Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Doria culpa "incompetência" do governo Bolsonaro por alta da gasolina; Lira rebate

O governador de São Paulo criticou a proposta defendida pelo presidente da Câmara para mudar a regra de cálculo do ICMS dos combustíveis
Doria culpa “incompetência” do governo Bolsonaro por alta da gasolina; Lira rebate
Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou hoje no Twitter a proposta defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para mudar a forma como o ICMS é cobrado sobre os combustíveis. 

“Não é culpa do ICMS. É culpa da incompetência do Governo Federal, que fala muito e faz pouco”escreveu.

Lira rebateu Doria e disse que se trata de uma questão de “sensibilidade social”.

A questão não é administração fiscal. É sensibilidade social. O barril do petróleo custava menos de US$ 30 em maio/2020. Agora, chegou a U$ 82. Ou seja: com a mesma alíquota, os estados estão ganhando mais dinheiro. É matemática pura e simples. A alíquota é a mesma.”

Como mostramos, o presidente da Câmara defende que a cobrança do ICMS sobre os combustíveis leve em conta o valor médio do produto nos dois anos anteriores. Segundo Lira, se a proposta for aprovada, haverá uma redução imediata de 8% no preço final aos consumidores.

A proposta foi refutada por parlamentares de oposição. O deputado André Figueiredo (PDT-CE) disse a O Antagonista que o projeto fere a autonomia dos estados e tem potencial para afetar a arrecadação, já que o imposto cobrado dos combustíveis tem peso relevante nas receitas dos entes federados.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO