Coitados dos bancos brasileiros…

Miriam Leitão foi perguntar ao representante dos bancos por que, com uma Selic tão baixa, os bancos continuam a cobrar taxas extorsivas.

Ouviu o de sempre: “a Febraban tem muitos argumentos em sua defesa. Alguns são bons. Todos juntos não são suficientes para explicar a maior distância entre os custos de captação e de empréstimos, ou seja, o maior spread do mundo. A explicação dos bancos é que o Brasil tem excepcionalidades demais: o mais alto compulsório, uma taxa grande de inadimplência, dificuldades judiciais para executar as garantias e muito imposto. É o que diz o presidente da Febraban, Murilo Portugal. Ele discorda de que a concentração bancária explique parte da anomalia brasileira.”

Dá até vontade de emprestar dinheiro para os coitados dos banqueiros brasileiros.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Mário disse:

    Simples: SELIC é a taxa de juros que os bancos cobram do Governo. O resto é exploração.

Ler comentários
  1. Petralius Ladronis disse:

    Sim, sabemos que um conjunto de fatores e, lamentavelmente, quase todos desfavoráveis, realmente, influem para a elevação das taxas, inclusive a concentração. Mas, não esqueçamos, Banco do Brasil, Caixa Nada Econômica e um monte de banquetes estaduais estão no mercado cobrando alto para permitir que os Geddeis da vida, desse nosso braziu-ziu-zinho da silva, tenham seus milhões muito bem escondidos em seus bunkers particulares.

  2. CWB disse:

    A Lava Jato chegou nos BANCOS! Palocci irá dar uma ajudinha.

  3. RodrigoV disse:

    Antagonistas, fiquei com uma dúvida agora. . A expressão "Coitada da Carminha" que vocês criaram (ou parafrasearam de alguém, que é o mais provável) foi usada originalmente no sentido de pena ou no sentido de deboche, desprezo? . Ainda não tinha parado pra pensar nisso. 🤔

  4. A NOTÍCIA RELEVANTE HOJE VEIO DE ONTEM: A GARFADA NA CEF-CAIXA ECONÔMICA ! disse:

    A MIRIAM LEITOA ESTÁ SÓ FAZENDO UM SERVICINHO DIVERSIONISTA TIPO CORTINA DE FUMAÇA PARA SEUS ALIADOS e COMPARSAS. ===== COITADOS É DOS TRABALHADORES(AS) do BRASIL !: AGORA, PARA COBRIR O ROMBO QUE OS GOVERNOS PETISTAS (seus SEMELHANTES, dela) PRODUZIRAM APÓS ANOS DE DE$MANDO$ NA CEF, VÃO 'GARFAR' O "FGTS" & MODIFICAR A DENOMINAÇÃO do 'DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS' DENTRO da CEF. ===== SOBRE ISSO, NENHUM GRUNHIDO da 'GRANDE ECONOMISTA de "O GROBO"(sic)... ===== ESSA PROTO-PETISTA NÃO ME ENGANA ! SERVICINHO TERCEIRIZADO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. == APÓS 'QUEBRAREM (de novo) A CEF - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL... ...NA SURDINA...MIGUELANDO...

  5. Almir Luis disse:

    Meu Deus! Taxas de 300% no cheque especial e de até 600% no cartão de crédito e ninguém tá preso. Se eu tirar meu talão de cheques e emprestar para um amigo a 1% ao mês vou preso. Aí fica fácil, com seu poder conseguiram criminalizar qualquer empréstimo entre particulares e o que se vê são AS NOTÍCIAS REGULARES NA IMPRENSA DOS TRÊS BANCOS (ITAÚ, BRADESCO e SANTANDER) QUE DOMINAM A AGIOTAGEM: neste ano o lucro do Banco foi de 30% sobre o resultado do ano anterior, já descontada a inflação. E e isso vem acontecendo desde 1994. É uma agiotagem a céu aberto. O Brasil é um hospício.

  6. Carvalho disse:

    E os pagamentos de propinas (corrupção)? Faltou essa desculpa ou nunca existiu ?

    1. Não precisa, Carvalho. O governo come na mão dos bancos, por que está sempre quebrado e atrás de dinheiro. Se o banco disser pro governo "não empresto mais", o governo sifú....

