O ‘erro de cálculo’ no empréstimo do BNDES à JBS

Um laudo da Polícia Federal achou “erros” cometidos pela BNDESPar (braço do BNDES que investe em participações de empresas) na liberação de R$ 624 milhões para a JBS, relata a Época.

O dinheiro seria para comprar a empresa americana National Beef, operação abortada depois de autoridades antitruste dos EUA sinalizarem veto.

Mas o BNDES não pegou o dinheiro de volta. Ao contrário, permitiu seu uso na aquisição ou incorporação de empresas como Pilgrim’s e Bertin, negócios que nem sequer haviam sido analisados pelos técnicos do banco estatal.

O laudo da PF registra que o negócio com o Bertin, empresa brasileira, “não se coadunava com o objetivo geral de apoiar a internacionalização da JBS”.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 40 comentários
  1. Formou-se uma quadrilha de alto-nível envolvendo Empresários Mafiosos e Políticos Ladrões para juntos assaltarem a Nação. Apoiados por Partidos Inescrupulosos como PT, PMDB, PSDB e outros que na sanha de enriqueceram não mediram esforços. Contaram com isso o Poder Judiciário que traíram a Pátria. Todos dignos de um “Paredóm”, nénão Fidel?

  2. Só temos uma única solução: INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !!!
    Chega de conversa fiada.
    Chega de blá-blá-blá.
    Chega de mi-mi-mi.
    Intervenção Militar com fechamento do Congresso, fechamento do STF e prisão de todos os ladrões do Executivo, Legislativo e Judiciário.

  3. E o paulo rabelo fez o Enrolador Verde onde identifica que as transações do banco foram estritamente dentro da lei e que a participação do banco na jbs é benéfica para a instituição. E o cara se diz sério.

  4. Presidente bom para o BNDES é o que mais sabe utilizar de verborragia para enrolar o povo e encobrir as mazelas da instituição! Os corruptos não deixam abrir a sua famigerada caixa preta.

  5. E nos DOIS BILHÕES E 7OO MILHÕES que saíram da CEF ? pra comprar as HAWAINAS? tudo normal?? vendeu por 3 bi e 500 milhões pelo menos pagou a CEF??? não é preciso estes b.o.s.t.a.s ficarem presso dando mais despesa pro estado ! é só devolver a grana!!

  6. BNDES é a instituição financeira mais honesta deste país, tal qual a alma viva mais honesta deste país ! Essa caixa de Pandora, pior que a Petrobras, nunca vai ser aberta, porque canalhas corruptos não deixam !

  7. Não sei se todos sabem como é que se integraliza o caixa do BNDES. Parte é transferido do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e parte repassado pelo (des)governo. Como o governo nunca tem dinheiro, são captados recursos no mercado (BB, CEF, Bancos Privados, etc.) à taxa SELIC. Então, como o juros do BNDES é subsidiado, essa diferença entre o captado e o recebido, vai aumentando dívida do governo! Quem paga essa farra do boi? Nós, claro! é uma pouca vergonha! Estou esperando uma auditoria no maldito BNDES para saber para que foram os tais 3.000 “empréstimos secretos” concedidos por Lula e Dilma. Gostaria de saber também se os empréstimos concedidos aos “brothers” bolivarianos estão sendo pagos! A Venezuela já anunciou o calote. E os outros? Panamá, São Domingos, Equador, Uruguai, Argentina e os africanos Angola e Moçambique. Tenho certeza que vou morrer esperando os esclarecimentos…

    1. Mas que maravilha. Arrecadam dinheiro à taxa SELIC e emprestam a juros subsidiados para os bons clientes, principalmente Los Hermanos bolivarianos. Isso é negócio de mãe pra filho. O BNDES deveria se chamar de Banco da Pechincha.

  8. Mexeu um pouquinho e já vem catinga nova. Dá pra acreditar num país desse? Dá pra querer pagar imposto num desmando administrativo desses? Claro que não. Isso já está indo longe demais.

  9. O jornalismo atual não consegue contextualizar uma notícia. Quando se deu tal fato, quem era o presidente do Brasil, o ministro competente ou o presidente do BNDES à época?
    Só assim, o leitor mais atento e exigente, fato raro hoje em dia, pode formar algum juízo sobre a matéria.

