A crise virá

Acabou o dinheiro.

Sem reformas estruturais, não há saída para a economia, diz Vinicius Torres Freire, na Folha de S. Paulo:

“O paradão caminhoneiro e suas repercussões são um ensaio geral para a crise fiscal que virá.

Pode ser uma explosão, se tentarem resolvê-la por meio de mais endividamento. Pode ser uma agonia crônica, morte nacional lenta, se for resolvida apenas no corte de gastos, sem mudanças estruturais. Pode ser uma inflação, com o que a vida será um inferno, mas um tanto mais fresco para os ricos e a miséria para os mais pobres.

Mas a crise virá.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Sem mais disse:

    retiraram do povo brasileiro os meios de ação contra os absurdos cometidos contra os brasileiros. Agora, os caminhoneiros, brasileiros trabalhadores como todos os cidadãos pedem uma mudança. É o Brasil clamando por MUDANÇA. Quem não reconhece isso está claramente comprometido com a roubalheira.

Ler comentários
  1. Caindo na real. disse:

    O grande choque da real, vai ser quando não depositarem o dinheiro dos aposentados, e provavelmente isto acontecerá, urge diminuir e reformar o estado, os privilégios junto com parte dos funça públicos vão desaparecer.

  2. Brasileiro disse:

    Sim. Considerando que os políticos nas últimas décadas são os grandes responsáveis por essa crise, daí se entende porque grande parte da população clama por uma solução militar. Pra quem é pobre ou classe média baixa e percebe o que está por vir, a ideia de destronar os corruptos do poder e estabelecer um pouco de ordem no país é como uma última tentativa pra quem não tem mais muito a perder. Se continuar nesse rumo e o país colapsar, os políticos de alto escalão, ministros do stf e milionários poderão migrar para outros países e viver confortavelmente. Os pobres e classe média baixa, terão que continuar no inferno que o país irá se tornar.

    1. Olha só como é contraditório o que você escreveu: como é que a população clama por uma solução militar (que não virá) se é ela mesma que coloca os mesmos políticos no poder! Então a culpa da crise não é dos políticos e sim da sociedade que insiste em votar em salvadores da pátria (Bolsonaro, por exemplo).

  3. Anti-burro disse:

    Por que o trouxa cujo sonho é dar uma chupada no Bolsonaro não publicou o resto da coluna, que conclui que bravatas contra o funcionalismo e cargos comissionados são puro populismo, que esses privilégios, apesar de imorais, não arranham nem de perto os problemas do Brasil? Aí as burrinhas aparecem aqui pra falar "dos privilégios". Burrinhas querem soluções que não vão resolver o problema.

    1. Tem um dado de 2013 dando conta que todo o Legislativo brasileiro, do Senado às Câmaras de Vereadores, custam anualmente 20 bilhões de reais. Divida isso por cada brasileiro. Certamente viraríamos uma Suíça com esses cem reais anuais a mais per capita.

  4. Robson disse:

    A crise virá!!!??! Nao sei se ele mora no Brasil, mas se ele der uma olhadinha, ja estamos em crise a 2 anos.... na verdade estamos no fundo do poço. Não sei de que crise ele esta falando.

    1. Ele está falando de coisa muito, MUITO PIOR do q estamos vivendo... Crise q fará muitos matar o cachorro da casa para poder ter o q comer..Entendeu? Comece a pensar em ir para as ruas e pedir INTERVENÇÃO MILITAR...

  5. Lúzio Salles Fotografia disse:

    Vou me auto conceder um título de economista. Melhor, Doutor em economia. Já sei e falo isso faz anos...

  6. Cidadã disse:

    Acabou o dinheiro por causa das malas recheadas pra cima e pra baixo. Não há cofres públicos que resistam a tantos estupros. mas o povo tem que pagar a conta do "custo corrupção".

  7. Rialista disse:

    Estávamos à beira da terra arrasada após desgovernos do PT, modo de dizer nossas casas e prédios estão rachados e prestes a cair, um monte de reformas são necessárias. O Presidente/executivo pode ter bom programa, mas não sinto confiança no povo e no comprometimento do congresso que será eleito para efetuar estas medidas. Tempos de recessão e talvez uma geração perdida.

  8. Joe disse:

    O ESTADO será obrigado a fazer o que toda dona de casa faz, O orçamento não dá, corta-se a despesa.

