Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Diretor do BC afirma que inflação acima de 10% está "em nível muito elevado"

Bruno Serra, chefe da área de Política Monetária, reforçou que o Copom aumentará a taxa básica de juros em um ponto percentual na próxima reunião
Diretor do BC afirma que inflação acima de 10% está “em nível muito elevado”
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou na manhã de hoje (15) que a inflação em 10,25% nos últimos 12 meses encerrados em setembro está em um “nível muito elevado”. A declaração foi dada em evento online organizado pelo fundo de investimentos Upon Global.

“Todo mundo tem falado da inflação no Brasil. Dois dígitos em 12 meses, nível muito elevado, inclusive para o nosso histórico, que é de inflação elevada. [A inflação] Vinha comportada até a pandemia, acelerou muito nos últimos 12 meses, mais do que os pares [países emergentes]”, afirmou.

Serra também reforçou que o BC aumentará os juros em um ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Atualmente, a taxa está em 6,25% ao ano.

“Não há compromisso com qualquer ritmo de alta de juros, maior ou menor [na próxima reunião do Copom, em relação ao sinalizado – 7,25% ao ano]. O BC tem seus modelos. O que o BC enxergou na ultima reunião é que não era necessário aceleração do ritmo de alga de juros para entregar a meta em 2022 e 2023. Nesse ritmo [indicado, de um ponto percentual de alta em outubro], a gente vê um cenário em que entrega inflação na meta”, disse.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO