Ataques de Bolsonaro fazem China travar financiamento ao Brasil, diz jornal

O primeiro desembolso de um fundo para a cooperação econômica bilateral entre Brasil e China, que pode chegar a US$ 20 bilhões, foi travado pelos chineses, segundo o Valor Econômico.

Segundo o jornal, a China quer esperar para ver como vão ficar as relações entre os dois países no governo de Jair Bolsonaro.

Durante sua campanha, o atual presidente disse, entre outras coisas, que “a China não está comprando no Brasil, ela está comprando o Brasil”.

No início deste ano, parlamentares do PSL que viajaram ao país asiático foram alvo de pesadas críticas de correligionários e apoiadores do governo.

CPI da UNE. Será que dessa vez vai para a frente? Veja aqui!

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 340 comentários
  1. É impressionante a quantidade de muamba que a China vêm conseguindo desovar no Brasil. Peças de rep. veículos de quinta, brinquedos quebram, sapatos e tênis perdem a sola, ônibus derretem, lâmp

  2. A China já é dona de uma imensa fatia do território produtivo do Brasil, se puder compra todo o resto. Se querem alimentar seus mais de um bilhão de abitantes comprem produtos brasileiros, não o

    1. Escravizados vc quer dizer. Os salários são miseráveis e os produtos saem de lá por dois tostões e chegam aqui por 2000% a mais. Já comprei grande salmão, em casa verifiquei ser chinês. Pode i

    1. CLARO! É só o governo emitir sinais de que essa história de rever o comércio com a China era papo de campanha, e que o presidente tem sabido rever as besteiras que disse. Resolve logo.

    1. O Maduro, Carlos, parece que nesse momento não consegue ajudar nem a si próprio. Quanto a boicote ou não, claro que tudo vai depender das atitudes e palavras de Bolsonaro daqui em diante.

    1. Notícia boa, sim. O padrão de qualidade da grande maioria de produtos chineses é pífio. Vamos “incentivar” e dar empregos aos brasileiros, que certamente poderão produzir itens similares.

    2. BOA? 20 bi que poderiam vir, mas estão travados pela posição do presidente e sua claque, é uma boa notícia? Boa notícia será quando o capitão deixar de besteira e negociar como gente grande.

  3. Bolso e sua grande boca! Incitado, claro, pelos bocós inspirados pelo Mago. Não, gente, ninguém deixa de ter relações e comércio por motivos ideológicos. Só o PT. E os seguidores do Olavo.

    1. 90% dos produtos chineses são de quinta e se desfazem. O brasileiro consome horrores deles: sapatos, tênis, brinquedos, eletrodomésticos, peças carros, lâmpadas, tomadas. Só gosto do pastel.

    2. Certíssimo, Bira. Eu também acho que sempre devemos colocar a culpa dos nossos erros nos outros. Evita ter que assumir a responsabilidade, ter que se explicar e sofrer as consequências. Boa, Bira!

  4. Quem é detentor da grana, escolhe de onde quer comprar(caso da China, etc)e quem precisa(Brasil) e quer vender(EEUU,por ex), não pode , não deve, matar a “galinha dos ovos de ouro”.Burrice!

    1. A grana é dos chineses, Tadeu. Eles fazem o que quiserem. E não seja ridículo, os Antas apenas trazem a notícia. Lembra: se não gostar da notícia, é favor não atirar no carteiro.

  5. Investimento a custas de mão de obra escrava e impossibilidade de qualquer manifestação contrária a do governo por parte de seus trabalhadores? Paraíso para predadores capitalistas!

    1. China sua economia tá caindo e cada ano!!!E agora na queda de braço com os U.S.A vai cair mais ainda que o previsto,vai depender do acordo entre Washington e Pequim.China.

    2. Negativo Sérgio! O Japão também crescia 10% a.a. Não há economia aberta q tenha esse crescimento, mas um regime comunista consegue ás custas do sofrimento do povo. Estamos cheios de Made in Chin

    3. Não. E a China segunda maior potência econômica do mundo. Aquela que cresce 10% ao ano. Aquela de quem nossa economia depende demasiadamente. Para quem vendemos a maior parte da nossa produção.

