Despesas obrigatórias consomem 98% das receitas do governo

No mesmo dia em que divulgou o déficit nas contas públicas em novembro, o Tesouro Nacional advertiu que as despesas obrigatórias consomem 98% das receitas líquidas do governo, registra o Estadão.

Esse índice já chegou a ultrapassar 100% –mas, mesmo com a leve redução, o nível é alarmante, segundo o órgão.

Os benefícios previdenciários, sozinhos, consomem 47% da receita líquida. Já os gastos com pessoal drenam outros 24%.

Em 2010, essas despesas obrigatórias equivaliam a 74% da receita líquida do governo. Para retornar a esse patamar, seria necessário um corte de R$ 302,5 bilhões, ajuste equivalente a 4,5% do PIB brasileiro.

Temos uma chance única de começar a limpeza do Judiciário. LEIA AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos disse:

    Eis o Socialismo. Destrói tudo. Como chegamos ao absurdo de atingirmos 98% de despesas obrigatórias? Despesas obrigatórias + corrupção em despesas e no que restam de investimentos =DESOLAÇÃO!!

Ler comentários
  1. Rui disse:

    E um absurdo! Porém, existe onde cortar gastos. Por exemplo: pessoal terceirizado, cartões corporativos, estatais deficitárias... Enfim, Bolsonaro terá que fazer muita "ginástica"...

  2. José disse:

    O nero fato de em Botocúndia termos uma despesa OBRIGATÓRIA já mostra que não temos futuro! O mundo todo tenta reduzir despesas e aqui tal redução é proibida! Estupidez e má fé…

  3. Noely disse:

    Privatiza, feicha, corta, exomera , demite, reforma da previdencia igual a todos, ppois os que mais trabalham e recolhem são os menos pagos, chega de suatentar tamanha sa fadeza emtodos os sentidos

  4. Jaime disse:

    Juros cartão de crédito e cheque especial subiram. Bolsonaro tem que abrir mercado para bancos estrangeiros. Hoje o que existe é um cartel de alguns bancos escorchando o povo. 300%/ano é um absurd

    1. Nova, qual o motivo de você babar tanto o ovo enrugado do velhote Bolsonaro? Ele está brocando o seu ânus, por acaso, para que você o defenda tanto assim?

    2. Bolsonaro tem medo que os chineses vão "comprar o Brasil", não vai abrir nada.

  5. Paulo disse:

    Muito petralha aqui neste blog comentando,

    1. Estamos do lado do Queiroz. Ninguém é Petralha, todos revendem carros..kkkk

    2. Todos eles contra a reforma da Previdência, por sinal.

  6. Thiago disse:

    Jamais vai haver crescimento e desenvolvimento social real com o estado no cangote... o sonho de um possível liberalismo bolsonarista durou menos de 2 meses, o mercado já percebeu.

    1. É o mercado onde você é caixa ou é o mercado onde você comprou a birita que encheu a cara para fazer esse comentário? kkkkkkk

  7. Antenor disse:

    Chama o Queiroz ,que já avisou que sabe fazer dinheiro !

    1. Antenor, lê seu comentário salvou meu dia. Só rindo pra não chorar em saber que dia 31 sai o roto chefe da Orcrim e entra o esfarrapado chefe do Queiroz (que não é o dono da empreiteira).

  8. Thiago disse:

    Já passou do ponto de ruptura, o capitão só vai acabar de afundar o barco cometendo as mesmas práticas que fizeram o barco fazer água.

  9. Getulio disse:

    É só fazer uma revisao severa nos benefícios da Prev,EX;auxilio detençao em q cada filho de um preso recebe quase 1.000 reais enquanto o filho da vítima nada recebe.Tem q acabar c isso e muitos o

  10. Marcela disse:

    A corte de Brasília vive no mundo da lua! Enquanto não houver revolta popular nada vai acontecer de novo!

  11. Roberto disse:

    Bolsonaro tem que chamar presidentes do Congresso e do Legislativo, e estabelecer com eles metas de longo prazo para gastos com esses poderes.

  12. Marcela disse:

    FHC arrumou o país , fez reformas e deixou o governo pronto para seu sucessor continuar ! Lula e Dilma gastaram pra burro! Deu nisso! Dívida aumentando pra dedel! Agora para arrumar serão 10 anos!

    1. Ô Nova... Você não entendeu. FHC ajeitou muito o caminho para o estado MONSTRO, aquele que tolhe todas as suas liberdades...

    2. Como todo bom fabiano, FHC ajeitou muito o caminho para o super estado. Tem que desmanchar muita coisa, viu?

  13. GAC disse:

    Os governos PTralhas criou castas no serviço público, que recebem altíssimos subsídios equivalentes a remuneração de diretores de multinacionais com trinta anos de experiência.

    1. Ninguém é contra bons salários, mas sim contra férias de 60 dias, aposentadoria compulsória, recesso, auxílio moradia, etc. etc.

    2. Queria que o Moro ou o Deltan ganhassem 10 mil por mês? Se liga. Quem ganha mal é vc. Não queira que os outros o sigam.

  14. Maria disse:

    Quase uma hora sem postagem sobre o Queiroz!!!! Começando a entrar em abstinência!!!!

  15. Thales disse:

    Então melhorou, porque estou com o relatório de gestão fiscal do 2º quadrimestre de 2018 que diz que a despesa total com pessoal está em 28% da RCL, bem abaixo do limite de alerta de 34,1%.

  16. José disse:

    Cortas gastos: pesssoal, transporte, luxos desnecessários

    1. Diminui drasticamente o orçamento do Legislativo e Judiciário.

    2. Impossível, os fidalgos de Brasília vivem no tempo da Maria Antonieta da França! Deu no que deu! Guilhotina!

  17. Gentil disse:

    Governo do PT e congressistas da ORCRIM deixam cenário de terra arrasada para Bolsonaro!

  18. Cacevo disse:

    71% dos tributos pagos pelos brasileiros convertidos em receita líquida vão parar nos bolsos dos servidores federais. 29% é utilizado no pagamento de juros e no resto. Se faltar, aumenta a dívida.

    1. O cálculo da reportagem é mais alarmante, pois é feito considerando o superavit primário, ou seja, desconsiderando a dívida e os juros o estado consome os percentuais citados. O Brasil quebrou.

    2. E nada é usado para pagar os aposentados da CLT? Acho que te enganaram.

    3. E ainda cada Poder pode determinar o seu aumento e o seu orçamento. A Lei do Teto de Gastos foi uma enrolação! O Presidente termina refém das oligarquias do funcionalismo público!

  19. TempusVeritatis disse:

    Nada disso. A Máquina pública é que está onerando e consumindo a arrecadação. ÓBVIO.

  20. Ciro_Bolsonarus disse:

    Por que o Felipe Bunda Brasil despreza o Augusto Nunes? Será que ele foi expulso dos pingos? Parece que o Augusto não volta mais...

    1. Entrou em férias, deus nos livre se os pingos virar programa de olavetes.

    2. O Augusto pelo que eu sei, saiu de férias. Se retirar o Augusto seria dar um tiro no pé, não acredito nisso daí.

  21. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Vencimentos dos Marajás do Judiciário!

  22. Romeu disse:

    Se reativar a economia, a arrecadação, resolve-se grande parte do problema. Querem?

  23. DireitaMassiva disse:

    Você quer dizer a PREVIDÊNCIA DOS NABABOS, não é mesmo?

    1. Quero saber se irão ao amago da questão!ACABAR COM OS NABABOS DA NAÇÃO!!!!

  24. AM disse:

    São os penduricalho, os assessores c/ salários astronómicos, custo do judiciário e legislativo muito alto, pg exacerbados p/ ex presidentes, mordomias em demasia, etc., etc., etc.

  25. Vera disse:

    Despesas obrigatórias : camarão/ lagostas/ tapetes e sofás/ creches pra marmanjos e cortinas. Copos de cristais, travessas de prata e flores, muitas flores a preço de diamantes. Acabe com os NABAB

    1. Não Niina, essa gente que adora explorar o semelhante, DESPESAS OBRIGATÓRIAS é tudo aquilo que o trabalhador da iniciativa privada compra com seu proprio salário, mas os públicos recebem de band

    2. Receitas obrigatórias é aquilo que ele não pode cortar como salários, despesas com aposentadorias, etc; são os gastos vinculados, porque assim diz a constituição.

  26. Mauro disse:

    Tem muita gente reclamando. Faltam poucos dias.

  27. Suzuki disse:

    corta tudo em vez de contratar funcionario publico coloca terceirizado. Aos poucos a gente diminiu essa cambada.

  28. Carlos disse:

    Um País onde toda a riqueza gerada é utilizada para pagar Barnabés e Nababos. E um Judiciário que faz o que quer aumentando quando quer seus proprios salarios.

  29. Edu disse:

    Um dia a bomba dos altíssimos salários pagos para o serviço público, aliado à cara máquina pública, iria ter que estourar. Quanto será que pagam a um garçom no Congresso, por exemplo?

  30. Impostoehroubo disse:

    ERRRRROOOOUUUUUU rs. O superávit primário EXCLUI o pagamento de dívidas. É como se você tivesse um empréstimo e mesmo excluindo ele e os juros do orçamento não fechasse as contas de sua casa.

  31. Impostoehroubo disse:

    Constituição dos EUA possuí 20 páginas. A "estrovenga remendada" (Constuição) do BRASIL possuí centenas, cheio de penduricalhos pra FP. Infelizmente o Brasil terá que quebrar pra mudar.

  32. Renato disse:

    AI está o resultado da COnstituição feita por esquerdista de plantão. Um pais com excesso de DIREITOS e sem deveres. 100% inviabilizado.

  33. Mey disse:

    A reforma da previdência tem q começar pelos altos salários do judiciário STF STJ TRF congresso e demais funcionalismo publico. Acabar com as mordomias de ex presidentes, governadores

  34. silvio disse:

    Nova : vai trabalhar p...rra.Passa o dia aqui no blog contestando todos os comerntarios.

  35. Glauco disse:

    e o STF CONCEDE a si mesmo e a todo judiciário 17 % de aumento. Não tá nem aí p a situação caótica do povo e da nação. VCS não são uma vergonha , SÃO SEM-VERGONHAS e sem CARÁTER.

    1. O pessoal do Judiciário nem precisa se preocupar. O próprio STF já luta pelo aumento deles. Agora é só recesso, feriados, semana santa, carnaval, férias de 60 dias, etc. etc.

    2. Sanguessugas, parasitas. e ainda por cima incompetentes e dspensáveis

  36. Emanuel disse:

    Mesmo assim tem dinheiro para a TV traço, revistas, lei Roubanet, Propaganda para dizer que a caixa financia casa, e que a Petrobras é um monopólio que vende gasolina. Tem muito para cortar ainda.

  37. TempusVeritatis disse:

    A União concentrou 90% da arrecadação nestes governos totalitaristas de estado já por 30 anos...jurosfavoráveis aos lucros banqueiros,propaganda bolivariana.Falcatruas

  38. Marco disse:

    Extinguindo cargos comissionados, reduzindo salários e benefícios do legislativo E desaparelhando o judiciário na bala, esse país TALVEZ sonha em crescer algum dia. Primeiro é desaparelhar o judi

    1. Desaparelhar 'aquilo' vai ter de ser mesmo é na bala. OrCrim desavergonhada, o judiciário, do topo ao mais simples defensor público, aliás um belo antro, as defensorias.

  39. paulo disse:

    Paulo Guedes sabe e tem convicção que se não diminuir consideravelmente o tamanho do governo,o governo mais dia menos dia acaba com Brasil,PRIVATIZA O QUE PUDER ,diminuir a divida e o paliativo!

  40. Guilherme.S.D. disse:

    Um país de idiotas suicidas, que votam no Haddad e Ciro Gomes, para aumentar ainda mais o estado.

  41. Adriana disse:

    Vão nada é só rolada. Fale news você quem dá.

  42. Tereza disse:

    Obrigada, presidente Lula! Obrigadissima, presidente Dilma. Os dois que incharam ainda mais a máquina pública com a cumpanheirada.

  43. Maria disse:

    E os políticos sozinhos quanto consomem?

    1. Eu espero que o Bolsonaro não comece o governo dando aumento pro serviço público. Já é praxe. Kkkkkkk

  44. Marcos disse:

    assim que assumiu 9 Dedos aumentou em 100 bilhões de reais o custo anual com funcionalismo, sendo que a dívida interna era de 100 bilhões de reais =]] era mais barato e simples evaporar os petistas

  45. Pedro disse:

    Superávit primário é bobagem, já dizia a ministra chefe da casa civil do governo Lula. Com essa tese foi eleita e reeleita presidanta. Mais de 50% votaram, mas todos estão pagando a conta.

  46. Maria disse:

    Nova postagem sobre o Queiroz em no máximo 30 minutos!!!!! Que comecem as apostas!!!

    1. Panaca, o Bolsonaro, nosso Presidente não precisa ser blindado!kkkkk

    2. Niina, sou realmente Maria!!!!!vc com certeza não é Niina!

    3. Nina, tá revoltada por quê???? Calma que ainda vão postar uns trocentos posts sobre o Queiroz! Outra coisa; não sou a Maria das 19:33, só pra constar!lkkkk

    4. Panaca, eis aí alguém que escolhe o nick com a sinceridade de quem conhece não só a própria personalidade como o alcance da própria inteligência, parabéns! kkkkkkkk

    5. Fica com medo não. Continue torcendo! Pense positivo. O STF vai blindar o Bozo. Calma. Kkkkk

  47. Glauco disse:

    o brasileiro trabalha p sustentar o servidor. é preciso enxugar a máquina e ACABAR c/ a estabilidade de emprego e TODOS OS PRIVILÉGIOS dos servidores, OU ESTAMOS FALIDOS.

    1. Isso é bode expiatório de político corrupto que quer ter na caneta o poder sobre a vida de quem pode complicar a vida dele. Não caia nessa.

    2. A mesma coisa vale para a CGU: muitos servidores afastados por corrupção foram pegos a partir de sindicâncias/processos abertos por ela. A estabilidade não é o problema do serviço público

    3. Por isso mesmo eu disse servidores que AUXILIAM investigações. Quase todos os processos do MPF movidos por suspeitas de corrupção partiram de informações da Receita, e esta não tem como funçã

    4. Quantos por cento dos servidores trabalham com investigação? Nem 1%.

    5. Acabe-se com a estabilidade, e acaba-se com o combate à corrupção. Genial! Agora, sério, uma dica: expor quem investiga ou auxilia investigações à vontade dos políticos é catastrófico.

  48. Helena disse:

    Por que não coloca os juros da dívida no panfleto? Ficaria feio? Quando vc tem uma dívida, não importa quanto paga de juros? Os juros não afetam o endividamento?

    1. Helena, você está equivocada. O buraco é mais embaixo, o Superavit Primário EXCLUI o pagamento da dívida e de juros, ou seja, não conseguem fechar as contas mesmo DESCONSIDERANDO a dívida+juros

  49. Vera disse:

    O governo "produz" o que para ter "receita" ? Se bem entendi, o governo só recebe IMPOSTOS, ou seja, dinheiro fruto do trabalho do povo.

    1. Os 57,7 milões de eleitores que elegeram o BOLSONARO exigem a PRISÃO imediata de TODOS OS PRESIDENTES desde o ano de 1985, para que paguem todo o prejuízo financeiro que causaram ao país.