Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Em nova pasta, Onyx deve anunciar 'alistamento civil voluntário'

O atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência pretende apresentar um novo programa social assim que assumir a pasta do Emprego e Previdência
Em nova pasta, Onyx deve anunciar alistamento civil voluntário
Foto: José Dias/PR

O futuro ministro do Emprego e Previdência, Onyx Lorenzoni, deve anunciar como primeiro programa do novo ministério a criação de um serviço de “alistamento civil voluntário”, diz o Estadão.

A ideia, segundo o jornal, é oferecer vagas remuneradas, sem vínculo empregatício, a jovens entre 18 e 24 anos, em locais próximos a suas residências.

O Ministério da Cidadania chegou a preparar a minuta de uma medida provisória sobre o programa, então chamado de Programa Serviço Civil, quando Onyx comandava a pasta. O objetivo era contratar jovens não incluídos no Bolsa Família que estivessem desempregados durante a pandemia.

O texto da MP original, que previa uma contratação por apenas três meses e carga horária de 40 horas semanais, está sendo adaptado.

A forma de financiamento ainda está em discussão. O programa consiste no cadastramento de ofertas de oportunidades com o cruzamento de informações entre o banco de atividades disponíveis e o banco de jovens cadastrados.

Chama atenção a fixação pelo jargão militar. O programa assistencialista não tem nada a ver com “alistamento”.

Mais notícias
TOPO