O Brasil é Game of Thrones

Até outro dia a novela política brasileira era — exaustivamente, aliás — comparada a “House of Cards”, a série da Netflix em que o vice-presidente conspira pelo cargo mais alto da república. Mas a lista de protagonistas que podem “morrer” a qualquer momento fez com que a comparação subisse alguns degraus na escala de sanguinolência. “Na saga brasileira, assim como em Game of Thrones, não se apegue aos personagens”, avalia o banco francês Natixis. Para os economistas, independentemente de quem ficar com o Trono de Ferro, uma coisa é certa: cortes de juros serão necessários para reacender o crescimento enquanto o ajuste fiscal é uma questão pendente.

121 comentários

  1. tucanos são socialistas fabianos, o socialismo fabiano com suas privatizações capengas que transferem monopólios para grandes corporações sob interesses proprios e sem fazer abertura de mercado parece o petismo!!! Pq a surpresa??? Ou alguém aqui acredita que o PSDB é um partido de direita???

  2. Peço desculpas antecipadas pelo linguajar, Geraldo Alckmin vai se FUDER, acorda para vida , quem tirou ou vai tirar a Dilma somos nos o povo , não tem uma liderança politica que ajudou no processo, se vcs não ajudarem no novo governo estaram mortos, ainda não entenderam ?

  3. SE É “SEGUNDO A FOLHA”, O IDEAL É TER PRIMEIRO: A CAUTELA Eu fico sempre com os dois pés atrás, quando leio qualquer coisa vinda da Folha corrida. O Antagonista deve ter cautela com a cortina de fumaça lançada por essa “Mídia Ninja!”

  4. PICOLÉ de XUXU, pode tirar o cavalinho da sombra. ESTAS MORTO. Primeiro round eleições 2016, segundo round eleições 2018 serás um cadaver politico.

  5. Gilberto Cali, não me ofendi, mas acho o modo escrachado como os opinadores se tratam muito degradante, descambando sempre para trocas de ofensas (em razão de meras opiniões) sem agregar ao debate nem aos demais leitores. Se queres saber, sim, aprecio o governo Alckmin, mas dele não sou capacho. Apoio no que me parece ter valor e critico no oposto. Também não critico Alckmin por lutar por espaço político no PSDB, onde não há índios e todos os caciques mais velhos sempre se adonam das decisões relevantes, porque assim é NA vida, onde quem se encolhe, desaparece! No mais, só temos opiniões.

  6. Esse cretino nunca mais vai ter meu voto, o que me deixa mais indignado é saber que já votei nesse porraaaaa.

  7. Duvido que em 2018 será um desses três da velha política do PSDB será o preferido pela população, virá de outra geração, experiente, mas não comprometido com esse status quo! Verão!

  8. Se o PSDB não assumir sua parcela de esforço pelo Brasil, com certeza absoluta não fará o próximo presidente nem governador de São Paulo.

  9. Abreu, a lógica que trazes à baila é falaciosa… uma vez despida do interesse Alchimista, sobre quase nada, mas um homem político para quem os fins justificam os meios… Estou farto desse modus operandi que, por exemplo, o Alckmin quer estabelecer no PSDB. Sinto se a crítica te ofendeu, mas a minha crítica ao Alckmin é também em relação a pessoa que ele é, e não simplesmente ao cargo que ocupa… Boa sorte racionalizando sobre isso.

  10. Mais uma vez a imprensa serrista entra em campo para destruir reputações. Apenas repetem aquela campanha à prefeitura, qdo contrariando o partido coroaram o traíra do Kassab, que jantava praticamente todas as noites no Palácio do Bandeirantes, convidando “jornalistas”, para lançarem de lá as fofocas de “fogo amigo” . Vocês não estão preocupados em governo Temer e sim em ladrilhar a trajeto de um governo Serra pelo PMDB, possível refúgio caso TODO O PSDB não esteja a seus serviços. Malandragem manjadíssima !! De ameaças em ameaças em deixar o partido, passam por cima queimando partidários

  11. Contra o PT eu militei a favor do 45 na eleição passada.De graça, até paguei .Mas dobrarei a meta pra tirar o maior número de votos pró PSDB. Quero Caiado já , único em condições reais de topar essa parada.

  12. Enquanto o governo de transição se estabelece, o PSDB vai MAIS UMA VEZ se dividir. Alckmin, Serra e Aécio… todos querem a presidência.

