ANP anuncia medidas para tentar manter abastecimento

A Agência Nacional de Petróleo anunciou hoje o relaxamento de uma série de exigências de regulação da venda de combustíveis, informa o Estadão.

A principal delas é liberar a vinculação entre os postos de combustível e as marcas das distribuidoras.

Hoje, segundo a ANP, 65% das vendas de gasolina, 66% de diesel e 56% de etanol são feitas por “postos bandeirados” –vinculados a marcas específicas de distribuidores. Só os postos sem bandeira podem comprar de qualquer distribuidor.

Com a mudança, os bandeirados poderão também comprar de outros distribuidores. Também foi suspensa a obrigação de misturar etanol na gasolina e biodiesel no diesel.

A agência afirma que as medidas são excepcionais e visam “garantir a continuidade do abastecimento de combustíveis e inibir preços abusivos”. Elas começam a valer amanhã, quando serão publicadas no Diário Oficial da União.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler comentários
  1. Luiz disse:

    Entendi, e certamente farão o transporte para os postos em baldes.

  2. IMPOSTÔMETRO AGORA: 944 bilhões de reais 2018 disse:

    Abaixar impostos nada, né? O impostômetro hoje chegou a mais de 944 bilhões de reais! Só em 4,5 meses! . https://impostometro.com.br

  3. 'Bessias' disse:

    Essas agencias regulatorias, são tão nefastas qto essas leis, os cartorios, nada mais são q cabides de emprego. São as capitanias hereditárias do sec XX!! Eqto existirem tudo o q esses governos disser e fizer é fake news!

  4. Fora PT disse:

    Opa. Combustível adulterado rompendo no horizonte do país mais alegre do mundo.

  5. G Amanta Madura do Greloduro disse:

    Os Jumentos do executivo regulamentam demais, aí viu que o coice foi muito forte ............

  6. Triturador disse:

    A única solução para o Brasil é quebrar o monopólio da Petrobrás que serve de lavagem de bilhões de reais para as organizações criminosas que estão na instaladas na praça dos três poderes.

    1. tem TODO o APOIO do povo brasileiro! Quebrar o monopólio!!!!!

  7. Einstein disse:

    "A crise é a maior benção que pode acontecer as pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise se supera a si mesmo sem ter sido superado."

  8. Bruno disse:

    Faltou dizer que a ANP autorizou aumentar o álcool naquilo que eles chamam de gasolina. A ANP é ótima... para o usineiros!

  9. Kellsanny disse:

    A principal mudança da ANP poderia tomar, seria liberar a venda do álcool das Usinas, direto para os Postos. Uma regra sem sentido, onde só faz encarecer o produto. O etanol paga frete da usina para a distribuidora e paga na volta para o posto, para trocar a nota fiscal. Nesta ciranda o consumidor que arca com o frete dobrado, o lucro da distribuidora e incidência de impostos em cascata.

  10. marcos disse:

    Para vc ver a inutilidade de agencias reguladores, PROIBIR EMPRESAS PRIVADAS, de tratarem compra de produtos entri si ESTAMOS OU NÃO EM UM ESTADO SOCIALISTA CONTROLADOR?

  11. Bodão disse:

    Acho que a ANP não entendeu direito a situação! Nosso problema não é falta de legislação; é falta de caminhão (para transportar o combustível)!! Nosso problema é que temos FFAA SÓ DE FACHADA, que, quando a Nação precisa dela, se esconde!! Já passou da hora das FFAA tomar uma atitude, mesmo sem o consentimento de Temer!!

  12. Perito disse:

    Faço minhas as palavras de Petrus, ali embaixo! Será que eles vão levar a gasolina de helicóptero nos postos? Parecem jumentos!! (Desculpa aí jumentinhos, pela má comparação!)

  13. Tem q Manter a Greve,Viu disse:

    Olha o capitalismo,o mercado ,comecando a funcionar gente.Tem mil coisas q esses vigaristas da orcrim podem fazer para baixar o preco do combustivel.Essas tais de "regulacoes'sao normas comunistas q eles usam para manter o mercado amarrado a eles para extorquir impostos.Foi o q o Trump fez no primeiro mes do governo dele,acabou com milhares de "regulacoes",oq fez a economia americana disparar.Os vagabundos dessa cleptocracia precisam ser enfrentados,senao seremos uma venezuela 2.Parabens aos caminhoneiros,isso ja he uma vitoria!

  14. Alice disse:

    Agora iremos abastecer com solvente misturado a gasolina em todos os postos! Antes isso ocorria em menor escala, agora, será em larga escala. Logo, logo será 70% água, 15% solvente, 10% alcool e 5% gasolina!

  15. Caffa Jeste disse:

    Avisem aos "inteligentes" da ANP que os caminhões não chegam aos postos de venda de combustíveis, por causa dos bloqueios!! Não tem nada a ver com bandeira branca!!

  16. Petrus disse:

    O problema NÃO É poder comprar desse ou daquele distribuidor, seus TAPADOS DA ANP!! O problema é COMO LEVAR O COMBUSTÍVEL AO POSTO, seus nó cegos!!!!