  6. China tem estrategia d país onde governo empresarios e populacao atuam em conjunto muitas vezes de forma clandestina. No brasil mataram carias industrias agora matam comercios logo serviços. Contrab

    1. Sabe tudo de comércio exterior, esse Rumanetto. E isso porque ele não falou dos maçons e dos bodes. Se ele falar aí que vão ver o que é um especialista!

    1. A China não quer produtos brasileiros, ela quer terras para plantar, e vender para outros países. A China é predatória, e quer pegar a soja aqui é vender para os americanos. Assim não nada.

    1. Falou a verdade, só isso. Quando os petralhas pegaram 10 bi e sumiram com a grana em troca de petróleo por acaso isso era negócio.

  7. Melhor pra nos.Chineses sao predadores.Deixem eles la lidando com os quase 2 bilhoes de chineses ,a china nao tem terra q produza nada.Precisamos distancia deles,sao q nem formiga carregadeira,cupins.

  8. Dizer que a China está comprando o Brasil, o que é verdade e quem mora no Centro Oeste sabe disso, é considerado um “ataque”? Só se for para os militantes do PC chinês.

    1. Está faltando análise nestas notícias. Estamos no BRasil , semi analfabeto. Tem que explicar que a chinesada está se lix ando para o país. Querem sugar tudo que puderem.

    1. Que negócios?, a Venezuela está falida e com algumas contas bloqueadas nos EUA, não tem dinheiro sequer para alimentar os seus seguidores, o povo então nem se conta.

    1. Verdade.Chines q se fo da ,se nao fossem os USA eles ja teriam invadido aqui e escravizado todos nos,eles tem q alimentar 1 bilhao de chineses,ainda bem q tao bem longe.

  9. A China não é e nunca será confiável. É um dos países mais corruptos que existe. Não confie em chineses. O Brasil deve procurar outros compradores e mandar os chineses para PQP.

  10. Quem está para conferir se esse fundo existe ou não ou é um belo de um “fake news” Vejam só: ~cooperação econômica bilateral que “pode” chegar. Esse “pode” pode significar qualquer cois

    1. Informação incompleta e pouco confiável mas suficiente para a petralhada utilizar como se fosse verdade! É justamente fofoca para a militância espalhar!

  11. Para quem não sabe,a China é a segunda maior economia do mundo,tem um PIB de 13 trilhões de dólares,o PIB do Brasil é de 2,1 trilhões de dólares,quem precisa de quem como cliente para vender?

    1. Vá no Estado de Mato Grosso e verifique, o Quanto de terras o Chineses compraram. Estão plantando soja, para depois concorrer com o Brasil. Assim não dá, a China quer mesmo expandir seu territ

    2. E daí? Conclua o raciocínio, se fosse somente números… Quer dizer que sem a China o país quebra? Para. Eles querem tudo, inclusive a sua alma.

    3. Leonardo,burrinho de pastoreio,o Brasil não é o único vendedor de commodities no mundo,tem os EUA,Canadá,Países da UE,Austrália,Argentina e outros,o Brasil não faz a menor diferença pra China.

  12. Mesmo depois de B17 ter dito isto, o embaixador da China esteve com ele em sua casa e saiu de lá sorridente pq B17 havia dito negociar independente da ideologia. N será por causa da VLA?

    1. No início do próximo ano, quando saírem os resultados da balança comercial, teremos esquerdonazistas arrancando as melenas!!

  13. Bla bla bla! os chineses querem é dinheiro! não estão nem ai se o presidente é da direita, da esquerda ou da diagonal oras bolas! não sejam idiotas como esses esquerdistas que aqui ficam falando

    1. Nao,engano,dinheiro eles tem a rodo o q eles querem he comida e petroleo,minerais baratos pra manter aquela chinesada feliz e cada vez fazendo mais filhos.Senao vai ter revolta e o PCC danca.

