Mantega indicou nomes para o Carf ligados a esquema de corrupção, diz delator

Paulo Roberto Cortez, ex-auditor da Receita, disse em delação premiada que Guido Mantega indicou para o Carf, o “tribunal da Receita”, nomes ligados ao esquema de corrupção que visava beneficiar empresas privadas, informam Camila Bomfim e Bernardo Caram, da TV Globo e do do G1.

Para o Ministério Público, o sucesso do esquema dependia da indicação de nomes para posições estratégicas no Carf.

O delator reforçou a acusação do MP de que o ministro petista da Fazenda patrocinou direta e indiretamente interesse privado ao respaldar os nomes indicados pela organização criminosa.

Cortez afirmou que o então conselheiro Valmir Sandri, que dizia ser amigo de Mantega,  convidava pessoas de quem pudesse obter “decisões favoráveis aos seus interesses”. O delator citou dois nomes: Valmar Menezes e Jorge Celso.

A denúncia do MP acusa Mantega de manipular a composição do Carf para que o conselho anulasse uma multa de R$ 57 milhões à Cimento Penha, que teria pago propina em troca. O ex-ministro nega as acusações.

Clique no vídeo abaixo para assistir a um trecho do depoimento de Cortez.

Mantega indicou nomes para o Carf ligados a esquema de corrupção, diz delator 01:55

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 28 comentários
  1. Os petistas socialistas comunistas marxistas ateístas escrevem TODOS os dias que a GROBO deve 50 milhões de dívidas ao TESOURO. E nesse interím, o MANTEGA da ORCRIM comandava o roubo de 50 bilhões de centenas de devedores……. É a dialética de MARX.

  2. Lembro bem que o Palocci foi preso no lugar deste Italiano de origem Guido Mantega que usou a desculpa da esposa com câncer para se safar. Além de ser o corrupto-mor do PT foi o ministro da fazenda que mais tempo ficou na função (quase 9 anos) e sua alta incompetência resultou na desindustrialização do Brasil e recessão sem precedentes, colocando milhões e milhões de pessoas na miséria e no desemprego. Merece ou não a cadeia?

  3. UM ABSURDO, e não acontece nada! Mas pudera, o presidente Temer é conivente com tudo isso, nada mais que a continuação do governo petista, a prova está que até hoje ele tem no palácio do planalto assessores que são petistas de carteirinha… E povo continua pagando a conta!

  4. Tenho fé. Pode ser que a justiça brasileira não põe na cadeia esses ladroes da pátria e do povo. Mas me parece que a de Deus está funcionando ou será coincidência que as esposas de lula, Mantega o irmão de color, PC Farias e outros não foi obra de Deus. Se eu fosse Temer, Aécio e outro eu pensaria nisso.

  5. Esse crápula, com a morte da esposa, certamente terá todo o seu tempo voltado ao filho de 12 anos. E nem será preso. Em tempo: alguém já viu um pobretão apenado ter os mesmos direitos dele? No país do faz de conta que somos todos iguais perante a Lei…

  6. Um dos mais inescrupulosos bandidos,continua solto,não dá pra entender! Francamente,vocês deram notícia de que Ele, Dima e Lula ,Brasken estavam sendo investigados nos Estados Unidos pelo FBI,deixem de mentir e criar expectativas nos seus leitores

  7. Francamente ,eu naoventendo como esse sujeito tá solto.Vocês noticiaram que eles seriam investigados nos Estadados Unidos.Fiquei super feliz, mas até agora nunca mais falaram nada sobre os bandidos citados por número 1,2 3 .Mantega,Dilma e Lula ,Braskem…deixem de fazer isso.

  8. Mantega, economista medíocre, um mero soldado do PT no aparelhamento do estado.
    Não por coincidência, o ministro da fazenda com maior tempo permanência no cargo.
    Meliante ordinário !

    1. Verdade,esse cara deve ter parte com o coisa ruim,porque diante de tantas evidências continua impune e rindo da nossa cara

  9. Se não tiver recibo do pagamento (com firma reconhecida)para votar nas decisões do CARF, e fotocópia autenticada das cédula em reais (da grana mesmo) então não vale, aí deve ser mentira, mas se tiver então é verdade.

  10. A pior coisa que existe no Brasil chama-se SRF! Tudo passa por ali, desde a entrada de fuzis, drogas em aeroportos, até a vista grossa do crescimento patrimonial dos políticos, governantes, empresários do esquema corrupto que vigorou pelo menos 15 anos nesse país.
    Dentro da SRF, a pior coisa chama-se CARF, onde um bando de fiscais nomeados pelo governo concedem numa única canetada sem o menor conhecimento da imprensa e do grande público uma anistia fiscal de bilhões em impostos, como por exemplo, o Banco Itaú, que teve recentemente R$ 25 bilhões em juros, multas… anistiadas!
    Receita Federal só serve pra pegar recibo médico declarado equivocadamente pelo classe média assalariado ou pra pegar o pobre coitado que volta de Miami com um punhado de roupas compradas em outlets.

    1. A título de informação: o CARF NÃO, eu disse NÃO, pertence à RFB. A sigla CARF quer dizer Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (e não como muitos pensam Conselho Administrativo da Receita Federal), pertence ao Ministério da Fazenda. Fazem parte do Conselho do CARF, auditores da RFB e CONTRIBUINTES … de novo CONTRIBUINTES, esses últimos são indicados pelas confederações econômicas e centrais sindicais, ou seja, são representantes da sociedade. Sabe o que o CARF faz? Ele julga os litígios da RF x Contribuintes, ou seja, qdo a RFB aplica, por explo, uma multa a uma empresa por falta de recolhimento de tributos e a empresa não concorda, a empresa entra (em 2a. instância) com um recurso no CARF.
      Entendeu ???

  11. Como eu digo: TODAS AS MÁFIAS PARTIDÁRIAS RIFARAM SEUS ELEITORES. Vão lá ver se nesses esquemas tem um só vendedor de bugigangas nos portões dos estádios da Copa. Aos eleitores eles pedem votos e fazem o diabo para ganhar uma eleição. Com as grandes corporações ele trocam dinheiro. A ralé não tem dinheiro para dar a eles.

  12. Mais um petista/dilmista SEM FORO privilegiado mas protegido pelos vermelhos da Farsa Jato Curitiba, que não é e nunca será preso.
    Quem ainda se deixa enganar pelos Antagonistas defensores do ENGANOT e seus meninos vermelhos procuradores???