Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Carlos França diz que proposta da UE de banir produtos de áreas desmatadas é protecionismo

Em entrevista ao Financial Times, o ministro das Relações Exteriores afirmou que desmatamento ilegal é tratado como assunto de polícia
Carlos França diz que proposta da UE de banir produtos de áreas desmatadas é protecionismo
Foto: Marcos Corrêa/PR

Carlos França (foto) disse ao Financial Times que a proposta da União Europeia (UE) de banir a entrada de produtos agrícolas no bloco vindos de áreas de desmatamento é “protecionismo comercial” e “miopia”. A entrevista foi publicada neste domingo (28).

A União Europeia apresentou uma proposta que pode determinar que países que vendem commodities para o bloco, como carne, soja e café, tenham de comprovar que elas não foram produzidas em áreas de desmatamento ou de degradação ambiental após 2020.

“O que eu não posso aceitar é que o meio ambiente seja usado sob a forma de protecionismo comercial. É ruim para os fluxos de consumo e comércio”, disse.

O ministro também afirmou que o desmatamento ilegal é tratado como assunto de polícia porque está conectado com outros crimes. Segundo ele, não há no país o desejo de esconder o problema.

“Não existe desejo do Brasil de esconder o problema. Quando existe desmatamento ilegal, ele está geralmente conectado a outros crimes, como infrações trabalhistas, evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Nós estamos tratando isso como assunto de polícia e estamos tendo resultados”, afirmou.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....