  14. O País deveria a todo custo destravar nossas reservas minerais e começar a extraí-las dia e noite e mandar essa turma pra china que os pariu, somos RIQUÍSSIMOS e não aproveitamos disso.

    1. É mesmo Sérgio, inteligentíssimo. Aumentamos ao máximo a extração de minério. E mandamos nosso maior comprador de minério ir pastar. Só não captei bem o que faremos então com tanto minério

  15. Chinês não é confiável, parasita o hospedeiro até matá-lo, e como comunista enrustidoa , não é por críticas que deixam de negociar, Trump meteu os pau neles, sobre-taxou, e continuam compram

    1. Mais uma boneca essa hammer . Para variar quer aumentar a irmandade. Não basta ser chata onde vive, tem que dizer para todo mundo.

    2. Tapadinha, o PIB da China é de 13 trilhões de dólares(segunda economia do mundo) e o do Brasil é de apenas 2 trilhões, quem precisa ter quem com dinheiro como cliente?

  16. Essa informação não dá para confirmar. Está colocada de forma a prejudicar o governo: a China não vai investir por causa do Bolsonaro. É uma informaçào mal intencionada, um virus!

  17. Enquanto o Presidente se deleita no teclado, com toda irresponsabilidade possível, empresas contam trocados e desempregados se amontoam em filas. Dólar dispara, bolsa despenca e o chefão de cala.

  18. Bozo sendo Bozo e nos trazendo prejuizo atrás de prejuízo. Assuma logo Mourão que esse energúmeno não serve nem para presidente de clube de várzea, não tem compostura, não tem leitura, etc

    1. Hahaha, para atacar o Bolsonaro, até zumbi que criticava o Trump está elogiando ele agora…essa turma me faz rir muito.

    2. Não precisa ser especialista, basta não ser burro para perceber que os EUA herdarão o nosso cliente por causa das maluquices ideológicas do Bolsonaro.

  19. Os chineses estão se lixando para “criticas”. O negócio deles é ganhar dinheiro, interesses comerciais. Negociam até com o diabo se acreditarem que vale à pena. Deixem de ser tontos e covardes.

    1. Pois é! A China é assim, os EUA são assim. O Problema é que Bolsonaro pensa justamente o oposto! Bolsonaro coloca viés ideológico nos negócios, vai matar o Brasil!

  20. A China crescia mais de 12% ao ano e rebocava o Brasil de Lula. Levantou a moral do jararaca. Agora já baixou seu crescimento por volta de 6%. A China reviu suas políticas de crescimento

  21. Constrange ler alguns comentários postados por lulistas/bolsonaristas,eu começo a questionar se conseguem andar e assoviar ao mesmo tempo,e se por ventura tropeçarem e ficar de 4 ñ levantam mais.

  22. Logo tem reunião dos BRICS, é a tendência é que as relações piorem. Enfim, estamos a burrice está fazendo nosso vagão ser desengatado da locomotiva chinesa. Lamentável.

  23. corretíssimo, obrigaria a China a investir em processo secundários para exportar soja e minério de ferro industrializados. Quem tem a China no calcanhar sabe o que é bom pra tosse.

  24. A fala foi referente à compra de nossas terras agricultáveis por eles, e ele está certo quanto a isso. Que a galera do mimimi não venha fazer escarcéu, porque nada nem foi discutido com eles aind

    1. nada haver os americanos não são trouxas, propuseram uma tarifa de 25%, ficou por 10% e o chinês agradeceu. Não tem retaliação, o que compramos deles podemos produzir aos borbotões no Brasil.

  25. Há de sempre se ter cuidado a com a China eles planejam à longo prazo o seu poderio ,sabem o q querem, e os políticos infames do Brasil só planejam a próxima eleição, o país q se fú,é nois.

    1. o certo é não ser colônia de ninguém. É ser autônomo. Pagamos diplomatas para exercer diplomacia, e não ideologia.

    2. Teu sonho é ser colônia d Cuba, e fascista se tu aprendeu este nome com a tua prof. na certa tu não sabe o q é. O gente d meia dúzia de palavras dicionário d bolso.

    3. Melhor do que se jogar nos braços dos comunistas chineses é!! Mas não espero que algum esquerdonazista apóie isso!

    1. Esquerdonazistas jamais apoiariam uma maior aproximação do Brasil com os EUA e com Israel! Preferem países socialistas, que, via de regra, escravizam seu povo!!

  26. Vão estudar balanço de pagamentos, bolsominions burros! Vão ver o impacto na taxa de câmbio se a China resolver abandonar o Brasil. Digo pra você que um dólar valerá, no mínimo, R$ 20,00…

    1. E na primeira crise econômica séria esse governo cai… totalmente sem sustentação política e popular, é um pesadelo viver no meio da extrema burrice brasileira.

  27. No máximo chineses e russos poderiam estar incomodados com a intervenção do Brasil na Venezuela. Paciência! O Brasil não quer Cuba, Russia ou China mandando na Venezuela, no fundo do seu quintal.

  28. Fofoca do mais baixo nível. O Valor é do O Globo. Vocês acham que eles tem alguma credibilidade? Aliás O Antagonista reproduz uma estupidez dessa, porque o Mainardi também é global. Ou seja, mes

  29. Não seremos l0ucos de deixarmos de fazer negócios com a China MAS É HORA DE TERMOS UM PLANO DE REINDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL. China tem um plano de crescimento p/ 100 anos, ñ veio p/ brincar!!!

  30. Bolsonaro tá brincando com fogo por causa da maluquice ideológica daquele velho maluco chamado olavo de karalho. Se a China cortar o comércio com o Brasil, a taxa de câmbio explode bonito!

    1. A balança comercial do Olavo quebrou. O ex-futuro embaixador do Brasil está com problemas de caixa. Ele esta pleiteando um empréstimo a fundo perdido, junto aos amigos,

    2. Verdade, vai ser burro assim na casa do baralho esse Bozo… comeram esterco estragado só pode. Fantoche na mão de lunáticos e trambiqueiros.

    3. Não não está não. Em primeiro momento vai existir solavancos mas se acomoda de maneira estável o que não acontece hoje devido a instabilidade provocada por Lula e Dilma e atenuada por Temer

  31. Não se façam de burros Antagonistas, chineses podem fazer negócios e investir no Brasil, mas não vão transformar nossas estatais brasileiras em estatais chinesas, Jair foi bem claro!

  32. Vamos lá, governo trapalhão. Feche logo as portas do comércio com a China. Quero ver a taxa de câmbio batendo em R$ 20,00, quero ver bolsominion desesperado no meio da rua!

  33. Apoiadores de Bolsonaro formam uma súcia ignorante até pior q os nefastos petralhas. Contudo, não foram eles q o elegeram e sim gente q queria vermifugar o país do PT. Bote isso na cachola Jair.

    1. Tem não, Raphs? Deixe eu rir de você um pouco. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, União Europeia, enfim, o que não faltam são comerciantes…

  34. JB está fazendo de tudo para ser homenageado e receber medalhas nos EUA,países da UE,Canadá, Austrália,Argentina,etc.,todos esses são também exportadores de commodities e querem investimentos.

    1. Enquanto você escrevia isso, os americanos levavam a Embraer… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  35. A china não colocar 20 bilhões no Brasil sem uma contrapartida triplicada. Quem lê o Valor Econômico pensa que é algum dízimo da China para o Brasil. Ou algum dinheiro a fundo perdido. Vai nessa

  36. Mundo global online é assim assado mesmo: Bolsonaro abre o boquirroto por aqui e trava a porta do cofre estatal da China a qual quer fazer negócios por aqui como quem compra a África colonial.

  37. Primeiro precisamos saber o que significa esse fundo para cooperação econômica bilateral. É um empréstimo a juros muito camaradas? É uma doação a fundo perdido? Não existe almoço grátis.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vejam as respsotas: “Nine tá preso, babaca” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  38. O capitão não está preocupado com isso, está fechando ótimos negócios com o Chile e Israel, encheremos a cara com o vinho chileno e aterraremos nossos banhados com a areia de Israel.

  39. KCT, deixa o cara governar, porra!!!! Vcs.quwrwm oque em 15dias de governo??? Parem de serem ridículos….Parou congresso, judiciário , Carnaval, mais feriados e semanas emendadas..

    1. É,você É muito burro,É,você É uma toupeira,É, você É um bitolado,É, você É um completo idiota,não falta absolutamente nada, parabéns, pelo menos a grama é farta e você não vai passar

  40. Vem ca, o fundo era aquele que ia comprar o COMPERJ, a preço vil? Voces querem o que? Olha o Mar da China e outras gracinhas pelo mundo. Aliás, eles estão ameaçando invadir Taiwan. Voces apoiam?

    1. China não vai mais comprar nossos produtos? Já fizeram Petrus burro. Já assinaram acordo com os EUA pra comprar carne e soja deles, não mais do Brasil. Espera daqui 2 meses + crise aqui.

    2. Isso já é parte da negociação… nunca subestime a burrice de gente despreparada, Bolso pode levar pro lado pessoal e romper, dar chilique.

    1. Daqui 2 meses, quando China finalmente passará a comprar apenas dos EUA a carne e a soja, não mais do Brasil, você volta aqui pra reafirmar isso. Crise na nossa agropecuária está próxima.

  41. Essa noticia do superavit de quase 4 bihoes, 10% superior a media do ano passado os antas nao publicam ne. Um monte de coisas boas sendo feitas pelo governo, mas os antas nunca publicam. pq sera?

  42. Trump é inteligente, tá manipulando Bolsonaro. Vai botar o Brasil para brigar com a China, vai herdar o cliente. Ainda vai botar nossos soldados na Venezuela em nome dos interesses americanos!

    1. Muito pelo contrário! A compra do grão de soja e do óleo americano pelos chineses teve uma queda expressiva. China está comprando bem menos dos EUA.

    2. Exato. Trump está adorando a birra do Bozo com a China. Já conseguiu o que queria: China deixará de comprar do Brasil, p/ comprar dos EUA carne e soja. Crise na nossa agropecuária em breve.

  43. BOLSONARO ESTÁ CERTO……………ou vocês querem vender imensas terras produtivas do nosso país para outro, no caso China , hein ? Os Esquerdista tenho certeza que sim…. não tem remorço, ape

    1. Isso aí burro, agora arrume outros clientes para investir ou para comprar o mesmo do Brasil caso a China nos vire as costas de vez.

  44. Valor Econômico? O panfletário petista, não tem nenhuma credibilidade. É claro que ninguém vai colocar 20 bilhões enquanto as coisas não entrarem no eixo. Não é o ataque de Bolsonaro… Aff

  45. Bolsonaro tá pavimentando a VENEZUELIZAÇÃO do Brasil. Brigando com parceiros comerciais, liberalismo em terras subdesenvolvidas… Vamos terminar como a Venezuela. Só a poeira e a ditadura!

    1. Deixa de ser bitolado e desinformado,os EUA e o Canadá são grandes exportadores de commodities,a UE também tem excedentes para exportar,a Austrália é exportadora,a Argentina também,vão fazer fe

    1. A china ja comprava soja dos eua. so passaram a comprar soja do brasil temporariamente por causa de algumas taxas que os eua estavam cobrando. assim q os eua retiraram a taxa eles voltaram a comprar

    1. O bom era o lula mandando nosso dinheiro para ditaduras em cuba, venezuela, nicaragua, bolivia, angola, etc ne.

    1. Tb acho.. os caras são escravagistas do próprio povo.. imagina de outros povos.. fala pra China pegar os bilhões dela e enfiar no UC…

