Embraer divulga voto de acionistas para pressionar governo em parceria com a Boeing

A Embraer está preocupada com a possibilidade de recuo do governo na parceria com a Boeing e resolveu divulgar o voto dos acionistas que já se manifestaram favoráveis ao negócio.

Trata-se de uma medida pouco usual. Ao todo, votaram favoravelmente os acionistas que votam a distância e detêm 131,4 milhões de ações registradas – cerca de 20% do total.

“A Abradin (Associação Brasileira de Investidores) vê com estupefação a divulgação pela Embraer dos votos à distância 96 horas antes da votação presencial, na tentativa de influenciar os 80% de votos restantes”, afirma Aurélio Valporto, presidente da entidade.

Segundo ele, esses votos “são notadamente de estrangeiros, que não podem ser considerados na proporção de mais de 40% dos votos válidos”. Valporto suspeita que esses acionistas estejam recebendo algum “prêmio” pela venda do controle da companhia.

Para ele, a ausência de estudos por parte da Embraer sobre a operação torna “impossível que se faça um voto minimamente embasado”. “A Abradin reitera que esta é uma operação danosa à empresa, aos acionistas e à economia nacional, portanto o voto favorável à operação encerra, necessariamente, interesses inconfessáveis.”

Mais cedo, O Antagonista revelou que Jair Bolsonaro não foi devidamente informado por seus assessores dos aspectos negativos do negócio, como a transferência das atividades industriais para os EUA.

O governo possui uma Golden Share, que lhe dá o direito de vetar a operação.

Leia também:

BOLSONARO DEVE REANALISAR FUSÃO DA EMBRAER COM BOEING

Transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. Se você deseja entender melhor a questão, precisa conhecer agora mesmo a posição “politicamente incorreta” do Narloch. Veja aqui!

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. A. disse:

    A Abradin tem que, primeiro, consultar os acionistas da Embraer, pedir uma procuração e falar SE, autorizada. Assim, CALA A BOCA MAGDA!

Ler comentários
  1. ribeiro.js@hotmail.c disse:

    Se levar operação industrial para fora do país, deve vetar.

    1. Durante o governo do petê a Embraer abriu uma planta na Flórida e já produz Phenom 100 e Legacy 500 na China.

    2. Deixa de ser burro, este é o segundo passo. Primeiro passa para a Boeing, depois não tem ninguém que possa barrar a empresa ir para o país que quiser.

  2. umcvs disse:

    Para se desenvolver um complexo industrial-militar é necessário décadas, um sistema produtivo específico, tecnologia de ponta, participação em conflitos, a Embraer é uma gota no oceano.

    1. É a maior fabricante de aviões comerciais médios do mundo. É algo que a maioria dos países do primeiro mundo não tem.

  3. Pedro disse:

    Supertucano é produzido na Flórida. USA é o maior mercado do setor e a estratégia da Embraer tem se mostrado interessante. Nada impede que haja duas plantas.

    1. Super tucano é produzido na florida. Más não é da Boeing.

    2. A Embraer está vendendo a parte em que ela é líder mundial( o setor de aviões comerciais médios) a Boeing. E com isso vai perder poder de financiamento e sinergia tecnológica para as outras áre

  4. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    miliCÚS das Forças Armadas da QUADRILHA do PT: "Precisamos Negociar Com os Americanos as BOQUINHAS, MAMATAS e MORDOMIAS. Afinal de Contas pumlítiCÚS, miliCÚS, Café-Tão e CAFETÃO SÃO IGUAIS"

  5. Ryu disse:

    Eu avisei.... esse negócio é bom para os acionistas, mas péssimo para o país.....

    1. só nao enxerga isso os bozominion bitolados, pq o proprio Bolsonaro pelo jeito acordou que esse acordo é um tiro no pé para a empresa evaporar, eu votei no bolsonaro mas sempre discordei desse acor

  6. Guilherme disse:

    O governo brasileiro deu um calote de 2 bilhões de reais na Embraer no desenvolvimento do KC390! Ela teve que bancar o projeto praticamente sozinha!

    1. Pedro vagabundo, o lucro (LUCRO) da Embraer em 2.017 foi de 900 milhões. Entendeu, vagabundo?

    2. Guilherme vagabundo e mentiroso, é só pesquisar, o lucro foi da ordem de 900 milhoes em 2.017. LUCRO, entendeu, vagabundo?

    3. José, o KC nem começou a ser comercializado! Como a empresa pode estar "lucrando muito"? Ela desenvolveu o projeto, agora precisa ganhar mercado!

    4. Lucrando muito onde? Você viu os últimos balanços? Viu a carteira de pedidos? Apenas 300 aviões firmes. Isso dá uns 3 anos de produção e acabou! A margem operacional desse ano vai ser 0!

    5. E daí? O que isso tem a ver? A empresa continua lucrando muito, o resto é blá blá blá de ignorante.

  7. DireitaMan disse:

    A Embraer vai ser triturada pela fusão da fabricante de aviões grandes Airbus(EUA) + sua concorrente nos médios, a Bombardier(Canadá). Ou se junta com a Boeing ou morre!!

    1. Paga pra ver, simples assim, entre acabar ela ja e ver se acaba no futuro, paga pra ver se acaba mesmo,votei no bolsonaro, mas existe os bolsominion bitolados pela midia de direita que vao na onda

    2. Blá blá blá de idiotas que não tem argumento. Estão contra o Brasil, querem que fiquemos sem indústria nacional. Canalhas.

  8. Guilherme disse:

    O Brasil deixou a Embraer se virar sozinha por anos, fazendo vista grossa para os absurdos que governo Canadense, Americano e Europeu faziam para proteger suas indústrias. Agora já era.

    1. A Embraer quebrou a Bombardier meu filho.O governo brasileiro por contrato possui ações de classe especial e pode vetar.O Trump com menor retaguarda jurídica vetou a venda da qualcomm aos chineses

  9. umcvs disse:

    Livro pros militares: . Mantenham a tecnologia militar, mas é necessário muito mais.

  10. Paul disse:

    A Embraer vai distribuir 1,6 bilhões de dividendos especiais aos acionistas depois de concluída a negociação, por isso eles são favoráveis. A Embraer se serviu do ITA, do Governo e do BNDS a vid

  11. Douglas disse:

    Negocio não pode ser prejudicial para o país tomara que o presidente vete essa venda, levar a produção pros EUA e o pais vai ficar aqui a ver navios, com empregos de alta linhagem lançados fora.

  12. Geovani disse:

    Se a fábrica tiver de migrar pros EUA o Bolsonaro deverá vetar.

    1. O governo Brasileiro possui ações de classe especial. Ele possui o direito de vetar. É o instituto jurídico de direito empresarial conhecido como "golden share"

    2. Se a empresa passar para a Boeing, já era. Pode ir para qualquer lugar do mundo e o Bozo não vai poder falar nada. Deixa de ser burro.

  13. Ana disse:

    Eu também acho que é melhor ter a empresa funcionando no Brasil. Mas com as nossas leis trabalhistas e tributárias (para não falar na insegurança jurídica) a opção é péssima para qualquer em

    1. A Embraer é a única empresa brasileira de alta tecnologia com protagonismo global.E possui enorme potencial militar.Com a absorção do seu principal setor pela Boeing.Ela perde financiamento e sine

  14. Leonardo disse:

    A transferência das atividades será péssimo para o país, economicamente e tecnologicamente, representará um retrocesso imensurável.

    1. DireitaRetardadaMan, só diz merd.a. A empresa é brasileira e fica aqui. Os canalhas como você não são patriotas, querem que o nosso país fique sem indústria nacional. Vai para Cuba que o pariu.

    2. a Embraer já acabou, só os comunistas se negam a ver isso. A concorrente da Embraer, a canadense Bombardier, já se juntou com a Airbus.

  15. DireitaMan disse:

    A Embraer vai ser detonada se não se juntar à Boieng. A Airbus já se juntou com a Bombardier e vão destruir a Embraer de qq jeito. Ou a Boeing pode criar um clone da Embraer

    1. A Skywest fechou a aquisição de mais 9 aeronaves do modelo E175. Somados os pedidos confirmados, são pelo menos 125 unidades. A Bombardier sonhou (e fez lobby) com essa encomenda.

    2. Só o fez depois de anos, anos e mais anos de lobby e choradeira. O ERJ continua sendo mais econômico e mais barato que o CRJ.

    3. Só até ano que vem. Ela já comprou CSeries para substituir os EJets. Assim como a JetBlue.

    4. A Bombardier teve que lançar um modelo praticamente novo (o C-Series, agora conhecido como A220) num segmento diferente do ERJ190/195, que ganha de lavada do antigo CRJ900/1000

    5. Ah, mas a Bombardier (fora a divisão de jatos executivos) é um imenso rabo de foguete. Até a Air Canada opera e-jets.

    6. Vai mesmo e já está sendo. Ela acabou de desenvolver um excelente avião, mas não consegue vender uma peça devido ao jogo sujo dos Europeus!

  16. Pedro disse:

    Novamente, as questões sensíveis. Vai ver está faltando sensibilidade propinítica à empresa.

  17. Freedom disse:

    O governo não pode interferir na iniciativa privada.

    1. ....................................................................................... Michelle, Vamos Fazer o SWING TRADE de #BO#CE#TAS#. Chame a Sua Irmã. Que EU FICO COM as DUAS .... PQP ........

  18. Antonio disse:

    Esse governo NÃO PODE enfiar o nariz em política de empresas que já aprovaram assembléias de acionistas, que p o r r a de paisinho de quinto-mundo, não aprendem nunca, tomara que quebrem a empres

  19. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    ..........................pumlítiCÚS e miliCÚS MADE in PQP Possuem o PENSAMENTO de JUMENTO, IGUAL aos Virgulinos da SUB-RAÇA Nordestina do Século 13 ANTES da PEDRA LASCADA de MANDACARU .... PQP .

  20. Celso disse:

    Nossa! É isso que da não ter um direcionamento ideológico definido. Igual a Veja atual esse sitezinho está sendo frequentado por gente de baixíssimo nível intelectual. É só ler todos os coment

  21. Jose disse:

    Eu deixava do jeito que esta, ai vai vir os caras falarem, a empresa vai falir com tempo, vai ser engolida pela propria boeing e airbus/bombardier, eu pagava pra ver

    1. Os idiotas dizem um monte de merd.a sem prova alguma. Se não são patriotas, vão para Cuba que os pariu.

  22. Roberto disse:

    Bolsonaro, vete essa parceria, é o mínimo.

  23. Newton disse:

    Bolsonaro não vai deixar isso passar assim como está. É lesa pátria. Só quem ganha são os acionistas, o governo sai perdendo e muito.

    1. Os acionistas só querem $$$$. Não estão preocupados se vão fechar fabricas.

  24. Paul disse:

    A Embraer vai distribuir 1,6 bilhões de reais em dividendos especiais aos acionistas. O negócio é péssimo para o Brasil. Sucateia a engenharia aeronáutica nacional e a promissora indústria do se

  25. AftasArdem disse:

    Com a palavra a Aeronáutica. Mas, convenhamos, é uma questão de definir bem os "royalties" e dividendos. O Brasil evolui na montagem e nos negócios. O que é bastante. Mas as peças são do exte

    1. Mas as peças mais importantes são do mercado internacional, especialmente de empresas dos EUA. Mas o Brasil construiu uma competência ímpar na montagem e comercialização de aviões médios.

  26. Linhares disse:

    Bom para os abutres do mercado e péssimo para o país.

  27. Marcos disse:

    Tem gente que prefere ser uma empresa nacional falida do que ser parte de um grande conglomerado multinacional próspero.

    1. O Brasil fabrica (monta e testa) os Super-tucanos que os pilotos dos EUA elogiam muito. Vamos sair da toca, comerciar, fazer igual a China, Índia. Nacionalistas ou são ignorantes ou ajudam os bandid

    2. Tem gente que diz merd.a sem comprovação alguma. Tem merd.a no cérebro.

  28. José disse:

    A Embraer é brasileira e fica aqui, os vagabundos petralhas, que não gostam do Brasil, que vão para Cuba que os pariu.

  29. Juliana disse:

    A Embraer já é americana a muitos anos! Só o Brasil não enxerga!

  30. Thiago disse:

    Alguem avisa pros estatistas neopetebas verde oliva que quem coloca o dinheiro em cima da mesa é quem manda. Embraer vai ser ABSORVIDA, acabou.

    1. Vai ser absorvida pelo seu ra.bo, petralha vagabundo.

  31. Pedro disse:

    Uma planta de operações do KC nos USA está no projeto desde o início. Várias matérias saíram na imprensa. Onde está a novidade? Criar dificuldades para vender facilidade?

  32. Ambrosio disse:

    Quando a Boieng encher o saco e mandar a Embraer plantar mandiocas, ficaremos com mais uma empresa quebrada nas costas dos contribuintes.

  33. Roberto disse:

    😠 a venda da Embraer é outro crime desse governo contra o Brasil, o outro está sendo a não revogação do tratado de migração da ONU, por Temer sob as vistas de Bolsonaro forças armadas.

    1. Crime? Crime é o governo intervir na negociação de uma empresa privada. E nem me venham falar de golden share! Aviões militares é uma empresa a parte cuja separação se deu em 2016.

    2. Cenário: Airbus com Bombardier derrubam o preço de aviões regionais. Boeing manda a Embraer se FO//DER e monta uma linha de aviões regionais. Embraer quebra pois não consegue concorrer. Bom né?

    3. Tem Que VENDER o PUTEIRO brasiLIXEIRO INTEIRO. Agora, Encontramos COMPRADORES a R$ 1,00 . Para Toda a #Mer#da# em Putrefação da Reforma da Falência Cometida Pelos pumlítiCÚS .... PQP

  34. TrHuMpH disse:

    Junto com a Boieng irão embora milhares de empregos e tecnologia de ponta. Idiot@s! São as mesmas toupeir@s que criaram a reserva de mercado para informatica que nos atrasou 2 gerações no ramo.

  35. Jorge disse:

    As recaídas estatizantes e protecionistas do Bolsonaro são preocupantes. Ele ainda não entendeu que as intervenções do Estado na economia quase sempre são deletérias para a sociedade.

    1. O mundo inteiro pratica protecionismo, seu liberteen tapado.

    2. Quase sempre, não neste caso Que significa ficarmos sem indústria nacional. Aqui é Brasil para patriotas, vai para a Cuba que o pariu.

    3. 😠 currupaco pa paco, outro papagaio repetindo o discurso.

  36. TrHuMpH disse:

    É inacreditável!! Querem acabar com a oportunidade de entrarmos com firmeza na produção de aviões de grande porte! Babacas!! Terceiros-mundistas de merd@!!

    1. A Embraer está simplesmente vendendo a sua parte mais lucrativa e que a mesma é líder mundial. Não existe parceria.

    2. Só se entrar na sua bun.da. A Embraer passaria a ser da Boeing. Não teríamos mais a indústria nacional. O pouco que reataria seria comprada facilmente logo após. Vai para Cuba que o pariu.

  37. José disse:

    Vão transferir as operações para os EUA e fechar esta joint Venture. Embraer já era, preço muito alto a pagar pelo apoio para ser eleito.

    1. Vai para Cuba que o pariu. Aqui é lugar de brasileiros, que querem indústria nacional. Vagabundo.

  38. Marcelo disse:

    Se o bozo voltar a trás no acordo será uma traição aos votos que recebeu e um recibo de que o governo foi tomado pelos milicos melancias.

    1. Bolsonaro não cumpriu NENHUMA de suas promessas de campanha até agora.

  39. José disse:

    A Embrarer é brasileira e não sai daqui. Entregar para a Boeing faz parte dos planos da Nova Ordem Mundial tornar o mundo unificado para a entronização do diabo no comando.