Gilmar libera para julgamento ação que pode causar rombo de R$ 41 bi aos cofres públicos

Gilmar Mendes liberou para julgamento no STF a ação sobre correção monetária de precatórios antigos –títulos de dívidas do poder público reconhecidas pela Justiça, informa Carolina Brígido em O Globo.

Segundo a AGU, a ação pode provocar impacto bilionário nas contas públicas –o rombo pode chegar a R$ 40,8 bilhões apenas na Justiça Federal, em relação a precatórios e outros créditos devidos pela Fazenda Pública.

No mês passado, o Supremo começou a julgar a ação, que questiona a correção de precatórios antigos. Governos federal, estaduais e municipais querem pagar pela TR, o índice de correção da poupança.

Quem tem créditos a receber, porém, prefere a correção pelo índice inflacionário, que é mais alto. A maioria dos ministros votou a favor da correção pela inflação, mas o julgamento foi suspenso pelo pedido de vista de Gilmar.

Janaina: ministros do STF "querem se colocar num Olimpo". CONFIRA AGORA

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Reinaldo disse:

    Que a justiça seja feita é para isto que existem tribunais!

Ler comentários
  1. Siegfried disse:

    Site de analfabetos funcionais. Não leram o último parágrafo e não sabem do que falam. Gilmar está DEFENDENDO o Governo e até onde pode segurou o processo. Na verdade é mais um calote do govern

  2. Roberto disse:

    Atacam Gilmar agora chupa bando de burros!

    1. Burros ??? Não percebe que isso é chantagem?? Eles são comunas, vivem de artimanhas, chantagens, desinformação etc

  3. Luis disse:

    Não vai dar em nada; nem antes dava, que dirá agora!

  4. Siegfried disse:

    Óbvio que são dívidas dos governos anteriores. Queriam que fosse dos posteriores? Jumentolândia.

  5. Rasec disse:

    Dá para pagar sim, tranquilo. Só os militares causaram um rombo de 43bi no ano passado e ainda vão ter aumento salarial.

  6. Hammer disse:

    Quando se trata de processos envolvendo valores,a primeira coisa que me vem a mente é quando esse patife recebeu ou vai receber,nos casos de HCs para bandidos do colarinho branco,é pré combinado.

  7. Luiz disse:

    Represou tudo no governo petista e de Temer para, agora, arrebentar as contas de Bolsonaro.

  8. Antonio disse:

    Sou democrata p/ excelência, c/ Estado Democrático de Direito, liberalismo político e econômico: -Estado; +cidadania. Caso precatórios: prevaleça a cidadania. Mais uma herança maldita esquerdop

  9. Pedro disse:

    A solução do problema poderá estar nas mãos do Senado, Ressuscitando os Pedidos de Impeachment e a CPI da Toga... Para tudo há uma s o l u ç ã o. "...Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo B

  10. XYZ disse:

    E os ladrões continuam decidido nossas vidas. Do STF ao ministro da economia passando por todo parlamentares. 3 poderes de LADRÕES.

  11. Osvaldo disse:

    Não vai ter jeito como a democracia a la brasileira pode sobreviver com um sujeito desse? Vai ter que ter um contra ataque.Não podemos deixar que esse sujeitinho ponha um país inteiro a perder.

  12. CARLOS disse:

    Ele está vendo que está phodido e vai fazer qualquer coisa para phoder o País, um cretino.

  13. Antonio disse:

    Desculpem, mas está correto. Precatório hoje é uma maneira legalizada do governo dar calote em indenizações julgadas nas quais perdeu. Um monte de gente espera décadas p/ receber o que lhes é d

  14. Angela disse:

    Vão fazer o diabo pra detonar o Novo Governo. Cabe aos corajosos cairem em cima deles

  15. Leonardo disse:

    Gilmar Mendes está querendo mostrar força liberando um buraco desse nas contas públicas? Haja estômago para aturar um cara desses, hein?! Sua responsabilidade é 0 e sua canalhice infinita.

  16. Amilcar disse:

    Um dia alguém teria que tirar esse esqueleto do armário, Beiçola só fez foi abrir o armário e expor o esqueleto. O governo aceita receber dívidas corrigidas pela TR??? Pergunta e Receita Federal

  17. Silveria disse:

    Estamos fritos na mão desses indivíduos. Cada vez que a corda aperta os ilustríssimos pescoços a defesa deles é o ataque. E a bomba sempre cai no colo do povo.

  18. Melissa disse:

    Só pauta-bomba, para ex.plo.dir o Brasil em Milhões de pedacinhos! Assim DERROTA o governo, né????? Mas, aí, leva o povo junto ... mas, "os fins justificam os meios", não??????

  19. Martins disse:

    O processo de deterioração do governo Bolsonaro segue com ventos na popa. Globolixo, $TF, STJ, STE...todos ávidos pela volta da corrupção e mamatas da esquerda generosa. Vão quebrar a cara.

    1. Não permitiremos, nem que tenhamos que invadir aquelas pocilgas e atear fogo em tudo e cortar as cabeças dos corruptos e traidores...serão nossa bastilha.

  20. Vergonha disse:

    Tudo CHANTAGEM que desemboca no STF, seja do MAIA , ALCOLUMBRE , MENDES, e outros que querem acordos escusos, tipicos da MAFIA.

  21. Marjorie disse:

    Isso é dívida do governo com pessoas e empresas e só não foi julgada ainda pq Gilmar tá segurando o processo a favor do governo. Não corrigir o que deve pela inflação é calote. Simples assim.

    1. Concordo...tem que ser corrigido pela inflação...se não os valores à receber vão perder o poder aquisitivo...e muitos cidadãos que tem a receber vão perder dinheiro, pois pela TR é calote.

  22. le disse:

    Que as decisões de Toffoli não sejam cumpridas em todo o Brasil, não tem sentido dar sentenças se é um bandido corrupto, vendedor de sentenças.

  23. Rodolfo disse:

    Funcionários públicos! Esses VAGABUNDOS pensam que dinheiro nasce em árvore! O negócio é inviabilizar o Governo Bolsonaro, destruir o BR e trazer o Lula de volta! Não se iludam, plano é esse!

  24. GILMAR disse:

    A cpi da lava toga tem que ser aceita por esses senadores covardes, o amigo do pai, vai ter que se esplicar...

    1. Já foi rejeitada, com a bênção do líder do Governo no Senado (Bezerra) e apoio de Renan e Alcolumbre. Palavras do Anta.

  25. CARMEN disse:

    Dívida, infelizmente, é dívida. No caso, herdada dos malditos governos antecessores a este. Quebradeira geral à vista. Uma bomba atômica.

    1. 15 dias do serviço da dívida. Para o governo é nada. O orçamento anual do Brasil é 3 trilhões.

  26. Petronilo disse:

    Monarcas da Dívida Pública. Se não morrerem continuarão matando o país e as pessoas

  27. Morrowind disse:

    Tudo pra fuder o governo não importa as consequências porque no deles ninguém mexe.

  28. le disse:

    Acabou...acabou!!!!! Que os generais de Bolsonaro NÃO Dê GUARIDA para esse CANALHA, pois serão tão canalhas quanto. O $TF acabou, antro de marginais. Começou as chantagens e retaliações dos mel

  29. Biofeminista disse:

    1. Se o Estado deve, pague. Governo muda. Estado fica. 2. Não pagar leva à instabilidade jurídica. 2. Previsão de pagamento de precatorios é lançado pelos tribunais de contas.

  30. Biofeminista disse:

    O chilique dos antagonistas é porque na lógica financeira deles o Estado tem que priorizar pagamento de dívidas com bancos. Dessa vez vão ficar chupando dedo. Porque ou paga ou decreta moratória.

    1. Se paga sana o problema. Se decreta moratória o problema se agrava e a dívida permanece. Um péssimo sinal para o tal mercado.

  31. Victor disse:

    E tem mais: se o estado não repõe a inflação, ele está usando o SEU dinheiro para outra finalidade. Pq ele te deve, paga menos doq deve (pq não repõe inflação) e oq ele faz com a diferença?

  32. Marcelo disse:

    Eu acho que p legistivo e o judiciário para manterem a independência dos poderes, deveriam funcionar em São Paulo e Rio de Janeiro.

  33. Victor disse:

    Gente, calma lá. Trata-se de CORREÇÃO MONETÁRIA, ou seja, atualização da inflação. Logo, evidente que tem que ser por índice de inflação, e não pela TR. Isso está prejudicando todos os ci

  34. Beth disse:

    se puder atrapalhar, prá que ajudar, né?

  35. 🔊Lemon disse:

    O que é devido tem que ser pago repondo a inflação. Isto se chama justiça. Se ponham no lugar dos credores. Como pagar sem falir o estado brasileiro é uma outra questão.

  36. K disse:

    Para cada ação dessas, a solução é privatizar e desestatizar mais e mais, gera dinheiro na hora e depois com o q deixamos de gastar

  37. Fabio disse:

    Correto. Neste caso trata-se de devolver aos investidores o que lhes foi expurgado pelos planos econômicos, a culpa não é dos juízes se a cada 10 anos vem uma novidade e roubam os investidores.

  38. Fabio disse:

    O que é devido é devido. Os planos econômicos roubaram direitos dos detentores de títulos. A União tem que devolver o que foi usurpado não é culpa dos juízes que planos econômicos roubam o in

  39. Marcelo disse:

    O STF entrou na moda da elaboração de pautas-bomba.

  40. Dlojiji disse:

    Cino, o cachorrinho do Reinado Azedo querendo dar as caras aqui. Piada.

  41. Didi disse:

    Coerente em soltar bandidos também. Que esteja fora logo, é desejo de todo o povo. Queremos togas mais limpas e bem passadas

  42. Edenilson disse:

    Falam como se o povo fosse guardar o dinheiro debaixo do colchão. Ora, isso será poupado criando lastro ou gasto girando a economia. TR é o caramba. Nessa eles estão acertando. Não é rombo é ju

  43. Adilson disse:

    O cerne,fica devendo para o estado p ver seu nome ir para divida ativa.O estado qdo deve,recorre,recorre,recorre,se perde,protela e s bobear,começa o rito de novo.Ad aeternum!

  44. Nelson disse:

    A falta de sensibilidade pelo momento em que vive o país,é característica das pessoas sem caráter e sem compromisso com o Brasil

  45. Vicente disse:

    Para atravancar o governo e escapar da justiça vale tudo, até mesmo quebrar o país de vez.

  46. EDUARDO disse:

    Gilmar manda no país. Bolso cobra a conta na aposentadoria dos pobres. Isca isca bolsopatas me chamem de petista. Governo pior que do collor do lula da filma e até do Temer. Viva Gilmar.

  47. Fernando disse:

    Parece uma ação coordenada para desestabilizar o governo Bolsonaro. Essa estrovenga estava parada há anos no STF com a chegada do Bolsonaro à presidencia os Togados começaram a desenterrar defunt

  48. Rony disse:

    Pragas da republica. Tanta gente precisando morrer neste país.

  49. Sandra disse:

    Vao querer derrubar o Bolsonaro quebrando o país. Fdps

    1. Melhor mesmo é ferrar com a vida de quem já foi roubado pelo governo e está esperando há décadas pra receber uma miséria. O que os Bolsotários querem é socialismo, o bem de uns às custas dos

    2. Esse é o objetivo ou acham que estão preocupados em pagar o que se deve? Ora por favor

    3. Quem deve, tem que pagar, não importando quem está na presidência. E o governo é credor de valores muito superiores - basta ter a coragem de cobrar.

  50. JOSÉ disse:

    União, Estados e Municípios (estes não "governam" coisa alguma, pois são apenas administrações), não pagaram, lesaram cidadãos, e possivelmente desviaram os valores. Baita República!

  51. Luis disse:

    Se o Estado deve, tem que pagar, sim. Apenas deveria haver uma pogramação.

    1. Já tem e eles não pagam nada, se você tem a receber, fica 10 anos na justiça e mais 10 pra receber. Espero que isso nunca aconteça com você.

  52. Gustavo disse:

    Gilmá quer chantagear para poder ficar no cargo! Até um plancton entende isso. Fora Gilmar, fora Toffoli. Desgraças do Brasil

  53. Antonio disse:

    Querer corrigir a dívida com o cidadão pela TR é ser sem vergonha...o mínimo para corrigir tem que ser a inflação.... senão se perde o poder aquisitivo dos valores à receber.

  54. Luís disse:

    Causa ganha desde 2014. Aguardando essa decisão para receber o que é meu de direito. Quem manda o governo fazer cagada.

    1. Q governo? Lula, tá preso. Dilmentira, logo tb sera. Temer, tb logo será preso. Dívidas deles? Bolsonaro tem tem q pagar? Canalhas. ..

  55. Augusto disse:

    Rombo ou não, isso é dinheiro que o Estado de alguma forma tomou a mais, não pagou, ou simplesmente lesou o particular, e quer pagar com correção abaixo da inflação, enquanto o setor público s

  56. Urso-polar disse:

    Isso confirma que Gilmar e esquerda pois adota a agenda deles , implantar o caos no Brasil pra esquerda voltar como heróis !

  57. Dlojiji disse:

    Bich@s esquerdopatas defendendo o roubo de cidadãos pelo governo só porque o titular é o bofe por quem eles são apaixonados. Espero que o governo desaproprie suas casas e ofereça os 20% de praxe.

  58. Laércio disse:

    Se a União deve, tem que pagar. Com correção pela inflação sim.

  59. elias disse:

    Esse tal de GIGI é um câncer para o BRASIL , tem que extirpar esse MAL do PAÍS .