  9. Avelar disse:

    A crise ta só começando. O pior vai começar agora. A destruição vai ser total. A população não aceita mais pagar tanto imposto e viver na miséria. A revolta esta geral. A guerra é iminente.

  10. T. Garret disse:

    Besteirol ensacado. Como : "a dívida externa é impagável", "crescer antes para dividir o bolo", "cobrando a mala vai cair o preço da passagem", "sem extintor no carro todo mundo vai morrer queimado" . bla, bla, bla... A única "reforma estruturante" que os porta-vozes da banca imaginam é desmontar a previdência pública para forçar a manada em desespero a ir para o desfiladeiro da privada.E a hienagonista bate bumbo. Só precisamos de administradores legítimos e com currículo, não com ficha corrida.

    1. A reforma da previdência tem o objetivo de estancar a sangria da concentração de renda. Hoje, os mais pobres pagam parte da aposentadoria dos mais ricos. Isso tem de acabar.

  11. NELSON disse:

    E AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS NÃO VIRÃO COM ESSES CRIMINOSOS INSTALADOS NOS TRÊS PODERES. ENTÃO RESTARÁ SOMENTE O CAOS OU UMA FORÇA MAIOR PARA COLOCAR ORDEM NA CASA, PRENDER OS CRIMINOSOS E PROMOVER AS MUDANÇAS. UMA COISA É CERTA, ISSO NÃO SE DARÁ EM CONDIÇÕES NORMAIS, POIS COM A CRISE SE AGRAVANDO A REVOLTA DO POVO QUE NÃO MAIS AGUENTA A ROUBALHEIRA E BANDALHEIRA DOS TRÊS PODERES, FARÁ O BRASIL PARECER UMA VENEZUELA COMO LULA E SUA CORJA PLANEJARAM DURANTE TODOS ESTES ÚLTIMOS QUATORZE ANOS.

  12. cramulhão disse:

    De uma olhada na conta do pagamento dos salários e das aposentadorias do Estado brasileiro, nos três níveis, compare com os do setor privado e você terá instantaneamente a visão do inferno que estamos sustentando.

  13. Começaram as chantagens e ameaças. disse:

    Comecem pelo corte de gastos, o país está em crise há tempos e o único setor pujante é o da roubalheira, estranha um Congresso custar quase 30 milhões por dia terem aprovado o fundo partidário, Refis. Já que é pra explodir então que seja tudo, ou, os bandidos estão apenas se resguardando? Pra roubar não existe crise? Crise é bandido no poder.

    1. Não é nem chantagem nem ameaça (é melhor você consultar um dicionário). É sim um aviso. Ou fazemos as reformas ou não temos país.

  14. Se liga, Temer!! disse:

    Nunca vi coisa mais anormal… Estamos em guerra contra o Estado e as pessoas reclamam “que há incómodos”. É muita viadagem… Vamos à guerra, mas não pode fazer dodói… . Ô Temer, quer MESMO acabar com os protestos? Edite uma MP revogando a gratuidade de combustível e locomoção em geral aos membros dos três poderes. Pronto. Todo mundo vai ter que pagar pelo combustível, passagem, etc… Dá ou não pra baixar o preço do diesel sem aumentar a carga tributária? . Ninguém pediu subsídio nenhum! Vcs têm que cortar na própria carne, bando de chupa-rola!!

    1. Amigo, não viaja! O poder executivo não pode editar uma medida provisória para isso. Ele estará interferindo nos outros poderes. Está vendo a dificuldade?

  15. Flávia disse:

    Sem a diminuição do estado a crise virá. Sem o fim dos privilégios da classe política, judiciária e militar, a crise virá. Mas, esperem, a crise já está.

  16. marcos disse:

    POR FAVOR, jornalista, informar decentemente quais as reformas são necessárias... . sem essa de previdencia...

