Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

BC aumenta Selic para 6,25% ao ano e sinaliza nova alta de um ponto percentual

Taxa deve chegar a 7,25% ao ano na próxima reunião do Copom. Os analistas debatem agora o tamanho do ciclo de juros, que deve ultrapassar 9% ao ano em 2022
BC aumenta Selic para 6,25% ao ano e sinaliza nova alta de um ponto percentual
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O Banco Central aumentou em um ponto percentual a taxa básica de juros, para 6,25% ao ano, na reunião do Copom que acabou há pouco. Essa foi  a quinta elevação consecutiva promovida pela autoridade monetária.

Os diretores do BC também sinalizaram que aumentarão a Selic em um ponto percentual na percentual, para 7,25% ao ano, na próxima reunião, marcada para 26 e 27 de outubro.

Os analistas debatem agora o tamanho do ciclo de juros. Segundo o relatório Focus, o BC levará a Selic para 8,25% até dezembro para controlar a inflação.

Bancos e corretoras já avaliam que o BC será obrigado a levar a taxa básica de juros para um patamar acima de 9% ao ano em 2022 para frear a inflação.

Na prática, o processo de aumento de juros encarecerá os empréstimos. Com as taxas mais altas, os empresários e investidores preferem deixar o dinheiro aplicado em títulos do que fazer fazer aportes na economia real.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO