Campo de concentração bancário

O Banco Central divulgou que Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú terminaram 2017 com 78,5% do mercado de crédito e 76,3% dos depósitos de correntistas.

E tem gente que acha que basta baixar a Selic para baixar os juros nesse campo de concentração bancário…

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. E os bancos privados seguem se fundindo e comrpando outros, a lei nunca impediu isso, um exemplo foi a expansao do itau nos ultimos anos, economico , citibank e outros foram adquiridos ou anexados por ele

Ler mais 20 comentários
  1. E os bancos privados seguem se fundindo e comrpando outros, a lei nunca impediu isso, um exemplo foi a expansao do itau nos ultimos anos, economico , citibank e outros foram adquiridos ou anexados por ele

  2. Suíça meus caros. Lá está o comando. O comando dos ” que se acham os donos do mundo”.De lá em suma, vem toda a patifaria para a extração do sangue humano com escravagismo e colonização no sec 21, com inúmeros braços e bocas e garras agindo para que nada mude e os seres humanos possam ter uma vida realmente livre, produtiva, alegre, abundante. A maldade dos tais, trata-se dos gostinho infame de dominar, controlar , comandar. Gente para eles é escravo. ESTAVAM no comando, desde que o mundo é mundo. Sem serem descobertos nem contestados. Pq TRUMP é vilmente atacado? Pq foi contra eles. Quem são eles? os banqueiros Iluminattis. as 12 famiglias que brigam hoje por domínio e poder que escapa celeremente de suas mãos. Máfias kasarianas. fomentando guerras e destruindo nações.

  3. Antagonista, é óbvio que há mais bancos além dos mencionados, e que, se estes concentram tanto crédito, é porque os restantes cobram ainda mais caro. O Antagonista, com sua fúria privatizadora, e seus conhecimentos adquiridos em Economia para Leigos (melhor tradução: Idiotas), nunca vai contribuir com a solução do problema: ele sempre foi parte do problema.

  4. Em boa hora o Antagonista lembra que o spread no Brasil é recorrente muito mais da concentração (e outros fatores, como a lentidão da Justiça – atualmente combatida no âmbito penal, mas não no empresarial, ou seja, recuperações, falências etc continuam durando ad eternum , quase como um processo contra Maluf) do que da Selic. Não discordo que a Selic alta, obviamente necessária para controle de inflação, seja um entrave a crescimento maior, mas, por exemplo, TLP nunca significou “juros mais baixos para todos”, como alardeou a propaganda do governo 6% (e a equipe econômica).

  5. “”Não tem nenhum lugar do mundo em que o Santander esteja ganhando mais dinheiro do que no Brasil. Aqui ele ganha mais do que em Nova York, mais do que em Londres, do que em Pequim, Paris, Madri, Barcelona”, disse o ex-presidente na noite de segunda-feira, ao participar da 14ª plenária da CUT em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.”
    .
    http://www.valor.com.br/politica/3629870/santander-ganhou-mais-no-brasil-do-que-no-resto-do-mundo-diz-lula
    .
    LULA, SEM QUERER, JÁ HAVIA ORGULHOSAMENTE ANUNCIADO O LUCRO (ABSURDO!!!) DOS BANCOS

  6. Pelo jeito o Banco Central está fazendo bem uma de suas funções: dificultar ao máximo a entrada de grandes concorrentes. Ou alguém aí acha que uma agência reguladora existe para proteger os clientes/pagadores de impostos?

  7. só temos que agradecer ao governo petralha que liquidou a concorrência entre bancos!
    sustentado por bradesco / itau / santander / safra, etc. o pt concentrou o sistema bancário para um grupo que deitou e rolou no carf e estão todos livres e soltos!
    algum dia vai haver uma devassa?
    e se o pallocci abrir o bico? ( bem entendido, enquanto estiver vivo!)

  8. É bom lembrar ao Mario, que o Sr. Mansueto Almeida dizia em um blog que mantinha na internet que não havia concentração bancária no Brasil. Pior, quando desmentido dizia que isso era fenômeno mundial. Existe concentração bancária nos EUA? Na Alemanha? Portugal? Paraguai?
    Tenho medo de certos economistas…..

  9. No tempo em que anunciava ter um amigo economista importante, o versátil RA chegou a afirmar com muita segurança não haver concentração bancária no Brasil, dando a entender que qualquer argumento em contrário só poderia ser fruto da ignorância econômica.

  10. oligopólio, tudo é decidido numa unica mesa, e a parte publica topa pq leva suborno.
    .
    sequestraram o Estado Brasileiro, pq quem controla isso controla a nação!.
    .
    imaginem como foram permitidas as fusões destas corporações, pelos controle Estatal …
    .
    muita propina..
    isso pode ser demostrado no caso, em que o govenerno, permitiu que o preço final ao cliente, fosse mais barato com pagamento em dinheiro, isso tornaria todas as compras em espécie 5% mais baratas para a população.
    .
    o PROCOM LUTOU CONTRA.
    .
    como quem esta lá tem nivel superior e deve ter um mínimo de lucidez, é obvio que houve propina para este ser contra.
    .
    também explica a diferença abissal nos juros praticados no Brasil, contra dos nossos vizihos, somos mais filos d@ put@, que eles agiotagem é legal no BRasil