ACESSE

O fim do modelo de partilha

Telegram

O Globo, em editorial, defendeu o fim do modelo de partilha para o petróleo:

“O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, defendeu na terça-feira, em evento no Instituto Brasileiro de Petróleo, o fim do modelo de partilha, que passou a ser usado na cessão de áreas do pré-sal para exploração, no governo Dilma Rousseff. Esta é mais uma das medidas que podem ajudar bastante a empresa e o país desde já, à margem da privatização da companhia.

A adoção deste modelo foi um festival de equívocos. Um deles, o fato de retirar o Brasil durante anos do mapa dos grandes leilões mundiais para exploração, enquanto a mudança era detalhada em Brasília e no PT. Perdeu-se assim um ciclo importante de alta nas cotações internacionais do petróleo — o barril ultrapassou a barreira dos US$ 100 —, o que sempre aumenta a atratividade desses leilões (…).

A partir do pré-sal, criou-se ainda um programa de reserva de mercado para a substituição de importações de equipamentos, incluindo navios e plataformas. Ele provocaria um rombo bilionário na estatal e em sócios privados. Mas permitiu a geração de comissões para o esquema de corrupção montado pelo lulopetismo na empresa, junto com empreiteiras (…).

Já se perdeu muito tempo para se explorar o pré-sal. A consciência da imperiosidade da redução do uso de combustíveis fósseis, para ajudar a mitigar o aquecimento global, reduz a longevidade do petróleo como fonte de energia. Se demorar muito a explorar as novas reservas, há o risco de o Brasil ficar com este petróleo debaixo da terra, sem gerar renda e empregos.”

NOVA DISPUTA ENTRE BOLSONARISMO E PT? CONFIRA

Comentários

  • Maria -

    Já está ficando ridículo ! Bolsonaro é o verdadeiro exterminador do Brasil, Amazônia, meio ambiente , Coaf, segurança , acidentes meteorológicos, alta do dólar, queda da bolsa etc , etc .

  • Regildo -

    Uai! Mas O Globo, enquanto cúmplice da petralhada, NUNCA teve essa pressa! Nem mesmo levantou qualquer hipótese contrária ao modelo do PT! Só agora vem falar do "festival de equívocos"?

  • Reinaldo -

    Faz quase uma década que se fala disto e nada se faz, ficaremos com um petróleo sem valor e com os cofres pessoais dos políticos e partidos cheios. Que coisa!

Ler 7 comentários