  7. RodrigoV disse:

    É o mesmo que perguntar pra raposa porque ela invade o galinheiro para capturar galinhas...

  8. Mendes André disse:

    OS BANQUEIROS TEM Á SENSIBILIDADE DE UM "HANSENIANO"(ou leproso), TÁCTIL,TÉRMICA E DOLOROSA = Á ZERO !!!!!! O POLVO QUE PAGUE E QUE SE FOLD@.

  9. GENGIS CÃO disse:

    Enquanto o Governo é o maior provocador das altíssimas taxas de juros porque toma o dinheiro emprestado deles, face ao alto endividamento interno, além dos famigerados impostos pagos pelo povo, haveremos também de arcar com o ônus da roubalheira bancária. Ou alguém acha que os bancos e banqueiros são santinhos?

  10. Caio disse:

    Olha. Não é a toa que a Standard and Poors rebaixa bancos brasileiros. Governo obeso e ruim, falsas promessas e corrupção. Olha aí! Sr. e sra. Mercado não gostam disso não.

  11. marcos disse:

    OLIGOPOLIO BRADESCO ITAU E SATÃ DER SOZINhos NO MERCADO, a CEF faliu ta roubando dinheiro do fgts que era para habitação, e quem em si mesmo é um roubo... pq o dinheiro de terceiros fica na mão do Estado para remunerar a metade da cardenta de poupança se isso não é roubo e estorçao não sei o que é

  12. Mudei disse:

    Quando o Estado possui um Banco do Brasil e uma Caixa Econômica Federal, os demais bancos ficam à vontade, fazem as regras.

  13. O povo engole tudo, 2019 Inspeção Veicular disse:

    E aprovem logo a Previdência, os banqueiros exigem. Fala aí que "senão a conta não fecha, vai quebrar", o povo engole.

  14. Bosco(Anti-PT desde 1980) disse:

    Por que as cooperativas de créditos têm taxas tão mais baixas? Elas não têm o compulsório, a inadimplência e os impostos?

  15. Everton disse:

    Uai, os juros são caros porque é um setor extremamente regulado, portanto quase não sofre competição. Os bancos vão baixar os juros por que razão mesmo?

  16. Esquerda cadente disse:

    Bolsonaro será eleito sem aliança com banqueiro. É o tostão contra os milhões

  17. Avelino Castro Assis Vicente disse:

    Isso explica, mas não justifica.

  18. VENTANIA disse:

    RIDICULO CONLUIO ENTRE GOVERNO E SISTEMA BANCARIO . DINHEIRO DE EMPREITEIRAS É DINHEIRINHO DE PINGA PERTO DOS BANCOS . PAIS MEDIOCRE . MONTADORAS DE AUTOMOVEIS , BANCOS , TODO MUNDO FAZ O QUE QUER .

  19. Andre disse:

    Se fosse simples BB e CEF teriam taxas baixíssimas. O governo é socios dos Bancos na carga de impostos das operações e ganha na retenção do compulsório.

    1. É bem por aí André. Temos um Estado guloso, inescrupuloso para dizer o mínimo, ávido por arrecadação para saciar todos os seus vícios. Aí entra a lógica macabra: Se o governo quer mais impostos, sem problema, nós (industria,comercio,serviços) também queremos mais margens de lucro. No fim da linha tudo é repassado aos preços e a população que se exploda. Essa é outra ficção, realidade imaginária que aceitamos, que a PJ paga impostos. Pessoa Jurídica não paga impostos: repassa impostos e coleta-os para o governo. Quando não recolhem aos cofres públicos são enquadradas (deveriam ser na PF) como estelionatárias nas PJ- Pessoas Jurídicas que é outra ilusão de ótica.

    2. O povo do achismo pensa que dinheiro dá em árvore, se fosse tão fácil assim não haveria falência de banco.

  20. Marcelo disse:

    Mais uma obra da esquerda brasileira. Iniciada pelo PSDB e nunca contestada pelo PT. No mundo inteiro há pulverização do crédito bancário. No Brasil, o Sistema Financeiro é formado pelo oligopólio dos financiadores eleitorais. Tudo isto sob a falácia de dar credibilidade ao Sistema Financeiro.

