O português de Weintraub

O Globo noticia que Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras, em visita ao reitor da Universidade Federal Fluminense, disse que a decisão de contigenciar verbas para a instituição. era “de uma impropriedade absolutamente formidável, diretamente proporcional à arrogância com que fala — raras vezes em bom português”.

Lucchesi precisava dar uma lida nos textos sem revisão de alguns membros da Academia Brasileira de Letras.

 

Ex-juiz da Lava Jato, símbolo da luta contra a corrupção, enfrenta o jogo pesado de Brasília. SAIBA TUDO

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EEduardo Henrique de Oliveira disse:

    Os últimos governos realmente não deram valor à educação. Povo instruído é mais difícil de ser enganado. Ninguém fala sobre exigir para os políticos que sejam um pouco mais do que "não analfabetos".

Ler comentários
  1. SPA disse:

    Acho que esse Luchesi gostava mesmo do português da Dilma , do Pinguço Lula , ....

  2. Thel disse:

    Reitores? Não! Nessas universidades públicas há somente militantes de Esquerda se passando por reitor. O mais certo é cortar as verbas para matá-los por inanição.

  3. Pragmático disse:

    Eu mesmo erro algumas concordâncias quando escrevo muito rápido aqui no Antagonista, que não permite revisar. Porém, consigo perceber meus erros de português. E me dá até agonia percebê-los.

    1. É muito melhor atacar os argumentos fáticos e as ações (como o bloqueio de verbas) do que atacar o indivíduo por uma justificativa ad hominem.

    2. Em suma, acho grave quando a pessoa erra e não consegue perceber o próprio erro (seja no português, seja na vida). Mas atacar o cara por errar uma ou outra vez na Internet não é certo.

  4. Giusti disse:

    Para esse aí bom é cortar os plurais, já se cortam as verbas dos nababos ...

  5. Freedom disse:

    O que se pode esperar de uma casa que acolhe os textos do Sarney?

  6. Dirce disse:

    Adorei Antagonista! A arrogância quem demonstra é o tal Lucchesi, Tudo se repete. Jornalistas,Analistas,ex Presidentes...no alto de sua empáfia diziam: Bolsonaro, coitado,não chega a 5% ...

  7. Morrowind disse:

    Mais que deixa transparecer o desespero ao ver a teta secando.

  8. José disse:

    Para que serve mesmo, essa tal de ABL. Parece que Sarnei é membro! Se for, já diz o que é mesmo.

  9. Alberto disse:

    A língua portuguesa não é um fóssil. Os portugueses pegaram o latim vulgar e o transformaram em português. O brasileiro pegou um idioma chato e burocrático e o transformou em charme e informalid

  10. Aurea disse:

    ABL, kkkkk ... bando de imortais zumbis! Acorda comunistão de araque! Reveja os textos de seus companheiros! Vergonha!

  11. JAMES disse:

    Tivemos duas antas como presidentes. Nunca soube de algum membro da tal Academia se prontificar a corrigir suas falas.

  12. Bruno disse:

    O reitor é um político. E todo político é um boneco na mão de algum grupo. No caso, dos professores que fazem parte da base do PT.

  13. OAgonizante disse:

    Lucchesi é comunista de carteirinha mas, verdade seja dita, é excelente escritor, poetam, ensaísta e tradutor. Basta ver o curriculum dele no site da ABL.

  14. Rachel disse:

    Quando o assunto é corte de verbas gritam, quando se fala em tornar as universidades produtivas em conhecimento e preparo profissional fazem-se de surdos. Dilma cortou verba , não a bagunça,nem um

  15. Laércio disse:

    Uma pergunta. Para que serve a academia brasileira de letras?

  16. LUIZ disse:

    quando mum energúmeno não tem argumentos apela para a desconstrução do oponente! tática useira e vezeira de esquerdistas enquistados na usp e outras faculdades regadas a dinheiro público!!!!!!

  17. rogerio disse:

    Além de ser um medíocre como professor, acadêmico e profissional, ainda um semi analfabeto. Acho que nunca estivemos tão mal de Ministro da Educação!

