Muito município para pouco PIB

Segundo o IBGE, seis municípios representaram quase 25% da economia brasileira em 2016: São Paulo com 11%, Rio de Janeiro com 5,3%, Brasília com 3,8%, Belo Horizonte com 1,4%, Curitiba com 1,3% e Osasco com 1,2%.

Por outro lado, os 1.262 municípios do Semiárido somados corresponderam a apenas 5,1% do PIB nacional. É muito município para pouco PIB.

Exclusivo: atiradores, bomba e terroristas em nova ameaça a Bolsonaro LEIA AGORA

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. silvio disse:

    Imaginem a estrutura administrativa para gerir um municipio que nao se paga. viem as custas do Fundo de participaçao dos municipios. Cabidao de empregos.

Ler comentários
  1. Pio disse:

    A criação de Municípios, e por conseguinte empreguismo de políticos aliados, sem qualquer condição sequer de pagar a Folha dos Cabideiros, na verdade são o que os Comunistas chamam de "CONSELH

  2. Francisco disse:

    Fruto da concentração de centenas de anos de investimento na mesma região, a sudeste. Enquanto o resto do Brasil só recebe mesmo o FPM e o sudeste ainda reclama...

    1. Quanta ignorância. Todos os Estados recebem FPE e os municípios FPM. Quanto mais municípios maior a divisão do FPM. Deveriam fundir esse monte de município que não se autossustenta.

    2. Sudeste reclama com razão. São Paulo por exemplo gera 40% dos impostos e menos de 10% retorna para cá;

  3. Marlene disse:

    O problema é que a máquina para que esses municípios existam é caríssima (prefeitos, vereadores, secretarias, sem falar em serviços essenciais) e o município não produz renda para sustentá-lo

  4. JOSÉ disse:

    Bolsonaro tem que acabar com essa farra de municípios.

  5. Marcelo disse:

    Esse é um retrato dos estragos causados pela história de ações políticas patrimonialistas e populistas neste triste Pindorama. É nisso que dá essa mistura de coronelismo e coitadismo socialista

  6. Eliana disse:

    ...mas é muita oportunidade de emprego pra ladrão de colarinho branco!! E é isso que querem!!!!

  7. José disse:

    E quanto os 1262 municípios do semiárido representam no custo total dos gastos públicos?

  8. Marciano disse:

    Criaram os municípios pra garantir votos , agora é necessário criar condições para que contribuam para o país. Torcer para que a parceria com Israel se concretize, tecnologia e produção.

  9. Bruno disse:

    Fechar 800 municípios e câmaras pra reduzir a máquina. Já os maiores precisam ser fatiados por terem poder demais.

  10. Alckimin disse:

    E cada municipio ta cheio de vereador, aspone, verba de gabinete. Eles fazem o trabalho de formiguinha pros grandes coronéis do nordeste.

  11. Massaaki disse:

    Por que não fundem, unificam municípios?

  12. Marcelo disse:

    São dados relevantíssimos e que ajudam a explicar o tamanho do estrago causado pelo histórico das ações patrimonialistas e populistas neste triste pindorama.

  13. Luiz disse:

    Reunificação dos Municípios de Papel, que não têm recursos para se sustentarem e servem para bases de apoio à políticos corruptos! Que se unam até terem R$ suficiente sem depender de verbas fe

  14. Davi disse:

    Tá aí, está na hora de atacar essa sangria de dinheiro ... muito político para pouco PIB, sem falar que estados mais ricos precisar enviar dinheiro para lá...

  15. Paulo disse:

    Meu município nem aparece na foto. Que decepção!

  16. O_Gravata_Vermelha disse:

    Depois de 88 foi a Farra para a criação de Municípios para empregar os apaniguados e aspones dos "Guerreiros do povo brasileiro" que tiveram de trabalhar depois de 64. E a brazucada toda apoiou.

  17. DireitaMassiva disse:

    Muito vereador p/ pouco trabalho, aliás, para lembrar, vereador ñ tinha salário, quem deu essa aberração foi o general Geisel p/ ter apoio político. Quem disse q os militares ñ eram corruptos??

    1. Duro é ter município de 10.000, 5.000 habitante, deveriam ser distritos...

  18. Ronaldo disse:

    Brasília não produz 3,8% do pib!!!! Brasília ROUBA 3,8% do pib!!!!!!

  19. Luis disse:

    Eu queria saber o que se produz em Brasilia, para ter uma fatia tao alta do PIB.

    1. Infelizmente, os altos salários sustentados com impostos dos outros estados...

  20. Giusti disse:

    Hora d acabar c vereadores e secretarias municipais d cidades minúsculas e q não se sustentam. Um simples administrador e consulta popular p novos gastos ou leis são suficientes, como ocorre nos EU

    1. Seria muito bom. Pegaria-se um grupo de dez budeca dessas que tem o nome de município e fundia-se eu=m uma só cidade. Agabava com essas províncias e com os parasitas destes vereadores e seus assess

  21. Sonia disse:

    Tem de fazer uma LIMPEZA enorme nos prefeitos. Aqui em minha cidade ontem foi feriado LOCAL. Hoje, a prefeitura já emendou ... Não adiantam os exemplos. Estão muito mal acostumados e não acontece

  22. josé disse:

    Além disso,aqueles com até 15.000 hab. podem ter 11 vereadores vampiros com assessores e demais "benefícios".A Argentina está falida,porque nunca tiveram uma Lei de Responsabilidade Fiscal.

  23. Jackson disse:

    Essa matéria é o tipo de papo de distribuição de renda. Ahhh deveriam distribuir melhor isso aí. Como se os pequenos que gerassem riqueza aos grandes, ou tipo, ahh mas os grandes deveriam dividir

  24. Marcelo disse:

    Municipio que nao se paga, não deve ser municipio, deve ser distrito de outro municipio.

  25. Ivan disse:

    Que sejam extintos os Municípios que existem apenas para gastar verbas do Tesouro, e que não geram riqueza própria alguma !

  26. Pensador disse:

    Muitos municípios deviam ser reintegrados aos municípios dos quais se desmembraram...

  27. Evandro disse:

    Se cortar o repasse de verbas que sustenta prefeitos, vereadores, assessores, secretários, etc., tenho certeza que uma boa partes destes municípios deixam de existir, e voltam a ser "bairros"!

  28. Amapaense disse:

    Aqui no meu estado tem município com menos habitantes que os Conjuntos Habitacionais do governo...

  29. Luiz disse:

    Cidades com menos de 50.000 habitantes deveria ter vereadores voluntários, pessoas aposentadas e preparadas e outros em condições de ajudar o município e sem receber salários.

    1. No regime militar vereadores eram voluntários, todos tinham profissão definida.Política não era profissão.

  30. DARWIN disse:

    Municípios que não geram renda, mas na grande maioria das vezes são enormes cabides de emprego para os familiares do grupo que está no poder. E assim a pobreza perpetua.

  31. Djalma disse:

    Estou achando algo exagerado esses 5,1% do PIB para esses 1272 municípios, que na verdade não tem indústria e vivem das aposentadorias e pensões do INSS e do Bolsa Família.

  32. Okles disse:

    As leis do Nordeste, tem que ser para o Nordeste. Porém exemplo o ICMS cobra imposto sobre imposto. Isso ajuda estados que trabalham com produtos primários. Mas para o Nordeste que precisa de transf

  33. Mauricio disse:

    E os municípios do nordeste que pararam de produzir até artesanato devido ao bolsa família? Viraram o que no PIB? Deixaram de existir?

    1. Se a sua afirmação é verdadeira, a população desses municípios não merecem nem bolsa família.

  34. Valdemar disse:

    Precisamos de uma clausula de barreira para municípios; quem não tiver um minimo de % do PIB deve ser fundido com vizinhos; deve haver também a regra de área máxima; ficaremos com uns 2500 Munici

  35. Edu disse:

    Sobra município e irresponsabilidade. Tem deles que nem se sustentam com a sua própria atividade econômica.

  36. Marcos disse:

    Farra da proliferação de cidades inúteis. Servem apenas para encher os bolsos de políticos. Essa sem dúvida a bolsa mais cara do Brasil. A Bolsa Municípios, INSUSTENTÁVEIS, INÚTEIS, CORRUPTOS.

  37. Claudio disse:

    Osasco 1,2% que surpresa! passou Guarulhos, Campinas, cidades do ABC, alem das varias capitais. O Sudeste produzindo e Brasilia com 3,8% do PIB, fudendo o resto do Brasil.

  38. Ezio disse:

    Uma verdadeira falcatrua a criação de municípios como Belford Roxo, São João de Meriti, Búzios, etc! Que voltem a ser distritos e se acabe essa farra de políticos de mierda!!!

  39. Jacqueline disse:

    Tinha que acabar com esse monte de município que só serve para inflar a máquina pública, puro cabide de emprego.

  40. Ronaldo disse:

    Que mherdha é essa? Brasília 3,8%??!?!?!?!?!!!