    1. Tem muita gente que prefere pegar dinheiro com agiotas do que com os bancos e cartões de créditos. É mais barato, fácil e honesto.

  21. INADIMPLÊNCIA E POVO QUE NÃO POUPA disse:

    ESSAS SÃO AS RAZÕES. PS: "vou poupar para que? Para morrer amanhã e deixar tudo aí para os outros?" Ê povão, kkkkkkk

    1. Tadinho do "brasileiro médio": mal ganha pra viver, coitado. A propósito, vc viu a pesquisa que diz que 92% das residências brasileiras tem smartphone?

    2. Nos últimos 3 anos a poupança no Brasil teve retiradas recordes. Quando o país não tem reservas é isso o que acontece: o preço do dinheiro encarece (juros). Banco não empresta seu próprio dinheiro. Ele empresta o dinheiro da poupança. Se este dinheiro fica escasso, os juros sobem (Juro é o preço do dinheiro) Se não temos poupança o crédito fica mais caro, óbvio. Só que não entende nada de economia acha que banqueiro é que determina o preço dos juros. Não. É o povo que determina o preço dos juros.

    3. Povão?? Acho que é pavão que está falando. O brasileiro médio mal ganha pra viver quanto mais poupar.

  22. Caixa Eletronico disse:

    Em resumo não se mexe nos lucros pois tem mto politico na folha de pagamento. "agiotagem continua"

  23. Thiago, libertário disse:

    Se não se investir com toda força criando concorrência aos bancos, isso não mudará. Não adianta reduzir taxas, eles não repassam.

  24. Não é só os bancos disse:

    Não somente os grandes bancos roubam o brasileiro. As cinco maiores corretoras manipulam tudo, os preços das ações, preço do câmbio, do dólar, do ouro, tudo. Para roubar os pequenos investidores.

  25. Heldomiro Machado disse:

    Com todo respeito, Miriam Leitão está dando uma de "bobinha e inocente". Ela pergunta para o representante dos bancos quando deveria PERGUNTAR PARA O Sr. Luiz Inácio LULA DA SILVA. Quem tiver dúvida, e muitos com certeza a tem, deveria ler a EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 40/2003. Essa EMENDA acabou com o "juros constitucionais de 1988" de 12% a.a. Por esse favor que o Sr. Lula nos fez, em conluio com o Congresso Nacional, nós pagamos o juros MAIS ALTO DO MUNDO.

  26. jorge disse:

    mas nos ja estamos emprestando dinheiro aos bancos,na marra ,e a 0,o5 ao mes (eisso qdo eles querem pagar )

  27. Gs disse:

    Realmente o estupro financeiro e absurdo, mas enquanto nos nao conseguirmos deixar de necessitar daquela autenticacao burocrática no pagamento nada mudara

  28. Ricardo disse:

    Mas nesse caso, o cidadão tem como se defender. Não utilize cartão de crédito. Naõ faça empréstimos. Se não tiver dinheiro não compre, poupe e compre à vista... e exija descontos. Deixe os inandiplentes e caloteiros para os bancos.

  29. Sem Concorrência disse:

    Que burra. São caros porque não têm concorrência.

    1. Concordo. São caros, se manterão caros porque são os donos verdadeiros do mundo e do Brasil então nem se fala, se algum banco tiver um pequeno problema o governo vai lá e socorre! Vai ver quanto irão gastar nas campanhas políticas de seus defensores.

  30. Afonso Gonçalves disse:

    A última frase: "Dá até vontade de emprestar dinheiro para os coitados dos banqueiros brasileiros." Mas não é exatamente o que fazemos quando depositamos nosso dinheiro lá?

  31. Mauricio R.Pinheiro disse:

    Sabe quando ele vai admitir isso? NUNCA!!!

  32. João Pineiro disse:

    “Miriam Leitão foi perguntar ao representante dos bancos por que, com uma Selic tão baixa, os bancos continuam a cobrar taxas extorsivas”. SIMPLES. E Mirian Leitão sabe da razão. 1º - O spread alegado não é verdadeiro. 2º - “uma taxa grande de inadimplência”, não é verdade. Os Bancos brasileiros de cercam de tantas garantias para conceder um financiamento (aval de terceiros, hipoteca entre outras garantias garantem o recebimento com juros extorsivos). 3º - Esta mais que comprovado que as taxas de manutenção de uma conta (mesmo inoperante, e são milhões delas) cobradas exorbitantemente pelos bancos, geram uma lucratividade enorme, que faz com que os bancos prefiram estas taxas em detrimento dos empréstimos que tem algum risco e pagam impostos. Quem poderia limitar a sanha da FEBRABAN? Som

  33. Maira Trindade disse:

    Eles tem medo de explicar que são obrigados a pagar mensalões à muitos figurões da política. Assim como todas as de telecomunicações e as de transporte. Onde tem concessão, tem mensalão a ser pago. Se não tem propina, não tem negócio.

  34. Paulo disse:

    Tudo isso graças a Emenda Complementar 40/2003, de Lula, que revogou inteiramente 8 incisos e 3 parágrafos do artigo 192 da CF/88, legalizando a agiotagem praticadas SOMENTE pelos CNPJ.

  35. Agente 86 disse:

    . MURILO PORTUGAL, VÁ TOMAR NO CU, FDP!!!! VOCÊ E OS TODOS OS BANQUEIROS JUNTOS!!! .

  36. Pueblo Sin Dedo disse:

    Só com o que emprestam ao governo, os bancos brasileiros obtem lucro igual aos bancos no Japão, Europa e USA. O plus vem das empresas particulares e do zé povinho, aí os bancos tiram a diferença, sem dó ! rs

  37. Milton disse:

    Brasil um país falido. Quem não tem põe quem tem tira

  38. Airton disse:

    São de dar vergonha em qualquer agiota! SÃO OS MAIORES AGIOTAS DO MUNDO!

  39. Adolpho disse:

    O Presidente da Febraban tem vários argumentos prontos para justificar o injustificável, exceto o mais óbvio deles que é a indecente concentração do sistema bancário do Brasil. A conta é simples se alguém quiser fazer: supondo um custo de captação Americano ou Europeu, com nossos impostos e inadimplência, qual seria a taxa de juros ao crédito direto? Não seria 300% a.a., com certeza. A goela dos bancos nacionais é muito grande!

  40. Alyson Nonato disse:

    O que está acontecendo com o Antagonista? Vcs realmente acreditam que a Selic determina alguma coisa? Vcs noticiaram o ano inteiro os recordes da retirada de dinheiro da poupança no Brasil. É isso que determina o valor real dos juros no Brasil. Não precisa ser economista pra saber algo tão básico: sem poupança, o dinheiro fica mais caro. Só adolescentes de esquerda ainda acreditam que são os bancos que definem qual o juro. Aprendam: o juro é o preço do dinheiro. Se o dinheiro está ficando escasso, vai ficar mais caro. Não é com canetada do banco central que o dinheiro vai ficar mais barato.

  41. Por favor, Respondam Sinceramente disse:

    É impressionante a rede de referências de notícias citadas 24h por Mário e Diogo. 99% delas são de esquerda. Por que será?

  42. Renato disse:

    Juros altíssimos para o Povão fugir dos Bancos, assim sobra mais para emprestar apenas para o Governo(risco zero) que fornece garantias internacionais, podendo assim manter a pesadíssima maquina pública.

  43. Felipe disse:

    A escolha é do bananense: se ele se recusar a aceitar juros obscenos e viver dentro dos limites de sua renda, os bancos serão obrigados a se ajustar. Enquanto tiver gente que aceite pagar juros de até 380% por ano (info da fatura c.c.) claro que os bancos vão deitar e rolar.

    1. Tadinho do bananense, Felipe. Compreender isso é complexo demais para a cabecinha do brasileiro. Lembro de meu professor de matemática financeira na faculdade: juros simples ele até conseguiu enfiar na cabeça dos alunos, com algum esforço. Juros compostos e tabela price, não teve jeito. Complicado demais, choravam os pobres estudantes.

  44. John Maynard Keynes disse:

    O Brasil é um país excepcionalmente surreal mesmo.