    1. Gênio era o haddad que escreve CABEÇÁRIO ou ao invés de cabeçalho, né?

    2. Que tal Tarso Genro, Aloizio Mercadante, Fernando Haddad, Cid Gomes, Renato Janine? Acho que precisa revisar seu conceito do significado de medíocre e semianalfabeto.

    3. Nunca???? Você acha????? Tem certeza????? Só pode ser piada!!!!

    4. Você é um ret@rdado. O ministro foi professor de universidade federal, sua toupeira.

    5. Olha, Lula não tinha faculdade e dizia de boca cheia que não gostava de ler livros, e ninguém disse que estávamos mal de presidente.

  18. Suelly disse:

    Aplausos Rapazes!! Antes de tudo que tal uma ... A revisão dos textos dos "IMORTAIS". hehehehehe

  19. Lucas disse:

    O imortal é que está sendo arrogante, pois não? Uma coisa é a formulação do método e outra é a sua gestão. Via de regra o formulador é um desastre como gestor! Logo, não tem lógica o raci

  20. Alex disse:

    É A ESQUERDA XIANDO e colocando a conta deu seus "feitos" na conta dos outros. Esquerda deixou uma herança maldita, um país quebrado, 14 milhões desempregados, escolas aparelhadas... CHEGA !

  21. Apolinário disse:

    Para os Bolsonaristas, aparentemente, corte de verbas na Educação é algo a ser celebrado. Em sua lógica peculiar, trata-se de algo bom.

    1. Mas o frentista hj ,Alex, me disse que tempo bom foi de Dilma e Lula , e que Temer é que ferrou tudo . Veja a ignorância e a facilidade de novamente votarem nesse Pt.

    2. Não sou um deles, mas ouvi uma explicação de que não estaria havendo corte, mas contingenciamento para o segundo semestre. Isso não é verdade?

    3. cortar verbas de comunistas sempre é pra ser celebrado.

    4. Cortou verbas, pois foi a herança maldita que o PT deixou, país quebrado ecomicamente, 14 milhões desempregados, escolas aparelhadas, corrupção e crise.... não culpe esse o qualquer outro, por i

  22. Célia disse:

    Nessa briga de “comadres” para ver quem leva o melhor peixe, quem acaba na mherda é o povo brasileiro! Bolsoanta e seus asseclas querem manter o cabresto, com o povo sem educação e bem adestrad

    1. Célia esquerdalha adora vir se masturbar em um site de direita. Volte para o seu esgoto, Brasil 247 e afins.

    2. Pedro II é aquele colégio do PSOL, de onde veio o gordo gayzão do Tarcísio Motta? Por mim pode fechar esse lixo doutrinador.

  23. Evandro disse:

    O corte foi grande,. Resultado o valor da propina tambem diminuiu.

    1. Não conseguem provar os gastos, acabou a farra dos reitores

  24. Daniel disse:

    A academia brasileira de Letras é tão irrelevante quanto seus membros.

  25. Carlos disse:

    Quando a Anta estocadora de vento se auto intitulou "presidenta" não vi nenhum desses babacas da academia fazer qualquer crítica. Afinal, se jogo no nosso time está tudo certo!!

  26. Laércio disse:

    Para que serve a academia brasileira de letras??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  27. Francisco disse:

    Um desconhecido que se acha imortal. Vai plantar batata

  28. Philippe disse:

    Já cansei de ver e ouvir erros dos "imortais". O Merval- que não é o pior - pronuncia subZídio(!!) e qWestão(!!) ao invés de subsídio e questão. Paulo Coelho virou provérbio. Reles ndignaç

  29. Mauro disse:

    E professor da UFRJ por acaso tem moral para falar de alguém? Aquilo é um antro que só forma esquerdopatas. Vejam a entrevista que um jovem fez com alunos daquilo. Vejam no Face do Leonardo Hang.

  30. Mauro disse:

    Lugar que tem como intelectuais imortais como o pavão palrador Fernando "esqueça que o que escrevi" Henrique Cardoso, Zé "Marimbondo de Fogo" Sarney, Paulo "Enganador" Coelho, KKKK Diegues. P

  31. Annalista_de_Bagé disse:

    Os "imortais" perderam a imortalidade (e a autoridade linguística) desde que foram picados pelos Marimbondos de Fogo. Quedaram na irrelevância.

  32. Silvio disse:

    Bem, certamente, a falta de inteligência de Bolsonaro e Weintraub é ainda pior do que qualquer erro de português que eles cometam. São fascistas que só enxergam ideologia em tudo...

  33. Jair disse:

    Nunca antes na história deste país se viu tanta incompetência, os 2 ministros da EDUCAÇÃO que passaram não sabem nem escrever e falar a língua pátria de forma correta. Bah tche!

    1. É mesmo, não é, Jair? Ainda mais depois que tivemos dois brilhantes ministros da Educação: Mercadante e Haddad! Chora, petralha!

  34. Jack disse:

    Já viu alguém querer soltar dinheiro fácil e certo? Haja tetas!!!

  35. sergio disse:

    Nem isso. Basta dar uma passada d'olhos em algumas notas publicadas neste site. A propósito, na nota aqui comentada há um. Erro de digitação, naturalmente.

  36. Maurício disse:

    ABL e Generais de pijama: isso é o melhor que temos? Estamos perdidos!

  37. Luiz disse:

    Para economizar basta diminuir os super salários e as mordomias

  38. Maurilio disse:

    Esse daí esteve congelado nos últimos 20 anos, pra criticar agora o português de alguém do governo.

  39. ana disse:

    Numa missa de formatura da Educ Infant, o Padre ao invés de falar as crianças tentou doutrinar os pais, n obtendo êxito mudou o discurso. Aconteceu tbm c um reitor numa formatura de doutorado. Vexa

    1. Corrigindo o corretor de texto: falar às crianças. O fato é que continuam querendo transformar as instituições de ensino em puxadinho da esquerda na formação de militantes.

  40. Reynaldo disse:

    A Academia Brasileira de Letras é uma piada! Alí tem mais compositores de Pagode do que escritores verdadeiros.

  41. CLECIO disse:

    ministro da educação semi analfabeto acho que é inédito.. seria essa a tal nova política?

  42. carlos disse:

    E quanto a prestação de contas das universidades, ninguém fala nada ?

  43. Marcos disse:

    O "deus" educação superiornunca esteve tão mau das pernas como nos dias de hoje. Seus poderosos seguidores andam sendo fritados por seus desmandos e estão dando faniquitos. Viva Bolsonaro!

  44. ana disse:

    Se as tetas, onde mamaram por vários anos, continuassem cheias, a história seria outra. Qdo Andrade Cabecário, pai do Kit Gay, foi ministro da Educação não vimos ninguém questionando o seu Por

  45. nilson disse:

    ABL. velhinhos pensando que são imortais, cortejados por um demonio chamado Sarney.

  46. Ghost disse:

    Já tivemos um presidente intelectual que quebrou o Brasil 3 vezes. Um sem faculdade que fez o Brasil ser reconhecido no mundo. Agora temos um incapaz que mal consegue construir uma frase simples.

    1. Ghost, acho que você não percebeu: a Dilma não é mais "presidenta".

  47. Serpa disse:

    Quem quer estudar de verdade e não fazer orgias nas universidades tem que denunciar estes alunos e ñ tolerá-los. Só assim a Universidade vai recuperar o seu prestígio e capacidade p/ produzir cie

  48. Noely disse:

    A Aacademia tem cada personagem , tem o Sarney da vida, foi um presidente corrupto e vadio.

  49. Carlos disse:

    O nobre presidente de academia não abriu o bico quando a esquerdalha petista falou com aquele português peculiar e cortou as mesmas verbas .

    1. Bem lembrado, mas isso é para ridicularizar o outro, para por em dúvida sua capacidade individual