  17. o PT e a embalagem de venda disse:

    ODEIAM a MÍDIA. PT vivia da imeeensa e profunda criatividade do João-Milionário-Santana! Publicitário imensamente brilhante. Tudo que toca, vende! O PT é sim — em alto grau — antiquado e barango. Brega mesmo. Em política, Kitsch. Piegas e cafona. PT (e o petismo) ambos têm 1 mau gôsto enorme! Em música então? São múmias em cultura musical. São debiloides e idiotas esses petistas barangos culturais (só apreciam musiquinhas de 5 min., com letras. Cancioneiro). Jamais instrumental. Petista jamais gosta de erudito. Petistas são uns zebroides. Além de ser grotão, — em música e outras coisas. Sempre nivela por baixo. Como nivela: educação, cultura, música, projetos, Incentivo a “arte”, a vida. João Milionário Santana conseguiu trans-FORMAR o barango em algo “elegante”

  18. Se liga, Temer!! disse:

    Nunca vi coisa mais anormal… Estamos em guerra contra o Estado e as pessoas reclamam “que há incómodos”. É muita viadagem… Vamos à guerra, mas não pode fazer dodói… . Ô Temer, quer MESMO acabar com os protestos? Edite uma MP revogando a gratuidade de combustível e locomoção em geral aos membros dos três poderes. Pronto. Todo mundo vai ter que pagar pelo combustível, passagem, etc… Dá ou não pra baixar o preço do diesel sem aumentar a carga tributária? . Ninguém pediu subsídio nenhum! Vcs têm que cortar na própria carne, bando de chupa-rola!

  19. Culpa total de Michel Temer! disse:

    Lógico. Enquanto Temer negociava a reforma da Previdência com os políticos e com os funcionários públicos, que não cediam, e passava por cima cima do povo que não e funcionário público, ele também negociava com Joesley sua aposentadoria de 500 mil reais mensais, durante 25 anos. Poxa! Temer, além de psicopata, bandido, corrupto, também e louco. O cara sofre das faculdades mentais. Ele e irresponsável e fo-deu com todos os brasileiros.

  20. Bruno disse:

    O FMI nos salvará. Os jurolatras que querem ganhar com a ignorância e com o desespero dos outros que se danem.

  21. Raizen Fox disse:

    Reforma constitucional - Reforma política - Reforma Fiscal - Reforma Jurídica - Reforma Tributária - Reforma na previdência, depois disso a gente pode começar a conversar sobre ser um país sério, enquanto isso não ocorrer. Infelizmente estamos a deriva.

  22. karkara disse:

    Virá ??? A crise já esta aí e faz tempo.

    1. Ele se refere a uma catástrofe. Coisa bem pior q estamos vivendo.

  23. Luís disse:

    Sim, e provavelmente a receita será penalizar assalariados com a maldita REFORMA DA PREVIDÊNCIA, que é a nossa formiga saúva atual. É bom lembrar que o Brasil não acabou com a saúva nem a saúva acabou com o Brasil.

    1. A crise da Previdência é mundial. Simplesmente porque as pessoas vivem mais. Não faz também sentido o sistema de pensões que vigora hoje. Não fazê-la é quebrar o país, em benefício de uma casta de privilegiados. Não é uma saúva, tampouco exclusiva do Brasil. Aliás, país sem reforma da previdência somente o Brasil e a Grécia. Não pode sair coisa boa.

  24. Ricardo disse:

    Pois é! A Globo, Fachim, Barroso, Janot e Antagonistas estão tentando boicotar o governo faz tempo fazendo o jogo da petralhada, possessa por ter perdido as boquinhas do imposto sindical. A OAB também está possessa pois milhares de advogados perderam suas boquinhas nos processos trabalhistas. Coisa feia, Temer. Todo mundo odeia o Temer!

    1. Talvez estejam tentando mostras ao governo Temer que ele já não governa mais o Brasil. Para o bem do país, ele deveria ter renunciado ao mandato.

  25. carlos disse:

    Ninguém tocou no assunto, más por reformas estruturais tem de ser compreendido que: 1) A Petrobras já foi privatizada pelo pt quando em 2010 diluiu o capital para lançar novas ações aqui e principalmente nos estados unidos, captação recorde de bilhões de dólares, a petrobras tem de seguir regras de maximização de lucros para acionistas senão paga multas bilhonárias aos americanos, já foram 4,5 bilhões de dólares pela corrupção, o governo mantem o comando mais não pode praticar politicas de preços que preserve o preço dos combustíveis. 2) 55% da arrecadação vai para pagar folha e aposentadoria,o restante tem de pagar juros da divida e sobra pouco para investir em saúde,educação, segurança,saneamento. 3) Além do foro existe as aberrações do “direito adquirido” e “estabilidada de funcionarios

  26. Isso é roubo disse:

    BHasta cortar a maquina do Estado em 75%. Vai sobrar dinheiro.Basta lacrar os ladroes. Vai sobrar dinheiro. O Povo sendo vilmente, crielmente explorado e quem não reclama tem sua gasolina paga pelo Estado. Vive em casa paga pelo Estado, Tem saúde paga pelo Estado, Tem auxílios pagos pelo stado e o dinheiro do Estado não é do Estado é dos brasileiros. Isso é roubo

  27. Sá Marina disse:

    O Brasil sempre esteve em crise. Menos No governo Lula.

    1. Isso porque o FHC fez uma lei de responsabilidade fiscal? Sem crise na era Lula?! Que otário.

  28. a verdade dos fatos disse:

    Os ricos, os que se beneficiaram do sistema , do esquema, do mecaniismo, que propagandearam, artistas, jornalistas, intelectuais, políticos, estão indo morar em Miami, Portugal, frança,, em suma, se mandando ou com o passaporte na mão. Já roubaram o suficiente. Assim como na Venezuela os que roubaram vão embora com o produto do roubo em deixam á mingua a população em maioria, que foi saqueada para alimentar outras maquinas socialistas em outros países. O povo morre de fome pela crueldade daqueles que socialistas dizem defender o povo. A Historia do Brasil seria essa segundo as agendas do Foro e da Internacional socialista e no abismo viria a ditadura fechando a boca do povo. É INUMANO. È besta fera. E todo aquele que comunga com isso é igual. Crimes contra a humanidade sendo perpetrados

  29. Cansado disse:

    José C disse: 30 de Maio de 2018 às 12:06 Pois é, estamos naquela: “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”. Aí pergunto: não seria hora dum pacto nacional? ========== O pacto que os politicos estariam dispostos seria um pacto pela impunidade, livrando envolvidos com caixa 2 a larápios lesa-pátria. Já o povo não quer pacto algum. Quer continuar votando em titicas, flertar com autoritarismo, pedir mais direitos e menos deveres, exigir privilégios, redução de impostos mas não de despesas, etc. O Brasil tem potencial para ser uma Cuba, tamanho GG.

  30. Rogerio disse:

    Aliás, vivemos reclamando do nosso país, e fazemos questão de esquecer a realidade no resto do mundo. Continentes inteiros em guerra constante, tiranos no poder por décadas, catástrofes naturais abundantes, e por aí afora. Aqui, com todos os nossos problemas, vivemos em paz, em relativa harmonia, temos recursos, temos população, temos matéria-prima. Somos muito ingratos por nos julgar como julgamos, e por nos rebaixar da forma como fazemos. Vivemos complexados, e nos travamos por conta disso. Reclamamos de tudo, mas não deixamos de fazer um churrasco para tentar mudar uma eleição de forma inteligente e ativa. Na hora em que valorizarmos nosso país e agirmos como cidadãos, poderemos ter algo de bom. Até lá, bem que poderíamos pelo menos reclamar menos e sair do caminho de quem quer andar.

  31. Rogerio disse:

    Esses profetas do apocalipse... sim, é uma crise fiscal, para quem já passou tantas outras e tanta coisa pior na sua história. Não, o Brasil não vai acabar dessa vez, apesar da torcida de alguns e do pessimismo crônico de outros. Pela primeira vez estamos encarando a corrupção de frente, e aceitamos discutir de modo mais maduro as contas públicas, inclusive a previdência. Podemos renovar o Congresso... Queriam o que, uma mudança rápida, suave, e firme, para o primeiro mundo? É assim mesmo, doloroso, lento, gradual, mas na direção certa. Vem aí eleições, vamos mudar a cara do Brasil, e vamos ter um 2019 bem melhor. Eu estou aproveitando esse comportamento de vocês e investindo no país. Daqui a alguns anos dirão que é sorte. Eu direi que é estudo e frieza mesmo.

  32. José C disse:

    Pois é, estamos naquela: "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come". Aí pergunto: não seria hora dum pacto nacional? Mas nesse estado de ânimo que anda por aí, quem toparia?