  13. O escândalo da merenda das escolas paulistas o credenciam a ser presidente da República com o apoio do PT.

  14. Elle quer garantir a candidatura dele por qual partido? Enquanto o governo transitório se estabelece, o PSDB vai se dividir

  15. É emocionante ver o interesse do PSDB pelo Brasil. Espere sentado sr Alckmin. Só os desavisados e de baixa visão votarão em vc. Agora é hora de vermos quem se preocupa com o país. Vc está fora. Vc quer o seu status. Chega! O brasileiro abriu os olhos. Fora políticos que visam sua projeção pessoal.

  16. Esse aí é carta fora do baralho. Além de FROUXO É TRAIRA. Foi quem mais perdeu entre os do PSDB: FHC, nós culpamos sua senilidade. O AÉCIO a sua gagueira frouxa, a cara do partido. Salvo raras excessões.

  17. Gilberto Cali, se quando uma pessoa tenha determinado entendimento DIFERENTE do seu e esse entendimento favoreça a quem Você desaprove possa ser desqualificado como puxa-sa co, o “debate” perde totalmente a qualidade. “Argumentum ad hominem”, como o seu, em geral só desqualifica a quem o profere. Penso diferente de Você e não vou aqui dizer o que penso sobre Você, a quem sequer conheço. Cresça!

  18. Antagonista….pode ser que seja por interesse próprio ….mas acredito na possibilidade de analisar que governo será esse….que seja dado o apoio…mas penso que cautela também é bom…por exemplo o candidato para ocupar o Ministério da Justiça …pelo que está saindo na imprensa já se ,anifestou conta a Lava Jato….acho que antes de entrar de cabeça seria prudente saber exatamente qual será o caminho…

  19. Uma coisa é fato, se o PSDB não ajudar o Brasil neste governo de transição, nenhum político deste partido terá meu voto nas próximas eleições.

  20. Os tucanos tem se comportado dessa forma há 13 anos. Quer, mas não quer. Entende??? Assim, não sujam o shortinho! PSDBost…, não sabem brincar não desçam para o play!!!

  21. Muitas vezes, “NÃO ENTENDO” os puxa-s… do Alckmin. O sujeito esta declaradamente só pensando no próprio umbigo e os puxa-s… querem enganar à todos falando de “impugnação”, “legitimidade questionada” etc. Duas coisas sobre impugnação e legitimidade questionado. A chapa do Pitta do Alckmin, o Dória, deveria ser impugnada. Não foi devido a manobra sórdida do Doria e do Alckmin. Agora tem sua legitimidade questionada por uma grande parte da base tucana. Onde está sua coerência, puxas? Manifeste sua opinião, mas tenha a “santa paciência”!!!

  22. Alckmin tenha dó…..de mim e do povo brasileiro. Em 2018 a esquerda estará devidamente ” morta”, ( dependendo do que será feito pela atual oposição) ai então abre-se o leque para um círculo virtuoso onde sua candidatura será esperada……mas até lá tem que ajudar sim a carregar o Brasil nessa transição do caos para o tempo do ” dias melhores virão”.

  23. Muitas vezes, “NÃO ENTENDO” o Antagonista – principalmente quando “ataca” Geraldo Alckmin! Afinal, por que Alckmin “seria do petê”? Só porque tem um entendimento crítico diferente do pessoal da redação? Discordo! E discordo por uma questão lógica: o PSDB pediu a IMPUGNAÇÃO DE TODA A CHAPA (dilma+Temer) perante o TSE. Sendo assim, como compor o governo cuja legitimidade está questionado?!? Que o apóie e não lhe negue o devido suporte é uma coisa, mas integrá-lo já é outra… Onde está sua coerência, Antagonista? Manifeste sua opinião, mas tenha a “santa paciência”!!!

  24. Curioso como as pessoas nem com tragédias pessoais passem a olhar para algo mais importante do que seu projeto de poder……. quando será, ou o que precisará acontecer para que as pessoas pensem também nos outros, nesse caso, no Brasil como um todo?

  25. Convenhamos. O PSDB deve apoiar sim o governo Temer do PMDB, mas exigir sua participação no suposto governo como uma obrigação, não tem cabimento. Pensem bem, logo o PMDB? Apoiar até que sim, sócio não. Cada um no seu quadrado. Não há como criticar essa postura.

  26. Sabotar o governo transitório ou ficar ao lado dos irmãozinhos petistas?Eis a questão. PSDB/PT,a mesma agenda política,ainda que tenham ficado em pontos completamente opostos sobre questões cruciais.

  27. Congressistas, os bem intencionados, Coloquem na cabeça, na agenda e decidam por todas as Reformas possiveis, que esses dois anos e meio que restam sejam inspirados em ITAMAR FRANCO. UNIÃO e AÇÃO, para reconduzir o Pais a Ordem e Progresso, nemque doa nos nossos bolsos. O mal foi feito e precisamos nos sacrificar, quem pensar o contrário quer que continuem os CARTÕES CORPORATIVOS.

  28. Ele (Alckmin)já tinha manifestado sua posição de não participar do governo Temer na entrevista que deu à Globo News (para Eliane Cantanhêde, salvo engano). Quem diria, o cara parecia o mais equilibrado de todos e agora se mostra um baita vira-casacas. dá pra acreditar?

  29. Que a chance dele em 2018 é ABAIXO DE ZERO. E que os tucanos abram os olhos, porque desde a morte do filho, que ele está sabotando o PSDB.

  30. Concordo: Alkimim é traira pura!!! Trai quanquer um que tente estrelat mais ele.,PSDB e PT nunca mais !!! Caiada 2018!! Chega de moleques

  31. Alckmin sempre foi meu candidato para Presidente. Dito isto, foram péssimas as escolhas dele nos últimos tempos, mostram uma inépcia política assustadora. Primeiro demorou meses mantendo no cargo responsáveis por desvio de dinheiro da merenda escolar (crime que deveria ser punível com fuzilamento). Depois implodiu a base do PSDB na capital para emplacar seu amigo playboy, abrindo espaço para o impensável, Haddad voltar a ter chances. E vem agora com esse oportunismo de minar o governo Temer. Governador, tenha mais respeito com quem AINDA o respeita ou pode preparar sua aposentadoria em 2018.

  32. Geraldo Alckmin nunca foi petista muito pelo contrario. Ele é odiado pelo PT, haja vista à forma como os sindicatos petistas o tratam. Mas é um dos melhores governadores de Estado que o país dispõe , e isso incomoda muiiiiita gente.

  33. PSDB é um partido em decadencia. Com punhos de renda se mostra omisso e medroso, não assume atitudes de oposição, a não ser aquela tal “oposição a favor” que ninguém sabe o que é. Não merecem o voto dos brasileiros de bem, que ainda estão orfãos de um partidor conservador e atuante.

  34. PSDB não é uma opção. Não faz oposição a quem tem que fazer e atrapalha quem tem que ajudar. O dia que me explicarem “oposição a favor” ai vou pensar neles de novo.

  35. O Antagonista nem disfarça a campanha q promove contra o Alckmin. Aécio disse a mesma coisa e não foi citado, já o Alckmin está sendo citado pela segunda vez. E, pior, eles estão certos. O PSDB não pode embarcar em um governo q continue loteando cargos ao PP e outros partidos q só querem se locupletar. Quem está devendo uma posição pelo Brasil, nesse caso, é o Temer. Para ajudar não precisq ocupar cargo, o q vale é o apoio legislativo, a troca de idéias e a indicação de técnicos. O Antagonista está tratando seus eleitores como crianças.

  36. PSDB é formado por politicos hipócritas que só pensam em si mesmos, pois enquanto os petistas roubavam para si e para o partido, FHC, Aécio, Alckimin e Serra, se preocupam mais com a ambição particular de cada um, uma pena! Alias quem mais se destacou nesse processo todo foi o Ronaldo Caiado (DEM), esse sim merece meu voto!

  37. Cada um com suas opiniões, mas não há como afastar a evidência de que Alckmim sempre foi bom administrador. Qto às articulações políticas, só o tempo dirá.

  38. Alckmin é ridículo demais, ele nunca vai ser presidente. Se já tá difícil pro Aécio ganhar, imagina ele. Ia apanhar feio da Marina em 2018. Esse PSDB tá precisando encontrar um candidato descente senão o PT ou alguma linha auxiliar irá assumir o poder de novo.

  39. Ele e Aécio ja morreram faz tempo e esqueceram de enterrar. O que se salva do PSDB é Cássio e Jereissati.

  40. O metro do alkimia em SP é o maior mapa virtual do planeta, quando um turista que nao conhece a rede e olha no mapa ele diz: OHHHOOOOOOOOOOOOOOOOO que maravilha, tcs tcs tcs tcs tcs tcs tcs

  41. Geraldo Alckmin acorda!!!! AGORA!!!! Senão, vais perder o despertar do novo Brasil, que não terá espaço pra quem não pensa maior, muito grande.

  42. Nesse galinheiro tem muito galo. O fio da lava jato anda bem afiado. Antes de 2018 vai rolar muita cabeça. Tem muita conta no Panama Pampers que vão morder muito galo com fama de papagaio. Esperam para ver…

  43. Alckmin tem que ficar esperto e fazer uma (boa) leitura dos acontecimentos. Primeiro ele tem que se posicionar a favor do Brasil. Segundo, ele tem que parar de tirar fotos e se associar com bandidos. Terceiro, ele tem que mandar investigar e limpar sua própria casa. Quarto, parar de tomar chá de chuchu. Fazendo isso, pode ser que ele tenha uma (nova) chance, pois é sério e comprometido.

  44. APOIAR HADDAD EH TRAIR O POVO DE SAO.PAULO! PSDB E PT SAO A TESOURA DE LENIN. PARA PRESIDENTE RONALDO CAIADO!

  45. O Antagonista continua sua sórdida e difamatória campanha contra o governador Geraldo Alckmin. A quem interessa isso? O apoio do PSDB a um eventual governo Temer não precisa ser alicerçado em cargos. O partido pode apoiar o governo com propostas e projetos. Também pode garantir apoio parlamentar. A população não aceita mais a velha política fisiologista que troca apoio por cargos. É a hora de começar a mudar isso.

  46. Tucanada o Brasil esta muito acima de qualquer partido, então com a saída dessa incapacitada do dilma do governo, vamos arregaçar as mangas e lutar para que o país volte aos trilhos do desenvolvimento, aí em 2018, quem tiver mais bem avaliado que assuma o governo.

  47. O antagonista quer apoio incondicional ao PMDB? Francamente. Vcs estão pouco lixando para o Brasil. Está muito estranho este amor do antagonista pelo PMDB. Não está cheirando bem. O título da matéria é desrespeitoso.

  48. Alckim ganhou 3 eleições em primeiro turno, o povo de SP gosta dele porque ele não quebra o Estado, como fez o PMDB de Quércia e Fleury. Dizer que ele é do PT é digno do prêmio Anta Agonista de Abril…..kkkkkk

  49. O Alckmin tá virando cafageste também? Que papo furado é esse? Eu sempre fui PSDB, mas estou me cansando desta merdha, esses caras só estão preocupados com projetos pessoais. Tanto o Aécio, como o Alckimin, estão deixando isto muito claro…Vão perder!!!

  50. Alckim conheçe os bandidos do PMDB e sabe que são as putas de ocasião, logicamente não vai se misturar a o que há de pior na política. Por isso ganhou 4 eleições para Governador de São Paulo. Continue assim Alckim, não se misture com essa massa podre do PMDB.

  51. O picolé de chuchu é um baita perdedor. Só chegará lá no dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. Vai esperando!

  52. Geraldo Alckmin = Foro de São Paulo Geraldo Alckmin = Foro de São Paulo PSDB & REDE = Foro de São Paulo PSDB & REDE = Foro de São Paulo # eu quero voto impresso JÁ. # eu quero voto impresso JÁ. # eu quero voto impresso JÁ. # eu quero voto impresso JÁ.

  53. Alckmin está largando Sào Paulo às moscas com sua obsessão ridícula por ser presidente, quando não tem qualificação nem para ser síndico de condomínio. O Rodoanel parado, o monotrilho em ruínas, as linhas novas de metrô paralisadas. Alckmin é patético.

  54. Sr governador Nosso país vive seu pior momento Devemos nós, o povo, e, a classe política , deixar de lado os anseios, pensando em alianças e vitórias futuras e pensarmos somente neste momento tāo delicado e decisivo Devemos pensar que a vitória do momento é expulsar , com todos os embasamentos legais, o partido que roubou , mentiu, forjou a situação financeira que se apresenta agora graças à operação lava jato. Pensemos no país apenas….

  55. – TEMER PRESIDENTE 9 minutos atrás « … TEMER PRECISA URGENTEMENTE… FAZER UM GOVERNO PARA O POVO DAS RUAS …» – ???!!!!!! As medidas de ajuste fiscal que irão ser tomadas, (necessária e inevitavelmente), vão trazer muita insatisfação e revolta nas ruas… E não será nem para apoiar o Temer, nem as medidas. Aguarde. _

  56. Para quem não sabe, a fogueira das vaidades do PSDB vem desde o Plano Real. Todos boicotaram Serra, que boicotou 1, depois foi boicotado e assim…. Quando o país necessitou e ainda necessita da capacidade política do PSDB, os garotinhos virgens brigam pela menina bonitinha da escola. Enquanto isso, o Nerd Rejeitado a chama de feminazi ou put@ e o Aloprado Militonto vira purpurina burra. Banânia só quer ser feliz!

