Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Economista alerta para possível superestimação dos dados de emprego

Economista alerta para possível superestimação dos dados de emprego
Foto: Divulgação/Ministério da Economia

Claudio Adilson Gonçalez, economista e diretor-presidente da MCM Consultores, escreve no Estadão que Paulo Guedes vem comemorando “a forte retomada do emprego formal”, baseando-se nos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que, desde o ano passado, sofreu grande mudança metodológica e passou a ser alimentado pelas informações do eSocial.

Ninguém está manipulando nada e provavelmente não há problemas técnicos estruturais com o novo Caged. Mas é fato que seus dados divergem enormemente dos observados na Pnad Contínua, do IBGE, além de não ser possível a comparação dos números atuais com os apurados pela metodologia antiga, como tem feito com frequência o Ministério da Economia”, disse o economista.

“Análises cruzadas indicam que, aparentemente, o Caged vem superestimando a geração de vagas no mercado formal”, acrescentou.

Gonçalez afirmou também que “tomar apenas os números do novo Caged e sair comemorando, sem análise cuidadosa do conjunto de indicadores, não é sensato”.

“Parece a cloroquina do mercado de trabalho”, comparou.

Leia mais: O furo de reportagem de O Antagonista sobre a mansão comprada por Flávio Bolsonaro em Brasília é dissecado na edição desta semana da Crusoé
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO