Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Gastos de estrangeiros no Brasil caem ao menor nível em 17 anos

Gastos de estrangeiros no Brasil caem ao menor nível em 17 anos
Foto: murarimarcia/Pixabay

Levantamento da CNC (Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo) mostra que o volume de gastos dos turistas estrangeiros no Brasil em 2020, R$ 3 bilhões, representou a metade dos gastos totais em 2019 e foi o menor registrado desde 2003.

Em meio ao caos da pandemia da Covid, em mesmo a desvalorização de 29% do real no ano passado —que, em situações normais, estimularia o turismo interno— evitou perdas expressivas para o setor.

“Internamente, a recessão promoveu uma realocação de gastos em favor de bens e serviços essenciais. A demanda externa, por sua vez, esbarrou nos protocolos caracterizados por severas restrições ao fluxo turístico internacional”, disse ao site Panrotas Fábio Bentes, o economista da CNC responsável pelo estudo.

Os dados da entidade revelam ainda que 35,5 mil estabelecimentos ligados ao turismo no Brasil fecharam em 2020. É a maior perda anual desde 2016, quando o país ainda sofria os efeitos da recessão do governo de Dilma Rousseff.

“Infelizmente, não há, no momento, expectativas de reversão para o setor no curto prazo”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltando a urgência de acelerar a vacinação dos brasileiros.

Agradeçam a Jair Bolsonaro e seu, por assim dizer, gerenciamento da pandemia. Ele realizou o desejo do ex-chanceler Ernesto Araújo (“sejamos esse pária”).

Leia mais: Guedes e seu ideário foram inteiramente soterrados pelos planos de sobrevivência política do presidente da República e da sua própria reeleição
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO