Carlos Eduardo de Freitas: “Autonomia do Banco Central é urgente”

De Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor do Banco Central, a O Antagonista, sobre a autonomia do Banco Central:

“A autonomia do Banco Central é uma questão estruturante, não será resolvida no curto prazo. Mas, se alguém, como eu, tinha algum tipo de dúvida sobre a necessidade dessa autonomia, Dilma Rousseff nos convenceu. É algo extremamente urgente. Virou ponto comum, fora de discussão. Meirelles sabe disso.”

96 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. O absurdo, e que TODOS calamos, é a manutenção do Foro Privilegiado. Isso é uma aberração jurídica que vai de encontro aos princípios constitucionais (Art. 5°) de que todos (NÓS, inclusive) somos “iguais” perante a Lei. Essa corja, sem exceção, deveria estar trancafiada e condenada por longos anos de cadeia e sem o maldito ato protecionista (outra aberração!) que é a Progressão Penal. Atentem bem de quantos privilégios injustificados lançam mão esses pilantras!

  2. UAI, SIMPLES. AS AUTORIDADES DO JUDICIÁRIO DO PAÍS (STF, STF…) QUE ANULEM TAL ABOMINAÇÃO! SIMPLES ASSIM! NÃO HÁ OUTRA SOLUÇÃO! SE ISSO SE TORNAR UM HÁBITO (DIGO, VÍCIO), A JUSTIÇA NÃO FARÁ MAIS NADA ALÉM DE TRATAR DE CASOS DE MANDADOS DE SEGURANÇA, LIMINARES E QUE TAIS. ISSO SUPERA O ABUSO! É INDECENTE! CADEIA PARA AMBOS!!! O SIMPLES FATO DE ALGUÉM ESTAR SOB INVESTIGAÇÃO JÁ DEVERIA BASTAR PARA PERDER TODOS OS DIREITOS DO CARGO, SENDO IMEDIATAMENTE ALIJADO DO MESMO. ACORDA BRASIL!!! ACORDA STF!!!

  3. Brecha na lei ou lei que ainda não existe. Já tinha sido indiciada, a bonitona ? Ah, no Rio, um tal Espíndola é do MP e também é secretário de alguma coisa. E pode ? Não pode, fora com esse sujeito.

  4. E aí mineiros??? nao vao reagir??? Manifestem-se!!!!! Vocês os colocaram lá. O Brasil todo deve reagir. O STF deve reagir imediatamente. E a oposicao mineira…cadê???

  5. Três semaninhas de foro privilegiado. Fia, pede aquele Outback nervoso e dá umas incertas numa Vivara aí de Brasília, que seu triunfo tem data de validade (e está próxima)

  6. Secretários de Estado têm foro especial em Alagoas (art. 114, único), Amazonas (art. 72, inciso I, ‘a’), Espírito Santo (art. 109, inciso I, ‘a’), Minas Gerais (art. 103, inciso I, ‘b’), Pará (art. 142); Paraná (art. 92), Rio Grande do Norte (art. 71, inciso I, ‘c’), Rio Grande do Sul (art. 95, inciso XI), Rio de Janeiro (arts. 150 e 161, IV, alínea ‘d’), Rondônia (art. 87, inciso IV, alínea ‘b’), Santa Catarina (art. 75) São Paulo (art. 74, inciso I), Sergipe (art. 91). A Lei Orgânica do Distrito Federal contém a mesma previsão (art. 107). Não vi as Constituições faltantes.

  7. Com a palavra e atitude, esperamos que a justiça de Minas Gerais, siga o mesmo exemplo da Justiça Federal que suspendeu a nomeação de Lula para o cargo de Chefe da Casa Civil, por considerar a nomeação como suspeita.

  8. Eu ia escrever exatamente o que o amigo abaixo (Anonimo 6 minutos atrás) já escreveu. Já não existe Lei ou coisa que o valha (Súmula Vinculante STF ??) que impeça a nomeação de parentes para ocupação de cargos MAMATAS como esse da (ela é filha ? neta ? ou esposa ??) Carolina de Minas Gerals. Depois de pedaladas, nomeação espúria de cangaceiro para Casa Civil , e outras canalhices, ainda mais essa ?? O país está mesmo precisando de uma intervenção das “brabas”. Do jeito que vai, aceito até as FFAA para botar ordem no chiqueiro.

  9. Súmula Vinculante do STF nº 13: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”

  10. Embora o desvio de finalidade já esteja mais do que evidente, e fresquinho na memória pelo caso do chefe de quadrilha, tem um crime muito mais banal aí: NEPOTISMO. A propósito, leiam a Súmula Vinculante 13 do STF.

  11. Mais um golpe sórdido do PT. Por analogia é como se fosse fraude à execução, igualzinho a nomeação de Lula para tentar fugir da prisão. Neste caso é preciso acionar a Justiça prá dar um jeito neste golpe! Fora Pimentel!!!

  12. Mais um golpe sórdido do PT. Por analogia é como se fosse fraude à execução, igualzinho a nomeação de Lula para fugir da prisão. Neste caso é preciso acionar a Justiça prá dar um jeito neste golpe! Fora Pimentel!!!

  13. Não é acinte. É prática corrente no petralhismo. A medida é inócua judicialmente, pois há precedente no STF. O caso Lula no ministério é outro exemplo, que não é o primeiro. Desenhando: tá ferrada do mesmo jeito, principalmente porque NÃO há idiotas no MP. Tentativa vã. Vai de van… para a cadeia.

  14. As instituições funcionam pero no mucho. Esperaram a pessoa parir e aleitar pra nomear, sem estresse. Agora vai pros parças do Supremo decidirem, lá pela festa de formatura da faculdade do pimpolho.

  15. Foro Privilegiado é um ataque à constituição e uma vergonha para os brasileiros que tem vergonha na cara. Por que os juristas desse país se calam? Esses país tem juristas ou apenas advogados que tem um ponto de vista e esperam por uma oportunidade no sistema?

  16. Foro Privilegiado é anticonstitucional! Partindo do princípio de que todos são iguais perante a lei essa ferramenta de proteção a criminosos é ilegal. Foi criado com intenção clara de ferir a constituição.

  17. Pódinão missinfiu!!! Se a nomeação visou obstruir a aplicação da Lei e da Justiça, é óbvio que houve desvio de finalidade, pelo que a “otoridádi” que promoveu a nomeação também incorre em crime de responsabilidade. Ô terrinha de bananeiros, viu!!!

  18. Vão estender o Foro Privilegiado para o Zeca Abreu, o Chico Buarque eo Marin que já está preso? Quem pensou que isso é país se enganou, é uma bagunça criada pela portuguesada. Não se envergonham do Foro Privilegiado srs. congressista?

  19. Na agenda do STF ontem, chamou a atenção essa ADI 1764, Partido dos Trabalhadores (PT) e outros x Presidente da República… PT já na oposição ??? Não, trata-se de uma ação contrária a uma lei de 1998, e a ação está em julgamento no STF desde aquela época… cerca de 18 anos ?

  20. E aí mineirada, ceis são meio lerdinhos nos pensamentos e atitudes. Pra cima dele!!! Precisa entrar com uma ação pra barrar essa bandalheira. Tão esperando o que mesmo, uai?

  21. Virou moda o nepotismo para escapar do xilindró… Mas eu acho que neste caso o Antagonista se equivocou, pois secretário de estado não conta com foro privilegiado segundo a constituição.

  22. Petista são useiros e vezeiros de práticas antidemocráticas e antirrepublicanas quando lhes convém. São especialistas em manobras imorais e ilegais. Mas a Procuradoria Geral do Estado e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais saberão desmascarar essa farça, que tem apenas o propópsito de driblar a justiça.

  23. Então FHC, “o estadista sociólogo” está satisfeito com sua criação, o Foro Privilegiado? Que privilegia criminosos? O país está repleto de criminosos privilegiados num atentado aos princípios de moral e ética.

  24. Deveriam aproveitar mais essa ação deste amiguinho da Sapiens e tirá-lo de uma vez do governo. Dizem que toda regra tem exceção, gostariam que apontassem ao menos um petista que é essa exceção. será muito bom saber que existe ao menos um.

  25. Tenho 58 e cresci ouvindo dizer que lugar de bandido é na cadei. Agora aqui no Brasil é moda lugar de bandido ser o FORO dos privilégios. Isso tem que acabar o quanto antes!!! Deveria ser o primeiro projeto a ser aprovado depois que o Brasil voltar respirar e existir…

  26. Significado de “Acinte” advérbio 1. de forma intencional, de propósito, de modo provocador. 2. substantivo masculino, ação praticada com premeditação, de caso pensado, a fim de contrariar, desgostar ou ofender alguém; provocação.

  27. Resta aos mineiros e MP de Minas pedirem a nulidade da nomeação e imediata suspensão da mesma. O mesmo filme de Lula: -Voce pega a esse termo de posse … – Tchau, querida ! Que rato esse Pimentel. DNA petelho puro sangue. Aproveitem os mineiroa e peça o impeachment desse rato com base nessa nomeação. Masi dois anos e meio dele e Voces vão ficar pior que o Pará.

  28. Está CERTO O PIMENTEL!!! Se o Poder Judiciário AMARELOU MISERAVELMENTE para o CONLUIO ENTRE LULA E DILMA, vai também AMARELAR MISERAVELMENTE para o CONLUIO ENTRE PIMENTEL E CAROLINA!!! O Poder Judiciário Brasileiro DEMONSTROU AO POVO BRASILEIRO QUE SE CAG@ DE MEDO DO PT!!!! Tem mais é que OBSTRUIR essa merd@!!!!!

  29. São tantos os bandidos, que o Juiz Sérgio Moro já fica em dúvida, a quem prender. Desta vez, demorou demais!!! Está madame já deveria ter ido passear em Curitiba. Bola fora!!!

  30. E a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais que assim como as outras não produzem nada a não ser custos, vai agir ou ficar calada? Alguém já viu uma Assembléia Legislativa ser compensatória por existir? Isso também tem de mudar.

  31. Dizem que a justiça (lei) é igual para todos. Mas e o foro privilegiado? E a imunidade parlamentar? Bando de covardes esses que fazem as leis para si mesmos! —–> www.facebook.com/despertem

  32. Esse processo não está com Sergio Moro. Resta que a oposição em Minas Gerais atue como a oposição atuou no caso de Lula quando foi nomeado ministro. Como uma raça de bandidos como essa dominou o país?

  33. Moro virou super star . Esta nos EUA para ser afagado pela midia de la .Volta , meu filho !!! O trabalho esta se acumulando e o tempo passando . Os quadrilheiros estão em alvoroço e se articulando enquanto você curte o glamour da ribalta . Seu trabalho é aqui !!!!!!!

  34. O foro privilegiado tem que ser extinto do mundo jurídico. É uma vergonha, e um tapa na fuça dos brasileiros de bem! Nós trabalhamos pra pagar os salários dos ocupantes das secretarias estaduais e dos ministérios! Isso mesmo, esses cargos em que os bandidos se protegem sob o manto do foro “por prerrogativa de função” (privilegiado)!

  35. Que pouca vergonha! Eles continuam agindo sem o menor constrangimento, são imorais! Acho que uma Revolução Francesa no Brasil não seria nada mal! O problema é que guilhotinas não dariam conta de cortar tantas cabeças!

  36. Ministro – “Mas por que essa fixação com o Supremo, você não acredita na sua Suprema Côrte?” José Nêumanne – “Não, não acredito. Ministro, eu sou um cidadão direito, mas se eu fosse um bandido, eu adoraria ter foro privilegiado, porque o supremo é muito leniente”.