Fazenda diz que se compromete com esforço por reformas

O comunicado do Ministério da Fazenda sobre o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela Standard and Poor’s saiu agora há pouco.

Não diz nada além do esperado: o governo se compromete com o esforço para aprovar a reforma da Previdência e com medidas como o adiamento do reajuste dos servidores públicos. E repassa a responsabilidade à turma de Rodrigo Maia.

“Sempre contamos com o apoio e com a aprovação das medidas necessárias para o país pelo Congresso Nacional”, acrescenta a nota.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 29 comentários
  1. A corrupção endêmica, a malversacao de recursos públicos, o clientelismo, a péssima gerência administrativa etc. , não seriam causas do rebaixamento? Isso ninguém fala – e nem tenta- consertar.

  2. Até porque, assim que entrar o novo presidente faria reforma muito mais drástica. O sistema é capitalista. Para pagar, precisa de dinheiro ou vem hiper inflação. O que defendo..há tempos…imposto sobre grandes heranças. Princípio liberal. Quem faz fortuna, não deve passar inteira para filhos ou herdeiros. Bill Gates já faz isso por contra própria. Imposto sobre grandes fortunas não resolve. Dinheiro sai do País.

  3. Luiz Henrique disse: 12 de janeiro de 2018 às 07:09
    O que eu disse sobre a cabeça não ajudar? Temos um verdadeiro exército de teóricos, videntes do apocalipse e militantes do pagou, levou. Não seria leviano a por toda culpa do país ser este caos sobre estes, mas quem faz isso, não está tão longe assim da verdade. A inteligência mediana está algo acima disso.

  4. Campos Salles salvou o século 20 com reformas duras. Castello Branco fez o Brasil andar…ao contrário de Geisel…porque foi duro na hora certa. Há momentos de ajuste que dizem assim…se vai acontecer uma catástrofe econômica por desajuste de contas, há de se tentar ajustar. Ponto. Congresso,….será charlatão com qualquer governo, como Barbalho, Sarney, etc….foram com Lula.O Brasil não pude pagar 50 mil de aposentadoria a viúvas jovens, a fundo perdido. Como não pode evitar de reoneracao de folha.

  5. Escrevi em outro local há dias que o próximo presidente pegará um país ingovernável, em razão do estouro da previdência, que terá que cortar direitos adquiridos. O que assustou a SP foi se falar no Congresso em mexer com a regra de ouro. Não sou vidente. Tenho convicção que se o País não fizer uma série de medidas duras, a começar por esta mini reforma da previdência, acaba a democracia brasileira. Muitos sofrerão muito. É hora de extrema responsabilidade do Congresso.

  6. Estas agências trabalham apenas para dizer se há risco de se emprestar dinheiro a um país e o classifica quanto ao grau de risco. O Brasil só não está muitíssimo pior por ter verdadeiros oásis de resistência ao atraso. É um país muito grande e cheio de recursos, mas não adianta estarmos sentados em uma pepita de ouro, se a cabeça não ajuda. As “reformas” de Temer não atacam, nem de perto as causas, portanto, em pouco tempo, mais outras “reformas” para se bater mais no povo e estrangular ainda mais a economia do país, será a única forma visualizada pelos que estão atualmente nos cargos chave.

  7. Esse governo além de ladrão pensa de forma bestante basal. O rebaixamento veio logo depois do governo sequer conseguir emplacar um ministro, por ele ser contraindicado para o cargo e a justiça deixar isso mais do que claro. Para ele todos problemas do país se resume agora em enxugar gelo com mais esta meia boca, feita sem qualquer senso de responsabilidade dos que a fazem. A reforma fiscal ou ajuste fiscal, que não houve de fato e não adianta torcerem, além da grosseira e aberta forma infame de se manter no cargo e também de governar, foi a real causa do rebaixamento.

  8. .
    Temer é descartável agora é só não caiu ainda porcausa dela:
    .
    Raquel Dodge está prevaricando e essa atuação da PGR de Temer é inaceitável !
    .
    Raquel Dodge é a Prevaricadora Geral da República !!!
    .
    Já era pra PGR ter feito a 3ª denúncia contra Temer no caso da MP do porto de Santos faz meses !!!
    .
    Mas Raquel Dodge, a Prevaricadora Geral da República, foi escolhida por Temer justamente pra isso: continuar engavetando essa denúncia !
    .

  9. Rogério disse: 11 de janeiro de 2018 às 21:49
    É a reposição do imposto de renda? Terceiro ano sem atualização. Tirando de pessoas que ganham míseros dois salários mínimos e meio ao mês. É uma vergonha. Onde está o povo que não vê.
    ===============
    Onde está o povo que não vê?
    Resp.: Esperando para pular carnaval seguindo um boneco feio, decrepto, pelas ladeiras de Pernambuco ou então a aguardar o campeonato de futebol para sair ás ruas

  10. Dezenas de medidas administrativas que não dependem do congresso e não são tomadas.
    Redução de ministérios, demissão de ccs, reestruturação administração, demissão de não estáveis, venda de ativos, e por aí vai.
    Mas a culpa é da previdência.
    VTNC

    1. Barnabé falando em privatizar estatais? Quanto desespero!
      Reestruturação administrativa, venda de ativos e redução de ministérios é o que senão exoneração de inúmeros Barnabés?

  11. OFF TOPIC DE INTERESSE!
    Radar Online:
    EM ALAGOAS PRESÃO DO PT DÁ SINAIS DE ESTAR FUNCIONANDO
    https://veja.abril.com.br/blog/radar/em-alagoas-pressao-do-pt-da-sinais-de-estar-funcionando/

    1. Preocupante, espero que o resto do País não caia nessa estória de ” perseguição politica” e entenda que a lei é igual para TODOS. #LulaNaCadeia

  12. A Fazenda e o Meirelles não podem fazer nada quando por exemplo a Reforma já estava pronta pra ser votada e aprovada em maio/17 e o Rodrigo Janot e a PGR, ao lado do Fachin do STF, da Rede Globo e da JBS Friboi resolveram jogar mer-da no ventilador e melar todo um país!
    O lobby do funcionalismo público é muito forte e irá destruir o país! É fato!

    1. A iniciativa privada é espetacular mesmo. Nunca se corrompe e sempre oferece produtos e serviços extraordinários!!!E o respeito ao consumidor????? Certamente o Brasil deve ser o país onde mais a iniciativa privada respeita o seu consumidor!!! Acorda, noiado!!!Mais um brazuca babaca e gado. Não fez nada não sei 13 criminosos anos do PT e agora quer arrumar um bode expiatório pelas suas malandragens!! Pilantra oportunista!!!!

  13. Resumo: CHANTAGEM INTERNACIONAL.
    FUDER COM QUEM TRABALHA
    Por que não ameaçam rebaixar nota por INCOMPETENCIA ou por CORRUPÇÃO que não acabam e destroem a economia e a sociedade Brasileira?????

  14. Leia-se: “o governo se compromete com o esforço de continuar pagando aos agiotas internacionais e protegendo os sonegadores locais, além de tentar desesperadamente escapar da cadeia em 2019”.

  15. Falam em legitimidade. Conversa fiada. Temer foi eleito e é legítimo. Agência até elogiou esforço do governo. Congresso, Lewandovsky e até fanáticos da Lava Jato e que são responsáveis. Tá na hora de discutir não. É aprovar reformas e ponto. Até pq próximo presidente bem precisa falar mais nada. Exmsis reformas ou caos. Pré catástrofe.

  16. É a reposição do imposto de renda? Terceiro ano sem atualização. Tirando de pessoas que ganham míseros dois salários mínimos e meio ao mês. É uma vergonha. Onde está o povo que não vê.

  17. Após a condenação do Lula daqui 13 dias, o processo eleitoral estará garantido como um foro de discussão efetiva de alternativas viáveis para a recuperação do país, sem o risco de propostas populistas esdrúxulas que nos trouxeram para essa situação de descalabro e destruição.

    O próximo presidente terá muito trabalho para reverter os 16 anos de corrosão e destruição impostos pelas quadrilhas PT e PMDB ao país!

  18. kkkkkk….descobriram mais 1 do Bolsonaro !!! ….o cara paga a mulher do caseiro dele da casa de Angra com verba de gabinete !!!……mais 1 que a FOLHA descobriu…..corre lá atrás Antagonista !…matéria inteira publicada há 3 horas lá na FOLHA…..http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/1949719-bolsonaro-emprega-servidora-fantasma-que-vende-acai-em-angra.shtml

  19. E quem é que aprova ou não emendas constitucionais e reformas como a da Previdência? O Congresso, não? Pelo que, não vejo onde está o tal “repasse da responsabilidade à turma de Rodrigo Maia”, portanto. E tampouco vejo de parte de vocês, Antagonistas, uma única palavra sobre a responsabilidade que Janot e quejandos têm com relação ao atraso da reforma da Previdência, fruto daquela tentativa de golpe falhado que vocês apoiaram integral e alegremente. Seria isto de esperar também, ou não?

  20. A Fazenda jogou a toalha. Com uma nota lacônica como esta só resta recolher os cacos e apostar todas as fichas na certeza de que o presidente Lula coloque a casa em ordem a partir de 2019.