Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo reduz mistura de biodiesel para tentar conter alta do diesel

Percentual obrigatório em 2022 será diminuído de 14% para 10%; segundo conselho de política energética, medida protege os interesses do consumidor
Governo reduz mistura de biodiesel para tentar conter alta do diesel
Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas

O governo federal decidiu alterar o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao diesel de petróleo em 2022, alegando que a medida protege os interesses do consumidor ao conter a alta do preço do combustível nas bombas, informa O Globo.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (29), o Conselho Nacional de Política Energética informou que o percentual de biodiesel ficará em 10%. É o mesmo patamar vigente neste ano, mas menor que os 14% previstos originalmente para o ano que vem.

Segundo o CNPE, a decisão “coaduna-se com os interesses da sociedade, conciliando medidas para a contenção do preço do diesel com a manutenção da Política Nacional de Biocombustíveis, conferindo previsibilidade, transparência, segurança jurídica e regulatória ao setor”.

Com a desvalorização do real e o aumento das cotações internacionais da soja —de onde deriva o biodiesel—, o preço do combustível disparou nos últimos anos. E a alta dos preços do diesel atinge uma das bases eleitorais de Jair Bolsonaro, os caminhoneiros.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....