Após um almoço com empresários do setor industrial e parlamentares, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a abertura comercial do Brasil é um processo “irreversível”, mas será “gradual”.
“Não vamos soltar a indústria estrangeira em cima da indústria nacional antes de simplificarmos impostos, reduzirmos os juros, e é isso que nós estamos fazendo. É uma abertura gradual, é irreversível, mas gradual, e vai ser feita em cima de energia barata, custos de logísticas mais baratos”, disse Guedes.
“Estamos tentando reduzir a oneração, a desoneração da folha de pagamentos, estamos trabalhando firmemente para reindustrializar a indústria brasileira depois de algumas décadas andando para baixo. E acho que vamos conseguir isso.”
Guedes afirmou ainda:
“A indústria brasileira sofreu golpes durante duas, três, quatro décadas, e foi perdendo competitividade. Eu estava falando com os parlamentares e também aos industriais para que não se assustem com esses acordos comerciais que estamos conduzindo, que isso é um processo gradual, um processo de abertura gradual.”
RXN0ZSDpIG8gY2FyYSAhIFBhcmFi6W5zIE1pbmlzdHJvIC4gU2VtIGlzc28gbuNvIHZhbW9zIGVtIGZyZW50ZSBlIGNvbnRpbnVhcmVtb3MgcGVyZGVuZG8gbm9zc29zIGdyYW5kZXMgdGFsZW50b3MgcGFyYSBwYe1zZXMgY29tcGV0aXRpdm9zIHF1ZSB2ZW0gYXF1aSBidXNj4S1sb3MgLiBWYW1vcyBs4SAhISE=