Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Mercado extorque BC com dólar a 6 reais

O Banco Central terá de aumentar os juros ainda mais rapidamente, caso contrário o mercado vai achacá-lo com a disparada do dólar
Mercado extorque BC com dólar a 6 reais
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Depois que Paulo Guedes mandou Roberto Campos Neto aumentar ainda mais a Selic, a fim encobrir sua pedalada eleitoreira, o mercado passou a extorquir o Banco Central.

“O mercado entendeu que, com as expectativas que cria, pode interferir no Banco Central”, disse Pedro Cerize, em O Antagonista.

Nesta quarta-feira, saberemos o tamanho do aumento da Selic. O fato, porém, é que o mercado vai continuar extorquindo o BC, tanto com os juros quanto com o dólar.

“Num ambiente de ruptura do regime fiscal, alta de juros de até 1,5 ponto não será suficiente para aliviar a pressão sobre o dólar e fazer as expectativas inflacionárias convergirem para a meta de 2022”, segundo Fábio Alves. “Se subir a taxa em 1,5 ponto, o BC ainda estará correndo atrás do prejuízo, porém menos defasado. Será uma estratégia de contenção de danos. Se o Copom for tímido na alta de juros, não será uma surpresa se o dólar varar 6 reais”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO