‘O Brasil faz guerra comercial ao Brasil’

Em sua coluna em Crusoé, Marcos Troyjo trata do baixo percentual de comércio exterior na economia do Brasil –comparada à dos países desenvolvidos– e de como isso só piorou nos anos petistas.

“O Brasil jamais construiu uma estratégia de inserção comercial internacional. Pior, é como se o país estivesse em guerra contra si próprio. Não fizemos acordos com os grandes mercados compradores do mundo. (…) Em vez disso, para ficar apenas nas deseconomias do período petista, fomos abrir embaixadas em uma dezena de países africanos e desperdiçar tempo com a criação de mecanismos regionais –como a Unasul– que pouco têm a ver com a prosperidade brasileira.”

Clique AQUI para ler a íntegra da coluna em Crusoé.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. E depois imbecis dizem que comerciar com gente grande é coisa de vira lata. Aí num arroubo juvenil deixamos de vender para quem compra e paga preferimos comerciar bugigangas com gente sem dinheiro e que não pode pagar.

Ler mais 17 comentários
  1. E depois imbecis dizem que comerciar com gente grande é coisa de vira lata. Aí num arroubo juvenil deixamos de vender para quem compra e paga preferimos comerciar bugigangas com gente sem dinheiro e que não pode pagar.

  2. BRASIL FALIDO, REBAIXADO, CRISE FISCAL COM ROMBO DE R$552 BILHÕES ATÉ 2020 PARA PAGAR DEPOIS DE 13 ANOS DE MÁFIA PT > Isso desde a independência. Faltou um pinochet em 1964 mesmo.

  3. Isto não é verdade! Nos anos petistas houve muita troca com Cuba, Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina, Angola e outros paizecos africanos… eles nos enviaram pi.cas e nós demos (muito) o c.u. Obrigado PT… é a esquerda sempre foden.do o povo.

  4. É evidente que continuam implementando o plano bolivariano. Depois da entrevista da Dra Eliana Calmon para a cruzoé, estou lendo sobre as novas medidas contra a corrupção com o timbre da FGV RJ, digital e me pergunto se as pessoas estão se inteirando desse assunto. Se esse é o melhor caminho.

  5. Os petistas e o resto dos bolivarianos governaram e governam para si não para o povo, ou para o desenvolvimento da nação. São egoístas como todo bom psicopata.

  6. A revista crusoé deveria ter um pacote gratuito para nós que perdemos o emprego por conta do governo do PT. Não tenho como ler a revista, apesar de ter tempo de sovbra. Uma pena.

  7. Só lembrando que estamos na posição 153 em liberdade econômica, atrás de potências como Serra Leoa, Bangladesh e Haiti, estamos caindo progressivamente nos últimos 15 anos. E tem OTÁRIO que acha que devemos nos fechar ainda mais!

  8. No Ceará, no Porto do Pecém, tem, em média 4 navios em operação e 2 ou 3 ao largo. É ridículo! Tem navios que ficam 4 ou 5 meses atracado. Quem paga por isso?
    Issosemfalar da termelétrica, que consome milhões de litros de água em um Estado assolado pela seca.
    Isso tudo é obra dos politicanalhas.

    1. Cuidado com afirmações incorretas. Jamais um navio ficará atracado em qualquer porto brasileiro por quatro ou cinco, em razão das altas taxas que são cobradas. No entanto, um navio pode ficar na barra onde não são cobradas taxas.

  9. Isso já vem desde a era FHC (que escancarou o país para a China e fechou muitas de nossas indústrias, como de tecidos, sapatos, etc, que não conseguiram competir com os preços das quinquilharias chinesas) e o motivo é, desindustrializar , destruir empregos e nos transformar num grande Cubão.

  10. É que nós viramos balão de ensaio da extrema esquerda
    em todos esses anos de PT, PCdoB, PSOL, PDT , são
    contra o comércio, são contra o mercado, é uma gente que vive
    do estado da maneira mais venal possível.

  11. Os países desenvolvidos são altamente regulados mas tem uma finalidade, se um pais quiser entrar no mercado deles vão esfregar na sua cara toneladas de exigências. O Brasil faz a mesma coisa internamente só que para ferrar com a própria industria! A área de medicamentos é uma delas!