  33. milton disse:

    Que constatação genial, desde de quando saímos da crise? Vivemoa um espiral de afundamento ininterrupto. O que então significa virá mais forte para os mais pobres? Morrer de fome literalmente, aumentaar cracolandias, serem todos soterrados em ocupações alugadas, recolher-se no puxadinho, dividir o quarto com mais outra família? Hora, nobre gênio da Luz da economia, nosso caminho não tem mais volta. Se fossem só corruptos, se fossem só incompetentes, mesmo que se importassem conosco... olhem para o agora , é vejam não virá crise alguma, a primeira colocam na conta do Moro e essa, que virá então, será tua cidadão. Cidadão comunicado, coitado, é estuprado por toda essa roda maldita. Pena não acordarmos quando havia tempo. Feriram nossa mãe gentil de morte. Rip.

  34. CARRAPATUS disse:

    Moramos aqui para pagar penitência. Chutamos a cruz ou algo parecido A morte nos libertará!

  35. Ricardo disse:

    O pequeno comerciante, o pequeno agricultor, a classe média baixa que apoiam a greve dos caminhoneiros agora vão pagar mais caro pela gasolina (ou pagar via impostos) enquanto que o latifundiário com suas pick-ups gigantes a diesel vão pagar mais barato....kkkk...que gente burra.

  36. Direto do Front disse:

    A crise virá? A crise já está aqui, firme e forte. A Reforma Trabalhista propiciou a correção de pequenas distorções, ms em grande medida a queda da renda do trabalhador. Menos renda = menos consumo = menos serviços = menor atividade econômica = mais desemprego. A única alternativa para o governo manter o status quo é aumentar os impostos. Só que o povo não da mais conta. Os se acabam as regalias e privilégios ou teremos uma convulsão social em breve. Ou se faz uma reforma tributária e se diminui o tamanho do Estado ou o caos será instalado em breve. Ninguém aceita mais sustentar os privilégios dessa casta política e do primeiro escalão dos governos. Ninguém aceita mais ser explorado para sustentar um mecanismo corrupto, que se locupleta com a miséria do povo. Acorda, galera!

  37. PATRIOTA disse:

    ACABOU NADA É SÓ MANDAR A CONTA DE LUZ ,GASOLINA E IMPOSTOS AINDA SE PODE ROUBAR ALGUNS BILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS. FILA DE KILOMETROS PARA ABASTECER COM GASOLINA A. CINCO REAIS. E O MELHOR TODOS OS LADRÕES SERÃO REELEITOS!

  38. Brás Cubas disse:

    Ensaio para a crise fiscal? Como assim? Me explica aí como a "crise fiscal" teve alguma relação causal com essa paralisação. Pelo contrário, o simples fato de o governo ter cedido com verbas do orçamento, sem mexer na absurda política de preços da Petrobras, é evidência de que tem dinheiro sobrando.

    1. O governo não cedeu. Apenas transferiu a fonte arrecadadora. Ontem foi aprovada a reoneração da folha de pagamento. Em outras palavras, aumento de impostos. E virão outros aí. Os inconfidentes se revoltaram porque o imposto era de um quinto, o tal quinto dos infernos. Pagamos hoje quase dois quintos e aceitamos passivamente. Enquanto isso, mordomias e privilégios são mantidos e majorados. A corrupção se mantém firme. O problema é tributário sim. Chega de exploração. Todos os governos, sem exceção, tem aumentado os tributos.

  39. Gilberto disse:

    O país começou a melhorar vagarosamente... (vide PIB de 0,4% no primeiro trimestre) Porém, a crise virá mesmo, se elegerem o pazzo do Jair Bolsomico

  40. Fernando Costa da Silva disse:

    Culpa de Temer e da quadrilha petista.

  41. CIRO GOMES, UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL... disse:

    Não adianta, podem tentar desmoralizá-lo por ser de centro-esquerda, tentar discriminá-lo por ser nordestino, tentar ridicularizá-lo por seu temperamento, podem tentar esconder seu discurso, etc. Mas, o fato é que Ciro Gomes é o ÚNICO político capaz de salvar o Brasil da crise. Pois, se ele não conseguir, NENHUM OUTRO conseguirá! Todos sabemos que ele fala a verdade; mas a ignorância, o preconceito ideológico ou o rabo preso com o mercado financeiro impedem muitos de aceitar suas idéias. Assisti a entrevista dele no RODA VIVA (até os Antas ficaram quietinhos..,) e o cara é, realmente, excepcional. Mostrou conhecimento profundo sobre os principais problemas do País, suas causas e as soluções para resolvê-los. Com certeza, o político mais inteligente, lúcido, experiente e preparado do País.

