Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Aneel: consumidores comuns reduziram gasto de energia nos últimos 3 meses

Em vigor desde 1º de setembro, programa vai fornecer desconto extra para quem economizar mais de 10% nos últimos quatro meses do ano
Aneel: consumidores comuns reduziram gasto de energia nos últimos 3 meses
Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam uma redução no consumo nas casas e pequenas empresas nos últimos três meses, em comparação com o mesmo período em 2020. 

Os dados foram enviados a O Antagonista pela Aneel, em resposta a perguntas sobre o programa de bônus na conta de luz anunciado pelo governo federal.

O programa foi anunciado em 31 de agosto pelo ministro Bento Albuquerque e passou a valer em 1º de setembro. Os consumidores receberão um desconto na conta de luz de R$ 0,50 para cada kWh de redução no consumo, desde que a redução seja de pelo menos 10% em relação ao último quadrimestre de 2020.

O desconto extra na conta de luz para quem economizar mais de 10% nesse período só virá no começo de 2022.

No chamado mercado regulado – aquele usado pela grande maioria das casas e das empresas – os dados da CCEE mostram alta de 0,7% no consumo em setembro deste ano, em comparação com setembro de 2020. Porém, houve queda de 9% em outubro e de 4,8% na primeira quinzena de novembro, sempre comparando com o período equivalente no ano passado.

“Destaca-se que, a partir de outubro, as temperaturas foram mais amenas em comparação com o ano de 2020, portanto, contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica”, disse a Aneel.

A agência acrescentou que os dados consolidados do programa de bônus na conta de luz “serão obtidos junto às concessionária de distribuição ao longo dos próximos meses, mas dependem dos ciclos de leitura e faturamento dos consumidores cativos”.

Também procurado por O Antagonista, o Ministério de Minas e Energia dirigiu as perguntas à Aneel.

Leia mais:

Bônus por redução na conta de luz virá apenas em 2022

Conta de luz vai subir 21% em 2022, segundo previsão da Aneel

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....