Carga tributária do país em 2016 foi a maior em três anos

A Secretaria da Receita Federal divulgou hoje a carga tributária –percentual de impostos em relação à riqueza do país– do Brasil em 2016. Ela foi de 32,38% do PIB, a maior em três anos.

Foram arrecadados no ano passado, em tributos federais, estaduais e municipais, R$ 2,02 trilhões, para um PIB de R$ 6,25 trilhões.

Certamente, o brasileiro fica muito feliz em saber que paga um terço da riqueza do país para rechear os bolsos de políticos e empresários amigos, enquanto recebe do estado serviços de nível subsaariano.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 31 comentários
  1. Continuem votando nos Socialistas, aqueles moderados de fala mansa, que vão te defender das ameaças populistas. Outros inteligentes, votem nulo ou não compareçam.
    O choro para os bananas, por enquanto, ainda é livre na internet.

  2. “Primeiro precisamos resolver os problema da sonegação fiscal, da crise econômica, da corrupção para não impactar as “políticas públicas” e o “estado do bem-estar social”. Aí depois podemos diminuir os impostos.” Ass: um esquerdista ingênuo (ou picareta mesmo)

  3. O NOVO é o único partido com posição transparente pelo liberalismo econômico ! MENOS IMPOSTOS e mais liberdades individuais. É o partido dos FICHA LIMPA e que não recorre ao Fundo partidário (FUNDÃO) !
    #NOVO30 #AmoedoPresidente

  4. Os impostos são muitos maiores do que isto! A culpa é destas esquerdas bandida e canalha que tomou o poder desde a década de 80. Isto vem da receita dado pelo Dialogo Intermamericano que pautou a nossa CF de 88. Depois veio o Forum de SP e estes bandidos do PT e companhia. A saída é acabar com esta esquerda, colocando todos estes bandidos canalhas como Lula na cadeia e votando em pessoas de direita conservadora e liberal na economia.

  5. As estatísticas oficiais do governo são cozidas. Quem dera perdêssemos “só” um terço de toda a riqueza gerada no país em impostos! A máquina pública na realidade consome bem mais da metade de tudo o que se produz! Inclua aí taxas, impostos indiretos, impostos cobrados sobre outros impostos e todos os investimentos que deixam de ser feitos em decorrência da burocracia e da pilhagem estatal.

  6. BEM PIOR,
    .
    .
    ENSINO , porque posso –
    a carga é MUITO MAIOR , beira 40% do PIB.
    porque nesta carga os Cretinos do governo não incluem as Taxas, o Brasil é Campeão mundial de Taxas para tudo e qualquer coisa, – 2. via de documento -taxa, licenciar carro – taxa, abrir empresa, fechar empresa, taxas e taxas e mais taxas, para fazer uma Demissão (homologação no Sindicato – taxa), bandeira vermelha – taxa, e vai taxas sobre taxas…

    e há Dupla incidência em impostos, e até tripla incidência,
    como é o IOF, que incide em rendimentos Jà taxados (tabela de IR), que por sua vez já foram descontados de Impostos chamados ‘taxas’ (sesc, Senai, Sat, PIS, etc), FGTS que dizem não ser imposto mas é tipo ‘taxa”, custos cartorários ( taxas e emolumentos).

    Enfim, somos Trouxas!
    40% min

  7. QUEM VCS ACHAM QUE VAI PAGAR A CONTA DO ROMBO, OU MELHOR, DO ROUBO DA ORCRIM?
    O TRABALHADOR PAGANDO CADA VEZ MAIS IMPOSTOS E PERDENDO OS BENEFÍCIOS QUE TINHA, SACRIFICANDO SEUS FAMILIARES PARA QUE LULA, TEMER E FHC MANTENHAM SEUS PRIVILÉGIOS E ALTOS SALÁRIOS.
    ATÉ NA PRISÃO CABRAL COME CAVIAR E TOMA CHAMPANHE E NOSSOS FILHOS DAQUI A POUCO NEM ARROZ TERÃO PARA COMER COMO NA VENEZUELA.
    SOMOS ESCRAVOS DESTES CORRUPTOS E CRIMINOSOS.
    ACORDA BRASIL

  8. É mentira! Essa SRF não vale nada! A carga tributária pra quem paga impostos na fonte, por exemplo, é muito maior que isso!
    IRRF de 27,5%, mais 11% de INSS, 8% de FGTS e depois mais 40%, 50% de ICMS em qualquer produto comprado na rua, no supermercado! Fora o IPI, PIS, COFINS, II, etc… de produtos manufaturados e dos importados e o IPVA do automóvel!
    E depois, o brasileiro quando pode ainda precisa contratatar um plano de saúde, um seguro de vida, seguro do automóvel, pagar segurança e porteiro nos prédios, etc…
    A carga tributária no Brasil se somarmos tudo em conta ultrapassa os 90% do salário do contribuinte!
    O Brasil precisa ser refundado com uma carga tributária de no máximo 20% e depois decidido o que deve ser realmente prioridade no país! Chega dessa CF88!

    1. É um cara que sai mostrando os preços das coisas nos EUA. E outras coisas também. Eu já tinha ouvido falar de quanto custava os carros e motos nos EUA por exemplo, mas vendo ali ao vivo e a cores, é bem impactante eu diria. Surpreendente. O preço da carne, das coisas no supermercado. Ele é apoiador do Bolsonaro. Inclusive gravou um vídeo com ele na câmara dos dep.utados.

    2. É um cara que sai mostrando os preços das coisas nos EUA. E outras coisas também. Eu já tinha ouvido falar de quanto custava os carros e motos nos EUA por exemplo, mas vendo ali ao vivo e a cores, é bem impactante eu diria. Surpreendente. O preço da carne, das coisas no supermercado. Ele é apoiador do Bolsonaro. Inclusive gravou um vídeo com ele no congresso.

  9. Como resolver o problema de cobrir os rombos e perpetuar a propina e a corrupção?
    Só há uma saída, arrecadar mais e gastar menos! Como fazer isso?
    1) Aumentando impostos diretos e indiretos. Os indiretos são fáceis, a cada aumento de energia e combustiveis, toda a cadeia produtiva eleva seus preços, então arrecada-se mais com combustiveis, energia e todos os produtos que tem seus preço baseados nos itens manipulados pelo governo.
    2) gastando-se menos com a populalção em saúde, segurança, educação e, finalmente, em previdência.
    Em terras bananeiras a corrupção precisa continuar firme e forte, porque privatizar estatais como Petro e Bancos jamais! Muito menos diminuir o estado inchado de barnabés sem sequer terem feito concursos

  10. É um absurdo! Estamos sendo escorchados com impostos Escandinavos e recebendo em troca serviços subsaarianos! Nossos impostos servem para gostosamente bancar políticos corruptos, juízes defensores de bandidos e terroristas, empresários do cumpadrio e vagabundos do MST, índios fajutos , quilombolas favelados, bolsa terrorista, presidiários, imigrantes, bolsa esmola e um sem numero de vagabundos de ONGs e movimentos “proto-terroristas” populares! Até quando vamos ficar sentados assistindo toda essa corja de patifes meterem a mão nos nossos bolsos

    1. Sossega a periquita, Bol$oMico!
      O candidato estatista de vocês já teria jogado a carga tributária brasileira a mais de 80%, já teria reestatizada a Embraer, a CSN, a Vale e ainda teria criado a Grafenobras e a Niobiobras!