientes.”

A lei, que tem 136 artigos, passará a ter apenas 73:

“Trata-se de uma simplificação gigantesca. Não haverá mais o teto por projeto, de 10 milhões de reais. Assim, um proponente poderá pedir 60 milhões de reais para apenas um projeto, desde que o orçamento seja comprovadamente compatível.”

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Os roubos milionários na Lei Rouanet são mais um caso de prevaricação coletiva no Brasil. O que demonstra a completa incompetência (ou mesmo leniência) do Tribunal de Contas da União. Aliás, seria muito melhor para o Brasil extinguir os Tribunais de Contas que além de custarem uma fortuna são corruptos em sua maioria e não fazem o que deveriam fazer: fiscalizar. Pior, não se pode cobrar outros fiscais porque em tese estes esperam que o Tribunal de Contas tome atitude. Prevaricação coletiva e generalizada. Omissão total. Caso de polícia.

Ler mais 84 comentários
  1. Os roubos milionários na Lei Rouanet são mais um caso de prevaricação coletiva no Brasil. O que demonstra a completa incompetência (ou mesmo leniência) do Tribunal de Contas da União. Aliás, seria muito melhor para o Brasil extinguir os Tribunais de Contas que além de custarem uma fortuna são corruptos em sua maioria e não fazem o que deveriam fazer: fiscalizar. Pior, não se pode cobrar outros fiscais porque em tese estes esperam que o Tribunal de Contas tome atitude. Prevaricação coletiva e generalizada. Omissão total. Caso de polícia.

  2. Essa lei que foi a fonte de uma vasta corrupção, deveria ser extinta. Acabar com esse canal de vantagens para artistas que á ganham milhões em espetáculos, Vamos EXTINGUIR, essa leim e não aprovar a mudança.

  3. É duro ler notícias dessas que mostram o triunfo dos imbecis. Daqui a pouco eu me convenço que o jeito é votar no Bolsonaro e ver se ao menos explode essa situação. Continuar do jeito que está é asfixiante e desmotivador.

  4. Não vai parar por aí.
    Esse governo covarde e corrupto vai arregar para os pelegos, salvando o imposto sindical.
    .
    Temer é um IDIOTA corrupto e tem que ir para a cadeia.

  5. Sérgio Sá Leitão deve ser imediatamente preso, onde já se viu tirar os recursos da Educação, Saúde, Segurança e Moradia para encher porco gordo de toucinho. Este cara é um criminoso e merece ser afastado imediatamente do convívio das pessoas.
    Temer deveria ter acabado com o ministério da cultura e afinou em prejuízo do povo, tinha que liquidar com a EBC e afinou em prejuízo da nação e tinha de ter rasgado a lei Rouanet e em vez de acabar este escárnio esta facilitando seu uso e aumentando a distribuição do dinheiro dos pobres, este presidente é um covarde!
    É preciso parar de beneficiar àqueles que roubam o dinheiro do povo e só nos envergonham no exterior. Estou indignado!

  6. Não acho a lei Rouanet desnecessária. Não somos os EUA onde uma lei dessas se faz desnecessaria pois os bancos financiam os projetos. O aspecto cultural aqui é tão fraco que se abolir a lei vira quase inexistente. Os projetos são fracos e ruins? Sim são. Mas só com incentivos alcançaremos um nível bom. O erro da lei é dar muito dinheiro pra quem conseguiria captar tranquilamente sem a necessidade dela. E para alguns projetos que estão longe de serem tidos como culturais. A lei Rounet não é um erro, quem erra é o ministério da cultura e quem está por trás das aprovações.

  7. Acho um absurdo financiar o laser dos ricos com isenção de impostos que deveriam ser destinados a saúde e educação dos pobres. Se a arte é boa, as pessoas não se incomodam de pagar bem pelos ingressos. Deveria haver uma triagem melhor dos projetos e aprovar apenas os que são destinados a pessoas sem recursos.

  8. Mais dinheiro para os ditos artistas esquerdistas ROUBAREM.
    AUMENTARÁ AINDA MAIS A SONEGAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS E BANCOS.
    DEVERIA SER EXTINTA, PARA O BEM DO BRASIL.
    ESSE SUJEITO QUER SER CANDIDATO ???? É UM LIXO !!

  9. Sérgio Sá Leitão deve ser imediatamente preso, onde já se viu tirar os recursos da Educação, Saúde, Segurança e Moradia para encher porco gordo de toucinho. Este cara é um criminoso e merece ser afastado imediatamente do convívio das pessoas.
    Proponho uma moratória de dez anos na lei Rouanet, período em que somente projetos de bibliotecas, museus e a casa positivista poderiam ser beneficiados, por projetos transparentes e muito bem acompanhados.
    É preciso para de beneficiar àqueles que roubam o dinheiro do povo e só nos envergonham no exterior.

  10. Puxa vida, ISSO SIM é que é simplificar !!!!
    Agora vamos ver Letícia Sabatella, Gregório Duvivier, Leandra Leal, Wagner Moura e tantos outros usando camiseta ‘Fica Temer’ ou ‘Temer 2018’ !!!! Temer assim, deixa de ser golpista e passa a ser estadista, um democrata, um patrono das artes…
    E nós vamos assistir esse escoadouro novamente aberto nas contas públicas diante de nossos olhos…

  11. O Rio é o 1º a ganhar, para divulgar tudo qdo é cocô.
    Rio de Janeiro? Contra Lula? rsrs
    O Rio adora o baixo nível.
    *
    Quando vamos a essa cidade, somos assaltados ao meio-dia, sol a pino! Por quem a gente é assaltado? Por carioca! Isso mesmo: ca-ri-o-ca.
    Ladrões sem temor ou vergonha nenhuma.
    Onde há mais LADRÃO e MÚSICA por m2? No Rio, é lógico!

    Além disso, o Rio é antro de tudo quanto é BREGUISMO do Brasil. cafonismo cultural.
    *
    ¿Sabia q rato não fica sem queijo?
    *

    O RJ é antro de traficantes
    *

    E de música e cultura ruim. Feia.
    
Estilo ANITTA.

    Lixaços venerados pelo povo, q adora cocô cultural.

    O Rio é mestre nisso. E se orgulha achando — ACHISMO — q é
 a Cidade Maravilhosa! rsrs
    _
    Atenção dobrada: O 1º carioca a votar em Lula: Chico Taquara BuarQ Rachada. Sacou?

  12. Alguém, por gentileza, poderia dar uma chegadinha até ali no dinheiral público e colher SESSENTA MILHÕES mó de financiar o projeto do artistão ali. É, aquele mesmo. Não aquele. Aquele. É…

  13. R$ 60 milhões para um bando de homens pelados enfiando o dedo no toba de outro homem e caminhando em círculos…
    Daqui a pouco R$ 60 milhões servirá para montar a maravilhosa história de Fidel Castro e toda sua luta a favor do povo e contra o imperialismo ianque…
    Aguardo anciosamente toda esta maravilhosa arte marxista…

    1. Tudo como dantes, ou pior, as coisas pioraram no quartel de abrantes. Só notícia ruim. Estes projetos jamais deveriam ser feitos com dinheiro público. No máximo um financiamento para o artista pagar com o dinheiro da bilheteria. Mas os gatunos aumentaram para 60 milhões. Com certeza darão um milhão para o artista e roubarão 59 milhões.

  14. Então que um mecenas brasilis eleja suas artes / artistas.
    O que não pode é bancar artes duvidosas e artistas, empresários ricos ou no mínimo BEM estáveis para tirar arroz, feijão, educação, estrada, ruas, esparadrapo, ciência e tecnologia da população.
    São os artistas dando uma de Robin Wood ao contrário !
    Vcs estão TIRANDO FEIJÃO, SAÚDE, FUTURO da boca do povão.
    MUITO ‘justos’ socialmente vcs são artistas burgueses.

  15. Não assisto canal aberto ou qualquer brasileiro.
    Tenho nojo, asco mesmo, desses artistas.
    Não frequento show ou teatro de artistas tupiniquins.
    Não compro revistas idiotas de fofocas sobre essa gente.
    Não sigo artistas, blogueiros, cantores… e muito menos dou like pra esse povo.
    Se algum deles fizer propaganda de algum produto, acreditem, eu não consumo o tal produto.

  16. 10) ORGANIZAÇÃO DA POLÍTICA EM NÍVEIS HIERÁRQUICOS, COMO NO EXÉRCITO. O SUJEITO ENTRA VEREADOR E GALGA CARGOS SUPERIORES A MEDIDA EM QUE TEM UMA CARREIRA E CAPACIDADE COMPROVADAS. É PRECISO ACABAR COM O IMBECIL QUE ENTRA DE PARAQUEDAS DO NADA, SEM CAPACIDADE, EM CARGOS DE CONTROLE DA NAÇÃO. É PRECISO TRATAR A COISA PÚBLICA COMO EMPRESA. SE GENERAL FOSSE ESCOLHIDO POR VOTO O EXÉRCITO JÁ TINHA SIDO DESTRUÍDO. É PRECISO ENRAIZAR O INDIVÍDUO NO LOCAL.

  17. Querer acabar com a figura do MECENAS na produção artística é muita estupidez de quem escreveu “[…] abolir a lei Rouanet…”. É não reconhecer que a Arte SEMPRE precisou de um mecenas. Fazer arte custa alguns cobres, não se pode fazer de graça. Quem tem dinheiro muitas vezes não tem talento e, quem tem talento na maioria das vezes não tem dinheiro. Se não fosse a figura do MECENAS jamais ouviríamos J.S.Bach que teve sua obra fantástica FINANCIADA pelo Marquês de Brandeburgo no século XVI. Em qq país desenvolvido existem Leis que fazem esse papel moderno do MECENAS. A arte sempre dependerá de um. Se extinguir a Rouanet, vai aparecer outra. Caso contrário, nossa cultura fenece. Para toda Lei existem os fora-da-lei. Arranjem outro bode-expiatório.

    1. Aurélio, minha resposta sai acima, mas vai mais:
      Temos muitos mecenas ricos, riquíssimos com Bilhões nas off shores da vida.
      Deixa eles elegerem seus ícones. Deixa eles patrocinarem seus futuros Bachs.
      Não é o governo que ao vez de dar saúde e educação, deva dar circo / carnaval !!
      (qtos cantores de carnaval e festivais (Rock’ in Rio por ex) chupam ESSES recursos e são RICAÇOS !!!)

    2. Falar no gênio de Johann Sebastian Bach para defender a Lei Rouanet foi o exemplo mais imbecil já postado nessa caixa de comentários desde o início do blog.

    3. Cala a boca Magda!
      ..

      há uma Tonelada de diferença entre Mecenas ser pessoa física, voluntária,
      e ser o Estado que OBRIGA o cidadão que tem NOJO de algumas coisas que dizem ser ‘arte’, a pagar pelo que acha até que DEFORMA a sociedade (como aquela Imundice do QueerMuseum, que aquilo só é arte na casa de Lucifer).

      Gente que cita Bach, e diz que a Podridão do QueerMuseum é arte (chegamos ao ponto de chamar pedofilia de ‘arte’), não tem direito nem de respirar o mesmo ar que os decentes. Espero que voc~e não seja deste tipo, mas teu comentário foi totalmente infeliz.

    4. A diferença é que os mecenas registrados na história entendiam o que é Arte e financiavam por conta própria candidatos de comprovado talento. Aqui o conceito de Arte é muito burro e grotesco e os que mamam na Rouanet são artistas já consagrados e milionários.

  18. “adequada à realidade do mercado” … Adeque a realidade do páis e acabe com essa fonte de dinheiro fácil … já foi mais doque provado o real uso desse dinheiro, festas, casamentos e muito mais a custas do povo.

