Livre concorrência, ma non troppo

Os empresários do setor de etanol não gostaram nada das declarações de Blairo Maggi sobre a possibilidade de o Brasil acabar com uma taxa sobre o combustível importado.

Ontem, o ministro da Agricultura disse que o governo estuda acabar com a taxação de 20% sobre o etanol importado, vigente desde setembro, para ajudar a reabrir o mercado dos EUA à carne bovina brasileira.

“”A fala foi ruim, pois cria instabilidade jurídica –as cotas foram estabelecidas para um período de dois anos e não houve nenhuma conversa com o setor a respeito”, afirmou à Folha o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Klx disse:

    Tem que abolir a mistura de álcool na gasolina. Como a maioria dos carros hoje em dia é flex, o álcool se sustenta por si só. Poderia ser misturado na gasolina em até 10% como antidetonante. Pode extinguir a taxa de importação que nem vai precisar importar mais. Os veículos podem ser otimizados na gasolina ou no álcool aumentando o desempenho e reduzindo o consumo. Reduz, o custo de produção porque homologar um carro com álcool e/ou gasolina como 27% de álcool é muito mais difícil e demorado. O governo Temer faria um grande serviço ao mercado e ao consumidor.

Ler comentários
  1. VEJAM O QUE DIZ CLAUDIO HUMBERTO, EM SUA COLUNA NO DIÁRIO DO PODER, NO DIA 12 DE JANEIRO DE 2018: disse:

    VEJAM O QUE DIZ CLAUDIO HUMBERTO, EM SUA COLUNA NO DIÁRIO DO PODER, NO DIA 12 DE JANEIRO DE 2018: "IMPORTAÇÃO OBJETIVA DESTRUIR O ETANOL NACIONAL O planejamento estratégico das distribuidoras de combustíveis, várias delas controladas por empresas norte-americanas, para esmagar o etanol brasileiro, passa por inundar o Nordeste do produto dos Estados Unidos, à base de milho, quando a produção na região está no auge. De maneira até cruel, o etanol importado, podre por ser poluente, entra no Brasil pelos portos nordestinos, para quebrar o produtor da região."

  2. Estilo Delúbio disse:

    Em abril de 2004, quando um desavisado companheiro propôs, em nome da transparência, que o PT publicasse periodicamente na internet a contabilidade de suas campanhas, com as doações recebidas e as despesas efetuadas, o então tesoureiro da legenda, Delúbio Soares, fulminou a ideia com um argumento irrespondível: "Transparência assim é burrice."

  3. Eduardo Campos disse:

    Essas taxas de importação tem que cair, senão iremos sempre pagar mais caro pelo combustível aqui no Brasil. Faz décadas que essas proteções existem, mas nunca deram retorno para o consumidor final, o povo. Empresas devem ser privatizadas, com exceção de pouquíssimas. E os empresários pagadores de propina também tem que ser punidos, pois conseguem vantagens junto ao governo, sem nos dar nenhum retorno também. O livre mercado ajuda o povo e o país, eliminando o famoso custo Brasil

  4. Fritz hendrichs disse:

    Tem que acabar mesmo. Acabem também com paternalismo para setores produtivos como sucroalcooleiro, banking, automóveis etc. todos extorquem os brasileiros e são protegido$$$$ pelos políticos bandidos!!!!

  5. kika disse:

    Sem querer ser do contra, só quero lembrar aos leitores e aos Antagonistas que o etanol não interessa pessoalmente ao digníssimo ministro, mas a carne bovina sim - e muito$$$. O interesse não é apenas pessoal, mas também político, já que o Estado dele também se interessa mais pela carne do que pelo etanol. Não existe mocinho na política brasileira - tudo é interesse pessoal, tudo é dinheiro e poder.

  6. moderado disse:

    enquanto isso eu aqui pagando 3,00 no litro de aguool pra cobrir o rombo da petrossauro

  7. economia fascista disse:

    No Brasil, só há livre concorrência para quem vive de bico. Negócios que valem a pena são altamente concentrados.

  8. Briga de lobistas disse:

    Vemos uma flagrante briga de lobistas! Quem pagar mais leva o filé ou a cachaça. Uma queda de braço onde tem os falsos empresarios sustentados pelo BNDES e outros bancos publicos

  9. O QUE PRECISAMOS NO BRASIL É DE SERIEDADE E COMPETÊNCIA DE GESTÃO, COISA RARA DESDE 1500!!! disse:

    É BOM QUE SE DISCUTA A PRODUÇÃO DE ALCOOL E A COMPETETIVIDADE ENTRE OS PRODUTORES, ALÉM DO BENEFÍCIO COMO COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO E MENOS POLUENTE. O QUE NÃO SE PODE É SUPORTAR UMA GASOLINA ADULTERADA E CARÍSSIMA! TEM USUÁRIO DE CARRO QUE, PELO SIMPLES FATO DE TROCAR O ALCOOL PELA GASOLINA, DEIXOU DE GASTAR COM OFICINA POR PROBLEMAS OCASIONADOS PELA ADULTERAÇÃO CRIMINOSA. O QUE PRECISAMOS NO BRASIL É DE SERIEDADE E COMPETÊNCIA DE GESTÃO, COISA RARA DESDE 1500!

  10. André Direita Massiva disse:

    É ótimo! Quanto mais competição melhor. Quer que o produtor brasileiro não quebre? É só acabar com os impostos. São os impostos que quebram a indústria nacional e não a competição.

  11. é estratégico disse:

    Os políticos e os falsos empresários brasileiros sempre conseguem deixar o país menos produtivo. Desculpas janais faltarão.

  12. Ex-microempresário disse:

    O tal Cláudio Humberto pode entender de poder, mas de etanol não entende nada. Em primeiro lugar, a produtividade do milho é bem menor que a da cana para produzir etanol. Em segundo lugar, não existe "etanol poluente". Etanol é etanol. Se é poluente, então não é etanol, é outra coisa. Em terceiro lugar, ele continua acreditando no mito de que empresas acham boa idéia vender com prejuízo para "quebrar a concorrência". Pensem: Se o produto é viável, cada vez que um produtor desiste, aparece outro. Alguém acha bom perder dinheiro indefinidamente? (Claro que é diferente quando quem "quebra a concorrência" é o governo. Aí o dinheiro é nosso)

  13. BOLSONARO 2018 vai acabar com o O LULALADRON disse:

    ESSE POVÉCO BRASILEIRO QUE SÓ PENSA EM FUTEBOL , CARNAVAL E CACHAÇA, NÃO PERCEBEU QUE A GASOLINA ESTÁ AUMENTANDO TODOS OS DIAS PORQUE A PETROBRAS PRECISA ARRECADAR 3 bilhões de dólares para pagar a multa que a justiça dos E.U.A aplicou . Os ladrões da Petrobras , estão tomando whisky e o POVÉCO pagando a conta.

    1. Se for isso, é moleza, porque o faturamento mensal da Petrobrás é o dobro disso...

  14. Bastiat disse:

    Vai baratear nosso combustível?Então manda ver, os usineiros que se virem.

  15. Jhon Lindt disse:

    HAHAHAHAHAHAHAHA e viva oagronegócio escravagista...canalhas

  16. GILMÁFIA MENDES CÃO DE TOGA DA ORCRIM disse:

    Esse é o verdadeiro "empresário malvadão", o covarde criminoso que se esconde atrás do estado covarde criminoso. É a minoria extrema dos empresário, mas que no Brasil detém inúmeros monopólios em inúmeros setores. É um verdadeiro inimigo dos cidadãos, fazendo farra junto ao Estado perverso.