ACESSE

EUA mantêm bloqueio na OCDE e não cumprem barganha com Brasil

Telegram

Os EUA mantiveram hoje o impasse sobre a adesão de novos membros na OCDE –o que significa que o país não cumpriu a barganha proposta por Donald Trump a Jair Bolsonaro, informa o Valor.

Em 19 de março, em Washington, o presidente brasileiro anunciou que o Brasil começaria a abrir mão do TED (tratamento especial e diferenciado), que dá mais flexibilidade na implementação de acordos comerciais no âmbito da OMC.

Em contrapartida, Trump prometeu dar apoio para que o Brasil iniciasse “o processo com vistas a tornar-se membro pleno da OCDE”.

A expectativa nos meios diplomáticos, explica o repórter Assis Moreira, era que a Casa Branca aproveitasse a reunião de hoje do Conselho de Representantes na OCDE para desbloquear a demanda do Brasil e de outros países que querem entrar na organização.

O Valor apurou, no entanto, que a delegação dos EUA voltou a dizer que “não tinha instruções” para uma decisão do conselho sobre possível adesão de novos membros.

 

Bolsonaro: "Não existe time de militares nem de Olavos. É um time só". LEIA AQUI

Comentários

  • Alberto -

    Donald Trump é o tipo de pessoa que opera apenas com objetivos a curtíssimo prazo. O amanhã, para ele, já requer planejamento estratégico. Promessas, então, soam como "eu te amo" para namorada nova.

  • Brasil -

    Hoje é só amanhã.

  • Brasil -

    É... Já pode pedir música no Fantástico?

Ler 187 comentários