  57. E não ganha. 80% ou mais aqui no Nordeste não gosta dele. Melhor mostrar serviço no Governo Temer pois Alkimin já é conhecido aqui como o Papa-merenda das criancinhas…

  58. PSDB=PT não tem diferença. Para conseguir o que querem não se importam de destruir o país. É por isso, que assim como o PT tem que ser banido da face da terra. http://www.midiaindependente.org/pt/red/2012/01/503059.shtml

  59. claudio 8 minutos atrás Eu não sei qual dos três é o mais desagregador, o Aécio, o Alckmin ou o Serra. Alckmin, não tenha dúvida sobre isso, basta ver as primárias para escolher o candidato a prefeito. Sua postura em relação ao impeachment, principalmente no começo. Enfim, Alckmin é uma decepção, eu já votei nele, alias sempre votei no PSDB, mas no Alkmin, não voto nunca mais. O Aécio ainda não me decidi, talvez não vote mais nele também. ´É como diz o Antagonista, Alckmin é PT.

  60. TEMER PRECISA URGENTEMENTE UNIR O BRASIL FAZER UM GOVERNO PARA O POVO DAS RUAS – ASSIM ACABA DE VEZ COM O PT e a EXTREMA DIREITA= – E de novo, a fogueira das vaidades do PSDB f@dendo com o Brasil. Novamente, irresponsáveis diante da extrema gravidade política e social. ATÉ QUANDO PSDB???????

  61. O alckmin está tão receoso que outros tucanos ou mesmo algum peemedebista tenha mais exposição do que ele alckmin até 2018 que eu sugiro a ele o seguinte: saia do governo de São Paulo e negocie um ministério com o Temer. O sorvete de chuchu vai atrapalhar o partido mais uma vez com sua ambição desmedida.

  62. Os eleitores estamos de olho, Alckmin. O meu voto você não ganha, Leão do Mágico de Oz. Diz-se que a coragem é a mãe das virtudes, porque garante todas as demais.

  63. Ora,ora sendo PSDB o que se pode esperar? Sao os comunistas burgueses, o sonho do Silvio Pereira, Comunistas Range Rover. A unica maneira de ganhar dinheiro que conhecem e através de verba, a unica receita que conhecem eh IMPOSTO. Faltou dinheiro? Aumenta Imposto. Ser esquerda se resume a isto: Aumenta o imposto, um pouquinho para os necessitados, um montão para o bolso, o que sobrar eh verba.

  64. Assim como José Serra também é do PT – outro que também só pensa em 2018. Sem parcialidades.

  65. Por que será que a petralhada, com o Renan, não faz o mesmo mimimi que fizeram com o Cunha? Em termos de proporcionalidade o senado supera bastante a Câmara em número de parlamentares investigados: 1/3

  66. Alckmin põem sua carreira política acima do interesse do Brasil! Não vai a lugar algum com essa atitude, vai encerrar cedo sua carreira política! É um homem sem visão, sem grandeza, está cometendo um suicídio político!

  67. Antagonista: por que vocês não esculhambam a Globo depois de mais uma cuspida que o brasileiro levou ontem na cara no Faustão ontem? O cuspidor teve direito de se defender e justificar o cuspe na cara. Cadê a desculpa que a Globo o obrigou a fazer e que vocês alardearam? Se vocês continuarem a defender a Globo, vocês perderam credibilidade. Eles são seus patrões?

  68. #NÃOdefenderamademocracia. Deveriam falar diariamente sobre isso dos grupelhos de esquerda desse país. Diariamente.

  69. Deve ser lembrada esta posição do Alckmin para que o povo marque-o como político não desejável. Desta tipo estamos fartos.

  70. Estamos de olho, tucanos! Podemos pensar em votar em vocês, mas primeiro estamos de olho em suas mancadas… não pisem na bola!!!

  71. Alckmin não se elege mais. Pra presidente ele não tem votos. Trata-se de um petista enrustido. Engana os eleitores, ao invés de se apresentar como ele é, um petista por enquanto não assumido.

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.