    1. Mano do ceu!!! A luz no fim do tunel que vc se refere so' pode ser um trem vindo na direcao contraria. Ciro e' mais patetico que Lula e Dilma juntos. Pelo simples fato que esse senhor teve o privilegio de estudar e se graduar e continua a falar as mesmas asneiras que seus antepassados falavam no seculo 19. Nao tem nada a ver com discrininacao de nordestino nao senhor. O rapaz e' que e' ruim mesmo.

    2. Ciro é o único capaz de salvar o Luladrão da cadeia. Os mortadeleiros apoiarão em peso!!

  42. Calma disse:

    Reformas estruturais resolvem isso. A gente já vai enquadrar o Congresso.

  43. Mauricio Ricardo Pinheiro disse:

    Verbo errado, tempo errado. A crise continuará! Pois não saímos do buraco que quatro gestões petistas nos puseram. Qualquer consideração diferente indica má fé e desonestidade intelectual. No caso, burrice mesmo.

  44. Hermes Castilho disse:

    O estado está inchado e é ineficiente. Como resolver isso? Fazendo reformas e cortando excesso de benefícios das aposentadorias e salários de barnabés ineficientes para sobrar dinheiro para investimentos e pagar e dívida enorme deixada por governos corruptos e perdulários, mas isso é impossível porque a bugrada pede cada vez mais estado como crianças abandonadas a espera de uma babá estado que lhes dê proteção e acha que dinheiro brota no caixa do tesouro. O Brasil não tem a menor chance de dar certo, pois com as reformas propostas pelo Temer teríamos um folego de 10 anos pela frente, mas como foram boicotadas pelos marajás do MP e Judiciário que não aceitam perder privilégios, ficamos no meio da estrada. Agora se o país quebrar como a Venezuela, todos vão empobrecer inclusive os marajás

    1. Ahh, claro!... A culpa foi q não deixaram "o homem trabalhar", né? Não foi Geddel, Moreira, Pezão, Cabral, Padilha, Jucá, Renan, a corja deposta do PT, Maluf, PP, etc, etc, etc... A culpa é do Dallagnol, Moro, Bretas, MP, PF, PGR, todos esses marajás q insistem em perseguir os paladinos da democracia e eficiência administrativa, q NÃO FAZEM CONCHAVOS, NÃO COMPRAM VOTOS PARA FUGIREM DE DENÚNCIAS, NÃO CRIAM MINISTÉRIOS P/ COMPRAR INFLUÊNCIA E CONSCIÊNCIAS... Claro, informadíssimo "cidadão"... A culpa é da Lava-Jato... Já estamos cansados de ouvir isso, faz tempo...

  45. Auditória da Dívida Já!!! disse:

    380 bilhões de dólares para segurar hedge de Itaú, Bradesco, Vale , Petro e outros parasitas? Que se explodam todos bando de canalhas monopolistas !!!!!!!!

  46. J. Brasil disse:

    Seremos 50 anos de crises pra frente; isso normal em um país que vive nela desde sempre, salvo alguns poucos anos com crescimento e responsabilidade fiscal. Podemos dizer que nunca saímos dela conforme os modelos das modernas economias do Japão, EUA, Europa Ocidental, Coréia do Sul, Austrália e mais alguns. Agora, penso, que temos um funil, um gargalho maior, pois os movimentos de capitais globais iniciados depois do fim da União Soviética já deu o grosso de resultado (lembram dos BRISCS?) e não teremos grandes novidades pela frente; o país que marcou seu lugar com confiabilidade macroeconômica sera preferencial no mercado global. O Brasil está embicado para o quinto mundo e de cabeça pra baixo. Pessimismo agora é o quadro atual olhando nossa histórica econômica recente.

    1. Perfeito J. Brasil, perdemos mais um trem na história. Após a queda do muro de Berlim e o boom das commodities na década passada, poderíamos ter mostrado a face de um país respeitador de contratos, trabalhador e com grandes recursos naturias, isso seria uma oportunidade de ouro...perdemos esse trem. Quando teremos outro??

  47. Evandro disse:

    Crises são sempre para os mais pobres. Os que votam mal também comem mal.

  48. Pibinho disse:

    No primeiro trimestre de 2018 o PIB cresceu 0,4 % .