  10. RAPINAGEM BOLIVARIANA ROUBANDO POR ATACADO AO BNDES
    SÓ TROUXA ACHA QUE HOUVE ERRO DE CÁLCULO.
    FUNCIONÁRIOS COM SALÁRIOS ELEVADÍSSIMOS NÃO PODEM ERRAR.
    ROUBAR SIM, AGORA QUE PAGUEM COM SUAS PRISÕES.

  11. Mais de meio BILHÃO de reais sendo transferidos indevidamente para uma empresa?
    No mínimo toda a diretoria e técnicos responsáveis pelo acompanhamento desta operação deveriam estar presos neste momento.

  12. Ah tá… claro que foi um “erro”, claro, claro… e o nosso dinheiro virando pó na mão da maior quadrilha de escroques e canalhas que já se apossou de um país. Fico pensando se um dia alguém vai conseguir transformar em palavras o desastre que foram estes anos de petismo e pdbismo no governo…

  13. Quanto ao título “Erro de Cálculo” a coisa é o seguinte: o dinheiro foi emprestado para a J&F Investimentos, que era uma empresa ainda não estava operacional e os irmãos Batista justificaram ao BNDES que, por isso, não havia como devolver o dinheiro. Ou seja, o BNDES, na sanha de arrecadar dinheiro de propina em cada operação feita com a JBS nem verificou se a J&F Investimentos estava apta a receber o dinheiro. Coisas malucas, mas se você ler o meu post anterior, talvez entenda como rolava as coisas entre a JBS e o BNDES. Agora, tudo isso está sendo investigado pelo MPF e PF.

  14. E por quê os BARNABÉS do BNDESPAR/BNDES não denunciaram a coisa ao MPF e acelerou o pagamento do empréstimo? Quanto é que essa turma, que mama em média R$ 80 mil por mês, se aposenta ao 50 anos de idade, tem subsídios do banco para comprar apartamento no Leblon e casa em Itaipava, levou de peteca por fora?

    1. Tem muita gente comprometida dentro do BNDES. Em uma das operações da PF foram levados 33 técnicos “sob vara” para depor e o associação dos benedenses, presidida por um dos cabeçudos do esquema, que chefiava departamento responsável por liberar a verba, queria que a Maria Silvia saísse em defesa dos pilantras. Como ela não quis fazer isso, ficou mal, não aguentou a pressão pelo que ela ficou sabendo das maracutaias petistas e pediu o boné.

    1. Henrique Meireles é homem de confiança da JBS dentro do governo Temer. Joesley Batista indicou e Temer nomeou. Simples assim. O sonho dos irmãos Batista é ver Meireles presidente para eles continuarem a sanha desenfreada aos cofres públicos.

  15. A compra do Bertin pela JBS foi a maior fraude ao sistema financeiro, fiscal e acionário jamais visto no Brasil. Usaram razão social de empresas que não mais existiam, disseram que estavam fazendo uma troca de ações, quando na realidade estavam comprando com pagamento escondido, usaram uma offshore da JBS dizendo que era do Bertin, usaram o FIP Bertin só nas atas fraudadas e o FIP Pinheiros que era o detentor das ações, transferiram cotas que teoricamente seriam do Bertin e que valiam mais de 4 bilhões de reais, por apenas 27 mil reais para a offshore dos irmãos Batista, que eles diziam ser do Bertin, quando a imprensa cobrava alguma coisa, os Batista alteravam, a bel prazer, a participação acionária fictícia do Bertin sem qualquer comunicado à CVM. Enfim, a JBS, o Bertin e o BNDES estão no maior rolo, porque nada do que aconteceu poderia ocorrer sem a anuência do banco estatal. Por que será que a Maria Sílvia pulou fora? Por que será que até hoje a “caixa-preta” do banco não foi aberta por Michel Temer? Os irmãos Batista ainda vão comer uma cana brava por conta do que eles ainda não contaram do que fizeram de crimes. E o Luciano Coutinho, com aquela cara de sonso está atolado …

  16. Não sei não, mas eu acho que talvez tenha alguma maracutaia nesse negócio de BNDES.
    Nessa tal de JBS também.
    Talvez até os dois juntos, se não for muita paranoia minha.

    1. Não se pode confundir liberdade de mercado com monopólio ou concentração de mercado que impacte o consumidor. O órgão antitruste protege o consumidor…