Consultoria vê risco de crise mundial como a de 2008

A consultoria americana Eurasia vê risco de que se repita mundialmente neste ano uma crise político-econômica semelhante à de 2008.

“Se tivesse que escolher um ano em que possa ocorrer uma grande crise inesperada, o equivalente geopolítico da crise financeira de 2008, este ano seria 2018”, declarou o presidente da Eurasia, Ian Bremmer.

Bremmer criticou o aumento do protecionismo comercial em razão da pressão populista. Aponta, ainda, declínio da influência dos EUA no mundo e diz que, hoje, as democracias liberais vivem seu pior momento desde a Segunda Guerra.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Peter Schiff sabe disse:

    Sugiro observar análise do Peter Schiff. O da XP é enviesado demais.

Ler comentários
  1. PAI DE SANTO E VIDENTE IAN BREMMER ! disse:

    Nós todos temos mais o que fazer do que ficar dando trela para pai de santo fazendo previsões econômicas na virada do ano novo !

  2. Pedro Lemos disse:

    Aqui está o perigo. O Brasil contou com a sorte nos últimos 4 anos e vem desperdiçando oportunidade de melhorar as expectativas, captar investimentos e proteger-se de pressões externas. Reservas não duram para sempre. Estamos vulneráveis. E pesquisas apontando Lula e Bolsonaro na liderança não ajudam em nada.

    1. Torcida sua. O Brasil precisa de uma guinada a direita.

  3. Guilhotina disse:

    A Eurásia contava com a eleição de Hillary.

    1. A Eurásia tem inclinação à esquerda e torce contra Trump! Deve estar torcendo pelo caos. Mas a previsão é furada! O Antagonista nem deveria replicar.

  4. Leonardo disse:

    Nossa, que chute! Como pode um sujeito falar essas coisas sem nenhuma evidencia? Segundo ele: - Os EUA perderam influencia no mundo, o que é uma tese ridícula. O que houve foi um realinhamento das prioridades americanas abandonando as ditaduras opressoras como Cuba, Coréia do Norte e o regime Islamo-nazista do Irã, para abraçar seus aliados históricos como Israel. -Democracias liberais vivem seu pior momento desde a segunda guerra. Outra tese ridícula. Quem vive seu pior momento são os políticos no mundo afora que estão pensando apenas em si próprios. As democracias vão muito bem, visto que o povo insatisfeito está elegendo novos líderes pelo mundo A Eurásia virou um centro academico de faculdade de segunda, é isso?

    1. BOLHA AMERICANA IMOBILIÁRIA DE MIAMI: MOEDA ÚNICA em 2018 PREVISÃO THE ECONOMIST: . A capa da revista THE ECONOMIST (Get Ready For World Currency de 09/01/1988; Vol. 306, pp 9-10) cujo tema de capa era: “ESTEJA PRONTO PARA UMA MOEDA MUNDIAL”.

  5. Impávido Colosso disse:

    A bolha euro/americana vai pipocar a qualquer momento, o ruim é que quando isso acontece aumenta a possibilidade de guerras para distrair a patuleia e fazer a economia deles girar através da indústria bélica, médica( cuidar de feridos dá muito dinheiro)e ,depois do conflito, a reconstrução. Oremos.

    1. MOEDA ÚNICA em 2018 PREVISÃO THE ECONOMIST: O momento é 2018! . A capa da revista THE ECONOMIST (Get Ready For World Currency de 09/01/1988; Vol. 306, pp 9-10) cujo tema de capa era: “ESTEJA PRONTO PARA UMA MOEDA MUNDIAL”.

  6. Imprensa mundial(Eurasia junta) atiça uma grande guerra mundial, atiça a Coréia do Norte para que haja milhares de mortes para poder colocar a culpa no colo do Trump! Jogo sujo, vagabundo! disse:

    Coitado desse Bremmer! Fã da Hillary Clinton, torceu contra todas as propostas do Trump e perdeu em todas! No fundo, toda a mídia mundial torce para que a Coréia do Norte lance uma bomba na Coréia do Sul ou no Japão para poderem dizer "Viram, nós alertamos sobre o perigo Trump!". A imprensa mundial ao lado da China e da Russia está há mais de um ano atiçando uma guerra mundial, uma grande catástrofe para depois colocar todas as mortes no colo do Trump! Só um idiota não percebe isso!

  7. Analista disse:

    Ah, tenha dó! Vivem vendendo catástrofes! Se os democratas estivessem no poder tudo seria o paraíso? Os americanos não perderão sua hegemonia mundial. Apenas estão voltados para seu próprio país. E tudo parece estar dando certo, principalmente nas questões econômicas e de emprego. Os outros países, politicamente corretos, estão por aí cantando independência. Até primeiro sinal de risco. Aí voltam correndo pros braços do tio Sam.

  8. tolentino disse:

    Aumenta o mimimi por causa do declínio da esquerda-fabiano-globalismo no mundo. Até crise querem que ocorra, kkkkkkk

  9. Geraldo disse:

    Peter Schiff, o cara que previu a crise de 2008, diz que a próxima grande crise será 4 vezes maior que a crise de 2008 pois há junk bonds e o carvalho a quatro flutuando por aí...

  10. Paulo Boccato disse:

    NA VERDADE ELES TEM RAZAO...QUEM TEM A OPORTUNIDADE DE LER JORNAIS DO EXTERIOR E NAO A PORCARIA DA FOLHA DE SAO PAULO AQUI JÁ VIU MATERIAS MAIS OU MENOS FALANDO SOBRE ISTO...A HIPER VALORIZAÇÃO DO EURO FRENTE AO DOLAR TEM LIGAÇÃO NESTE QUESITO. SIM , PODE VIR ENCRENCA PELA FRENTE .

  11. Pesadelo disse:

    Fake News!!! Só podia mesmo vir de uma consultoria com esse nome! Europa + Ásia, torcendo contra os USA. Torcida endossada pelos anti Trump. Esperem sentados!!!

    1. MOEDA ÚNICA em 2018 PREVISÃO THE ECONOMIST: . A capa da revista THE ECONOMIST (Get Ready For World Currency de 09/01/1988; Vol. 306, pp 9-10) cujo tema de capa era: “ESTEJA PRONTO PARA UMA MOEDA MUNDIAL”. . Está preparado???

  12. Calby disse:

    Ele previu as mega descobertas que abrirão horizontes inexplorados, pé no acelerador dos USA (com fábricas e não com especuladores), o fim do Estado Islamico, acredito muito no fim do gordinho Kim neste ano..... ou será esta considerando o mundo as nações ESQUERDAS mesmo..........

  13. W.O disse:

    os maiores protecionistas são aqueles lacaios da união europeia e esse cara vem me falar que é culpa dos populistas.

  14. Guilherme disse:

    Especulador sem escrúpulos apostando na crise para ganhar dinheiro... A economia americana está bombando, quer queiram ou não os anti-trumpistas. O Brasil do presidento competento, Temer, o Grande, acabou de sacar um recorde de superávit na balança. Podem chorar janozistas!

    1. Meu Deus! É um gênio da economia! . "A economia americana está bombando" (Guilherme) . É um austríaco...

  15. Vox Populi disse:

    MOEDA ÚNICA em 2018 PREVISÃO THE ECONOMIST: . A capa da revista THE ECONOMIST (Get Ready For World Currency de 09/01/1988; Vol. 306, pp 9-10) cujo tema de capa era: “ESTEJA PRONTO PARA UMA MOEDA MUNDIAL”.

  16. Kondratiev disse:

    Claro que vai haver. Maximo 2019!!!!

  17. Sapeca disse:

    Talvez ele tenha razão, mas os EUA não seriam os culpados por esta crise e sim inúmeros países que colocaram populistas de esquerda pra governar e estão muito endividados internamente e a impressa que em vez de noticiar com veracidade prefere fazer propaganda das benesses do socialismo moderno. Tambem tem o bitcoin, que está se comportando mal e pode explodir como uma bolha! Uma guerra com a Coreia do Norte serviria bem aos interesses da impressa que como sempre quer colocar na conta do Trump qualquer M.E.R.D.A.

  18. Joao disse:

    Ian Bremmer,um babaca de esquerda,grande critico de Trump,errou em varias previsões em 2016. Crise entrará a China,a maior protecionista do mundo,junto com europeus. Trump esta recuperando a economia norte americana depois da herença maldita do Obama e Bush,com dedo do Clinton. Esse Bremmer deve ser democrata,acabou o terrorismo conluio russo agora vem com essas besteiras eletoreiras. Antagonista!Pule fora dessa barca furada anti trump.

    1. Os níveis de alavancagem dos bancos mundiais das principais economias já passam e muito o pré crise de 2008, mas acredito que uma nova crise seria com a lambança da China e Russia dando corda para seu buldog de estimação sem contar os interesses conflitantes de China e Índia. Que esse cara da eurasia é um esquerdopata não tenho dúvidas, mas agora que tem um rio de dinheiro que vai procurar alguma forma de se vaporizar logo logo isso é verdade.

  19. RodrigoV disse:

    Pretty impressive! O Antagonista tocando neste assunto... O Antagonista definitivamente não é mídia mainstream. . Sim, a possibilidade disso acontecer é grande e se de fato ocorrer não será como 2008, SERÁ MUITO PIOR! . Agora imaginem nosso querido Brasil no meio desse caos em plena campanha eleitoral... vai ser um desastre.

  20. Bond disse:

    Os níveis de alavancagem dos bancos mundiais das principais economias já passam e muito o pré crise de 2008, mas acredito que uma nova crise seria com a lambança da China e Russia dando corda para seu buldog de estimação sem contar os interesses conflitantes de China e Índia. Que esse cara da eurasia é um esquerdopata não tenho dúvidas, mas agora que tem um rio de dinheiro que vai procurar alguma forma de se vaporizar logo logo isso é verdade.

  21. PREVISAO? SO DE QUEM TOMA POSIÇÃO. disse:

    Quero ver é a posição tomada por esses consultores em derivativos. Senão estiverem CAVALARMENTE vendidos, então é puro besteirol. Preços de ativos sobem e descem sempre. Quero ver é sabidoes tomando riscos concretos para lucrar GRANDE com suas previsões. Cadê?

  22. salvem as balelas disse:

    mais um leftard butt hurt scaremonger. quando sai uma vírgula da doutrina deles eles tratam de usar o que sempre guardam engatilhado dentro deles: a histeria

  23. mm disse:

    O BRASIL NÃO "TEMER" ESTA NOVA MAROLINHA. LULA PROVOCOU UM TSUNAMI NA ECONOMIA.

  24. BR BR BR BR disse:

    No meu ver a única chance de ter um colapso é uma guerra mundial que travará as exportações chinesas e levará o Brasil a falência, os chinas sabem que o maior prejudicado em uma guerra mundial seria justamente eles por isso eles fazem esse jogo duplo na ONU quando se trata da CN.