    1. quero mais que esse pais comunista se dane. eles não defendem o maduro e a ditadura em cuba a toa. se depender da china nos vamos todos ser escravizados pelo governo. nao precisamos dele tanto assim

    1. Eles vão comprar dos EUA, Austrália, Argentina, Nova Zelândia, União Europeia… Enfim, não falta bodegas abertas para dinheiro chinês…

    2. a china vai alimentar seus bilhoes de escravos como? eles precisam mais de nos do que nos deles. pode ficar tranquilo

  46. Até parece… Os negócios são bem mais caros do que esse montante e as oportunidades não serão desperdiçadas. Existem potenciários comissionados chineses em dezenas de cidades brasileiras, hoje

  47. Começou a atacar os aliados dos U.S.A devido as retaliações a Huawei por parte dos americanos. É compreensível. Bolsonaro está correto, a China está comprando o Brasil começando pelo nordeste.

    1. Mas não rasgam dinheiro. A China apoia mas não bota seu rico dinheirinho em coisa ruim, como fez o Brasil na era petista.

    2. cala sua boca..potencia comercial, cuja população é bem menos ignorante que vc. Todo mundo depende da china

    1. vivem melhor q a gente ? vai passear no interior da china pra ver o que é passar fome. nem nas favels brasileiras a miseria eh tao grande

    2. Uai, direitos humanos? Mas, os boçalnaristas estão agora a defender os direitos humanos? PQP. Que po**a é essa que se transformou esse paizinho?

    1. Hahahahahahahaha. Bilhões que venderá aos EUA? Com o Trump? Hahahahahahahahahaha. O Brasil está hilário.

    1. Lógico que vão. Eles sabem que a China podem quebra-los. Agora, a bucha de canhão americano é que não entende isso. Deixa a China fechar as portas p/ o nosso agronegócio. O Bozo ajoelha rapidinh

  48. É o seguinte; a China não fará negócios com o Brasil, caso não veja vantagens nisso. Se houver ganhos para a China, eles investirão pesado por aqui, mesmo que Bolsonaro xingue a mãe de cada chi

    1. Não parece. China negociava carne e soja com o Brasil. Após as críticas do Bozo, passarão a negociar esses insumos com os EUA. Daqui 2 meses, haverá crise na nossa agropecuária, pode anotar.

  49. O presidente em vez de ficar aqui para dialogar com o congresso , está de malas prontas… vai puchar o saco de outro mentiroso, que é o Trump, cfe. palavras do seu ex-advogado por duas décadas.

    1. Detalhe: deixaram de comprar nossa soja, passarão a comprar só dos States. Trump adorou o que o Bozo falou da China, assim, a China troca o Brasil pelos EUA.

    2. Já investiram. E foi na casa de dois dígitos de bilhões de dólares. É por isso que a China tem interesse no que acontece na Venezuela. Enquanto isso, negociam com os EUA a compra de soja.

    1. Dinheiro não tem cor nem ideologia, basta não ser burro na negociação… Bolso deslumbrado com os EUA vai fazer o Brasil tomar um capote pior ainda.

  50. Bozo sendo Trump. Eu avisei. Pessoinha sem noção. Vazia. Escura. Obscura. Trump mandou Bannon dizer pra ficar longe da China, mas não disponibilizou os iueçei. E ainda levou vantagem na venda de s

    1. Acorde, maluco. Temos déficit na balança comercial com os EUA. Superávit bilionário nas trocas comerciais com a China. Trump tá doido para ganhar esse cliente que o Brasil insiste em perder.

    2. Realmente está certo…..,para os imbecis..que acham que com discursos populistas se governa…!! nem parece que ja temos um presidente que tomou posse ha mais de 2 meses.

    1. É o q penso. Ele calado é um poeta. Basta deixar que a Presidência seja exercida pelo Guedes, Moro, Mourão e cia. Ele só precisa fazer aparições públicas e acenar p/ seus eleitores, nada +.