Aposentados por tempo de serviço “aos 50 e poucos anos”

Arthur Maia, na CPI da Previdência no Senado, lembrou que, na América Latina, apenas no Brasil e no Equador existe a modalidade de aposentadoria por tempo de serviço.

“É uma deficiência do nossos sistema que tem proporcionado às pessoas se aposentarem muito cedo. Isso é mais acintoso no funcionalismo público.”

“Essa realidade tem de ser enfrentada. Não podemos continuar com juízes e procuradores se aposentando com 50 e poucos anos de idade. Isso não traz sustentabilidade para o sistema.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 21 comentários
  1. E políticos podem se aposentar com 8 anos de contribuição. É isso? Vamos mudar as regras da previdência, sim. Regras iguais para TODOS. Político só se aposenta depois de 45 anos de trabalho comprovado e teto salarial conforme estipulado para os demais trabalhadores, sem regalias. Nao é essa a proposta?

  2. Ué então a Constituição que tenho em casa esta errada. Idade mínima 60 anos homens, 25 anos no serviço público, 15 na Carreira, 5 no cargo, 35 de contribuição. Desde a Ec de 98, 2003 e 2006, principalmente esta, acho que ninguém mais se aposenta com menos de 60 anos, se tem são pouquissímos por causa do pedágio, no mínimo com 58 anos. Vai enganar a outro.

  3. Esse deputado é um hipócrita o propio Michel Temer, Padilha,Gedel ,Moreira Franco e etc. se aposentaram com 50 anos , querem transferir a culpa para o servidor de carreira que ganha pouco.

  4. Esse deputado é um hipócrita o propio Michel Temer, Padilha,Gedel ,Moreira Franco e etc. se aposentaram com 50 anos , querem transferir a culpa para o servidor de carreira que ganha pouco.

  5. O grande Dr. Walter E. Williams diria: “Vocês estão falando de socialismo. Eu sou contra”.
    O Brasil viveu mais de 430 anos sem Previdência Pública. Como era então?
    A Costa Rica não tem Previdência Pública. A Costa Rica tem ganhador de Prêmio Nobel e o Brasil, não.

  6. É impressionante como a mídia e grande parte da população odeia os servidores públicos! Quer acabar com a aposentadoria? Ok! Devolvam-me todo INSS já pago, corrigido monetariamente, que eu abro mão da estabilidade e de qualquer aposentadoria. Assim, fico no serviço público até quando eu puder/quiser. Simples assim! Ademais, confundem muita coisa aqui no Brasil; tratam a contribuição previdenciária como se fosse um recurso do governo, mas não é! É tão somente dos beneficiários, mas os governos gostam de posar de filantropo…com o chapéu alheio. Pra mim, o melhor sistema previdenciário é o do molde de “capitalização”, com cada um alimentando sua própria conta previdenciária, assim, em tese, cada um aposentaria quando quisesse com o que amealhou. Já a assistência social, necessária realmente, os governos a fariam com recursos próprios, sem pilhar a previdência alheia.

    1. O sistema de capitalização individual é o melhor, porém ele precisa de uma inflação extremamente bem controlada pra funcionar.

  7. Desde que não seja o proprio presidente Temer a quem Maia se coloca como fiel. Temer deveria se ter se aposentado aos trinta anos, deve pensar Maia.

    http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/temer-se-aposentou-com-55-anos-e-ganha-mais-de-r-30-mil/

  8. O Antogonista divulga um mentira ridículo, pois o art. 40 da Constituição fixa que o servidor público somente pode se aposentar com duas condições básicas, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (11% sobre o total da remuneração e não sobre o teto do RGPS).
    Matéria paga, obviamente.

  9. Nem todo mundo trabalha como burocrata, um mestre de usinagem, um auxiliar de serviços gerais, um pedreiro trabalha em pé 8/10 horas dia, ao final dos 60 anos de idade está de saco cheio e repleto de varizes nas pernas, coluna empenada etc etc, saiam da redoma de vocês!

  10. Um brasileiro desiludido com a política pode não se importar muito se seu deputado livrou Temer.
    Mas quando sua aposentadoria estiver em jogo, prestará muito mais atenção no voto desse mesmo parlamentar.

  11. A aposentadoria não é por tempo de serviço, mas sim por tempo de CONTRIBUIÇÃO! Trinta e cinco anos para homens e 30 anos para mulheres, apesar delas viverem bem mais que os homens…

  12. Ninguém pode se aposentar nem aos 50 nem aos 60. Isso não existe. Aposentadoria é pra quando você não aguenta mais (fisicamente) trabalhar, não pra mudar de carreira ou ir curtir a vida. Curta a vida trabalhando. Mantenha o cérebro ocupado. Terá um final de vida mais saudável. Quem quiser uma segurança financeira ao final da vida, poupe ao longo dela.

  13. Mais ainda, deveria se descontar nos impostos os gastos totais com saúde, educação e segurança. Deveria ser tudo pago de alguma forma, com imposto mínimo para o governo. Não é só o governo se livrar dos gastos e não liberar o contribuinte. Eles querem ganhar e não querem gastar para roubar mais!

  14. A reforma da ultra deficitária Previdência é extremamente necessária. Infelizmente os nossos congressistas parecem que ainda não se conscientizaram da gravidade do problema.

  15. Poderia ficar melhor se extinguindo a Previdência e devolvendo o que as pessoas pagaram com as devidas correções. Não seria mais computado como Previdência bolsa-família, FIES, etc.

  16. Apoiado.
    Temos que ter educação financeira nas escolas e incentivar as pessoas
    a pouparem e investirem o dinheiro a partir de jovem para que não tenha tanta gente
    dependendo do estado.
    Como é bom não depender do estado.