Tio Barnabé: Moro é o antibarnabé

Aqui no Limbo tem rede social. Mais uma vez, sirvo-me do meu Chico Xavier de plantão e mando minha mensagem ao Antagonista.

Acompanhei os acontecimentos históricos do dia 13 de março. Desde às estranhas previsões astrológicas da Folha de S. Paulo até todas as deliciosas charges e sacadas do feicibuqui. Também li aquele pessoal relativista e de moral seletiva que defende o governo. Leio de tudo.
Acompanhei os promotores de SP: a denúncia, o pedido de prisão e a polêmica de Marx e Hegel. Tinham obrigação de saber que o parceiro de Marx era Engels e não Hegel e que Nietzsche se escreve com um “s” no meio? E a confusão conceitual do “super-homem” e o “além-homem”? Melhor não tivessem se enveredado por caminhos tão tortuosos, especialmente para quem mal estuda Kelsen nas nossas lamentáveis faculdades de Direito.

Ma, como gosto do tema barnabé, andei refletindo sobre o juiz Sergio Moro. Moro é o antibarnabé clássico. No mundo do barnabé, o juiz Moro é um escândalo até estético.
O barnabé odeia produtividade. Moro é reconhecidamente produtivo, suas sentenças são a tempo e horas. O barnabé medalhão adora uma citação (às vezes se dá mal como vimos), um brocardo, uma firula e, se for do direito, pratica o falar para nada dizer. Moro é simples, direto, econômico, infalível como Bruce Lee. O barnabé anseia pela “isonomia”, pela igualdade de todos na repartição e despreza o talento em nome da mediocridade burocrática, cotidiana, relógio de ponto, do esquema “dou-lhe tantas horas do meu dia e o Estado me dá uma remuneração”. Moro escandaliza ao evidenciar sua diferença, sua inteligência, sua coragem e sua liberdade.

O barnabé quer o médio, o previsível, o de sempre, o morno e tem horror ao gênio e ao imponderável, ao fora da curva normal, ao cisne negro, ao desvio padrão. O barnabé baba sedento em busca da compliance, da conformidade das portarias e das resoluções, da meta factível e pouco desafiadora e da rotina mais modorrenta. Moro evidencia a rompimento dos padrões, a ousadia, a coragem e a revolução do Direito que somente os revolucionários podem enxergar. O barnabé esconde-se em meio aos seus semelhantes, odeia o fulgor das luzes e acomoda-se em suas estações de trabalho, ao aconchego da sombra do monitor do computador que lhe tomou a face de empréstimo.

Moro arrisca-se diariamente a cada despacho, cada decisão, cada sentença e mostra-se como numa ribalta (sem ser exibido). O barnabé odeia a precocidade, a genialidade…levaria um susto ao saber que Napoleão foi general aos 28 anos, que Machado escreveu aos 18 e ficou espetacular aos 40 e que Nelson Rodrigues escreveu seu Vestido de Noiva aos 27.
Moro não precisou de cabelos brancos, dos rapapés das altas Cortes e um título de Ministro para entrar para os livros de história do Brasil.

No mundo assertivo de Moro, o barnabé é um ser deslocado e perplexo.
Onde estou, sei bem onde ficam, é um lugar chamado Vestíbulo, a morada dos indecisos, covardes, dos que passaram a vida “em cima do muro”, daqueles que nunca quiseram assumir compromissos e tomar decisões firmes. De forma condescendente os vejo agora, aqui no Vestíbulo, obrigados a correr atrás de algo que não vai a lugar algum. Mas acho que o barnabé já fazia isto quando em vida.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 56 comentários
  1. Por que as reuniões de pauta do antagonista acabaram ? Foram amordaçados pelo Lula/Dilma ? rs Estão fazendo falta ! A última só de 22.03 ?

  2. Como já observaram os leitores, não apenas a terrorista emagreceu. O salário e o poder de compra do cidadão de bem também vêm emagrecendo de forma absurda de alguns anos para cá.

  3. Que mercado de peixes é esse na comissão? VERGONHOSO! Só tem troglodita no PT e na base aliada. Quanta gente sem educação.

  4. Os petistas querem impor sua ditadura até na Comissão do Impeachment, as Forças Armadas precisam estar de olho pois essa gente é psicótica e vão querer aterrorizar o país.

  5. Verdadeiro circo a transmissão da Globonews, um palhaco querendo aparecer mais que o outro. O que Dra Janaina e Dr Reale Jr tem que passar pelo bem do Brasil.

  6. Os caras deveriam tirar a força http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/demissionario-comandante-da-forca-nacional-diz-que-governo-e-presidente-nao-tem-escrupulos.html

  7. Nesse ritmo impeachment no dia de são nunca. Greve geral para fazer pressão nesse Congresso Nacional FRACO E CORRUPTO!!!! Que palhaçada!

  8. A Comissão do Impeachment mostra que se não fosse o Cunha, que se movimentou para ocupar os espaços dentro dela, os petistas iriam tumultuar tudo em favor da Dilma.

  9. O Antagonista poderia fazer uma meteria a respeito que o inistro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira que o impeachment da presidente Dilma Rousseff não vai resolver a crise política e econômica brasileira. Ao contrário, ele afirmou que haverá possibilidade de conflitos sociais no caso de afastamento da presidente. Le

  10. Trecho do e-mail pelo Cel. Adilson Moreira ex-comandante da Força Nacional de Segurança:”Minha família exigiu minha saída, pois não precisa ser muito inteligente para saber que estamos sendo conduzidos por um grupo sem escrúpulos, incluindo aí a presidente da República. Me sinto cada vez mais envergonhado. O que antes eram rumores, se concretizaram. A nossa administração federal não está interessada no bem do país, mas em manter o poder a qualquer custo. Como o compromisso era de não causar solução de continuidade, solicitei para a secretária apontar em alguns dias um substituto.”. FALTA ESP

  11. Vou antagonizar, sou contra violência, porém maior violência que vem ocorrendo no Brasil e já faz muito tempo, é o que os políticos cometem juntamente com algumas iniciativas privadas contra toda população, desde quando me conheço por gente, nunca tive um líder em quem realmente pudesse votar e dizer com orgulho: ” esse é meu presidente, meu senador, meu prefeito, as coisas estão indo bem, meu povo está feliz,vive com dignidade, olha que já estou com 48 anos, creio que morrerei e não terei esse prazer. Não admito dizer que isso e cultural, começou na época do descobrimento,já era tempo…….

  12. Ministra Kátia Abreu é flagrada no Whatsapp combinando sabotagem contra seu partido, o PMDB http://www.manchette.com.br/2016/03/ministra-katia-abreu-e-flagrada-no.html

  13. O Antagonista é mesmo sujo e vulgar: uma informação que cabe num só post é dividida e colocada em vários posts, tudo para conseguir cliques para ganhar dinheiro. Os midiotas analfas ainda não perceberam que são tratados como mercadoria.

  14. E agora? 4 minutos atrás Haja petralhas mamando nas gordas tetas da viúva! Os petralhas são WCR, World Class em Roubalheira. Vergonha.

  15. Anônimo 3 minutos atrás De fato, isso enche a paciência. Acho que é uma tática de O Antagonista para obter mais cliques. Até aí, tudo bem, a gente tem um pouco mais de trabalho, mas colabora com O Antagonista. O problema maior acabou de começar: quando eu clico, abre uma outra página com propaganda e isso é insuportável.

  16. Amanhã haverá uma mega Manifestação em prol do Governo Dilma e PT, com participação de pessoas no Brasil e exterior. ATOS INTERNACIONAIS PRÓ-DILMA 31/03/2016: 1: Berlim19h – Pariser Platz,2: Barcelona18h – Plaça de Sant Jaume ,3: Buenos Aires 17h -Cerrito, 1350, 4: Ciudad do México17h30 – San Francisco 1220, 5: Coimbra 12h – Praça Dom Dinis, 6.: Copenhague16h – Rådhuspladse, 7: Montevideo 18h Bulevar Artigas, 1394, 8: Munique 14h – Consulado, 9.: Londres17h – Embaixada, 10: Paris 19h – Maison de l´Amérique, 11: Santiago de Chile 17h – Embaixada, 12: Washington 18h30 – Embaixada.

  17. CatchiaBreu parece que endoidou junto com a patroa. Baixou a síndrome de rainha-tudo-posso. Diz que não sai do governo e nem do PMDB. Só resta ao PMDB sair com ela.

  18. BOMBA, BOMBA, BOMBA Lauro Jardim: “O coronel Adilson Moreira, que pediu demissão do comando da Força Nacional de Segurança, enviou um e-mail aos subordinados da corporação em que atribui a conflitos éticos a razão de sua saída. No texto, ele afirma que o país é conduzido “por um grupo sem escrúpulos, incluindo aí a presidente da República”. Dizendo-se envergonhado, Moreira acrescenta que sua saída foi uma exigência de sua família.

  19. Parece que passou desapercebido o comentário feito pelo procurador Carlos Fernando dos Santos de que “outros governos controlavam as investigações”.. HEIN ???? Quais ? Se ele não disser está prevaricando.

  20. FORA PT, CUNHA,RENAN E TODOS QUE ESTÃO EM CIMA DO MURO,OPORTUNISTAS E INCOPETENTES,CHEGA, NOS BRASILEIROS ESTAMOS CANSADOS DE TANTOS ABSURDOS POLÍTICOS QUE DENIGREM O BRASIL E MATAM DE FORMA DIRETA E INDERETA UMA NAÇÃO, POIS FALTA EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, SAÚDE ,TRANSPORTE PUVLICO DESCENTE, MORADIA E PRINCIPALMENTE DIGNIDADE, CHEGA,CHEGA,CHEGA, ATÉ QUANDO? MINHA FAMILA ESTÁ MORRENDO POR CAUSA DE VOCÊS, VERMES POLÍTICOS DOS INFERNOS, VOCÊS SÓ PODEM TER PARTE COM O DIABO.

