Inflação mais baixa em 19 anos

Em setembro, o IPCA — índice que mede a inflação oficial — variou 0,16%. Com isso, a carestia acumulada no ano (1,78%) está no menor patamar desde 1998.

Os números foram divulgados pelo IBGE nesta manhã.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 61 comentários
  1. Entenderam porque nem a esquerda nem a direita entopem mais as praças e ruas de manifestantes? O povo está andando pros revoltadinhos da conveniência política e especulativa. Quem vai a supermercado e se surpreende com a queda de vários preços, ou vê a recuperação óbvia da economia e precisa sobreviver, sabe que não é hora para aventuras comandadas por quem não tem nada a ver com os reais interesses da população. Temer para presidente, infinitamente melhor do que os demagogos de direita e esquerda, sempre prontos a vender ilusão e a desgraçar o país em nome dos seus malditos e sujos interesses.

    1. Claro!!!Impopularidade construida pela imprensa e pelas flechadas do Janot. Apesar disso, está sendo melhor e mais responsável que Dilma e Lula.

  2. Recuperamo-nos aos pouquinho no Brasil:
    Mas não se tem saúde política se não se começar pelo
    indivíduo consigo mesmo e o Estado pela
    educação robusta e autônoma.
    Por um bom tempo o nosso problema foi exatamente
    o sufocante autoritarismo do PT.
    Mas em 2016 tivemos um enorme alívio.
    Nos libertamos da adstringente ideologia petista
    devido aos criativos movimentos de rua no ano passado.
    O MBL teve o seu papel empírico, em 2016!
    MBL [Movimento Brasil Livre]
    faz jus ao nome dessa sigla, sem dúvida.
    A diminuição do poder vigarista do PT com
    a saída de Dilma, em 2016, foi fortemente
    permitido devido ao MBL.
    Empírico, corajoso e pragmatista,
    o Arthur do “Mamãe Falei” ajudou muito
    a desconstruir o discurso ideológico
    do PT através do método socrático.
    Pelo menos MBL e o Arthur lutam contra
    o lixaço da doutrina petista (conhecida como petismo),
    lutam contra o brega, o barangismo petista,
    o mau gosto, o barangão do sertanejo universitário
    do petismo [inventado na Era Dilma-Lula],
    o cafona e lutaram contra o autoritarismo
    sufocante do PT e o Kitsch.
    «No reino do kitsch se pratica a
    ditadura do coração.»
    Milan Kundera.

  3. 1998 foi o ano que o sociólogo maconh.eiro quebrou o Brasil. “Fez o diabo para se reeleger”.

    Inaugurou a bolsa propina para o congresso.
    Inaugurou a pedalada (neste caso a pedalada cambial).

    O trio dinâmico PSDB x PMDB x PT.
    As três pregas socialistas que trocam as posições a 30 anos da “redemocratização”.

    Para nossa infelicidade essas solitarias são rodeadas por outros pequenos parasitas.

  4. A inflação baixa é obra da equipe econômica de Temer, que trouxe credibilidade ao governo, com controle de gastos e aprovação de reformas que a muitos anos oBrasil precisava. Inflação baixa possibilita o BC abaixar os juros que favorece os consumidores e gera aumento no consumo.

    1. A função do BC é justamente regular a taxas de juros de acordo com a inflação. O aumento de demanda não vai gerar inflação, pois o aumento está sendo gradual. Ademais, o real está se valorizando, pois estamos tendo sucessivos superávits em exportações. Com isso o governo tb consegue controlar a inflação com a possibilidade de aumento de importações nos setores que estiverem precionando a inflação. Aumento de demanda, por si só, não gera inflação, haja vista, a China que cresce a décadas com inflação controlada, desde que o governo consiga entregar oferta para a demanda, e está equipe econômica tem capacidade para esta tarefa. Se não concorda com minha opinião não precisa me xingar, basta apresentar os seus argumentos.

    2. Aumento de consumo = aumento da demanda = inflação.

      Imbecil.

      Gasolina nas alturas.
      Energia elétrica explodindo.
      Moeda desvaloriza.

      E consumo alto? Deixa de ser burro.

      Essas pragas do PMDB não tem se que a capacidade de contratar um parasita de internet com algum nível primário.

  5. POVO ACÉFALO DA BANÃNIA

    Drácula tá usando a MESMA RECEITA DE LULA.
    Diminuiu o juros no ‘tacão’, para o povão se Endividar comprando a prazo,
    e daqui 3-4 anos a BOMBA explode nas mãos de outro., é SEMPRE a mesma fórmula de
    enganar OTÁRIOS imediatistas.

    1. Pois é !!! Quem acompanha o noticiário deve saber com quem Maia se encontrou na casa de Katia. E ainda dizem “fora Temer”

  6. A inflação é baixa graças a violenta recessão economica que estamos sofrendo e não tem absolutamente nada a ver com a politica economica do mediocre Temer. Qual a vantagem disso? Aqui em minha cidade, a prefeitura não paga seus servidores, o estado não paga seus servidores e os clientes, é claro, sumiram dos supermercados. Sem vender, os bodegueiros baixam os preços.

  7. Na Venezuela a recessão está “namorando” os dois dígitos e a inflação os três, o que desmonta sua teoria; temos que reconhecer, embora alguns sintam dor no cotovêlo, que o Temer é infinitamente mais competente que Dilma.

  8. Comprar alguns litros de gasolina para joga-la em crianças e depois tacar fogo, é bem mais barato, criativo, terrível e chocante do que comprar trezentos fuzis para atirar contra a população indefesa, não é mesmo Rede Globo?

    1. Fora todo mundo que destruiu o Brasil ao longo dos últimos 30 anos – comunistas do PT, socialistas fabianos do PSDB e coronéis nordestinos ladrões do PMDB.

  9. A queda da taxa de inflação, por si só, não significa benefício para a economia, apenas os leigos são enganados. Deve ser analisado o conjunto de indicadores (nível de emprego, investimentos, produtividade, etc).

    1. Filosofia oriental:
      Para a caminhada é necessário dar o primeiro passo …
      Vou declinar do convite para visitar seu blog !

  10. @Luciano, inflação baixa também pode ser em decorrência de baixo consumo. Se você não levar em conta a taxa de (des)emprego para também medir o desempenho econômico, dentre outros fatores (produção de embalagens… etc), a notícia por si só é apenas um engana trouxa.

  11. Acham que nos somos IDIOTAS , lógico que a Inflação esta baixa , o Brasil nao esta crescendo, logico , desemprego de mais de 13 milhoes ,herança do LULA e DILMA ,consumo somente do basico , produçao baixab e outros ……como ira ter inflação ?

    1. Lula gerou a inflação propositalmente desde aquela época da marolinha lembra? Consumo artificial. Dilma então meteu o país na rota da recessão fazendo mais populismo ainda… inflação e recessão, ambos descontrolados, só o PT consegue a façanha.

    1. Falo mal de você que toma aumento de gasolina no cú e fica feliz porque pensa que Temer não é cúmplice de Dilma e do Foro de São Paulo.

    2. Você não pode realmente achar que a inflação baixa é devido a atuação do Temer. Não é possível isso. Ou você é completamente tapado ou simplesmente age de má-fé.