  19. Quando eu afirmo que o maior cabo eleitoral do Lula é o governo Temer, os Mavs temerecos alpistenses vêem com tudo pra cima com argumentos que não derrotam os fatos. Quer saber a verdade? Todo o poder quer Lula de volta, pra tacar a Lava.Jato.

    1. Reinaldo é só mais um tucano travestido de jornalista, es pstu, que se pudesse deixaria o Brasil eternamente preso no pacto de Princeton, que é a junção do Foro de SP com o diálogo interamericano, que é a perpetuação de dois espectros da esquerda, fingindo essa alternância. E ele responde até processo movido por Bolsonaro. Muitos grupos conservadores e estudiosos renomados deixam esse cidadão no chinelo.

    2. Reinaldo Azedo também não é lá esse grande jornalista, concordam???Nada pode ser pior do que um analfabeto corrupto condenado.

  20. Tá na hora do Gigante voltar às ruas, tirar esse babaca desse vampiro, tá loco, nunca vi um cara fazer tanta lambança em tão pouco tempo. Essa carniça desse PMDB é pior do que o PT.

    1. Que mané gigante, deixa de ser otário. O povo aqui não decide nada, as manifestações ocorridas recentemente no país foram as maiores de todo o planeta, e o que adiantou? Político só teme uma única coisa: povo pedindo socorro aos militares, mais nada. Isto significa que o pacto democrático foi rompido, que o povo não reconhece mais seus representantes. E por que na frente dos quartéis? Porque isso gera Relatório Oficial, aceito e reconhecido internacionalmente. Povo nas ruas só serve para que eles tomem providências USANDO o povo nas ruas como escudo, vocês não entenderam isso ainda?

    2. E meu amigo, o mbl é o vem pra rua, foi encomendado pelo PSDB e PMDB só para tirar a louca da Dilma. A pergunta é: Porque não foram as ruas ainda para tirar o criminoso do temer ainda!

    3. Temos de lotar as ruas!
      Será que esse povo alienado só fará isso no carnaval?
      Então é precso declarar carnaval tira corruptos JÁ

  21. Isso é um escárnio!
    Dinheiro de impostos para bancar projetos faraônicos de artistas e empresas riquíssimas.
    Enquanto isso o povo morre nas filas dos hospitais, com balas perdidas, assaltos e nem tem escolas para matricular os filhos ou sequer empregos. O país tem 13 milhões de desempregados!
    Surrealismo tupiniquim!

  22. Minha brasilidade diminui cada vez mais! Que vergonha ver a corrupção e o amparo a bandidos passarem a legalidade. O que as FFAA estão esperando? A DESTRUIÇÂO total do país? Estão esperando que cheguemos a um ponto irreversível? É inacreditável!

  23. Quando fecha um buraco os corruptos já preparam outras saídas para roubalheira.
    Se estão no cargo do governo porque são muito competentes em roubar. Produzir algo de bom nunca mesmo porque não sabem o que é isso

  24. EU AVISEI,
    O LEGÍTIMO SEMPRE ACERTA SUAS PROFECIAS E VATICÍNIOS
    meses atrás eu disse que Temer ia INCHAR O MINC INFLAR A desfaçatez dos artistas engajados (sempre esquerdopatas mamando nas tetas estatais)

    E os ASNOS que continuam aprovando o Drácula das garagens, mais uma vez receberam na testa
    suas ‘reforminhas estruturantes’, que sempre será Dar e Dar e Dar mais para velhacos que orbitam o poder (sejam polítcos, sejam artistas, mas o importante para Temer é ajudar esquerdopatas, e corruptos e corruptores).

    Um Ministro que diz, em uma crise desta, que o teto para projetos (núteis, sempre inúteis) foi SEXTUPLICADO (10-60mih), merece a forca! (do lado de outra forca para o Drácula.

  25. A corrupção esta de vento em popa no DESgoverno do denunciado por corrupção, Temer.
    Ao mesmo tempo , já que Lula não teria condições de se eleger e conseguir o seu foro, Temer prepara com Aecio, Gilmar e Maia o golpe de uma DITADURA PARLAMENTAR para afastar o poder do eleitor de trocar a cúpula do executivo