  21. Isso é mentira do Antagonista. Não foi só Dilma que desidratou. Meu salário também tem emagrecido a olhos vistos.

  22. Marco Aurélio Mello age tipicamente como membro dos bandos petistas e não como membro do STF! Ele incentivou a violência ao dizer que se a Dilma sofrer impeachment irá ocorrer conflito social. Ele atacou a honra do Poder Legislativo ao dizer que impeachment é golpe. Ele sugeriu que o governo deveria comprar votos para se safar (“Por que não se sentam à mesa para discutir as medidas indispensáveis nesse momento?”). Como diria a Dilma “em muito países, quem fala essas coisas vai preso”

  23. É hora de apoiarmos o Presidente Temer quando ele assumir Apoiar os ajustes fiscais, a Reforma Previdenciária, Reforma Trabalhista Reforma política e o Semi-presidencialismo Redução da Maioridade Penal e Aumento de penas para crimes violentos Fim da contribuição sindical obrigatória Nova divisão orçamentária de Impostos com os Estados e Prefeituras Parcerias Público-Privadas, Privatizações e Redução do Estado Crianças, Idosos e Deficientes devem ser prioridade em políticas sociais Menos burocracia, mais SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA FORÇA TEMER!! 1

  24. Falam em golpe, que haverá luta, ” meu exército irá para ruas” se a Dilma sair, o dia a dia será uma luta incansável , que os problemas sérios do País, a culpa é do Sr. Juiz Sérgio Moro, da polícia federal, do M.P., gente desse Brasil, chega, basta de tantas provocações, mentiras, aberrações,corrupção, o que mais deve ser provado? Pelo amor de Deus, vamos acabar com os excessos de recursos, com foro privilegiado, roubou, devolve o dinheiro e fica PRESO, ATRÁS DAS GRADES, CHEGA, CHEGA ou joga uma bomba no congresso e extermina todas as gerações de maus políticos e vamos começar tudo de novo.

  25. Atenção! Amanhã haverá uma mega Manifestação em prol do Governo Dilma e PT, com participação de pessoas no Brasil e exterior. ATOS INTERNACIONAIS PRÓ-DILMA: 31/03/2016: 1: Berlim (Alemanha) 19h – Pariser Platz,2: Barcelona (Espanha) 18h – Plaça de Sant Jaume ,3: Buenos Aires (Argentina) 17h – Embaixa do Brasil (Cerrito, 1350), 4: Ciudad do México (México): 17h30 – Fuente en Frente del Centro Cultural Brasil México – San Francisco 1220 Col Del Valle Centro -Metrobús Ciudad de los Deportes, 5: Coimbra (Portugal) 12h – Praça Dom Dinis , 6.: Copenhague (Dinamarca)16h – Rådhuspladse, 7: Montevideo

  26. Estão repetindo o mesmo rito do segundo turno. Artigos de pseudos intelectuais, compra de votos, “movimentos sociais” na rua, imprensa bombardeando a leva jato e a oposição e muitos acordos com membros dos Tribunais Superiores. Infelizmente não vai ser agora que deixarão o Poder.

  27. Antagonista, boa tarde, Poster novo que acabei de fazer. =================== Dillma lÔra – Tintura é golpe! Tintura é golpe! https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1056270587779408&set=a.173081409431668.42846.100001894315208&type=3&theater

  28. É, realmente, ficar aqui ridicularizando a Dilma e cia. vai mudar muita coisa. Vamos parar com as infantilidades e agir seriamente.

  29. Não discursa, grita. Fez do Planalto um palanque. Não tem noção do cargo que ocupa, nada sabe de administração federal, não tem pensamento organizado e não sabe se expressar na própria língua. Que presidentA!

  30. Até quando vamos suportar estes ladrões do dinheiro publico. Até quando esta boca mucha vai ficar na presidencia.

  31. Tomara que emagreça mais, mingue, feda e vire adubo na Lua pq aui é lixo atômico. Ta bem nos anais da História, anais mesmo.

  32. Todos os dias as notícias são muito ruins: rombos, desempregos, escândalos, gastos excessivos, corrupção…

  33. O mais ridículo é que ela vive pedalando, literalmente. Além de uma metáfora, qual figura de linguagem pode ser usada pra isso? Responda aí, gente. Antagonistas, vocês sabem disso mais que eu. Essa mulher escarnece mesmo ou é insanidade?

  34. Olha só que interessante? quem vocês preferem da presidência, a Dilma ou o Lula? Vejamos: -A Dilma sai por impeachment ou renúncia. – Temer assume a presidência da república. – o PT vai no TSE e confessa que, como prova a Lava Jato, usou caixa 2 na campanha de 2014 da Dilma e Temer. – o TSE anula a eleição de 2014 e marca nova eleição ainda neste ano. – o Lula se candidata e vence. Gostaram?

  35. Deputada Shéridan (PSDB/RR): EU TE AMO. Por você vou até morar em Roraima. Faço esse sacrifício! Meu telefone é…

Os comentários para essa notícia foram encerrados.