ACESSE

Acordo Mercosul-UE é vitória política para Brasil e Argentina

Telegram

O Globo publica uma análise de Janaína Figueiredo, a correspondente do jornal em Buenos Aires, sobre o fechamento do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Janaína lembra que o acordo “atravessou vários governos e crises econômicas na região, passando por momentos de paralisia e até mesmo quase desistência de ambas as partes. Foram quase 20 anos de negociações e o final chegou, em grande medida, por forte pressão dos governos do Brasil e Argentina e, dentro da UE, principalmente da Alemanha”.

Trata-se, portanto, de vitória política das gestões de Jair Bolsonaro e Mauricio Macri. Para o argentino, foi “uma conquista que vinha sendo muito esperada e que a Casa Rosada espera que ajude Macri em sua campanha pela reeleição”.

Para o Mercosul como um todo, “o principal interesse sempre foi aumentar o mercado de produtos agrícolas” –justamente a área mais protegida pelos europeus. Agora, a expectativa é ampliar as cotas para a agropecuária, principalmente no setor de carnes.

"Todo o embasamento jurídico que pode soltar Lula tem partido de Gilmar Mendes..." Confira agora

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 33 comentários